terça-feira, 1 de abril de 2014

LIBERTADORES 2014

(0)RAG Real Garcilaso X Defensor Sporting DSP(2)

Liga dos Campeões 2013/14

(1)MAN Manchester United X Bayern de Munique MUN(1)

Liga dos Campeões 2013/14

(1)BAR Barcelona X Atlético de Madri ATL(1)

Flamengo reage e tenta cartada final para contratar Elias

entrevista Elias Flamengo (Foto: André Durão)Elias aguarda uma definição para voltar ao Brasil após três meses sem jogar (Foto: André Durão)
Foram muitos capítulos. Demorou. Esfriou. Mas nopenúltimo dia da janela de transferências de jogadores do exterior para o Brasil, o Flamengo resolveu apimentar a novela Elias. Diante da pressão do Corinthians, que entrou firme na briga para contratar o volante e está otimista para finalizá-la, o Rubro-Negro agiu pesado desde a última sexta-feira. 

Wallim Vasconcellos, vice de futebol do Fla, entrou em contato diretamente com o Sporting e encaminhou acordo para parcelar os direitos do jogador. A proposta é de 4 milhões de euros (cerca de R$ 12,45 milhões) por 50% dos direitos econômicos, parcelados em quatro anos, sendo um milhão por temporada e a primeira bolada tendo que ser quitada ao desfecho da negociação. 

O clube conseguiu garantia bancária junto a uma empresa parceira. No entanto, o Flamengo está receoso por três fatores: o prazo curto (até terça-feira), a concorrência do Corinthians e o aval do grupo de investidores que detém a outra metade dos direitos de Elias e é capitaneado pelo empresário português Jorge Mendes. 
Entre Flamengo e Elias está tudo certo. Os salários já foram definidos, e tiveram reajuste diante dos vencimentos do jogador no ano passado. O jogador está em Lisboa à espera da resposta definitiva do Sporting sobre o vencedor da disputa. 
CORREÇÃO:diferente do que foi informado inicialmente, a janela de transferências para jogadores vindos do exterior se encerra nesta terça, 1º de abril, e não nesta segunda. O erro foi ao ar às 13h25m e corrigido às 18h48m.

Invicto na Superliga, Osasco vai jogar Mundial de Clubes como convidado

Semifinalista da Superliga, competição na qual venceu todas as suas 28 partidas, o Osasco recebeu uma grande notícia nesta segunda-feira. O time foi convidado pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) para participar do Mundial de Clubes, entre os dias 7 e 11 de maio, em Zurique, na Suíça. A equipe da Grande São Paulo, que foi campeã mundial em 2012, havia perdido dentro de quadra a sua chance de classificação ao ser derrotada pelo Sesi-SP na final do Sul-Americano de Clubes, no mês passado, em Osasco. Por conta disso, o time paulistano é o outro representante brasileiro na busca pelo título mundial.
O Mundial vai contar com seis equipes, divididas em dois grupos de três. Além de Osasco e Sesi-SP, também estarão presentes o campeão europeu Dinamo Kazan, da Rússia, o time da casa Volero Zurich, o campeão asiático, que será definido na metade de abril, e mais um convidado a ser anunciado pela FIVB.
Osasco x Brasília Superliga (Foto: Joel Rodrigues/FotoJump/Divulgação)Meninas do Osasco comemoram vitória na Superliga (Foto: Joel Rodrigues/FotoJump/Divulgação)

– É com enorme satisfação que recebemos essa notícia de que iremos disputar o Mundial de Clubes. Essa confirmação é um reconhecimento pelo nosso trabalho em todas as edições do Mundial e também pelo nosso desempenho na atual Superliga, já que estamos há 28 partidas invictas. Conquistamos o título em 2012 e estivemos no pódio em 2010 e 2011, por isso, considero que fomos premiados com essa escolha e estamos muito felizes em participar de uma competição tão importante como essa – afirmou o supervisor técnico do Osasco, Benedito Geraldo Crispi.
O vôlei brasileiro feminino vai atrás do seu terceiro título mundial de clubes. Além da conquista do Osasco em 2012, o país também levantou o caneco da competição em 1994, com o Sorocaba.

