terça-feira, 26 de julho de 2011

VÍDEO: Sport dará auxílio psicológico a goleiro agressor. Abandoná-lo não é a

óbvio, evidentente, indiscutível que merece punição severa a atitude do goleiro Gustavo, do Sport, que estupidamente agrediu o vascaíno Elivélton em jogo da Copa BH de juniores. Mas a discussão vai além. Como atleta das divisões de base, ele deve ser orientado, acompanhado, formado pelo clube. Se a atitude foi mais um ato intempestivo, uma reincidência, a pergunta é: o que explicaria sua permanência no time? Se aquele foi um ato isolado, ele merece uma segunda chance?

A ideia não é defender o arqueiro e sua atitude, pelo contrário. Ações estúpidas como a de Gustavo têm que ser combatidas duramente. Isso não se discute. Mas o episódio merece uma reflexão sobre o papel do chamado "clube formador", que sempre faz questão de ser identificado como tal se o atleta vira motivo de uma negociação entre outras duas agremiações. Especialmente se este negócio envolver milhões. Para ser o "clube formador" é preciso "formar" o jogador. Em todos os sentidos.

Será que uma atitude idêntica, protagonizada por um profissional que eventualmente tenha custado caro seria tratada da mesma maneira, com demissão sumária e instantânea? Sinceramente, não sei. Pelo menos o Sport decidiu dar asssistência psicológica a Gustavo — clique aqui e leia. A atitude do goleiro foi absurda, mas o clube não pode, ou não deve, simplesmente abandoná-lo.


Clique e veja debate do Bate-Bola 1ª edição desta terça-feira!


Gustavo salta e atinge até um colega de time antes de acertar Elivelton pelas costas
Gustavo salta e atinge até um colega de time antes de acertar Elivelton pelas costas

BRASILEIRO SÉRIE B

19h30 Guarani 4x0 Duque de Caxias
19h30 Bragantino 1x2 Boa
19h30 Grêmio Barueri 1x0 Vila Nova-GO
19h30 Goiás 2x1 Sport
19h30 Portuguesa 0x0 Americana
21h50 Paraná Clube 0x1 Ponte Preta
21h50 Náutico 2x0 Vitória
21h50 Salgueiro 1x1 ASA
21h50 Icasa 0x1 Criciúma
21h50 ABC 2x2 São Caetano

Amistosos

13h15 2 Internacional 2x2 Barcelona 4
15h45  5 Bayern de Munique 1x1 Milan 3

A malandragem do Aranha

Natural de Paraíba do Sul, no interior do Rio, e criado em Belford Roxo, Domingos Elias Alves Pedra entrou para a história do futebol carioca com seus gols, carisma e artimanhas. Apelidado Dé Aranha, o atacante jogou nas divisões de base do Olaria, mas foi em Bangu que ganhou fama na cidade. Em 1970, Fluminense e Vasco disputaram seu passe e acabou indo para São Januário, onde esteve duas vezes como jogador, intercaladas por uma passagem no Sporting Lisboa. Dé esteve também presente na maior série de invencibilidade do futebol brasileiro, com o Botafogo no fim dos anos 70. Na década seguinte, foi um dos primeiros brasileiros a jogar no futebol árabe. Técnico de futebol, já comandou Botafogo e Vasco, América, Bangu e Olaria. 


