quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Gilberto brilha de novo, Portuguesa vence mais uma e afunda Ponte Preta

Gazeta Press
Depois de retorno frustrado ao Inter, Gilberto vira destaque no Canindé
Depois de retorno frustrado ao Inter, Gilberto vira destaque no Canindé
Dessa vez não teve começo relâmpago, três gols em seis minutos, mas, na briga contra a degola, a Portuguesa fez a sua parte nesta quarta-feira, no Canindé, levou a melhor sobre a Ponte Preta e venceu por 2 a 1. O jogo marcou o reencontro entre o time campineiro e o técnico Guto Ferreira, que, até a quarta rodada do campeonato, ainda ocupava o seu banco de reservas.
Os gols da Lusa foram marcados pelo atacante Gilberto, cobrando pênalti, aos 40 do primeiro tempo, e pegando o rebote na volta do intervalo, aos três. Ele já havia outras duas vezes na vitória de 4 a 2 sobre o Bahia na rodada anterior. Adrianinho descontou nos acréscimos para a Ponte.
Foi a quinta derrota seguida da equipe agora comanda pelo tetracampeão mundial Jorginho, ex-Flamengo.
Com o resultado, a equipe ultrapassa o São Paulo, alcança os 19 pontos na tabela e fica a um de escapar da zona de rebaixamento. A Macaca permanece com 15, na frente apenas do lanterninha Náutico.
Na próxima rodada, a Portuguesa tem uma parada difícil e viaja para enfrentar o Grêmio na Arena, no sábado. A Ponte enfrenta outro gaúcho no mesmo dia e recebe o Inter no estádio Moisés Lucarelli.
O jogo - Sem conseguir impor o ritmo arrasador da vitória contra o Bahia no último final de semana, quando abriu 3 a 0 rapidamente, a Lusa só conseguiu chegar com perigo aos 19 minutos. Souza, o melhor do primeiro tempo, entortou a marcação pela esquerda e acertou linda enfiada para Diogo.
Aos 35, o jogo ficou quente no Canindé quando o ex-são-paulino provocou Chiquinho, que acertou o meia rubro-verde fora do lance para receber cartão amarelo. Na sequência, o meia revidou em falta dura e também foi punido pelo árbitro Leandro Bizzio Marinho.
Cinco minutos depois, o juiz teve trabalho novamente. Gilberto tabelou com o volante Bruninho pela esquerda e tocou para Diogo no bico da área. Fernando Bob chegou atrasado e, de carrinho, cometeu pênalti. O atacante que pertence ao Inter foi para a cobrança e, com muita categoria, abriu o placar no Canindé.
A Ponte chegou a incomodar antes do intervalo em chute de fora da área de Chiquinho, mas a Portuguesa deu um banho de água fria na reação campineira logo aos três minutos da etapa complementar. Diogo aproveitou vacilo da defesa e bateu cruzado. A zaga ponte- pretana afastou mal novamente e Gilberto apareceu livre para marcar o segundo dele no jogo e o sexto na Série A.
Os visitantes sentiram o golpe e seguiam reféns dos cruzamentos do lateral-esquerdo Uendel para o centroavante William, que jogava no sacrifício por lesão na coxa esquerda. Enquanto Jorginho tentava arrumar o time alvinegro, Guto Ferreira só pôde lamentar quando Roberto fez duas excelentes defesas em chutes à queima-roupa de Bruninho e Gilberto aos 12 e aos 14 minutos, respectivamente.
A primeira grande chance da Macaca aconteceu aos 27 minutos, quando Adrianinho, que entrou na vaga de Fernando, descolou lindo passe para William na ponta esquerda. O centroavante se livrou de Moisés com estilo na linha de fundo e bateu firme para ótima defesa de Lauro.
Sem pressa, a Lusa passou a administrar a posse de bola e esperou tranquila o apito final para comemorar a segunda vitória seguida no Brasileirão. Nos segundos finais do confronto, o experiente Adrianinho cobrou falta com perfeição e ainda anotou um golaço.
FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA 2 X 1 PONTE PRETA
Local: Estádio Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 4 de setembro de 2013, quarta-feira
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Alex Alexandrino (ambos de SP)
Cartões Amarelos: Souza (Portuguesa); Fernando Bob, Adrianinho e Chiquinho (Ponte Preta)
Gols: PORTUGUESA: Gilberto, aos 40 minutos do primeiro tempo e ao 3 minutos do segundo tempo
PONTE PRETA: Adrianinho, aos 46 minutos do segundo tempo
PORTUGUESA: Lauro; Luís Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro e Rogério; Bruninho (Correa), Bruno Henrique , Moisés e Souza (Jean Mota); Gilberto (Bergson) e Diogo
Técnico: Guto Ferreira
PONTE PRETA: Roberto, Régis, Betão, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Fernando Bob (Magal), Fernando (Adrianinho) e Rafinha (Dennis); Chiquinho e William
Técnico: Jorginho