Fabi diz que Fla é inspiração para semi e acredita em vaga na Libertadores

Volei Fabi Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)Destaque do Rio de Janeiro, Fabi diz que Flamengo é inspiração para semifinal (Foto: Divulgação)
O comportamento do time naquele tie-break, a dificuldade de marcar um pontinho para assegurar a vitória no jogo 1 da série de quartas de final contra o Pinheiros incomodou. Era preciso reagir, se superar. Na sexta-feira, a voz de Fabi podia ser ouvida guiando, empurrando as companheiras e questionando até a marcação da arbitragem. Ao término do confronto, deixou a quadra com o troféu de melhor jogadora e a vaga na próxima fase da Superliga no bolso. Tinha também uma certeza: o Flamengo, seu time de coração, continua a ser uma inspiração. 

Na quarta-feira, foi ao Maracanã apoiar a equipe comandada por Jayme de Almeida. Abre um sorriso e esbanja confiança na classificação do Rubro-Negro nas oitavas de final da Taça Libertadores. Se empatar com o Emelec-EQU, no dia 2 de abril, em Guayaquil, dependerá de uma vitória simples sobre o León, em 9 de abril, no Maracanã, para seguir na competição. 

- Acredito no Flamengo sempre. E nesses momentos quando tudo parece dar errado, é que se supera. Acredito que vamos ganhar do Emelec e sair dessa situação. O Bernardo não gosta muito que eu fale isso, mas o Flamengo é uma inspiração para a equipe e caminha junto. Quando tem um revés, a gente tem. Quando tem uma superação, a gente tem também - ri a líbero.

A da última partida, dentro de quadra, Fabi guarda como ponto alto o comportamento de suas companheiras. Mas sabe que se quiserem chegar longe outra vez, o time terá de melhorar. E não só em um ou outro aspecto. 

- Temos que melhorar tudo como o Bernardo nos disse (risos). Ele é um eterno insatisfeito. O time pode estar ganhando e ele sempre acha que dá para melhorar mais. Isso contagia. E eu vou com ele! O Pinheiros valorizou muito essa série. Sabíamos que seria duríssima, contra um time perigoso, que não desiste nunca. A gente sabia que elas viriam para tentar aprontar. Aquele tie-break deixou uma incógnita de como a equipe iria se comportar no jogo seguinte. E conseguimos segurar a pressão. 
Fabi, do vôlei, no Maracanã (Foto: Fabio Leme)Torcedora fanática do Rubro-Negro, Fabi acredita em vaga na Libertadores (Foto: Fábio Leme)



Contra o Campinas, a experiente jogadora sabe que a dificuldade será ainda maior. Na fase de classificação, o time de José Roberto Guimarães levou a melhor nas duas vezes em que se enfrentaram. Duas vitórias por 3 sets a 2.  

- É um time de grandes estrelas, que foi montado para brigar pelo título. Terminou a fase de classificação na nossa frente. Vamos precisar brigar e todo mundo se entregar. Sabemos que há alguns anos adversários tentam quebrar essa nossa sequência de chegar a uma decisão. Mas nós temos espírito de luta.

Campinas usa semana livre para deixar Tandara pronta para semifinal

Tandara Campinas (Foto: Felipe Christ/Vôlei Amil)Zé Roberto conta com Tandara para semifinal contra o Rio (Foto: Felipe Christ/Vôlei Amil)
Fechar as quartas de final contra o São Caetano em 2 a  0 permitiu ao Campinas ganhar mais tempo para recuperar uma de suas principais jogadoras. Fora das duas partidas das quartas de final contra o São Caetano devido a um entorse no tornozelo, a oposto Tandara tem pelo menos mais uma semana para ficar pronta para enfrentar o Rio de Janeiro na série semifinal melhor de três. Em seu segundo ano de projeto, Campinas busca a inédita vaga para a decisão do torneio. 
A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) ainda não divulgou as datas da semifinal. A expectativa é que os times iniciem a disputa a partir de 7 ou 8 de abril. Até lá, o técnico José Roberto Guimarães acredita que Tandará estará à disposição. 
A jogadora iniciou os trabalhos com bola no fim da última semana, mas ainda não reunia totais condições de jogo. Por precaução, desfalcou a equipe na vitória por 3 a 0 sobre o São Caetano, na sexta passada. 
- Tudo leva crer que a Tandará poderá atuar contra o Rio de Janeiro. O processo já está bem avançado. Na semana livre, vai dar para intensificar os treinos com bola e vamos poder sentir como ela estará em relação à contusão - comentou Zé Roberto. 
Tandara sentiu o problema dia 14 de março, durante o triunfo por 3 a 0 sobre o Brasília, fora de casa, pela última rodada da fase de classificação. O susto foi tão grande que ela deixou o ginásio chorando direto para o hospital para realizar exames mais detalhados. Com 430 pontos em 26 jogos, ela é a maior pontuadora do torneio até o momento. Na Superliga passada, o posto também foi dela. A diferença é que, na oportunidade, quando defendia o Sesi, a oposto marcou 417 pontos durante toda a competição, contando os playoffs. Marca já superada na atual temporada. 

