quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Copa Sul-Americana



21h15 River Plate 0x0 San Lorenzo

Brasileirão Série A

19h30 Botafogo 3x1 Coritiba
21h00 São Paulo 1x2 Criciúma
21h00 Náutico 0x3 Vasco

Tenistas de cinco países jogam ITF em Curitiba

Curitiba (PR) - As brasileiras serão maioria, mas três estrangeiras aparecem como candidatas ao título da sexta e última etapa do Circuito Feminino Future de Tênis, que dará sua largada neste sábado nas quadras de saibro do tradicional Graciosa Country Club.

As paulistas Eduarda Piai e Nathalia Rossi e a carioca Ana Clara Duarte dividem a condição de cabeças de chave com a chilena Ivania Martinich, a norte-americana Casey Rosinson e a italiana Lara Rafful. Também está inscrita a argentina Aldana Ciccarelli.

Muitos nomes da nova geração do tênis brasileiro buscarão experiência e importantes pontos, como as juvenis Carolina Meligeni Alves e Júlia Albuquerque. "Estes torneios de base contam pontos para o ranking mundial e são o primeiro passo para que o tênis feminino brasileiro evolua", diz o ex-profissional e diretor do torneio Otávio Della.

Nas cinco outras etapas do Circuito, três títulos ficaram com jogadoras nacionais. Bia Haddad Maia ganhou em Ribeirão Preto, Roxane Vaisemberg foi campeã no clube Paulistano e Gabriela Cé ergueu o troféu em Santos e foi vice na Hebraica. Além disso, Laura Pigossi chegou à final de São José dos Campos.

O Circuito Feminino Future de Tênis tem patrocínio do Itaú, Novelis e Correios, com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, através do Governo Federal. A realização é do Núcleo de Desenvolvimento do Esporte e da Cultura.

Líder Cruzeiro derrota o Bahia e garante o título simbólico do primeiro turno

Gazeta Press
Cruzeiro bateu o Bahia fora de casa e garantiu o título do primeiro turno
Cruzeiro bateu o Bahia fora de casa e garantiu o 'título' do primeiro turno
O Cruzeiro vai conseguindo disparar na liderança do Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira, a equipe mineira visitou o Bahia em Salvador e conquistou um grande triunfo por 3 a 1, em duelo válido pela 18ª rodada da competição nacional. Com o resultado positivo fora de casa, o time de Marcelo Oliveira chega aos 37 pontos e já garante o título simbólico do primeiro turno, faltando ainda uma rodada para o término da primeira metade do Brasileiro.
Para garantir a conquista, o Cruzeiro não precisou de muito. O time mineiro abriu o placar aos 25 minutos do primeiro tempo, com Borges, de cabeça. Ainda na etapa inicial, Everton Ribeiro fez mais um belo gol e aumentou a vantagem celeste. Já na volta do intervalo, Fahel descontou para o Bahia, mas foi pouco para evitar a derrota. Nos acréscimos, Júlio Baptista deu números finais ao jogo.
Com a vitória, o Cruzeiro permanece na liderança, com 37 pontos, quatro a mais do que o Atlético-PR, segundo colocado. O Bahia, por sua vez, após um bom início, fica longe do topo, apenas na 9ª colocação, com 23 pontos somados.
Na próxima rodada, para seguir aumentando sua vantagem na liderança, o Cruzeiro recebe o Flamengo, neste domingo, às 16 horas (de Brasília), no Estádio do Mineirão. O Bahia, por sua vez, busca a recuperação no sábado, contra o ameaçado Fluminense, no Maracanã.
O jogo
Com a chance de garantir o título do primeiro turno antecipadamente, o Cruzeiro não começou bem. Ainda em marcha lenta, o time celeste teve dificuldades para ganhar as jogadas no meio de campo logo nos minutos iniciais e viu o Bahia assustar com as rápidas descidas pelas laterais, principalmente, no lado direito do ataque tricolor.
Aos 18 minutos, as falhas na marcação do time mineiro ficaram evidentes. Após cruzamento na área celeste, a defesa não conseguiu afastar e permitiu com que o lateral Madson surgisse com liberdade na segunda trave. O garoto baiano, no entanto, não mostrou tranquilidade, bateu errado na bola e perdeu a melhor chance do time da casa.
O susto serviu para o líder mostrar o motivo pelo qual é considerado um dos favoritos ao título do Campeonato Brasileiro. Marcelo Oliveira pediu para sua equipe adiantar a marcação, pressionar o Bahia já no campo de ataque a a mudança não demorou a dar resultado. Aos 25, Júlio Baptista aproveitou o cruzamento na trave e carimbou a trave.
Após uma ‘blitz' cruzeirense no ataque, Willian ficou com a bola no bico da área, pelo lado esquerdo do ataque, cruzou com efeito, na medida para o Borges. O atacante se antecipou aos zagueiros, mergulhou de cabeça e não deu chances ao goleiro Marcelo Lomba. Era o primeiro do líder, que precisaria de pouco para garantir os três pontos.
Sem conseguir assustar o time visitante, o Bahia pouco conseguia produzir e viu, no final do primeiro tempo, Everton Ribeiro marcar mais um golaço neste Campeonato Brasileiro. Aos 40 minutos, o meia recebeu na área, dominou no peito, driblou dois marcadores e bateu no ângulo com a aperna canhota. A vitória estava cada vez mais próxima.
No segundo tempo, com a boa vantagem construída, o Cruzeiro pouco precisou fazer. Sem manter o mesmo ritmo no ataque, o time mineiro se preocupou com a marcação. O time da casa, por sua vez, tinha dificuldades na armação, faltava criatividade com a bola no chão, e precisou da bola aérea para diminuir o placar.
Aos 23 minutos, quando o jogo parecia definido, o Bahia conseguiu chegar pelo lado esquerdo e cruzar mais uma bola na área. Desta vez, Fahel mostrou oportunismo, saiu livre de marcação e apenas escorou para o gol, sem dar chances ao goleiro Fábio. O Bahia ainda alimentava esperança de conseguir o empate, mas era preciso melhorar.
O gol animou a torcida tricolor, mas a realidade dentro de campo era cruel. O time baiano ainda não conseguia criar e faltava qualidade para chegar ao gol adversário. Sem manter o mesmo ritmo, o Cruzeiro se segurou e garantiu a vitória aos 45 minutos do segundo tempo. Júlio Baptista aproveitou o rebote na área e deu números finais a partida, para selar o título simbólico do primeiro turno do Campeonato Brasileiro.
FICHA TÉCNICA:
BAHIA 1 X 3 CRUZEIRO
Local: Estádio Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 04 de setembro de 2013, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Paulo César de Oliveira (SP)
Assistentes: Luís Carlos Câmara Bezerra (RN) e Pedro Santos de Araújo (AL)
Cartões Amarelos: Ceará (CRUZEIRO), Demerson, e Talisca (BAHIA)
Gols: CRUZEIRO: Borges, aos 25, e Everton Ribeiro, aos 40 minutos do primeiro tempo; Júlio Baptista, aos 45 minutos do segundo tempo
BAHIA: Fahel, aos 23 minutos do segundo tempo
BAHIA: Marcelo Lomba; Lucas Fonseca, Titi e Demerson; Madson (William Barbio), Hélder (Feijão), Fahel Marquinhos Gabriel (Anderson Talisca) e Raul; Wallyson e Fernandão
Técnico: Cristóvão Borges
CRUZEIRO: Fabio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio (Mayke); Lucas Silva, Henrique, Everton Ribeiro e Júlio Baptista; Will

