quinta-feira, 26 de abril de 2012

Campeonato Matogrossense

Semifinal
Jogo de volta
Cuiabá 1 x 1 Mixto
(Cuiabá classificado para a final)

Copa do Brasil


19h30 Coritiba 4x1 Paysandu-PA

Liga Europa


16h05 Valencia 0x1 Atlético de Madri
16h05 Athletic Bilbao 3x1Sporting

rubro-negro pede paciência à torcida sobre reforços

Dirigente
Leia mais
RIO – Nesta quarta-feira, logo após o treino no Ninho do Urubu, em Vargem Grande, o vice de futebol do Flamengo, Paulo César Coutinho, disse que o clube deve fazer contratações pontuais para o Campeonato Brasileiro e que a reformulação do elenco deve se dar mais pela dispensa de jogadores. A contratação de um diretor-executivo continua sendo prioridade, mas os dirigentes ainda estão estudando nomes e não fizeram propostas a nenhum profissional, o que deve acontecer até a semana que vem.
- Vamos fazer contratações pontuais, nas posições mais carentes. Até semana que vem já devemos apresentar um nome à torcida. Sobre as dispensas, até semana deveremos ter novidades. Peço um pouco de paciência – disse Coutinho.
Segundo Coutinho, o clube ainda precisa conversar com representantes de jogadores que deverão ter o contrato rescindido. Um dos que já foram procurados até o momento foi o lateral-esquerdo Rodrigo Alvim.
Sobre a possibilidade de venda do volante Willians, o dirigente afirmou que o Flamengo recebeu duas propostas e que a negociação pode ser concretizada.
- O Flamengo é uma empresa: se for uma boa oportunidade, vamos tentar com carinho. Tem uma proposta da Itália (Udinese) e uma do mundo árabe. Já conversei com o empresário dele, que disse que o Willians gosta muito do Flamengo, mas que também há interesse numa transferência, pela parte financeira e, também, por acrescentar experiência internacional ao currículo dele. É um assunto que estamos tratando ainda.
Nesta quinta-feira, os dirigentes rubro-negros e o técnico Joel Santana terão uma reunião na Gávea para definir o planejamento até o Brasileiro. Além de amistosos que o clube está negociando, os últimos 10 dias devem ser reservados para uma intensificação da preparação, possivelmente na Granja Comary, em Teresópolis.


Leia mais

Maicosuel busca redenção na final contra o Vasco no domingo

RIO - Os dois gols que marcou na vitória por 4 a 1 sobre o Vasco na semifinal da Taça Rio de 2009 são lembrados por Maicosuel como seu melhor momento no Botafogo. Por conta deles, admite que adquiriu uma condição de ídolo que ainda não conseguiu honrar como gostaria. Depois de longa inatividade por lesões, o camisa 7 vê diante do mesmo rival a chance de voltar aos seus melhores momentos. Mas, mesmo que saia campeão na final da Taça Rio, domingo, com o Vasco, Maicosuel se sente incapaz de retribuir tamanha acolhida.
- Por essa carência de títulos, pelos poucos gols que marquei, sempre vou ter esse sentimento de dívida com o Botafogo. Por toda a minha carreira. O status que tenho hoje no futebol é por causa desse clube - disse o atacante.
Conhecido como Mago, Maicosuel lamentar ter se afastado por conta de lesões.
- Ninguém gosta de ficar machucado. Essa final pode ser uma redenção para mim. Além de ajudar o Botafogo, tenho objetivos pessoais. Penso em seleção e em ter meu nome reconhecido mundialmente - contou o meia
Depois de um treino físico na manhâ de hoje em General Severiano, o time do Botafogo faz trabalho com bola à tarde, nesta quarta-feira, no Engenhão. Com uma torção no tornozelo esquerdo, Renato segue em tratamento e ainda não há prognóstico sobre seu aproveitamento no clássico. Um exame de imagem ao qual o volante foi submetido confirmou o estiramento dos
ligamentos do tornozelo.