Campeã olímpica, Sandra Pires rasga elogios a Talita: 'Melhor da atualidade'

Uma das pioneiras do vôlei de praia brasileiro, Sandra Pires se aposentou há cinco anos, mas muitas de suas marcas ainda permanecem intactas. Desde 2009, quando conquistou o tricampeonato do Rainha da Praia, a campeã olímpica nunca havia sido alcançada. Até chegar Talita, a atleta que saiu de Aquidauana (MS) para o mundo, colecionando importantes conquistas nas areias. Número um do ranking mundial e medalhista de bronze no Mundial de 2009, a sul-mato-grossense foi coroada pela terceira vez no último domingo, igualando o feito da carioca. Emocionada por ser lembrada, Sandra rasgou elogios a Talita. 
- Acho que faz parte do esporte os atletas conquistarem títulos, igualarem e superarem marcas, é muito bacana. A Talita é a nossa melhor jogadora da atualidade. Ela é uma atleta completa, que evoluiu muito e amadureceu. E está de parabéns porque não é fácil jogar esse torneio, tem que ter muita versatilidade. Eu joguei 11 edições para vencer três. Fui princesa várias vezes, mas princesa não vale nada, só vale ser rainha. Fico feliz de ainda estar sendo lembrada, estou parada desde 2009. O Rainha é um torneio prazeroso. Sou carioca, é difícil não achar maravilhoso jogar em Ipanema e poder ter família e os amigos por perto. E você fica com a coroa o ano inteiro - disse a ex-jogadora. 
Rei e Rainha da Praia (Foto: Divulgação/Rei e Rainha da Praia)Rainha da Praia em 2000, 2001 e 2009, Sandra rasgou elogios à Talita (Foto: Divulgação/Rei e Rainha da Praia)
Feliz com o título, Talita afirma que nada teria sido possível sem a ajuda de Maria Elisa, que marcou 20 pontos na final contra Ágatha e Maria Clara. As atletas formaram uma parceria por quatro anos, de 2009 a 2012, quando Maria Elisa aceitou substituir Larissa como dupla de Juliana. Juntas, elas conquistaram o bronze no Mundial no ano de estreia, em Stavanger, na Noruega, além de oito etapas (um total de 25 pódios) do Circuito Mundial, sendo vice-campeãs da competição em 2009 e 2010. Entrosamento que fez diferença na decisão. 
- É inegável que formamos um grande time, não é à toa que garantimos a vaga para as Olimpíadas de Londres (na ocasião, terminaram em nono lugar). A Maria é a jogadora que eu tenho mais afinidade em quadra por ter jogado mais tempo. Mas é uma afinidade que ela pode ter também com a Juliana e eu com a Taiana, com quem eu estou construindo uma história. Não teria sido rainha sem a Maria. Quem fez a maioria dos pontos não é coadjuvante, parecia que era ela que estava disputando a coroa. Para mim, a Maria foi a estrela principal e eu espero poder retribuir essa ajuda no futuro. Não só pelo que ela fez este ano, mas por ter me ajudado a ganhar a minha primeira coroa, em 2008. Agora, vou curtir meu reinado um pouquinho. 
Talita Rainha da praia troféu vôlei de praia (Foto: Mauricio Kaye)Talita beija o troféu após ser coroada pela terceira vez no Rainha da Praia (Foto: Mauricio Kaye)
Para Talita, defender a coroa no ano que vem será ainda mais complicado.
- Quero muito vencer em 2015, mas será difícil. Estaremos perto de 2016 e as duplas estarão mais bem preparadas. As Olimpíadas são o meu objetivo final. Eu e Taiana temos uma longa caminhada e vamos trabalhar passo a passo, ano a ano. Independentemente de quem estiver no Rio, é certo que o Brasil será muito bem representado. Temos grandes atletas e só passam duas duplas. Vai ser uma briga boa, de alto nível. 
Esperança de pódio em 2016
Medalhista de ouro nos Jogos de Atlanta 1996 e bronze em Sidney 2000, Sandra destacou o equilíbrio de forças no país desde o rompimento de Juliana e Larissa, hexacampeãs mundiais. Segundo ela, as duplas que estão na briga pelas duas vagas olímpicas são Talita/Taiana, Ágatha/Bárbara, Juliana/Maria Elisa e Maria Clara/Carol. 
- A dupla da Juliana e da Larissa tinha uma hegemonia muito grande tanto no Circuito Mundial como no Brasileiro. Só dava elas, que ganhavam tudo durante muitos anos. Depois que a Larissa parou de jogar, não existe mais dupla mais forte, todas têm chances. Talita e Taiana venceram o Circuito Mundial, Agatha e Barbara foram bicampeãs brasileiras e todas estão evoluindo. Estamos vivendo uma fase intermediaria. Passamos do momento Shelda/Adriana, eu e Jacqueline e Mônica/Adriana para Juliana/Larissa até essas quatro boas duplas. Acredito que p Brasil estará brigando pelos lugares mais altos do pódio em 2016.  
* Colaborou Renata Heilborn, estagiária do GloboEsporte.com
Info_Rei-Rainha_PRAIA (Foto: Infoesporte)