Ferrari e McLaren podem, agora, desafiar a Red Bull por Livio Oricchio


São fortes os índicos de uma segunda metade de temporada bem distinta da primeira. A Red Bull até pode continuar dominando as sessões de classificação, ainda que com vantagem bem menor da primeira, mas será bem mais difícil vencer tantas corridas como fez da Austrália, abertura do Mundial, até o GP da Europa, dia 26 de junho, oitavo do calendário.
O dado ilustra o momento da temporada: nas três últimas etapas, Valência, Silverstone e Nurburgring, tivemos três vencedores distintos de três equipes diferentes. Sebastian Vettel, Red Bull, Fernando Alonso, Ferrari, e Lewis Hamilton, McLaren, nessa ordem. E serão esses três times que na maioria das próximas provas deverão lutar pelas vitórias.
Muitos imaginavam que com a volta do escapamento aerodinâmico, na Alemanha, a Red Bull fosse resgatar parte importante do desempenho perdido em Silverstone, onde o recurso esteve proibido. Dentre ele, eu. Mas o que vimos foi Mark Webber e Sebastian Vettel mais lentos que Fernando Alonso e Lewis Hamilton.
É conclusivo: o modelo 150 Italia, da Ferrari, e o MP4/26-Mercedes, da McLaren, evoluíram mais que o Red Bull RB7-Renault. Vettel confirmou o dado, ontem: “Já em Silverstone ficamos com essa impressão. Aqui a confirmamos”, afirmou. No GP da Grã-Bretanha, a chuva no início e depois o seu pit stop ruim comprometeram a eventual vitória de Vettel.
Ontem, não houve nenhum fator que interveio. Hamilton falou: “Ganhamos dentro da pista”, desejando dizer sem variáveis que poderiam mascarar o resultado. É mesmo verdade. Foi a primeira derrota da Red Bull no campeonato dentre desse conceito.
A análise do restante do calendário mostra que em duas etapas em particular, Spa-Francorchamps, dia 28 de agosto, 12.ª do ano, e Suzuka, 9 de outubro, 15.ª, a vantagem deverá, em princípio, estar do lado de Vettel e Webber, pelas características das pistas. Mas nas demais, pelo evidenciado em Valência e Silverstone, McLaren, com Lewis Hamilton e Jenson Button, e Ferrari, Fernando Alonso e, quem sabe, Felipe Massa, parecem reunir todas as condições para desafiar a dupla da Red Bull.
Assistimos até agora corridas emocionantes, cheias de alternativas, mas sem essencialmente luta pela vitória, sem que a hegemonia de Vettel fosse colocada em xeque. É o caso nesse instante. Faz sentido acreditarmos que além de provas com muitas ultrapassagens e pit stops, veremos o que, no fundo, mais interessa: briga pelo primeiro lugar.
Esse fato novo, avanço súbito de Ferrari e McLaren, contudo, dificilmente deverá reverter o rumo do campeonato. Não é impossível, claro, mas a vantagem de Vettel na classificação é imensa. O alemão precisaria colaborar muito para haver luta pelo título, ao se desestabilizar diante da aproximação dos concorrentes.
Uma coisa, porém, é certa: Vettel vai ter de administrar as corridas de forma bem distinta da que fazia, quando quase não tinha concorrência séria para nada. Vamos ver agora, de verdade, quanto a conquista do mundial, no ano passado, o amadureceu.

Santos dorme no ponto e agora reclama da seleção por Antero Greco

Os clubes gostam de apregoar “profissionalismo” – e, com boa vontade, diria que apresentam avanços em relação ao passado. Mas continuam a pisar na bola por amadorismo. O Santos hoje reclama porque ficará desfalcado de Ganso e Neymar, em clássico importante com o Corinthians, no dia 10 de agosto. Ambos foram convocados por Mano para nesse dia defender a seleção em amistoso com a Alemanha, em Stuttgart.
A reclamação do Santos é compreensível, mas fora de hora. O clube ficou feliz, quando teve atendido seu pedido de adiamento da partida com o Corinthians. Na época, estava na reta final da luta pelo título da Taça Libertadores e contou com o bom senso da CBF. Daquela forma, conseguiu preparar-se melhor para os duelos e, para sua alegria, faturou a taça.
Mas será que naquele momento os cartolas santistas não deram uma olhada na folhinha para ver que em agosto haveria jogo da seleção? Jogo marcado há quase um ano!!! Ou será que só empurraram o problema, na certeza de que seria possível superá-lo com uma boa conversa? O correto seria fazer pedido ‘casado’, na base do: “Prezada CBF, adie nosso jogo com o Corinthians, mas não o confirme para um dia em que haverá jogo da seleção.”
A probabilidade de o Santos ceder jogadores para a seleção era grande – ou ninguém imaginou isso na Vila Belmiro? A negociação deveria ter ocorrido antes. O Santos ensaia pedir novo adiamento, o que até mais justo do que o anterior, já que agora tem atletas a serviço da CBF. Não sei se vai conseguir, porque é preciso também preencher a grade da tevê à noite.
Sobrará para os técnicos. Aliás, já começou. Mano deu uma cutucada em Muricy, ao dizer que ninguém resolve os problemas dele (Mano). Muricy sabe que sem a dupla a tarefa diante do Corinthians é mais complicada. E Tite, que não terá Ralf (também à disposição da “amarelinha”), supõe que sua perda teoricamente será menor do que a do rival. Por isso, quer o jogo mantido na nova data a qualquer custo.
Por isso, digo que seleção ultimamente só atrapalha a vida dos clubes e provoca raiva nos torcedores. Mas cadê também o tal planejamento no nosso futebol?