Leia mais .

Alecsandro, Vasco não pode repetir erros da final contra o Flu

Para
RIO - Artilheiro do Vasco na temporada, com 14 gols, o atacante Alecsandro estava em campo na final da Taça Guanabara, quando o título ficou com o Fluminense, que venceu por 3 a 1. E, segundo o camisa 9 da Colina, o time não pode repetir os mesmos erros neste domingo, na decisão da Taça Rio, contra o Botafogo. Os ingressos para o clássico começaram a ser vendidos nesta quarta-feira.
- Nesse domingo vamos ter que entrar de um jeito diferente. Temos que entrar um pouco mais concentrados, não que tenhamos jogado desconcentrados contra o Flu, mas não da maneira que deveríamos ter entrado. Naquele jogo, acabamos levando o gol e não encaixamos a marcação depois, e não conseguimos jogar. Temos que marcar o adversário para depois impormos nosso ritmo de jogo – ensinou o atacante.
Nesta quarta-feira, o técnico Cristóvão Borges comandou um treino técnico. Alguns jogadores treinaram cobranças de pênalti e, em outra parte das atividades, foram alçadas bolas à área.
A novidade na manhã desta quarta-feira em São Januário foi a integração de Renato Augusto, que foi formado nas categorias de base e estava emprestado para o Atlético-GO. O jogador vinha treinando separado do grupo desde o início do ano.