Informações e palpites do PVC para as finais dos Campeonatos do Rio, São Paulo e Rio Grande do Sul



CAMPEONATO PAULISTA
SANTOS x PENAPOLENSE
Domingo, Vila Belmiro, 16h
SANTOS - Problemas - Gustavo Henrique (machucado) - Time provável (4-2-3-1) - Aranha, Cicinho, Neto, David Braz e Mena; Arouca e Cícero; Geuvânio, Gabriel e Thiago Ribeiro; Leandro Damião. Técnico: Oswaldo Alvarez
Últimos cinco jogos - vvevv
PENAPOLENSE - Problemas - Nenhum - Time provável (4-2-3-1) - Samuel, Rodinei, Jaílton, Gualberto e Rodrigo Biro; Liel e Washington; Alexandro, Guaru e Petros; Douglas Tanque. Técnico: Narciso
Últimos cinco jogos - ededd
CURIOSIDADE - Como jogador, Narciso foi zagueiro do Santos vice-campeão brasileiro de 1995 e campeão da Copa Conmebol de 1998, como titular.
PALPITE - Santos
PALMEIRAS x ITUANO
Domingo, Pacaembu, 18h30
PALMEIRAS - Problemas - França (machucado), Bruno Oliveira (machucado) - Time provável (4-2-2-2) - Fernando Prass, Wendell, Lúcio, Tiago Alves e Juninho; Marcelo Oliveira e Wesley; Bruno César e Valdivia; Alan Kardec e Leandro. Técnico: Gílson Kleina
Últimos cinco jogos - vdvvv
ITUANO: Problemas - Nenhum - Time provável (4-2-3-1) - Vagner, Dick, Alemão, Ânderson Salles e Denner; Josa e Paulinho; Jackson Caucaia, Cristian e Esquerdinha; Rafael Silva. Técnico: Doriva
Últimos cinco jogos - evved
CURIOSIDADE - A semifinal reúne as duas melhores defesas do Campeonato Paulista.
PALPITE - Palmeiras
CAMPEONATO CARIOCA
FLAMENGO x CABOFRIENSE

Sábado, Maracanã, 18h30
FLAMENGO - Problemas - Léo (machucado), Leonardo Moura (machucado), João Paulo (machucado, dúvida), André Santos (machucado), Victor Cáceres (machucado) - Time provável (4-2-3-1) - Felipe, Digão, Wallace, Samir e Paulinho; Amaral e Márcio Araújo; Luís Antônio, Gabriel e Everton; Hernane. Técnico: Jayme de Almeida
Últimos cinco jogos - vvdee
CABOFRIENSE - Problemas - Nenhum - Time provável (4-2-3-1) - Cetin, Rodrigo Dias, Luizão, Victor Silva e Leandro; Jardel e Daniel Tijolo; Éberson, Keninha e Silvano; Fabrício Carvalho. Técnico: Alexandre Barroso
Últimos cinco jogos - dddee
CURIOSIDADE - Jayme de Almeida foi campeão carioca como jogador em 1974. Pode ser campeão estadual como técnico e jogador, como foram Carlinhos, Zagallo e Luxemburgo, três dos últimos cinco vencedores no Rio com o Fla.
PALPITE - Flamengo
FLUMINENSE x VASCO
Domingo, Maracanã, 16h
FLUMINENSE - Problemas - Jean (expulso) - Time provável (4-3-1-2) - Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Elivélton e Carlinhos; Valencia, Rafinha, Diguinho e Conca; Fred e Walter. Técnico: Renato Gaúcho
Últimos cinco jogos - evdee
VASCO - Problemas - William Barbio (machucado) - Time provável (4-2-3-1) - Martin Silva, André Rocha, Luan, Rodrigo e Marlon; Guiñazú e Pedro Ken; Éverton Costa, Douglas e Reginaldo; Edmílson. Técnico: Adílson Batista
Últimos cinco jogos - eveev
CURIOSIDADE - O Fluminense não vence o Vasco desde a decisão da Taça Guanabara de 2012. São sete clássicos, com quatro vitórias vascaínas e três empates.
PALPITE - Vasco
CAMPEONATO GAÚCHO
GRÊMIO x INTERNACIONAL