O ''algo mais'' da seleção uruguaia

A vitória do Uruguai na Copa América trouxe de volta à memória fatos reprimidos no inconsciente futebolístico da nação brasileira. Falo da derrota da seleção brasileira em 1950, o chamado Maracanazo. Não que a história recente tenha muitos pontos de contato com aquela Copa do Mundo, a primeira, e até agora a única, realizada no Brasil. Aquela, nós perdemos para os uruguaios, na final mais dolorosa de todos os tempos. Nesta muito mais humilde Copa América, fomos apenas desclassificados na humilhante série de pênaltis diante do Paraguai.

A ponte entre os dois tempos é a tal da "raça", o espírito uruguaio, que, de tão forte e consistente, seria capaz de definir jogos e inclinar resultados em favor da Celeste Olímpica. Essa mesma determinação que os uruguaios teriam de sobra e a nós faltaria. Muita gente falou nesse assunto após a vitória, incluindo aí Diego Lugano, de quem os são-paulinos têm muita saudade, e que simbolizaria, como ninguém, esse estado de espírito. Em entrevistas, Lugano exaltou muito mais o espírito da equipe, a união e inabalável vontade de vencer do que propriamente o futebol mostrado em campo. Eu diria que, mais que discurso ufanista, foi uma fala realista do Diego Lugano. Ou alguém acha que o Uruguai exibiu um futebol de sonhos nessa paupérrima (do ponto de vista técnico) Copa América?
Muita gente, também, entrou em campo para desqualificar o espírito de sacrifício e a determinação como fatores primordiais para explicar a vitória uruguaia. Ora, é chover no molhado. Claro que não adianta reunir onze cabeças de bagre raçudos e dar-lhes a obrigação de ganhar jogos e torneios. A chamada "raça" é apenas aquele algo mais que pode fazer a diferença quando você tem os outros ingredientes disponíveis, a técnica, a tática, a inteligência do jogo, etc. É um plus, nunca um fator determinante em si. Mas esse fator extra que, isolado, pouco quer dizer, pode significar apenas a diferença entre perder ou ganhar uma partida decisiva. Por isso, sinto dizer aos comentaristas mais "técnicos", quem o ignora corre o risco de não entender nada da essência do futebol.
Não entender sequer o que acontece dentro de campo como, em especial, o que se passa fora, aquilo que extrapola as quatro linhas e ressoa na psicologia de um povo. Essa firme dignidade, expressa em campo, parece representar muito bem o povo uruguaio, país pequeno, apenas 3 milhões de pessoas, espremido entre dois gigantes sul-americanos e mantendo suas características próprias com serenidade.
Em 1950, esse traço de caráter foi simbolizado por Obdúlio Varela, o comandante da vitória sobre o Brasil. Quem quiser saber dele, leia o fundamental Futebol ao Sol e à Sombra, de Eduardo Galeano. São páginas de antologia. Entre outras histórias, Galeano conta que, após o jogo, Varela não quis comemorar com os dirigentes uruguaios, que desprezava, e saiu sozinho pela noite do Rio de Janeiro. Andou pelos bares, bebeu e consolou brasileiros entristecidos, que não o reconheceram pois naquele tempo não havia televisão e os rostos não eram tão manjados.
Obdúlio jogou como guerreiro naquela tarde de 16 de julho de 1950, mas morreu respeitando os adversários brasileiros. Da mesma forma que Gigghia, autor do segundo e decisivo gol daquela partida e que se recusava a comentar seu feito para jornalistas brasileiros "em sinal de respeito". Respeito ao Brasil e a Barbosa, o goleiro que sofreu o gol se tornou bode expiatório da derrota.
De seres humanos assim se faz uma grande equipe, um time vencedor. Talvez falte essa argamassa à seleção brasileira. Pegue as duas escalações e as compare, jogador por jogador. Ninguém pode negar que, no papel, a seleção brasileira é bem melhor que a uruguaia. Mas, de que isso adianta, se lhe falta o essencial?