Leia mais

Cavalieri defende pênalti e garante empate em 0 a 0 entre Flu e Inter


Jogadores do Fluminense comemoram com Cavalieri após defesa de penalidade
Foto: Reuters
Jogadores do Fluminense comemoram com Cavalieri após defesa de penalidade Reuters
RIO — Em uma partida em que Fred esteve muito isolado e, retornando de contusão, ainda fora de ritmo, foi o goleiro do Fluminense que saiu como herói da partida de ida das oitavas de final da Libertadores, na noite desta quarta-feira, contra o Internacional. Graças a uma defesa de Diego Cavalieri em pênalti cobrado pelo argentino Dátolo aos 12 minutos do segundo tempo, o Fluminense conseguiu segurar a força dos donos da casa, no Beira-Rio, e deixou Porto Alegre com o empate por 0 a 0. O jogo de volta será na quinta-feira, 10 de maio, no Engenhão, e o Fluminense precisa de uma vitória para se classificar. Um novo empate sem gols leva a disputa para os pênaltis. O Inter se classifica em caso de vitória ou empate com gols.
— Ali é um momento difícil, tem que ter frieza, ter instinto. Fico feliz por ter ajudado a equipe. Foi um jogo difícil, sabemos da qualidade do Inter, queríamos a vitória mas o 0 a 0 está de bom tamanho. Agora é nos concentrarmos para buscar a vitória em casa — disse Cavalieri ao fim da partida.
FOTOGALERIA: As imagens da partida
Num primeiro tempo sem grandes jogadas de perigo dos dois lados, Internacional e Fluminense truncaram muito o jogo no meio-campo. Apesar disso, Tinga e Datólo, no lado colorado, e Deco e Thiago Neves, para os tricolores, não conseguiram fazer a diferença. Como resultado, os centroavantes Leandro Damião e Fred ficaram muitos isolados no ataque e quase não foram acionados.
Entre as poucas oportunidades reais de gols criadas no primeiro tempo, o atacante Rafael Sóbis — ídolo colorado que foi xingado pela torcida do Internacional no Beira-Rio — desperdiçou ótima chance aos 12 minutos. Ele recebeu pela esquerda e, livre na área, chutou muito fraco e facilitou a defesa de Muriel. Ao seu lado, Fred, também livre, estava em ótima posição de chute. Em outra boa chance do Fluminense, Thiago Neves chutou de voleio após receber cruzamento de Bruno, mas mandou por cima do gol.
TEMPO REAL: Como foi no lance a lance
No segundo tempo, o Internacional, que já havia perdido Kléber por contusão, teve que voltar sem Dagoberto, também machucado. Jajá entrou em seu lugar no ataque e deu velocidade ao time que voltou do vestiário pressionando o adversário em seu campo de defesa. Logo aos 2 minutos, Jajá cobrou falta e Damião quase marcou após rebote da defesa. Nos minutos seguintes, o time chegou, pelo menos, mais duas vezes com perigo, com Fabrício — que entrou no lugar de Kléber — e Tinga.
A pressão colorada provocou um pênalti aos 10 minutos. Após Damião receber bola na área, Edinho deu um chute muito forte no pé de apoio do atacante e o juiz Paulo César Oliveira marcou o pênalti e deu amarelo para o volante. Na cobrança, Cavalieri pulou bem na cobrança de Dátolo, que bateu à sua esquerda, e defendeu. No minuto seguinte, Sóbis fez ótima jogada, chutou cruzado e quase marcou. Muriel espalmou em ótima defesa.
Após quinze minutos de pressão, o Internacional não conseguiu manter o ritmo. Só aos 39 o Fluminense teve uma grande chance. Deco chutou de muito longe e tentou encobrir Muriel, que tirou de soco. Nos últimos minutos, o Internacional levantou muitas bolas na área, tentando aproveitar a altura de seus jogadores. Aos 47 minutos, após bola levantada na área por Tinga, Jô chutou na trave esquerda de Cavalieri. A bola ainda bateu em Gum antes. Na última jogada, Damião tentou dar uma bicicleta, mas mandou por cima do gol e o Internacional não conseguiu sair com a vitória no Beira-Rio.
Internacional 0 x 0 Fluminense
Local: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Paulo César de Oliveira (Fifa/SP)
Público e renda: R$ 1.027.010,00/28.152 pagantes
Cartões amarelos: Tinga, Sandro Silva, Guiñazú, Nei (Inter); Rafael Sobis, Edinho, Deco (Fluminense);
Internacional: Muriel, Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Kleber (Fabrício); Guiñazu, Sandro Silva, Tinga e Dátolo (Jô); Dagoberto (Jajá) e Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior
Fluminense: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Anderson e Carlinhos; Edinho, Diguinho (Jean) e Deco; Thiago Neves (Lanzini), Rafael Sobis (Marcos Júnio) e Fred. Técnico: Abel Braga.


Leia mais

ESPN DOX: O Skate nas ruas de São Francico



ASSISTA AO VIDEO

Até meados dos anos 1990, a cidade foi a capital mundial do Skate, servindo como sede para as maiores marcas e revistas na época. Em 1999, Tony Hawk acertou o primeiro 900 da história do Skate no Halfpipe dos X Games Cinco realizado em São Francisco.
Porém, com uma onda de proibições, limitando as áreas da cidade onde era permitido andar de skate, o cenário foi se enfraquecendo nas últimas décadas e foi ultrapassado pelo sul da Califórnia como grande centro do Skate atualmente.
Mesmo assim, o Skate continua vivo na cidade em locais tradicionais como o Pier 7 e o Embarcadero, assim como em algumas praças da cidade. Além disso, ele serve também como meio de locomoção pelas famosas ladeiras de São Francisco.
São Francisco foi a capital do skate na década de 90
São Francisco foi a capital do skate na década de 90
Crédito da imagem: Caio Salles
Skate pelas ruas de São Francisco
Skate pelas ruas de São Francisco
Crédito da imagem: Caio Salles
São Fracisco entre a praia e  o skate
São Fracisco entre a praia e o skate
Crédito da imagem: Caio Salles

Contagem regressiva para o draft

 temporada 2012 da NFL começa na próxima quinta, com a primeira rodada do draft, o recrutamento dos novos valores que vão reforçar os 32 times do campeonato. Todo mundo já sabe quem serão os dois primeiros escolhidos. Andrew Luck vai dar início à era pós-Peyton Manning em Indianapolis e Robert Griffin III é aposta do Washington Redskins – que fez uma troca com o Saint Louis Rams para “furar a fila” e pular da sexta para a segunda posição. Ele tentará ser o que o time ainda não conseguiu desde a chegada do técnico Mike Shanahan – um QB confiável e vencedor.