Domingo, Arena do Grêmio, 16h
GRÊMIO - Problemas - Zé Roberto (machucado), Kleber (machucado) - Time provável (4-1-4-1) - Marcelo Grohe, Pará, Rhodolfo, Werley e Wendell; Edinho; Dudu, Ramiro, Riveros e Luan; Barcos. Técnico: Enderson Moreira
Últimos cinco jogos - vveve
INTERNACIONAL - Problemas - Rafael Moura (machucado, dúvida) - Time provável (4-2-3-1) - Dida, Gilberto, Paulão, Juan e Fabrício; Williams e Aránguiz; Alex, D'Alessandro e Jorge Henrique; Wellington Paulista. Técnico: Abel Braga
Últimos cinco jogos - vvvvv
CURIOSIDADE - Grêmio e Inter não decidiam o Campeonato Gaúcho desde 2011, quando os colorados saíram com o título ganhando a final por 3 x 2, após perderem o primeiro jogo pelo mesmo placar. Renato Gaúcho era o técnico do Grêmio e Paulo Roberto Falcão do Inter.
PALPITE - Grêmio

Tops da Semana: Bayern campeão e recordista, Real e Barça no retrovisor do Atlético e novo líder do Inglês



Leonardo Bertozzi traz os destaques do futebol internacional no Tops da Semana. Com a vitória por 4 a 0 sobre o Tottenham, o Liverpool assumiu a liderança do Campeonato Inglês. Os brasileiros Kaká e Diego Costa, naturalizado espanhol, se destacaram, respectivamente, nos triunfos de Milan e Atlético de Madri, dono do primeiro lugar na Espanha. Na Alemanha, Reus fez um hat-trick, enquanto o Bayern de Munique garantiu o título com antecedência recorde. Assista!
Bayern campeão e recordista, Real e Barça no retrovisor e novo líder do Inglês

50 anos do golpe: jornalista trabalhou para militares e denunciou colegas de redação



Arquivo
Jornalistas em protesto contra a ditadura militar instaurada em golpe em 1º de abril de 1964, há 50 anos
Marcos de Castro e Fernando Gabeira na ala dos jornalistas, durante a 'Passeata dos Cem Mil', em 1968
Vítimas da brutal repressão, linhas de frente nos anos de chumbo, autores de páginas memoráveis na resistência. Papéis já bem conhecidos para jornalistas na história dos 50 anos de golpe militar. Mas o outro lado também existiu.
Sempre se soube que as redações de jornal, como qualquer outro ambiente da sociedade naquele momento, eram vigiadas e com informantes da repressão. As suspeitas de tantos da imprensa de então são agora comprovadas em longos relatórios encontrados nos arquivos recém-abertos do regime militar: um jornalista, de identidade ainda desconhecida, fazia relatórios para o Centro de Informação do Exército (CIE), diretamente para o gabinete do Ministro do Exército, dando nomes e traçando a conduta de seus colegas.
Em um dos relatórios, de 1971, denominado "Panorama da Imprensa Brasileira", o alcaguete destaca o papel de jornalistas nos postos chaves das empresas, tece comentários sobre os comandos dos meios de comunicação, explica, didaticamente e com conhecimento de causa, o funcionamento de uma redação e alerta para o domínio e a inflitração do Partido Comunista em todos os setores de um jornal.
Reprodução
'Panorama da Imprensa Brasileira', relatório de jornalista sobre seus pares para o regime militar
'Panorama da Imprensa Brasileira', relatório de jornalista sobre seus pares para o regime militar
Em seu guia, enumera em tópicos itens ensinando como a tal "máquina comunista" dava "conteúdo ideológico para matérias". Explicando didaticamente a função de um repórter, de um redator e dos chefes; relata como tal máquina agiu no dia seguinte ao AI-5. "O número do JB que saiu no dia seguinte à edição do AI-5 é um primor de competência dos profissionais da máquina. Nessa edição, a máquina atuou decisivamente, podendo mesmo ser responsável exclusiva pela edição que driblou a censura imposta naquela noite pelo governo, produzindo até matérias esportivas contra o governo e o AI-5. Até no 'Tempo' a máquina influiu: 'Tempo bastante nublado com tempestade à vista' é o que dizia o texto do 'Tempo', no alto da primeira página daquela edição do JB".
Mais influente jornal naquele momento, o Jornal do Brasil foi o alvo principal das observações do delator. As previsões do tempo relatadas por ele com indignação, são hoje consideradas peças históricas da resistência no Brasil. Pela atenção e nível de detalhamento no relatório, é possível se supor que tenha vindo de alguém do próprio Jornal do Brasil, versão que muitos de então acreditam. TV Globo, Correio da Manhã, revista O Cruzeiro, todos estão no radar. 
Reprodução
O relatório em detalhes: denúncia de comunistas dentro das redações e a força do Partidão entre os jornalistas
O relatório em detalhes: denúncia de comunistas dentro das redações e a força do Partidão entre os jornalistas
Os diretores de cada veículo são analisados. Como trabalham, quem são, como agem. Quem são os autores dos editoriais, quem tem afinidade ideológica com o regime.
A inflitração de agentes da repressão ou colaboradores foi prática mais do que recorrente nos anos de chumbo. Para muitos militares de então, a "infiltração foi a razão da vitória sobre a chamada subversão", como conta o historiador Carlos Fico, em entrevista ao episódio brasileiro da série 'Memórias do Chumbo: o futebol nos tempos do Condor'.