Inter encerra jejum, vence com gol de D'Alessandro e acaba com sequência invicta do Corinthians

Gazeta Press
D'Alessandro comemora depois de abrir o placar para o Internacional
D'Alessandro comemora depois de abrir o placar para o Internacional
Depois de 42 dias, o Internacional voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira, a equipe recebeu o Corinthians no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, e triunfou por 1 a 0, pela 18ª rodada do Nacional. D'Alessandro, de falta, marcou o único gol da partida aos dez minutos do segundo tempo.

O último triunfo do time colorado havia sido em 24 de julho, quando batera o São Paulo no Morumbi. Desde então, sofreu uma derrota e vinha de seis empates seguidos. Aliás, os gaúchos são a equipe que mais empatou na Série A: nove vezes. O Corinthians vem logo atrás com oito, ao lado do Goiás. Dessa forma, o duelo colocou frente a frente os reis das igualdades.
Se acabou com o jejum do time colorado, o resultado também encerrou a invencibilidade corintiana na Série A. Eram dez jogos sem saber o que era derrota - cinco vitórias e cinco empates. O último revés tinha sido em 14 de julho, diante do Atlético-MG, por 1 a 0, em casa.
Com o resultado, o Inter chega a 27 pontos, ainda um pouco distante do G-4. O Corinthians, por sua vez, estaciona nos 29, é o quinto colocado e não consegue entrar na zona de classificação à Libertadores.
A partida ainda ficou marcada por um lance inusitado. Aos 23 minutos da primeira etapa, Cássio se chocou fortemente em uma disputa pelo alto com Leandro Damião e ficou caído no gramado. Fabrício, na sequência, emendou um chute para o alvo vazio e marcou. A principio, o árbitro sinalizou o gol, mas, assim que viu o goleiro no chão, paralisou a partida e não validou o lance.
Os jogadores do Inter protestaram com a marcação, assim como o técnico Dunga. Tite também não ficou parado e saiu correndo assim que Fabrício mandou a bola na rede, já inconformado com uma possível confirmação do gol. Por conta disso, acabou expulso. A partida logo recomeçou, mas Cássio, que tentou voltar, não suportou a lesão e foi substituído por Danilo Fernandes.
O duelo desta quarta poderia ter marcado dois reencontros, mas nenhum deles ocorreu. Alexandre Pato, revelado pelo Inter, tinha a oportunidade de enfrentar sua ex-equipe pela primeira vez, mas foi desfalque por estar servindo à seleção brasileira. Já os corintianos não puderam rever Jorge Henrique, que deixou o clube de Parque São Jorge por problemas extracampo nesta temporada, pois o meia-atacante estava suspenso.
Os gaúchos ainda sofreram com a ausência de Forlán, chamado pela seleção uruguaia. A equipe visitante, por sua vez, também não contou com o peruano Guerrero, que também foi defender o seu país.
Pela próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Internacional visitará a Ponte Preta no Moisés Lucarelli, no sábado, às 18h30 (de Brasília). Um dia depois, o Corinthians receberá o lanterna Náutico no Pacaembu, às 16h.
O jogo
Embalado com a goleada sobre o Flamengo por 4 a 0, o time visitante tomou a iniciativa nos primeiros minutos. Emerson perdeu grande chance logo aos dois minutos de bola rolando ao partir com liberdade e mandar para fora do alvo. Porém, logo os gaúchos equilibraram e passaram a levar mais perigo.
Em meio a um jogo acelerado, mas de poucas oportunidades, a etapa inicial ficaria marcada pelo lance polêmico, envolvendo a lesão de Cássio e a anulação do gol. Passado o nervosismo com o episódio, a equipe colorada se mostrou melhor e passou a atacar mais. D'Alessandro, em chute rasteiro, exigiu defesa do arqueiro aos 37 minutos.
O Corinthians respondeu e voltou a equilibrar o confronto. Porém, sem um centroavante, mostrava dificuldade na conclusão e para segurar a bola no setor ofensivo. Assim, o empate sem gols persistiu até o fim do primeiro tempo.
Na volta do intervalo, o Inter seguiu mais ofensivo, mas sem criar oportunidades. Em meio a este cenário, os mandantes abriram o placar em uma bola parada. Aos dez minutos, D'Alessandro cobrou falta da direita em direção ao alvo, a bola desviou em Romarinho e entrou no ângulo esquerdo da meta de Danilo Fernandes.
Em desvantagem, a equipe alvinegra procurou adotar uma postura mais ofensiva, mas mostrava muitos problemas de criatividade e não oferecia perigo ao gol defendido por Alisson.
Com o passar do tempo, o jogo seguia pouco agitado e sem oportunidades claras. Dessa forma, os mandantes não tiveram problemas para seguirem à frente até o apito final e voltarem a comemorar uma vitória no Brasileiro.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 1 X 0 CORINTHIANS
Local: Estádio do Vale, em Novo Hamburgo (RS)
Data: 4 de setembro de 2013, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Adson Márcio Lopes Leal (BA)
Cartões amarelos: Scocco e D'Alessandro (Internacional); Douglas e Emerson (Corinthians)
Gol: D'Alessandro, aos dez minutos do segundo tempo
INTERNACIONAL: Alisson; Gabriel, Índio, Juan e Fabrício; Ygor, Willians, D'Alessandro e Scocco (Josimar); Otávio (Caio) e Leandro Damião (Alex)
Técnico: Dunga
CORINTHIANS: Cássio (Danilo Fernandes); Edenílson, Gil, Paulo André e Fábio Santos (Alessandro); Ralf e Ibson (Igor); Danilo, Douglas e Romarinho; Emerson
Técnico: Tite