Então, as especulações começam para valer em torno do nome do terceiro selecionado, que vai para o Minnesota Vikings. Um dos favoritos, o CB Morris Claiborne, anunciou recentemente que vai precisar de uma cirurgia no punho. Com isso, crescem as chances de Matt Kalil, jogador de linha ofensiva que estudou em Southern California.

Nada mais nada menos que 65 universitários vão se antecipar ao fim de suas carreiras na faculdade e entrar no draft de forma antecipada. É o novo recorde do draft, superando os 56 atletas que queimaram etapas no ano passado. E ao contrário de 2011, quando todas as atenções estavam voltadas para o fim do acordo coletivo de trabalho e o lockout, os times desta vez podem se focar nas necessidades dentro de campo.

Vários times terão mudanças radicais, uma vez que trocaram de técnico. Na Conferência Americana, a chacoalhada foi maior, com mudanças em Miami, Indianapolis, Jacksonville e Oakland – registre-se, ainda, que o Kansas City Chiefs efetivou o coordenador defensivo Romeo Crennel, que dirigiu o time nos últimos três jogos do ano passado, após a demissão de Todd Haley. Na Conferência Nacional, Jeff Fisher está nos Rams e o Tampa Bay Buccaneers aposta no estreante Greg Schiano, que tenta a sorte como head coach na NFL depois de um bom trabalho em Rutgers.

Quinta, nove da noite, ESPN e ESPNHD transmitem o draft. O Paulo Antunes e eu vamos começar a projetar a temporada e analisar as escolhas dos times. Ainda são mais de quatro meses até o início da temporada, mas já dá pra matar um pouco da saudade. Are you ready for some draft football?

Que Bom! O Vôlei Futuro continua


A continuidade do projeto
A continuidade do projeto Volei Futuro faz muito bem para esporte e para o vôlei brasileiro
Crédito da imagem: CBV

A resposta com relação a suspeita do fim das equipes do Vôlei Futuro veio no final desta quarta-feira numa entrevista do diretor da empresa “Reunidas” e dos times de vôlei, Basílio Torres, ao jornal “Folha da Região”. E felizmente a notícia de ontem não se confirmou.
Basílio Torres afirmou que as equipes do Vôlei Futuro vão continuar, mas que nada está definido ainda em relação à próxima temporada. Ele espera montar equipes fortes, mas ainda não tem idéia do que pode acontecer. E vai atrás de novos parceiros.
Quanto ao fato de alguns atletas já terem proposta de outras equipes, Basílio declarou que não conversa com atletas antes do campeonato terminar por uma questão de ética.
O mais importante e significativo é que o projeto vai continuar. Digo isso por vários motivos. Os canais ESPN fizeram inúmeras matérias para o programa “Por Dentro do Vôlei” sobre esse projeto desde o seu início e sou fã de carteirinha.
Sempre torci para que esse projeto desse certo. Sei do empenho, não só do Basílio, mas também da diretora do projeto Marcela Constantino, para que o “Vôlei Futuro” nascesse, crescesse e prosperasse tão rapidamente.
Atualmente é uma referência para muitos outros pólos do esporte. A cidade de Araçatuba é hoje mais conhecida ainda por conta das equipes do Vôlei Futuro e o Basílio e a Marcela são os grandes responsáveis. Eles têm, acima de tudo, amor pelo que fazem.
E não precisam disso. O esporte é que precisa de pessoas como os dois. Por isso, felizmente, a chama “Vôlei Futuro” continuará acessa por um bom tempo. Para o bem do vôlei e do esporte brasileiro.