sera que mano restira até 2014

Será que mano meneses restira até a copa do mundo caira e qual o tec da agentina ou ele restira apreção opinião puplica mas como na cbf é tradicional mater o tec atela na copa do mundo ou será que o brasil escola com agetina e demiti mano meneses ou vai ser só agetina que vai fazer escola com o brasil em virada de mesa do capionato agetino que vai ter 40 times na primera divião de 2012

os parecidos com o brasil

Os Agetinos fazem virada de mesa esse ano de 2012 não tem mas segunda divisão no futebol agetino resusitaram o diligete do futebol carioca o caixa daqua fizeram uma divisão só fazer 40 times na primeira divião vai ter a primeira a segunda divisão em uma só da primeira já pula pra tercera divisão olha o brasil dando aula como se fira uma mesa no capionato agentino

Tec da seleção da Agetina foi demtido

Tec da seleção agetina foi demitido por que foi mal de mas na copa america ai ele foi demitido devem ter notado que ele é pio do que mano meneses da seleção brasileira ou são iquais na agetina são não nesse ponto parabens para eles

Com segundo melhor tempo na semi dos 50m peito, Felipe França garante vaga na final

Depois de cravar o melhor tempo entre os 16 classificados para a semifinal dos 50m peito, o nadador brasileiro Felipe França, de 24 anos, assegurou presença na final e vai disputar medalha na prova. Na manhã desta terça-feira (horário de Brasília, já noite de terça na China), o atleta ficou com o segundo melhor tempo na semifinal da prova, com 26s95.

A primeira colocação, ao final das duas baterias das semifinais, ficou com o sul-africano Cameron Van Der Burgh, atual recordista mundial, com o tempo de 26s90. Na bateria disputada pelo brasileiro, o terceiro lugar ficou com o norueguês Alexander Dale Owen, com 27s33.

Felipe França disputou a segunda prova das semifinais nesta terça-feira. Na primeira prova, o melhor tempo ficou com o italiano Fabio Scozolli, com o tempo de 27s37, que também o garantiu na final da prova, com o quarto melhor tempo na somatória geral.

O brasileiro, natural de Suzano (SP), é um dos favoritos a brigar pela medalha de ouro em Xangai. França ganhou a medalha de prata no Mundial de Roma, em 2009, e foi ouro no Mundial de piscina curta de Dubai, em 2010, ambas nos 50m peito.
O brasileiro Felipe França fez o segundo melhor tempo na semifinal dos 50m peito e disputará medalha
O brasileiro Felipe França fez o segundo melhor tempo na semifinal dos 50m peito e disputará medalha
Crédito da imagem: Reuters

Luxemburgo fala com Thiago Neves e encerra polêmica; Jurídico aguarda resposta

Para a comissão técnica do Flamengo, a polêmica sobre os cartões amarelos de Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho está resolvida. Para o Departamento Jurídico do clube, não.

O treinador Vanderlei Luxemburgo conversou com Neves após o treinamento desta segunda-feira, no Ninho do Urubu, e deu o caso por encerrado. O jogador afirmou que Ronaldinho não teve culpa no episódio em que os dois atletas teriam, segundo o próprio Neves, levado amarelo de propósito contra o Palmeiras para não enfrentarem o Ceará. A idéia seria se poupar para jogos teoricamente mais difíceis - o Fla, entretanto, acabou empatando com o Ceará, nesse sábado.

Questionado pelo ESPN.com.br sobre a situação dos jogadores, contudo, o gerente de futebol flamenguista, Isaías Tinoco, afirmou que o problema ainda está nas mãos dos advogados do clube.

Michel Assef Filho, diretor jurídico do Flamengo, confirmou a informação de Tinoco e disse que quem aguarda uma declaração de Thiago Neves agora é o Jurídico rubro-negro. O meia teria que enviar sua explicação por escrito para que ela fosse documentada.

Assef Filho não soube dizer qual punição poderia ser dada - “isso é uma questão que só após a resposta dele o Flamengo pode pensar, mas essa análise vai ser feita" -, mas revelou que já trabalha para evitar que o jogador seja punido em outra esfera, no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva - STJD.

“Eu vou falar não como diretor jurídico do futebol do Flamengo, mas como observador do futebol e advogado: entendo que não é infração nenhuma o atleta utilizar do regulamento do jogo e do campeonato e das regras para se beneficiar. Em qualquer modalidade esportiva isso acontece.”

Segundo o promotor do STJD Paulo Schmidtt, Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho podem receber desde uma simples advertência, como também pode ser suspensos de uma a dez partidas por conduta antidesportiva – artigo 258. Nesta terça-feira o tribunal deve dar sua posição sobre o caso.