Hernane faz dois e Fla bate o Vitória no Maracanã

Fla Imagem
Hernane toca por cima de Wilson para abrir o placar para o Flamengo diante do Vitória no Maracanã
Hernane toca por cima de Wilson para abrir o placar para o Flamengo diante do Vitória no Maracanã
Bastaram dois toques apenas. Um de pé esquerdo e outro de cabeça. Típicos de Hernane. Com a eficácia do Brocador no Maracanã, o Flamengo voltou a triunfar no Campeonato Brasileiro e bateu o Vitória por 2 a 1. Com os gols do camisa 9, os rubro-negros cariocas chegaram aos 22 pontos e subiram três posições na tabela. Agora, estão no 12o lugar. Já os baianos, que tiveram a estreia do técnico Ney Franco, estacionaram com os mesmos 22 pontos. 
Apesar do mistério, Mano escalou em campo o time que acenara no dia anterior, no Ninho do Urubu. Três zagueiros em linha, algo que o próprio técnico prometera não fazer. A solução encontrada para melhorar a força ofensiva de um time que precisava voltar a vencer foi liberar Léo Moura e André Santos como alas. Deu certo.
Com maior volume de jogo, os rubro-negros cariocas pressionaram os baianos desde o início do primeiro tempo, principalmente pelo lado direito. Com o meio-de-campo congestionado, não faltaram avanços de Léo Moura e Rafinha pelo lado direito. Juan, ex-lateral do Fla, teve problemas.
Após um bom chute de Hernane com poucos minutos de jogo, o Vitória deu as caras em um contra-ataque rápido, puxado por Maxi Biancucchi. Veloz, o primo de Messi lançou Alemão e recebeu de volta. Em linha, os três zagueiros do Flamengo se atrapalharam e o argentino bateu cruzado, para fora.
A insistência do Flamengo pelo lado direito dava mais sustos. Elias fez a ultrapassagem aos 15 minutos, recebeu de Rafinha e bateu forte, em cima de Wilson. Os poucos torcedores na arquibancada se animaram. E tinham razão.
Mais bem postado, o time de Mano Menezes continuava a chegar ao ataque. Mas faltava apenas um toque. E ele veio aos 22 minutos. Após boa tabela entre Gabriel e Elias, o camisa 8 deu passe açucarado para Hernane, na grande área. Na saída de Wilson, o Brocador venceu Wilson ao seu estilo: um toque só, por cima do goleiro. Festa na arquibancada. Flamengo 1 a 0.
Com a vantagem no placar, os cariocas tiraram o pé do freio e tentaram controlar o jogo. Apenas tentaram. Com rápidas saídas pelas laterais e o cisca-cisca de Maxi na frente, o Vitória passou a ter mais posse de bola. Mas faltava ao time baiano apenas um toque. E o Flamengo mostrou, aos 43 minutos, ter esse toque. Gabriel cobrou escanteio no capricho e Hernane beijou a bola de novo uma única vez, com a cabeça. Bola ao chão e em seguida no ângulo esquerdo de Wilson. 2 a 0 no placar.
Na volta para o intervalo, Mano foi obrigado a mexer no sistema tático por conta de uma fisgada na coxa direita sentida por Chicão. Diego Silva entrou no meio de campo, Samir voltou para a zaga e André Santos foi para a lateral esquerda. O Flamengo aumentou ainda mais a pressão pelo lado direito.
Recuperado de lesão, Léo Moura mostrou a recuperação com piques à linha de fundo. Rafinha, de novo, era bola alternativa. Mas as bolas cruzadas na área acabavam em vão. Sem alternativas, o estreante da noite, o técnico Ney Franco, sacou Luis Alberto, um volante, para a entrada de Marquinhos, um meia-atacante. Foi pouco.
Ainda com mais volume de jogo, o Flamengo avançava com facilidade diante do espaço no meio de campo. Em uma delas, Elias chegou até a meia-lua, tocou para Gabriel pela esquerda, que bateu em cima de Wilson.
Aos 28 minutos, já com uma chuva mais forte sobre o gramado, o Vitória teve sua chance mais clara no segundo tempo. Tabela entre Dinei e Maxi Biancucchi em chute do argentino que parou nas mãos de Felipe. Era pouco. Com a cortina de água mais intensa no Maracanã, Mano sacou Rafinha e Gabriel para as entradas de Paulinho e Bruninho. O time ganhou em velocidade, mas o campo, pesado, impediu o andamento. Aos 46 minutos, em bate-rebate na área, a bola sobrou para Juan, que fuzilou o gol de Felipe. Mas não deu nem para assustar a arquibancada do Maracanã. Os dois toques de Hernane foram suficientes. Enfim, o Flamengo voltou a vencer no Brasileiro.
FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO 2X1 VITÓRIA
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 4 de setembro de 2013
Horário: 19h30
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Assistentes: Marrubson Melo Freitas (DF) e Marco Antônio de Mello Moreira (GO)
Cartões amarelos: Maxi Biancucchi e Victor Ramos (VIT) e André Santos e Hernane (FLA)
Gols: Hernane (FLA), aos 22 minutos e aos 43 minutos do primeiro tempo e Juan (VIT), aos 46 minutos do segundo tempo.
Público e renda: 10.312 pagantes/ 12.616 presentes/ R$: 413.625,00
1.236 - cadeiras cativas / 950 gratuidades
FLAMENGO: Felipe; Wallace, Chicão (Diego Silva) e Samir; Léo Moura, Luiz Antonio, Elias, Gabriel (Bruninho) e André Santos; Rafinha (Paulinho) e Hernane
Técnico: Mano Menezes
VITÓRIA: Wilson, Ayrton, Victor Ramos, Fabrício e Juan; Michel, Cáceres, Luís Alberto (Marquinhos) e Renato Cajá (Leilson); Maxi Biancucchi e Alemão (Dinei)
Técnico: Ney Franco