Brucutus caçam Neymar e Santos tomba no inferno; Flu se dá bem

Com o moleque Neymar meia-boca fisicamente e caçado por brucutus bolivianos dentro e fora de campo, o Santos tombou na paradisíaca altitude de La Paz (3.660m). Perto do céu, viveu um inferno.

Levou dois gols de bola parada do Bolívar, além de pedradas e bananas na cabeça. Um ‘fair play’ proporcionado com inacreditável beleza pela eficiente Conmebol. E que poderá ter volta em 10 de maio, no alçapão da Vila Belmiro.

“O jogo não é só de ida, não. Eles vão ver lá em Santos”, prometeu Neymar. “Peço que nossa torcida pressione bastante, porque a gente precisa ganhar", acrescentou ‘Muriçoca’ Ramalho.

Mais do que se preocupar em retribuir o fidalgo tratamento boliviano no estádio Hernando Silles, o Peixe deve pensar em devolver com juros e gols a derrota. Se jogar metade do que pode, simplesmente arrasará o Bolívar.

No Beira-Rio, o Saci colorado e o Fluminense decepcionaram. Preocuparam-se mais em marcar do que criar. Muita correria, pouca técnica e nenhum gol.

O time gaúcho esteve mais perto da vitória no segundo tempo. Mas perdeu um pênalti (Dátolo cobrou e Diego Cavalieri defendeu) e mandou uma bola na trave no último minuto (Jô). Um 0 a 0 com sabor de vitória para o Flu.

Na Copa do Brasil, a abertura das oitavas de final no Canindé foi um autêntico show de horrores. Lusa e Bahia abriram o mata-mata com tiros de espoleta. Nada aconteceu no Canindé, para alegria de 2.369 testemunhas.

Em Curitiba, os periquitos em revista ganharam um pouco de sossego: bateram o Paraná. Além de dois gols de bola parada (um de falta e outro de pênalti), a outra incrível surpresa palmeirense foi Valdivia com bigode de fazer inveja a ‘seu’ Madruga. O futebolzinho continuou o mesmo.

Já no Serra Dourada, uma grande novidade: o Goiás está com a faca, o queijo e o catchup engatilhados para devorar o Galo... pela quarta vez no torneio. Marcou dois e depenou o Galo do mestre Cuca, que estava invicto na temporada – 11 vitórias e três empates.
                                                         ######## 
Tira-teima. Brasil/82 eliminado da Copa. Brasil/94 tetracampeão do mundo. Barcelona/02 fora da final. Chelsea/02 na decisão da Champions. Se pintasse na mão quatro DVDs com cada uma das equipes, quais as duas que mais mereceriam um vale a pena ver de novo? O resto é conversa de brucutu, xaropada de mesa-quadrada para chamar atenção.

Sugismundo Freud. Quando um não quer, dois não brigam, mas um apanha.

Olha o gato aí, gente! E a dupla dinâmica Ricardo Teixeira e João Havelange está de volta às manchetes esportivas, para felicidade geral da nação chapa branca e da turma de colarinho branco. ‘Titio’ Teixeira usou a empresa Sanud, junto com Havelange, para receber comissões em nome da mamãe Fifa e não repassou os valores aos cofres da entidade, informou o abelhudo Roberto Pereira de Souza, do ‘Uol’. A Justiça da Suíça ainda calcula o 2+2, mas o presentinho enviado ao paraíso fiscal pode ter superado os US$ 40 milhões, entre 1978 e 2000. Caixinha, obrigado!

Twitface. Alô você: se quiser Neymar & Cia. com o carimbo de sua empresa no calção, não se reprima: basta aparecer na Vila com R$ 2,5 milhões.