Campeonato deve ter fusão entre 1ª e 2ª divisões que pode beneficiar o River

O Comitê Executivo da Associação Argentina de Futebol (AFA) apresentou, nesta segunda-feira, um projeto para modificar o campeonato do país e fazer uma fusão entre as 40 equipes da primeira e da segunda vivisão. A medida, que deve ser aprovada por uma assembléia da federação no dia 18 de outubro, pode beneficiar o River Plate, rebaixado no último torneio.

O River disputará de qualquer forma a Segundona do Campeonato Argentino na próxima temporada, porém, terá presença assegurada na elite do campeonato seguinte, com o inchaço do torneio - desde que não caia para  Terceira Divisão.

Com 22 votos a favor e três abstenções, a maioria dos clubes argentinos apoiaram a mundança, que entraria em vigor em agosto de 2012. A partir de então, os quatro piores clubes na classificação geral seriam rebaixados.

Os 40 times seriam divididos em cinco grupos de oito, e os quatro melhores de cada um avançariam para disputar o título e as vagas na Copa Libertadores. Já os quatro piores de cada grupo decidiriam a classificação para a Copa Sul-Americana e o descenso.

A possibilidade da mudança foi assunto bastante comentados pelos argentinos nas redes sociais nesta segudna-feira. Torcedores de clubes rivais do River Plate não ficaram nada satisfeitos com a chance de uma virada de mesa.

Fifa deixa para outubro a definição das cidades-sede para Copa das Confederações

A definição de quais serão as cinco cidades-sede da Copa das Confederações de 2013 no Brasil não sairá antes de outubro. A Fifa, que recebeu pedidos do governo brasileiro para antecipar para esta semana a divulgação, já descartou, na última segunda-feira, a possibilidade de fazê-lo. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

No próximo sábado, no Rio de Janeiro, acontece o sorteio dos grupos para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014 e, a princípio, este evento também serviria para a Fifa divulgar o palco da abertura do Mundial, além das cinco cidades que receberão jogos da Copa das Confederações. No entanto, ainda em junho, a entidade máxima do futebol já havia adiado para outubro todas essas definições.

Acontece que o governo brasileiro tinha a intenção de antecipar a divulgação, tanto do local de abertura da Copa, quanto das cidades-sede do chamado "torneio-teste" do Mundial, para o evento deste final de semana no Rio. Mas, de acordo com a Folha, a disputa entre Salvador, Porto Alegre e Fortaleza pelas duas vagas restantes para sediar a competição - as três outras já estão com Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro - acabou adiando mesmo esta definição da Fifa apenas para outubro.

Na última segunda, o presidente da entidade, Joseph Blatter, desembarcou no Rio de Janeiro, onde fará, durante a semana, uma série de reuniões com o Comitê Olímpico Local (COL) para acertar detalhes para a Copa do Mundo de 2014. No sábado, acontece o primeiro evento oficial envolvendo o Mundial, na Marina da Glória, onde serão sorteados os grupos das Eliminatórias da competição.

Após Copa América, Batista não é mais técnico da Argentina

Na mesma reunião da Associação de Futebol da Argentina que anunciou a nova fórmula do Campeonato Argentino, ficou decidido que Sergio Batista não é mais o técnico da seleção nacional. A entidade afirmou que vai passar uma semana avaliando quem será o seu substituto.

Entre os candidatos, está Alejandro Sabella. O ex-comandante do Estudiantes assumiria o Al-Jazira, nesta segunda-feira, mas adiou sua viagem para Dubai. Apesar das especulações, a AFA ainda não divulgou possíveis substitutos para o cargo.

O porta-voz da entidade, Ernesto Cherquis Bialo, também quis ressaltar que Batista não foi oficialmente demitido, mas, apesar disso, não revelou o real motivo da saída do treinador. Sem técnico, o amistoso contra a Romênia, na próxima data Fifa, foi cancelado.

Batista assumiu a seleção nacional após a saída de Diego Armando Maradona, eliminado nas quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul. Entre seus principais resultados, está uma goleada por 4 a 1 sobre a campeã mundial Espanha. No total, foram 17 jogos, com oito vitórias, seis empates e apenas três derrotas.

No entanto, ele fracassou na Copa América, em casa, caindo também nas quartas de final. Após empatar com Bolívia e Colômbia, o time venceu a Costa Rica, mas foi eliminado nos pênaltis pelo campeão Uruguai.