Atlético-PR bate Santos, se firma no G4 e sonha com título do primeiro turno

Gazeta Press
Jogadores do Atlético-PR comemoram o gol marcado por Marcelo no início da partida
Jogadores do Atlético-PR comemoram o gol marcado por Marcelo no início da partida
Quanto tempo até o Atlético-PR flertar com a liderança do Cruzeiro no Brasileiro? A pergunta ainda pode soar precipitada, mas a ameaça se torna cada vez mais real rodada após rodada.
O time, que ressurgiu no campeonato com a chegada de Vagner Mancini, conquistou mais três pontos nesta quarta-feira, em resultado construído ainda no primeiro tempo. Dono da partida, venceu o Santos por 2 a 1 diante de seus torcedores, na Vila Capanema, chegou à marca de 11 jogos invictos e assumiu a segunda colocação na tabela, com 33 pontos.
Atlético-PR 1x0 Santos
Atlético-PR 1x0 Santos
Os gols foram marcados por Marcelo deixando o veterano Léo no chão e soltando bomba sem chances para Aranha e Marco Antônio completando rebote de dentro da área, ambos na etapa inicial. O lateral-esquerdo santista Emerson descontou no segundo tempo.
Atlético-PR 2x0 Santos
Atlético-PR 2x0 Santos
O Peixe até conseguia chegar bem ao ataque, mas encontrava dificuldade para furar a marcação atleticana na entrada da área. Mais incisivo, os anfitriões subiam em disparada com a bola nos pés e confundiam a marcação com intensa movimentação. Acomodados no fim da partida, relaxaram em campo, tomaram sufoco e escaparam por pouco do empate.
Atlético-PR 2x1 Santos
Atlético-PR 2x1 Santos
Agora são quatro vitórias seguidas e uma perspectiva de crescimento ainda maior na competição nas próximas semanas. Dos sete adversários que a equipe rubro-negra irá enfrentar até o fim de setembro, seis ocupam a segunda metade da tábua de classificação.
O Santos, que vinha em reconstrução desde a humilhante goleada de 8 a 0 para o Barcelona, não contou hoje com o chileno Mena, o argentino Montillo e a revelação Gabigol e sofre a sua primeira reviravolta no período. Nos últimos sete jogos, o alvinegro praiano havia sofrido apenas dois gols, com a segunda defesa menos vazada do Brasileiro. O time segue na 11º lugar, com 22 pontos, e pode perder algumas posições até o fim da rodada - ainda tem duas partidas a menos que os concorrentes diretos. 
O treinador Claudinei Oliveira tentou se proteger dos ataques em velocidade dos donos da casa com a entrada de Alison na vaga de Renê Júnior, porém, viu a substituição não fazer efeito contra uma equipe que teve os retornos importantes de Manoel e Paulo Baier.
Na próxima rodada, o Atlético-PR viaja até o Rio de Janeiro para enfrentar o Vasco em São Januário, no domingo. Um dia antes, o Santos recebe o Goiás na Vila Belmiro.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-PR 2 X 1 SANTOS
Local: Estádio Durival de Britto, em Curitiba (PR)
Data: 4 de setembro de 2013 (quarta-feira)
Horário: 19h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Thiago Gomes Brigido (CE) e José Javel Silveira (RS)
Cartões amarelos: Marcelo e Felipe (Atlético-PR)
Gols: ATLÉTICO-PR: Marcelo, aos 05 minutos e Marco Antônio, aos 37 minutos do primeiro tempo
SANTOS: Emerson, aos 41 minutos do segundo tempo
ATLÉTICO-PR: Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Willian Rocha (Deivid); João Paulo, Zezinho, Marco Antônio (Felipe) e Paulo Baier; Marcelo (Dellatorre) e Ederson
Técnico: Vagner Mancini
SANTOS: Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Durval e Léo (Emerson); Alison, Alan Santos (Pedro Castro), Cícero e Leandrinho (Giva); Everton Costa e Thiago Ribeiro
Técnico: Claudinei Oliveira

Gilberto brilha de novo, Portuguesa vence mais uma e afunda Ponte Preta

Gazeta Press
Depois de retorno frustrado ao Inter, Gilberto vira destaque no Canindé
Depois de retorno frustrado ao Inter, Gilberto vira destaque no Canindé
Dessa vez não teve começo relâmpago, três gols em seis minutos, mas, na briga contra a degola, a Portuguesa fez a sua parte nesta quarta-feira, no Canindé, levou a melhor sobre a Ponte Preta e venceu por 2 a 1. O jogo marcou o reencontro entre o time campineiro e o técnico Guto Ferreira, que, até a quarta rodada do campeonato, ainda ocupava o seu banco de reservas.
Os gols da Lusa foram marcados pelo atacante Gilberto, cobrando pênalti, aos 40 do primeiro tempo, e pegando o rebote na volta do intervalo, aos três. Ele já havia outras duas vezes na vitória de 4 a 2 sobre o Bahia na rodada anterior. Adrianinho descontou nos acréscimos para a Ponte.
Foi a quinta derrota seguida da equipe agora comanda pelo tetracampeão mundial Jorginho, ex-Flamengo.
Com o resultado, a equipe ultrapassa o São Paulo, alcança os 19 pontos na tabela e fica a um de escapar da zona de rebaixamento. A Macaca permanece com 15, na frente apenas do lanterninha Náutico.
Na próxima rodada, a Portuguesa tem uma parada difícil e viaja para enfrentar o Grêmio na Arena, no sábado. A Ponte enfrenta outro gaúcho no mesmo dia e recebe o Inter no estádio Moisés Lucarelli.
O jogo - Sem conseguir impor o ritmo arrasador da vitória contra o Bahia no último final de semana, quando abriu 3 a 0 rapidamente, a Lusa só conseguiu chegar com perigo aos 19 minutos. Souza, o melhor do primeiro tempo, entortou a marcação pela esquerda e acertou linda enfiada para Diogo.
Aos 35, o jogo ficou quente no Canindé quando o ex-são-paulino provocou Chiquinho, que acertou o meia rubro-verde fora do lance para receber cartão amarelo. Na sequência, o meia revidou em falta dura e também foi punido pelo árbitro Leandro Bizzio Marinho.
Cinco minutos depois, o juiz teve trabalho novamente. Gilberto tabelou com o volante Bruninho pela esquerda e tocou para Diogo no bico da área. Fernando Bob chegou atrasado e, de carrinho, cometeu pênalti. O atacante que pertence ao Inter foi para a cobrança e, com muita categoria, abriu o placar no Canindé.
A Ponte chegou a incomodar antes do intervalo em chute de fora da área de Chiquinho, mas a Portuguesa deu um banho de água fria na reação campineira logo aos três minutos da etapa complementar. Diogo aproveitou vacilo da defesa e bateu cruzado. A zaga ponte- pretana afastou mal novamente e Gilberto apareceu livre para marcar o segundo dele no jogo e o sexto na Série A.
Os visitantes sentiram o golpe e seguiam reféns dos cruzamentos do lateral-esquerdo Uendel para o centroavante William, que jogava no sacrifício por lesão na coxa esquerda. Enquanto Jorginho tentava arrumar o time alvinegro, Guto Ferreira só pôde lamentar quando Roberto fez duas excelentes defesas em chutes à queima-roupa de Bruninho e Gilberto aos 12 e aos 14 minutos, respectivamente.
A primeira grande chance da Macaca aconteceu aos 27 minutos, quando Adrianinho, que entrou na vaga de Fernando, descolou lindo passe para William na ponta esquerda. O centroavante se livrou de Moisés com estilo na linha de fundo e bateu firme para ótima defesa de Lauro.
Sem pressa, a Lusa passou a administrar a posse de bola e esperou tranquila o apito final para comemorar a segunda vitória seguida no Brasileirão. Nos segundos finais do confronto, o experiente Adrianinho cobrou falta com perfeição e ainda anotou um golaço.
FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA 2 X 1 PONTE PRETA
Local: Estádio Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 4 de setembro de 2013, quarta-feira
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Alex Alexandrino (ambos de SP)
Cartões Amarelos: Souza (Portuguesa); Fernando Bob, Adrianinho e Chiquinho (Ponte Preta)
Gols: PORTUGUESA: Gilberto, aos 40 minutos do primeiro tempo e ao 3 minutos do segundo tempo
PONTE PRETA: Adrianinho, aos 46 minutos do segundo tempo
PORTUGUESA: Lauro; Luís Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro e Rogério; Bruninho (Correa), Bruno Henrique , Moisés e Souza (Jean Mota); Gilberto (Bergson) e Diogo
Técnico: Guto Ferreira
PONTE PRETA: Roberto, Régis, Betão, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Fernando Bob (Magal), Fernando (Adrianinho) e Rafinha (Dennis); Chiquinho e William
Técnico: Jorginho