A vida é bela. O Brasil olímpico vai bem, obrigado. Com camisetas brancas, sem nenhum risquinho até de caneta esferográfica, atletas de remo, ginástica, atletismo vela, snowboard, futebol de sete e goalball se reuniram na lagoa Rodrigo de Freitas para criar o projeto ‘Memória Olímpica Vitrine’, também conhecido como ‘ói nóis aqui traveis, patrocinador’. O movimento é liderado por Fabiana Beltrane, campeã mundial de remo, que corre atrás de apoio para dedicar-se exclusivamente ao esporte. Bem que o Banco do Brasil poderia canalizar um pouco melhor os R$ 30 milhões dados à Confederação Brasileira de Vôlei, comandada pelo globalizado Ary 'Graçafolia'.

Tiro curto. Ligados na reta final do Calcio, Corinthians e Botafogo preparam script para a volta da novela ‘Seedorf, 36 anos’.

Gilete press. De Mauro Beting, no ‘Lance’: “A bola do futebol é meio masoquista. Prefere quem a trata pior. Quem a faz apanhar. Quem a faz sofrer com um bico despropositado (...) Que o futebol que se quer – e o Barça mostra ser possível – triunfe mais vezes. E que não seja desprezado por ter perdido uma classificação. Faz parte do jogo, que fica muito melhor quando se ganha desse jeito. E fica menos espetacular quando se vence como o Chelsea.” Fulminante.

Tititi d’Aline. Abalado até a unha encravada após a derrota para o Vasco, Ronaldinho Gaúcho curtiu a eliminação do urubu numa boate da Barra. Entre um pandeiro e outro, chorou as pitangas no ombro amigo do rechonchudo imperador Adriano e do deputado pitbull Romário.

Você sabia que... o brasileiro Kaká lidera o ranking esportivo do Twitter, com 10 milhões de seguidores, um milhão a mais que o gajo Cristiano Ronaldo?

Bola de ouro. Manuel Neuer. O goleiro de R$ 48 milhões, 1,90m e 9kg, parou o Real Madrid nos pênaltis e garantiu o Bayern na final da Liga dos Campeões. Os alemães tentarão chegar ao penta.

Bola de latão. Kaká. Contratado por 70 milhões de euros na metade de 2009, o brasileiro entrou no segundo tempo contra o Bayern e pouco fez. Pior: ainda perdeu pênalti. Está mais fora do que dentro do Real Madrid 2012/13.

Bola de lixo. Real Madrid. O time espanhol é um belo freguês do Bayern de Munique: em 20 jogos, 12 derrotas e seis vitórias.

Bola sete. “Tem cara ali que é metido, se acha demais. O Kobe [Bryant] se acha o mais f... da terra, o LeBron se diz o rei. Dentro de quadra eu tiro o chapéu, são gênios, mas tenho implicância com os caras que se acham” (da atriz Samara Felippo, mulher de Leandrinho, do Indiana – Zorros da NBA).

Dúvida pertinente. Com Bayern x Chelsea, a final da Liga dos Campeões perde o glamour?

A final que a Liga dos Campeões merecia. Imprevisível! Ou quase

Quando o Chelsea superou o Barcelona, mas teve quatro jogadores suspensos para a decisão, parecia haver um favorito: o vencedor do Bernabéu. Fosse o Bayern, dono da casa, fosse o Real Madrid, de Cristiano Ronaldo, e pronto: o Chelsea viraria azarão.

Não pela falta de qualidade, com a qual nenhum time pode ser visto depois de eliminar o Barcelona. Mas pelos desfalques.

Por isso, o melhor que poderia acontecer para a decisão era a classificação de um Bayern desfalcado. Não terá Badstuber, Alaba e Luiz Gustavo, todos os suspensos.

Sobre a semifinal, la Bestia Negra reapareceu para eliminar o Real Madrid, com momentos exuberantes no jogo. Recuperar-se depois de levar 1 x 0 aos 4 minutos não é fácil. Ser mais perigoso e sofrer 2 x 0 com 14 minutos, mais difícil ainda.

