Todos os elogios possíveis já estão sendo feitos ao fantástico Sebastian Vettel pelo tricampeonato mundial. O mais jovem em todos os tempos e apenas o terceiro piloto a alcançar três títulos consecutivos na história da Fórmula 1, repetindo mitos como Juan Manuel Fangio e Michael Schumacher. Qualquer linha a mais sobre o alemão de 25 anos será redundante em meios aos merecidíssimos elogios que chovem para ele.

Então vamos elogiar quem nem todo mundo reconhecerá nesse momento: Fernando Alonso. Em momento algum em toda a temporada o espanhol teve o melhor carro. Pelo contrário, havia, sempre, pelo menos dois, às vezes quatros, em alguns momentos seis superiores à sua Ferrari. Mesmo assim o asturiano liderou o campeonato por um bom tempo e lutou pelo título até a última volta. Em determinados momentos do GP Brasil levava a melhor. E perdeu por três pontinhos. 

Quantos pilotos em toda a história da F1 seriam capazes de tal feito? Seguir lutando, com chances reais, mesmo diante de tamanha desvantagem? Alonso conseguiu. Não me parece absurdo afirmar que para chegar ao tri basta a Ferrari lhe oferecer um carro capaz de pelo menos se igualar à concorrência. Não fosse por Fernando Alonso, o final da temporada não teria sido tão sensacional.

Todo respeito a esse campeão!


Fernando Alonso é festejado pela equipe após o vice: Ferrari lhe deve um carro
Alonso é festejado pela equipe após o vice: Ferrari lhe deve um carro