Ronaldinho faz dois de falta, Atlético-MG busca empate e deixa Fluminense perto da degola

Photocamera
Atlético-MG, de Ronaldinho Gaúcho, e Fluminense, de Edinho, empataram nesta quarta-feira, no Independência
Atlético-MG, de Ronaldinho Gaúcho, e Fluminense, de Edinho, empataram nesta quarta-feira, no Independência
A genialidade de um craque fez a diferença em um duelo equilibrado entre dois times que tentam sair da parte de baixo da tabela. Ronaldinho Gaúcho fez dois golaços de falta, e o Atlético-MG buscou o empate com o Fluminense, por 2 a 2, nesta quarta-feira à noite, no estádio Independência, em Belo Horizonte. O resultado deixou o Tricolor, que marcou com Wagner e Rhayner, ainda mais perto da zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
Mesmo jogando fora de casa, o Fluminense demonstrou ímpeto ofensivo e foi levemente superior aos mineiros. O meia wagner abriu o placar para os visitantes aos 13 minutos, mas Ronaldinho empatou em cobrança de falta perfeita aos 47 minutos, ainda no primeiro tempo. Após o intervalo, o meia Rhayner fez um belo gol por cobertura, aos 27 minutos, e colocou o time carioca novamente à frente. Porém, o mesmo Rhayner foi expulso dois minutos depois. Com isso, o Atlético-MG foi para cima e Ronaldinho, novamente de falta, acertou o ângulo aos 37 minutos e igualou o marcador. 
Com o empate, o Atlético-MG agora soma 21 pontos e está na 13ª colocação após 18 rodada disputadas. Já o Fluminense está na 16ª posição com 19 pontos, mesma pontuação da Portuguesa, que está em 17º lugar e é a primeira equipe dentro da zona do rebaixamento. O Flu leva vantagem apenas no número de gols marcados: 24 a 21. O Tricolor, porém, pode ser ultrapassado e entrar na degola nesta quinta, quando o São Paulo, que tem 18 pntos, joga contra o Cricipuma no Morumbi.
No próximo sábado, o Atlético-MG visita o Vitória, no Barradão, enquanto o Fluminense recebe o Bahia, no Maracanã.

O jogo - O equilíbrio de forças marcou o início do duelo entre Atlético-MG e Fluminense no Independência. Enquanto o Galo procurou explorar as bolas paradas com Ronaldinho Gaúcho e a troca constante de posições entre os jogadores do ataque, o Tricolor tentou agredir os alvinegros usando, principalmente as laterais do campo.

A forte marcação de ambos os lado prevaleceu em boa parte etapa inicial, resultando em poucas chances efetivas de gol. Em uma das chegadas do Fluminense, Rafinha foi à linha de fundo e cruzou para área, Luan tentou cortar e errou bisonhamente, deixando Wagner livre para fuzilar o goleiro Victor, abrindo o placar no horto, no primeiro lance de perigo dos cariocas.

O gol do Fluminense obrigou os atleticanos a atacar em busca do empate. Aos poucos, o Galo foi intensificando a pressão, mas os mineiros encontraram dificuldades para transpor a linha de marcadores dos visitantes, que passaram a atuar nos contra-ataques e explorando os erros do Atlético-MG, que foram vários durante toda a partida.

A principal falha alvinegra foi sem dúvida a troca de passes, que não funcionou bem, com o time de Vanderlei Luxemburgo recuperando a bola com relativa facilidade. Com isso, os cariocas passaram a ditar o ritmo da partida, que foi lento do lado Tricolor, irritando o torcedor atleticano nas cadeiras do Independência.

Como o Galo não conseguiu chegar tocando a bola, coube ao craque Ronaldinho brilhar com um momento de genialidade. Aos 47, o craque cobrou falta com maestria, sem chances para Diego Cavalieri, empatando o marcador no Horto. A igualdade, mesmo sem jogar bem deu moral para o Atlético-MG voltar mais ligado para a etapa final.

Apoiado pela torcida, o Atlético-MG passou a perseguir a virada com mais afinco, mas ainda errando muito passes. Gesticulando bastante, o técnico Cuca procurou orientar os comandados, pedindo bola no chão e maior aproximação dos companheiros. Acuado no campo defensivo, o Fluminense priorizou a marcação e os contra-ataques nos 45 minutos finais.