Mão: o eterno problema da arbitragem



Na regra: "É tiro livre direto tocar na bola com as mãos intencionalmente, exceto o goleiro dentro de sua própria área penal."
Este é o texto da regra que considera o uso da mão como falta, nada mais. Para tentar ajudar na interpretação, a Fifa elencou alguns requisitos:
- o braço tem que ir de encontro com a bola e não a bola ao encontro do braço;
- a distância entre a bola e o adversário;
- o movimento do braço tem que ser natural;
- a tentativa de evitar o toque da bola com o braço;
- utilização do braço como auto-defesa;
Vejam os lances do fim de semana:
Com ou sem intenção? Árbitro dá pênalti polêmico a favor do Celta contra o Sevilla
Neymar e defensor do Espanyol tocam com a mão na bola, e árbitro 'escolhe' dar pênalti para o Barcelona
Assim vale? Na França, jogador do Ajaccio chuta, bola desvia na mão de companheiro e vai para o gol

Periquito dança e Trio de Ferro vira sucata. Peixe e Ituano decidem Paulistinha

‘No creo em brujas, pero que las hay, las hay'. Varre, varre vassourinha... Os periquitos em revista já sentiram o primeiro golpe da maldição do centenário.
Depois de 23 jogos sem derrota na casa alugada do Pacaembu, que recebeu 29.166 pagantes, o Palmeiras sucumbiu diante do Ituano por 1 a 0 e caiu fora do Paulistinha, a pré-temporada com ingresso pago.
O único gol foi marcado por Marcelinho, campeão da Copa São Paulo pelo Corinthians em 2009.
Um vexame que não fica nada a dever aos coirmãos Corinthians e São Paulo. Um Trio de Ferro que virou sucata.
A coleção de lata velha começou com a eliminação do 'bando de loucos' ainda na fase de classificação. Prosseguiu com o soberano Tricolor nas quartas de final. E fechou a gloriosa trinca com a derrota palmeirense nas semifinais, no dia em que o ‘professor' Gilson Kleina comemorou 46 anos e 100 jogos no comando da equipe.
A festa do interior teve início no vestiário palmeirense: Valdivia com o bumbum no banco por não estar 100% fisicamente.
Continuou no gramado. Alan Kardec, artilheiro do time com nove gols, sentiu uma lesão e foi substituído por Vinícius. No intervalo, mais problema: o goleiro Fernando Prass reclamou de dores no tornozelo e Bruno assumiu a posição.
Baleado, Valdivia entrou no segundo tempo, mas pouco fez. Com uma forte marcação e jogadas velozes, o Ituano chegou à histórica vitória aos 38 minutos. O ex-corintiano Marcelinho acertou belo chute de fora dá área e mandou o periquito para o espaço.
A equipe de Itu vai decidir o caneco com o Peixe, que sofreu barbaridades para superar o Penapolense no aquário da Vila Belmiro.
O time santista saiu na frente (Cícero), tomou a virada (Guaru e Douglas Tanque), empatou (Leandro Damião) e carimbou a classificação na bacia das almas (Stéfano Yuri, aos 42 minutos do segundo tempo).
A vitória santista veio do banco, mais precisamente do ‘professor' Oswaldo de Oliveira. Depois de Leandro Damião, o atacante de R$ 42 milhões, perder vários gols, o treinador apostou no garoto Yuri. Bingo! No primeiro toque na bola, ele garantiu a festa do Peixe.
O primeiro duelo da final terá o mando de campo do Ituano. O segundo deve ser na Vila. O Peixe chega pela sexta vez consecutiva à final do Paulistinha. Já a equipe do interior tem a chance de buscar o segundo título paulista. Ganhou em 2002, numa edição que não tinha os quatro grandes.
                                                           ##########