Com lesão muscular, Barrios desfalca Borussia no início da temporada

Atual campeão alemão, o Borussia Dortmund não poderá contar com um dos seus destaques na última temporada para o início das competições europeias em agosto. O atacante Lucas Barrios sofreu uma lesão muscular quando jogava a final da Copa América pelo Paraguai, no último domingo, e ficará fora dos gramados de duas a três semanas, de acordo com informações oficiais do clube.

O primeiro compromisso oficial do Borussia na temporada 2011/12 será no próximo dia 5 de agosto e Barrios ainda não estará em condições de jogo para este primeiro jogo. O atacante, que deixou o campo na decisão da Copa América sentindo uma lesão muscular forte, segue em recuperação no clube e deverá voltar somente depois das primeiras rodadas do Campeonato Alemão.

Na última temporada, Barrios marcou 16 gols em 32 jogos com a camisa do Borussia e conquistou o título alemão com o clube na temporada.
Barrios sofre lesão e fica fora por pelo menos duas semanas
Barrios sofre lesão e fica fora por pelo menos duas semanas
Crédito da imagem: Reuters

Ausência de Lionel Messi esvazia viagem do Barcelona aos EUA

A organização do torneio amistoso Herbalife World Football Challenge confirmou a baixa do argentino Lionel Messi com o Barcelona para a viagem que a equipe espanhola fará a partir desta semana aos Estados Unidos.

A ausência de Messi tira parte do atrativo da viagem do Barcelona para disputar três partidas amistosas dentro do torneio que teve a participação do Real Madrid e que prossegue com os ingleses Manchester United e Manchester City.

Também jogaram a competição a italiana Juventus, o Sporting de Portugal, o América do México e o Chivas, também mexicano.

A ausência de Messi será sentida especialmente pelo presidente americano, Barack Obama, que manifestara seu desejo pessoal de conhecer a estrela do futebol argentino, e havia até a possibilidade de uma audiência na Casa Branca para receber o Barcelona.

Pep Guardiola, treinador do atual campeão espanhol e europeu, decidiu dar mais descanso a Messi depois de sua participação na Copa América com a seleção argentina, que, jogando em casa, caiu frente ao Uruguai nas quartas de final.

Pelo mesmo motivo, não viajarão aos EUA o lateral direito brasileiro Daniel Alves, o volante argentino Javier Mascherano e o atacante chileno Alexis Sánchez, a mais recente contratação da equipe.

O Barcelona enfrentará em 30 de julho o atual campeão inglês, o Manchester United, no primeiro encontro após a vitória da equipe espanhola por 3 a 1 na final da Liga dos Campeões da Europa, em maio passado.

Posteriormente, o Barcelona seguirá para Miami, onde em 3 de agosto enfrentará o Chivas, e três dias depois encerrará a viagem em Arlington (Texas), em duelo contra o América do México.

Em torneio na Alemanha, Inter e Barcelona reeditam final do Mundial de 2006

O superlotado calendário do futebol do Brasil tirou o colorido da participação dos clubes do país em torneios amistosos no verão europeu. Aproveitando-se da exposição pelas conquistas internacionais nos últimos anos, o Inter tenta desbravar este mercado novamente.

Os colorados participam, a partir desta terça-feira, da Copa Audi, em Munique, com gigantes do velho continente. A estreia será contra o Barcelona, às 13h15 (de Brasília). Na quarta-feira, os gaúchos enfrentam Bayern ou Milan, que fazem o jogo de fundo de terça.

O adversário traz ares de nostalgia. Impossível não lembrar a final do Mundial de 2006. Assim como naquele domingo histórico, o Inter vestirá branco. As coincidências param por aí. O momento é diferente, a vida dos dois tomou rumo distinto nesse período e os objetivos em campo são bastante diversificados.

O Barça, melhor time do mundo, chega sem seus jogadores sul-americanos, em férias após a disputa da Copa América. Em campo nada de Messi, Mascherano e o recém contratado Sánchez. A competição é a oportunidade para dar ritmo de jogo diante de adversários tradicionais. Com pouco mais de uma semana de trabalho, os catalães fizerem seu primeiro amistoso no fim de semana, empatando por 0 a 0 com o Hadjuk Split, da Croácia.