Aos 27, a jogada rápida do Fluminense funcionou, e Rhayner arrancou em velocidade ganhando dos zagueiros do Galo e tocando por cobertura na saída de Victor, anotando um belo gol no Horto para recolocar o Tricolor em vantagem. Dois minutos depois, Rhayner fez falta em Neto Berola e recebeu o segundo amarelo, sendo expulso do jogo.
Com um jogador a mais em campo, o Atlético-MG se lançou a frente em busca da igualdade. Aos 37, Ronaldinho voltou a brilhar em mais uma cobrança de falta perfeita, empatando o jogo em Belo Horizonte. Os minutos finais foram de pressão total do Galo, que não conseguiu chegar ao gol da virada.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 2 X 2 FLUMINENSE


Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 04 de setembro de 2013 (quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Altemir Hausmann (RS) e Anderson José Moraes Coelho (SP)
Cartões amarelos: (Atlético-MG) Luan, Rosinei, Pierre, Réver (Fluminense) Rafinha, Rhayner, Marcos Júnior
Cartão vermelho: (Fluminense) Rhayner
Gols: ATLÉTICO-MG: Ronaldinho, aos 47 minutos do primeiro tempo e aos 37 minutos do segundo tempo
FLUMINENSE: Wagner, aos 13 minutos do primeiro tempo; Rhayner, aos 27 minutos do segundo tempo

ATLÉTICO-MG: Victor; Michel (Rosinei), Réver, Leonardo Silva e Richarlyson (Emerson); Pierre, Luan, Guilherme (Neto Berola) e Ronaldinho; Fernandinho e Tardelli
Técnico: Cuca

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Anderson e Carlinhos; Edinho, Willian, Rafinha (Marcos Júnior) e Wagner (Felipe); Rhayner e Rafael Sobis (Samuel)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Zé Roberto convoca jogadoras para o Campeonato Sul-americano

Nesta quarta-feira, o técnico José Roberto Guimarães anunciou a convocação da seleção brasileira feminina de vôlei para a disputa do Campeonato Sul-americano. Foram chamadas 14 jogadoras para participarem da competição, que será realizada entre os dias 16 e 22 de outubro, no Peru.
Em relação ao grupo que conquistou o título do Grand Prix, algumas novidades foram anunciadas: a levantadora Fabíola e a ponteira Natália retornam ao elenco.
As levantadoras Dani Lins e Fabíola, as opostos Sheilla e Monique, as ponteiras Fernanda Garay, Natália, Michelle e Gabi, as centrais Thaísa, Fabiana, Juciely e Adenízia e as líberos Fabi e Camila Brait foram chamadas. As atletas se apresentam nesta quinta-feira, na cidade de Campinas (SP).
O Campeonato Sul-americano chega à sua 29ª edição. O mais recente foi disputado em 2011, em Lima (PER), e o Brasil ficou com o troféu. Em 28 participações, a seleção brasileira já levou a medalha de ouro por 17 vezes e terminou com a prata em outras 11 ocasiões. Em 1964 foi a única vez que o Brasil não disputou o torneio.

Azarenka vence e será a 'caçula' das semifinais

Nova York (EUA) - Victoria Azarenka confirmou o favoritismo e está na semifinal do US Open pelo segundo ano consecutivo. A bielorrussa derrotou a eslovaca Daniela Hantuchova com parciais de 6/2 e 6/3 e agora enfrenta a italiana Flavia Pennetta. Do outro lado da chave, a atual campeã Serena Williams encara a chinesa Na Li.
Com 24 anos, Azarenka é a mais nova das semifinalistas do US Open. Serena, Li e Pennetta já passaram dos 30 anos. A número 2 do mundo tem o Australian Open como seu melhor Slam, onde é a atual bicampeã.
Esta é a sétima semifinal de Slam de Azarenka, que foi campeã em Cincinnati antes do US Open. Ela esteve na penúltima fase em seis dos últimos oito Slam. A bielorrussa jamais conquistou o título profissional de simples, apesar de ter ficado com o vice em 2012, mas foi campeã em Nova York no torneio juvenil em 2005 e nas duplas mistas em 2007.
Azarenka desempatou o confronto direto com Hantuchova para 3 a 2 com a vitória desta quarta-feira. A bielorrussa sofreu a primeira quebra da partida, mas logo se recuperou. Sua consistência do fundo de quadra foi suficiente para superar a veterana eslovaca, que até sacou bem, mas cometeu muitos erros não-forçados.
Hantuchova disputou as quartas do US Open pela primeira vez desde 2002 e se recuperou das cinco derrotas em estreia que havia sofrido nos últimos Slam que jogou. O desafio contra Pennetta deve ser maior para Azarenka, que também tem o confronto direto empatado com a italiana, por 1 a 1. Ainda por cima, Pennetta ainda não cedeu sets na campanha.

Criciúma goleia o Corinthians na estreia da Copa do Brasil Sub-20

Na estreia na Copa do Brasil sub-20, Criciúma goleia o Corinthians no Heriberto Hulse
O Criciúma estreou muito bem na Copa do Brasil Sub-20 na tarde desta quarta-feira. No estádio Heriberto Hulse, o time catarinense goleou o Corinthians por 4 a 1, na partida de ida pela primeira fase da competição.
O clube alvinegro saiu na frente com Lucas Douglas, logo aos 10 minutos de jogo, mas o Criciúma conseguiu a virada e abriu larga vantagem no placar com os gols de Fernando, Crispim, Vitor Michels e Edy.
Com esse resultado, a decisão na vaga das oitavas de final da competição será decidida no jogo de volta, na próxima segunda-feira, às 16 horas, no estádio Décio Vita, em Americana (SP).
O time catarinense pode perder por até dois gols de diferença que ainda garante a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil Sub-20.

Na abertura, São Paulo e Paraná não saem do zero; filho de Bebeto dá vitória ao Flamengo

Veja os lances da partida
O primeiro jogo da Copa do Brasil Sub-20 terminou no placar "mais sem graça" do futebol. Nesta terça-feira, Paraná Clube e São Paulo ficaram no 0 a 0, em Curitiba, na partida válida pela primeira fase da competição.
O jogo de volta está marcado para a quarta-feira (dia 11), às 16h, no estádio Marcelo Portugal Gouvêa, no CFA Laudo Natel.
Com o resultado da primeira partida, o time paulista precisa de uma vitória simples para avançar às oitavas de final da Copa do Brasil sub-20. Um empate com gols classifica o Paraná, enquanto outra igualdade por 0 a 0 leva a disputa para os pênaltis.
Flamengo vence Portuguesa
O Flamengo começou a Copa do Brasil sub-20 com o pé direito. A equipe carioca visitou a Portuguesa, no estádio do Canindé, e venceu por 1 a 0. O gol foi marcado pelo filho de um ex-craque.
Mattheus, filho do tetracampeão Bebeto, aproveitou rebote da zaga e deu um tapa para marcar o único da partida ainda aos 16 da etapa inicial. 
Para a volta, que acontece na quarta-feira da semana que vem, no estádio Cláudio Moacyr, em Macaé, o Flamengo pode empatar que garante a vaga na próxima fase. 
Veja todos os resultados desta terça-feira na Copa do Brasil Sub-20:
Paraná 0 x 0 Sâo Paulo
Portuguesa 0 x 1 Flamengo
Goiás 0 x 2 Atlético-MG (Atlético-MG classificado por vencer por dois ou mais gols fora de casa)