Pitacos da rodada 1. Nau vascaína afunda Fluminense com ‘matador' Edmilson (11 gols), no ‘new Maraca' (15.925 pagantes), e decide o Carioquinha com o Flamengo - time de São Januário perdeu as quatro últimas finais contra o Urubu e não solta o grito de campeão estadual desde 2003; há oito embates o Tricolor não vence o Vasco (cinco vitórias e três empates) - nos últimos 20 anos, 33 vitórias vascaínas, 13 do Flu e 32 empates.
Pitacos da rodada 2. De virada, Saci colorado derruba imortal Grêmio por 2 a 1, com dois gols de Rafael Moura (pirata Barcos abriu o placar), e só depende de um empate no segundo confronto pelo Gauchinho para levantar a taça pela 43ª vez - após o jogo, o zagueiro Paulão disse ter sido vítima de racismo de um imbecil que estava na torcida do Grêmio; pelo Mineirinho, carrasco Neto Berola marca pela quinta vez contra o Coelho, empata o jogo e leva o Galo à final contra a Raposa (devorou o Boa por 2 a 1, gols de Dagoberto, de pênalti, e Bruno Rodrigo).
Sugismundo Freud. Nem sempre o passado passa.
Bem, amiguinhos. Vôlei, basquete, tênis, futsal, ciclismo, taekwondo, futebol... Nunca na história deste país o esporte esteve tão saudável num mar de lama. Dia sim e outro também pipoca uma denúncia de corrupção. Toma lá, dá cá com o seu, o meu, o nosso rico dinheirinho. E la nave va sem que ninguém tome providências, apesar do alto investimento das estatais como ‘paitrocinadoras'.
Zé Corneta. Mano dos manos, ‘Muriçoca' Ramalho e Gilson Kleina: ‘professores' reprovados com nota 1 (pela presença em campo).
Bem, diabinhos. A gasolina queimada da Petrobras chegou ao esporte. Ministros receberam convites para assistir ao GP Brasil de F-1, ano passado, num camarote VIP da empresa, que serviria para aumentar o relacionamento com clientes. As credenciais davam direito à vista privilegiada do autódromo de Interlagos, acesso aos boxes e buffet especial, além de hospedagem em hotel cinco estrelas para ministros e parentes. Custo estimado por convite: R$ 12 mil.
Dona Fifi. Na boca do chimarrão: o gladiador Kleber, 30 anos, custa pouco mais de R$ 600 mil por mês ao imortal Grêmio.
Gilete press. De Ancelmo Gois, no ‘Globo': "A venda de ingressos no exterior para a Copa está abaixo das expectativas da Fifa. A imagem do país lá fora não anda boa. Já a procura interna de ingressos, inclusive para áreas VIP, está acima do esperado." Aqui se faz, aqui se paga.
Tititi d'Aline. Quando deixar o taco de lado, o venezuelano Miguel Cabrera vai sofrer barbaridades para poder comprar um hambúrguer. Ele renovou com o Detroit Tigers, da MLB, por irrisórios R$ 660 milhões - R$ 66 milhões por ano. O rebatedor será o jogador mais bem pago da liga americana de beisebol.
Você sabia que... o Bangu foi a última equipe pequena que se sagrou campeã carioca, em 1966?
Bola de ouro. Clubes do vôlei. Diante de tantas notícias alvissareiras envolvendo a confederação brasileira do saque, 11 das 12 equipes que disputam a Superliga masculina e quatro do torneio feminino aprovaram a criação da Associação de Clubes de Vôlei. Ela pretende lutar por mais transparência no campeonato nacional. Quer, por exemplo, saber direitinho o destino de cada centavo.
Bola de latão. Espanha. Nada menos que 50 aspones virão com a seleção campeã do mundo ao Brasil. Lá como cá...
Bola de lixo. Palmeiras. Que papelão!
Bola sete. "Muita gente agora vai questionar o elenco, o técnico e o presidente. Mas não vamos jogar tudo no lixo" (do mandachuva e raios do Palmeiras, Paulo Nobre, que garantiu a permanência de Gilson Kleina - o Palestra vai ferver).
Dúvida pertinente. Corinthians, São Paulo e Palmeiras eliminados: cabe desculpa?