Para o Inter é o oposto. O significado de entrar na Allianz Arena contra clubes tradicionais da Europa tem muito valor não só esportivo, mas também para organizar o momento colorado. Ter a oportunidade de vencer um adversário do peso do Barcelona é a oportunidade de afirmar um time que oscila no Campeonato Brasileiro, sem conseguir uma série convincente de atuações.

"É uma copa curta e então temos que dar o máximo nestes dois jogos. É muito difícil estar acontecendo isto para o futebol brasileiro. Esperamos que possamos abrir portas para outras equipes. Sabemos da qualidade dos outros times, mas eles terão que ter respeito pela gente, pois somos campeões mundiais e da Libertadores", disse Leandro Damião, para onde os olhares de diversos clubes da Europa estão voltados.

O time segue sendo comandado pelo interino Osmar Loss, enquanto um substituto de Falcão não é escolhido. Juan e Oscar, na Seleção Brasileira Sub-20, Índio, Guiñazu e Zé Roberto, lesionados, são as ausências coloradas.

A outra meta vermelha é fortalecer a imagem do Inter no exterior. Para isso, os dirigentes têm sacrificado o calendário de jogos. Em 2008, a pré-temporada foi atípica com a participação em um torneio em Dubai, vencido sobre a Inter de Milão. Agora, os cartolas abarrotaram a tabela de partidas no Campeonato Brasileiro para atuar em Munique.

Nos ingressos para a competição, o Inter foi mencionado como "Porto Alegre" escancarando a necessidade de um maior conhecimento do futebol brasileiro. Mas, ao menos, o Barcelona sabe quem é o Inter. Não tem como esquecer 2006.

Confrontos entre Inter e Barcelona:

1980 - Barcelona 2 x 2 Inter - Amistoso
1982 - Barcelona 1 x 0 Inter - Torneio Teresa Herrera
1982 - Barcelona 0 x 0 Inter (4 a 2 para o Inter nos pênaltis) - Torneio Joan Gamper
1989 - Barcelona 1 x 0 Inter - Torneio Joan Gamper
2006 - Inter 1 x 0 Barcelona - Mundial de Clubes

FICHA TÉCNICA
BARCELONA X INTERNACIONAL

Local: Estádio Allianz Arena, em Munique (Alemanha)
Data: 26 de julho, terça-feira
Horário: 13h15 (de Brasília)

BARCELONA: Valdés; Dalmau, Fontás, Abidal e Maxwell; Keita, Thiago Alcântara e Busquets; Jeffren, David Villa e Afellay
Técnico: Pep Guardiola

INTERNACIONAL: Muriel; Nei, Bolívar, Rodrigo e Kleber; Elton, Tinga, Bolatti, Andrezinho e D'Alessandro; Leandro Damião
Técnico: Osmar Loss (interino)

Agüero vai à Inglaterra na quarta para assinar por cinco anos com o City, diz jornal

Após uma longa novela envolvendo o futuro do atacante argentino Sergio “Kun” Agüero, do Atlético de Madri, o capítulo final pode ser conhecido já na próxima quarta-feira. Segundo informações do diário espanhol Marca, o jogador deve chegar a Londres para assinar contrato com o Manchester City, provavelmente por cinco temporadas.

Agüero deve viajar para a capital britânica acompanhada por seus representantes e também por dirigentes do Atlético para acertar os últimos detalhes da negociação com o City. O atacante já teria decidido atuar na equipe inglesa e, segundo o jornal madrilenho, faltaria só convencer sua família, “um dos principais obstáculos”.

Depois de afirmar publicamente várias vezes que não gostaria mais de vestir a camisa do Atlético de Madri, Agüero foi sondado por alguns dos principais clubes da Europa. Além do City, manifestaram interesse na contratação do argentino o Real Madrid e a Juventus.

O atacante recentemente disputou a Copa América pela seleção da Argentina, mas não ficou alheio às negociações sobre seu futuro. A cláusula rescisória de Agüero com o Atlético de Madri é de 45 milhões de euros, algo em torno de R$ 100 milhões.

Copa Paulista

Primeira fase
Terceira rodada
Oeste 0 x 2 Penapolense

Liga Futsal

Segunda FaseGazin/Oi/Penalty/Umuaruma 4 x 4 Corinthians/São Caetano/Unip
São José/ValeSul Shopping 2 x 2 Poker/PEC/Petrópolis
Hipper Freios/Unisul 5 x 5 Intelli/Orlândia