Após pedir dispensa, Fabíola se coloca à disposição de Zé Roberto

Divulgação
Fabíola pediu dispensa da seleção no Grand Prix
Fabíola pediu dispensa da seleção no Grand Prix
Uma das estrelas da apresentação do Molico/Osasco, realizada na manhã desta quarta-feira, a levantadora Fabíola se colocou à disposição do técnico José Roberto Guimarães para defender a Seleção Brasileira. A jogadora pediu dispensa por problemas particulares antes da fase final do Grand Prix.
"Graças a Deus, já está tudo resolvido. Tive um probleminha. Minha sogra estava internada e esse foi um dos motivos (do pedido de dispensa), mas já está tudo resolvido. Foi necessário, deu tudo certo e já estou de volta ao trabalho", declarou a levantadora.
Cortada na reta final da preparação para os Jogos Olímpicos de Londres-2012, Fabíola disputou a primeira fase do Grand Prix-2013 e ficou fora da etapa decisiva. Ela não conseguiu acompanhar os jogos pela televisão, mas manteve contato com as atletas regularmente.
"Estávamos treinando desde maio e consegui jogar a primeira fase do Grand Prix", disse Fabíola, evitando lamentar sua ausência na fase final. "Fico feliz pelo título e faço um pouco parte desse trabalho. As conquistas da Seleção beneficiam todas as jogadoras do país", completou.
Campeã do Grand Prix no último domingo com Dani Lins e Claudinha como levantadoras, a Seleção Brasileira entra em ação novamente para disputar o Sul-Americano do Peru de 16 a 22 de setembro. "Vem uma nova convocação e estou aguardando. Estamos à disposição", confirmou Fabíola.
Ao lado de Adenízia, Camila Brait, Sheilla e Thaísa, que disputaram a fase final o Grand Prix, a experiente levantadora defenderá o Molico/Osasco na próxima temporada. Apesar das saídas de Jaqueline e Fernanda Garay, Fabíola acredita no sucesso do time na Superliga.
"Conseguimos jogar a final nos últimos anos e vamos lutar por isso novamente. As equipes se reforçaram e vai ser um campeonato muito difícil, com várias surpresas", disse Fabíola, animada com os reforços da sérvia Sanja Malagurski e a da italiana Caterina Bosetti.
"Perdemos duas jogadoras, mas estão chegando meninas que vão agregar. Muitos brasileiros não as conhecem e isso também ajuda. Elas são novas e vão entrar bem no grupo, já que contamos com um elenco forte e tranquilo", disse Fabíola, que vê com bons olhos os sets com 21 pontos na Superliga.

'Não tenho nada a perder', diz Pennetta, na semi

Nova York (EUA) - Flavia Pennetta é uma das grandes surpresas deste US Open e já está na semifinal, à espera de Victoria Azarenka ou Daniela Hantuchova. A italiana de 31 anos diz não sentir pressão alguma pelo resultado e quer apenas continuar jogando bem e relaxada. Esta é a primeira semifinal de Slam de Pennetta.
"Vou enfrentar uma boa jogadora. Não sei quem vencerá, mas será uma ótima partida. Ainda não tenho nada a perder", afirma Pennetta. "Não sinto pressão. Já tivemos um campeão de Slam na Itália, a Sara fez final, semifinais. Agora, não sinto isso. Talvez isso aconteça amanhã, mas estou bem".
Pennetta já havia feito quartas duas outras vezes em Nova York, mas agora deu um passo a mais. "No primeiro dia do torneio, eu nunca imaginava estar aqui falando da semifinal. Não joguei meu melhor nos últimos seis meses e só queria continuar trabalhando do mesmo jeito todo dia. Estou sentindo melhor meu forehand e backhand. Tudo está voltando ao que era antes da lesão. Eu jogo bem aqui".
A veterana acredita que atuou melhor contra Sara Errani e Svetlana Kuznetsova do que diante de Roberta Vinci. "Não jogamos um bom tênis no começo, eu estava travada, ela também. Quando ganhei o primeiro set, relaxei um pouco e joguei melhor. Mas foi um dia duro para nós duas", analisou.
"Ela é Roberta, é única. Ela faz coisas diferentes. A maioria das jogadoras bate muito forte, mas ela tem golpes alternativos. Vai à rede, backhand incrível. Ela é muito positiva, sempre tentando achar uma saída. É uma ótima pessoa", elogiou Pennetta.
A italiana precisou de cirurgia no punho e também teve problemas nas costas e na virilha, mas concretizou seu retorno com a excelente campanha em Nova York. "É bom estar fisicamente bem e jogar um bom tênis nesta idade. Estou orgulhosa de mim mesma. Tenho 31 anos e me sinto bem, finalmente. Estou em minha primeira semifinal de Slam", comemorou.

Polícia prevê violência antes de Brasil x Austrália, mas libera protestos dentro do estádio

Reuters
Musas tamb�m protestam no Castel�o
Protestos marcaram a Copa das Confederações
As manifestações prometidas por movimentos sociais para 7 de setembro, dia da independência, em Brasília, estão liberadas dentro do Estádio Mané Garrincha, aonde nesta mesma data se enfrentarão as seleções do Brasil e da Austrália. Mas protestos realizados na porta do estádio serão reprimidos. É o que afirmam os responsáveis pela segurança do dia do jogo.
O 7 de setembro é tradicionalmente aproveitado para reivindicação de pautas públicas e neste ano ganhou um significado especial depois das mobilizações que se estenderam pelo mês de junho e pararam o país, mexendo inclusive com a Copa das Confederações. Os manifestantes usaram a exposição do torneio organizado pela Fifa no Brasil para protestar contra o excesso de gastos públicos com a Copa do Mundo e a falta de investimentos em setores como saúde e educação.

Brasília, palco da estreia das Confederações, viu o primeiro conflito entre ativistas e forças policiais nas cercanias de um dos estádios-sede da competição. No dia 15 de junho, enquanto a seleção brasileira vencia o Japão no gramado do Mané Garrincha, bombas de gás lacrimogênio explodiam do lado de fora.

Neste sábado, a polícia militar está disposta a usar as bombas novamente, mas para impedir que os protestos se aproximem. "A ideia é que não cheguem perto do estádio, mas é bem possível que haja conflitos, o histórico diz que sim. Vamos tentar conversar para evitar isso e preservar o direito de quem comprou ingresso para a partida, mas se necessário vamos usar bombas de efeito moral", disse ao ESPN.com.br o coronel Anderson.

"Esperamos que o governo tenha aprendido que protestar faz parte da democracia", responde Francisco, o Chico, membro do Comitê Popular da Copa, um dos movimentos engajados nas manifestações do 7 de setembro.