Após derrota, a eliminação está longe de ser o pior problema do Palmeiras

Gazeta Press
Paulo Nobre lamentou a tragédia na Arena Corinthians
Paulo Nobre que se prepare: oportunistas aguardavam ansiosos resultado como o de domingo

A derrota para o Ituano eliminou o Palmeiras do Campeonato Paulista. A mais nociva das consequências do resultado para o clube, contudo, será dar munição a uma oposição continuamente danosa e às suas torcidas organizadas violentas e mal acostumadas.
Com ou sem Libertadores, não defendo o desprezo aos estaduais. Por respeito à torcida, qualquer título, quando disputado com a camisa de um grande cube, merece ser jogado e, se possível, conquistado com afinco.
Ou seja: a avaliação do início deste texto nada tem a ver com a importância do Paulistão. Tem a ver apenas com o imenso estrago que "inimigos políticos", estejam eles dentro do clube, na torcida ou até em parte da imprensa que se sente desafiada, são capazes de fazer a um time de futebol.
Não é exclusividade do Palmeiras. Flamengo e Corinthians de hoje que o digam. Historicamente, porém, ninguém sofre tanto com este problema no futebol brasileiro como o clube cujo centenário será celebrado em agosto.
Não se trata de defender determinada ala ou grupo político. Até porque, como se sabe, a oposição de hoje é a situação de amanhã. E vice-versa. E no Palmeiras, invariavelmente, a oposição deixará de lado sua função fiscalizadora para simplesmente atrapalhar e acabar com a paz e as condições de trabalho salubres entre dirigentes, comissão técnica, jogadores e torcedores.
Após o 1 a 0 para o Ituano, as circunstâncias inusitadas do jogo e do torneio, além da própria natureza do futebol, serão ignoradas em detrimento dos vereditos que surgem primeiro em redes sociais para, na sequência, criar uma enxurrada de comentários populistas em programas de TV igualmente populistas.
Ao apito final, já era possível antever tais vereditos.
As (não poucas) boas contratações que fizeram do elenco um grupo bem mais confiável que o de anos anteriores serão desprezadas. Agora será preciso seguir a velha regra do futebol brasileiro: ter "ambição", contratar alto e torrar um dinheiro que não existe.
A torcida organizada, com sua visão deturpada do futebol e de sua própria importância, se sentirá autorizada a fazer crescer sua mancha de estupidez com violência, pichações e faixas. Tudo isso, sabe-se bem, por ter perdido as regalias às quais estava habituada.
O técnico, em que pese as recentes e frustrantes passagens recentes de medalhões como Luxemburgo, Muricy e Felipão pelo mesmo Palmeiras, precisará ser trocado por um... medalhão.
A reformulação das categorias de base. O fim do indecente Palmeiras B. A melhora na circulação de informações que evitou vazamentos a colunistas ávidos por qualquer migalha de informação sem credibilidade. A profissionalização de setores do clube. A ausência de discursos e ações populistas tão nocivas ao futebol em geral.
Estas e outras conquistas ou virtudes da atual diretoria alviverde serão esquecidas ou minimizadas porque, afinal, o Palmeiras perdeu do Ituano.
Os erros também existem, como costumam existir em quase todos os trabalhos humanos. O "caso Barcos", até hoje mal explicado, é bom exemplo. A ausência do patrocinador dura mais que o razoável. Alan Kardec não tem reserva...
Ainda que existam, contudo, os equívocos da atual gestão estão longe de ser o principal problema do Palmeiras de 2014.
O maior problema do Palmeiras de 2014 é o mesmo do Palmeiras de vários outros anos. É ter muita gente, dentro de sua própria casa, para quem prevalece a máxima do "quanto pior, melhor".