E então o Bayern colocou a bola no chão, o Real Madrid chamou-o a seu campo -- queria o contra-ataque -- e começou a correr mais riscos do que deveria. Até a jogada pela direita que resultou no pênalti de Pepe (na hora eu não marcaria, mas Pepe deixa o braço no peito de Mario Gomez e o atropela. Foi pênalti!).

No segundo tempo, o Bayern conseguiu atemorizar o Bernabéu. Diminuiu o ritmo da partida, tocou a bola, cadenciou e acelerou na hora de ameaçar. E ameaçou.
Mas o 2 x 1 não saiu do marcador, um pouco por culpa de Casillas, muito pela zaga segura -- Pepe cometeu um erro no jogo, o pênalti.

Os outros destaques, foram de momentos na partida, que não teve um destaque absurdo -- daí o voto em Pepe como melhor em campo, sem contar a decisão por pênaltis (o diário MARCA elogiou Pepe e elegeu Benzema -- na boa, você acha que o Benzema foi o melhor? O jogo não teve um destaque absurdo. Você pode votar no melhor nos pênaltis, Neuer. Eu prefiro não me omitir de escolher o melhor do jogo).

Ozil foi destaque do primeiro tempo, Cristiano fez dois gols e depois renunciou a ser protagonista, Ribéry foi mais discreto que semana passada, Robben teve ótimos momentos, mas não continuidade.

Destaque, então, Neuer na decisão por pênaltis.
Lembranças de Kahn.

Foi por seu goleiro que o Bayern chegou a seu último título europeu.
É por causa dele, também, que está na segunda final em três anos.

NA HISTÓRIA, QUATRO TIMES DECIDIRAM EM SEU ESTÁDIO -
REAL MADRID 2 X 0 FIORENTINA, EM 1957, NO BERNABÉU
INTERNAZIONALE 1 x 0 BENFICA, EM 1965, EM SAN SIRO.
ROMA 1 x 1 LIVERPOOL (Liverpool campeão nos pênaltis) EM 1984, NO ESTÁDIO OLÍMPICO DE ROMA.
BAYERN x CHELSEA EM 2012.

NA HISTÓRIA, QUATRO FINAIS ENTRE TIMES QUE NÃO SE CLASSIFICARAM PARA A LIGA DOS CAMPEÕES COMO CAMPEÕES DE SEUS PAÍSES:
1999 - Manchester United 2 x 1 Bayern
2000 - Real Madrid 3 x 0 Valencia
2007 - Milan 2 x 1 Liverpool
2012 - Bayern x Chelsea

NA HISTÓRIA, TREZE VEZES O CAMPEÃO DA LIGA DOS CAMPEÕES NÃO ERA O CAMPEÃO NACIONAL DE SEU PAÍS NA TEMPORADA ANTERIOR:
1957 - Real Madrid (3o colocado no Espanhol em 1956)
1960 - Real Madrid (2o colocado no Espanhol em 1959)
1965 - Internazionale (2o colocado no Italiano em 1964)
1972 - Ajax (2o colocado no Holandês em 1971)
1976 - Bayern (10o colocado no Alemão em 1975)
1980 - Nottingham Forest (2o coolocado no Inglês em 1979)
1990 - Milan (3o colocado no Italiano em 1989)
1999 - Manchester United (2o colocado no Inglês em 1998)
2000 - Real Madrid (2o colocado no Espanhol em 1999)
2003 - Milan (4o colocado no Italiano em 2002)
2005 - Liverpool (4o colocado no Inglês em 2004)
2007 - Milan (4o colocado no Italiano em 2006)
2009 - Barcelona (2o colocado no Espanhol em 2008)
2012 - Bayern (2o colocado no Alemão de 2011) ou Chelsea (2o colocado no Inglês de 2011).

* Até 1997/98, os vice-campeões não eram admitidos na Champions League. Os campeões até essa data que não se classificaram como campeões nacionais, classificaram-se como campeões da Copa dos Campeões da temporada anterior.