Segundo ele, o objetivo é que o Grito dos Excluídos, marcha que acontece há 19 anos no dia da independência, saia da rodoviária de Brasília e vá até o Mané Garrincha. "Infelizmente o governo do Distrito Federal costuma agir com truculência, não dá para confiar. Mas não pretendemos agir com violência, apenas evidenciar injustiças latentes da nossa sociedade."

Protesto dentro do estádio

Além das marchas pela cidade, também se especula que alguns manifestantes comprarão ingressos para protestar do lado de dentro do estádio. O Comitê Popular da Copa diz não ter conhecimento de nenhuma ação do gênero, mas declara apoio.

A polícia militar afirma que não vai repreender esse tipo de manifestação. "Não tem nada que impeça manifestações livres. Todos podem se manifestar desde que não atrapalhe o jogo e as outras pessoas. O cara pode levantar uma faixa falando qualquer besteira . Só não pode haver racismo, qualquer coisa nesse sentido. Temos uma central de controle e tudo isso estará sendo fiscalizado", explica o coronel Cleber.

Segundo a polícia militar, a segurança na Capital Federal para o dia do amistoso entre Brasil e Austrália será reforçada e soldados em folga serão recrutados, aumentando o contingente para até mais de 5 mil pessoas. Pessoas serão revistadas do caminho da rodoviária até o estádio. O desfile presidencial de 7 de setembro que acontece no Eixo Monumental será reduzido pelo exército. Nenhuma das manifestações, contudo, está prevista para essa região da cidade. 
Até aqui, apenas 28 mil de 70 mil ingressos disponíveis foram vendidos para o amistoso do próximo sábado.

Pennetta elimina compatriota e faz 1ª semi de Slam

Nova York (EUA) - Nesta quarta-feira, em duelo 100% italiano pelas quartas de final do US Open, nesta quarta Flavia Pennetta e Roberta Vinci decidiram qual das duas compatriotas iria pela primeira vez disputar uma semifinal de Grand Slam. Quem levou a melhor foi a primeira, que em sua quarta tentativa conseguiu enfim alcançar a penúltima fase em um torneio deste porte.
Depois de cair nas quartas do US Open em 2008, 2009 e 2011, Pennetta espantou o jejum e derrubou Vinci com parciais de 6/4 e 6/1, em apenas 65 minutos de parida. Esta foi a quinta vitória da tenista de Brindisi sobre a compatriota, desempatando o retrospecto que até então estava igual com quatro triunfos para cada lado.
Pennetta espera agora a vencedora do confronto entre a bielorrussa Victoria Azarenka, atual vice-campeã em Flushing Meadows e número 2 do mundo, e a eslovaca Daniela Hantuchova. Assim como contra Vinci, a italiana tem histórico igual com Azarenka e leva vantagem mínima caso a rival seja Hantuchova, somando três triunfos e outras duas derrotas.
Embora Vinci seja a 10ª favorita na competição, quem vinha em grande fase é Pennetta, que até então não havia perdido um set sequer e manteve a escrita ao triunfar por 2 a 0. Entre as quadrifinalistas da parte de baixo da chave, a tenista de Brindisi é a que chegou a tal fase com menos tempo em quadra (1h14 de média) e a que encarou rivais mais perigosas.
Na caminhada até as semifinais, além de deixar pelo caminho Vinci, atual número 13 do mundo, Pennetta também derrubou adversárias do calibre da compatriota Sara Errani, quinta melhor na WTA, a russa Svetlana Kuznetsova, 29ª do mundo, e a romena Simona Halep, 19ª melhor na lista feminina. Do outro lado, Vinci veio em uma sequência italiana. Antes de encarar Pennetta, ela também duelou com as compatriotas Karin Knapp e Camila Giorgi.
Atual 83 do mundo, Pennetta vai dar uma grande disparada no ranking com sua campanha em Flushing Meadows, com previsão de se aproximar to top 30 na próxima lista. A italiana é apenas a sexta mulher na historia do US Open a alcançar as semifinais estando fora do top 50, algo que aconteceu pela última vez em 2011, com a alemã Angelique Kerber, então 92ª do mundo.

'Apenas pensava em vencer os pontos', diz Serena

Nova York (EUA) - Foi um verdadeiro massacre da norte-americana Serena Williams para cima da espanhola Carla Suarez. Mesmo em pelas quartas de final do US Open, a número 1 do mundo conseguiu ser quase impecável e arrasou a rival com uma "bicicleta", precisando de apenas 52 minutos para avançar na competição.
Apesar da facilidade que teve para vencer, a atual campeã em Flushing Meadows disse não avaliar muito no placar durante o confronto, focando somente o seu jogo, "Você não pensa sobre isso, apenas pensa em vencer os pontos e os games. Joguei muito bem e apenas quis ficar mais focada do que qualquer um", avaliou Serena.
Para ela, um fator que acabou facilitando sua vida contra Suarez foi o vento. "Acho que o vento foi realmente duro para ela e acabou trabalhando a meu favor", pontuou a caçula das irmãs Williams, que também acabou sofrendo um pouco. "Estava difícil de acertar ótimos serviços por causa do vento, não consegui sacar da maneira que gostaria".
Fazendo uma campanha arrasadora no US Open, a líder do ranking não fica pensando em ser dominante e concentra os pensamentos apenas na próxima partida. Agora, Serena vai medir forças com a chinesa Na Li, contra quem venceu oito dos nove duelos. Só que o retrospecto amplamente favorável não empolga a norte-americana, que prevê um jogo duro pela frente.
"Ela é um grande desafio, se movimenta muito bem, faz tudo bem", disse a número 1 do mundo, que falou sobre o segredo para seguir firme no torneio. "Quero manter esse momento de diversão, mas também de intensidade e calma. Se eu conseguir fazer isso, tudo vai funcionar bem", declarou Serena.
Ao ser questionada sobre sua grandeza no tênis feminino, Serena foi humilde, se desvencilhou da equiparação com os maiores nomes do esporte e lembrou do passado. "Eu nunca me foquei nos números. Comecei a jogar tênis por ter uma raquete e um sonho Para mim, pessoas como Chris Evert, Martina Navratilova e Steffi Graf são ícones do tênis feminino e eu sou só uma menina com uma raquete".
Serena ainda comentou a façanha que os irmãos Bob e Mike Bryan estão próximos de alcançar. Caso conquistem o US Open, eles vão fechar o Slam de temporada, vencendo os quatro principais torneios de tênis do mundo em um mesmo ano. "É algo incrível. Até estou com um pouco de ciúmes, pois eu e Venus não fizemos o Grand Slam nas duplas. Estou torcendo por eles", finalizou.