segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Paciência demais



O maior defeito do Corinthians na vitória sobre o América, quarta-feira, foi a pressa. Tite adiantou o time, que marcou por pressão. Mas com a bola recuperada, a pressa se transformava em passes errados e o contra-ataque do adversário era iminente, com a defesa corintiana avançada. Ontem, nos melhores momentos, o Corinthians teve paciência. Errou menos passes, apesar do gramado ruim, a precisão ajudou a criar jogadas como o passe de Alex para Paulinho sofrer pênalti ou o cruzamento de Fábio Santos que permitiu a Danilo chutar na trave.
Não foi suficiente para manter a liderança, por erros decisivos. O primeiro deles, anunciado, era a ausência de marcação sobre Cléber Santana. Paulinho acompanhava Kléberson, Ralf perseguia Marcinho, mas ninguém acompanhava Cléber Santana.
O segundo equívoco, a saída de bola errada de Welder, que entregou a Madson a bola com que invadiu a área para sofrer pênalti - Madson valorizou, mas a carga de Welder sobre as costas dá licença ao árbitro marcar o pênalti.
A má notícia para o Corinthians é a perda da liderança para o Flamengo. A boa é que Alex realizou sua melhor atuação desde que chegou ao Parque São Jorge. Por dentro, na linha dos três armadores, atrás de Willian, o centroavante no 1.º tempo, Alex deu passes precisos e foi responsável por diminuir a afobação da equipe.
Ao Corinthians, às vezes falta definição. Toca muito, decide pouco. Willian perdeu chance clara aos 21 do 1.º tempo. Ele joga melhor fora da área do que como centroavante. O mesmo vale para Émerson, reserva na primeira etapa por causa de um torcicolo, também deixou a torcida com saudade de Liedson. A paciência dos passes poderia significar vitória na Arena da Baixada se encontrasse, na grande área, o pé de um artilheiro. Como não havia, o Corinthians agora é vice-líder.
JOGADA ENSAIADA
Jogada ensaiada: receita da reação. A entrada de Henrique no meio de campo libera Arouca e protege a defesa. Repare como os elogios a Edu Dracena e Durval, na reta de chegada da Libertadores, viraram críticas nos últimos jogos. Time bom consagra zagueiro fraco, time ruim enterra zagueiro bom. O resultado prático: Arouca criou jogada de gol e a defesa não errou. Meio-de-campo com Arouca, Elano, Íbson e Ganso não dá!
Cruel é Ronaldinho. Jael jogou nove minutos no sábado, chutou uma bola na trave e fez o gol da vitória e da liderança. Mas a diferença, outra vez, foi Ronaldinho. Degraus abaixo da atuação contra o Santos e contra o Grêmio, o gaúcho fez o passe decisivo para Jael. Vanderlei Luxemburgo é líder isolado do Brasileirão pela primeira vez em sete anos.

Faca de dois gumes:

A frase do agente Wagner Ribeiro deve ser ouvida sem pensar em segundas intenções: "Se Neymar e Lucas jogassem na Europa, estariam prontos para a Copa de 2014."" Esqueça por um segundo se há ou não interesse do agente em negociar seus dois representados com o futebol europeu. Suas respostas para as propostas da Inter de Milão por Lucas e do Real Madrid por Neymar foram idênticas: NÃO!


Há quem diga que o Real não chegou ao valor da multa rescisória de 45 milhões de euros. Chegou, sim, e prometeu pagamento à vista em documento timbrado do clube espanhol, a que este colunista teve acesso.

É ótimo para o Campeonato Brasileiro que as respostas de Lucas e Neymar tenham sido NÃO, em três letras maiúsculas, com ponto de exclamação.

O Brasil precisa disso.

Mas pergunte aos treinadores brasileiros o que julgam das negativas, pensando na evolução técnica dos dois jogadores. Nove entre dez dos técnicos mais importantes do país respondem:

"O jogador brasileiro deve jogar na Europa, por seu desenvolvimento técnico e tático"", responde Felipão, último campeão mundial dirigindo a seleção brasileira.

Felipão faz questão de dizer que, aqui, os técnicos já têm boa cultura tática. Mas julga que, na Europa, o desenvolvimento do jogador seria mais completo.

Pergunto a Felipão por que a seleção foi campeã do mundo quando a maioria dos convocados atuava no Brasil, como em 1994 e 2002, e voltou derrotada quando a maioria veio da Europa, casos de 2006 e 2010. Ele responde: "Dos titulares de 2002, oito jogavam na Europa, três no Brasil"".

A base do time era Cafu, Roberto Carlos, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho. Os cinco estavam na Europa.

O maior interessado em ter Neymar e Lucas em plena maturidade em 2014 é Mano Menezes. Mano tem defendido o desenvolvimento do jogador brasileiro dentro da cultura brasileira. Quanto mais tempo jogar aqui, melhor, desse ponto de vista. Mas Mano também sabe que Neymar estará mais maduro em 2014 se jogar entre os melhores. Acha que ele aprenderia mais rápido a lidar com espaços menores.

O exemplo a seguir foi dado por um membro da comissão técnica da seleção brasileira. O melhor marcador do craque do Santos, na Libertadores foi o lateral paraguaio Piriz, hoje no São Paulo. Quem o técnico do Paraguai, Gerardo Martino, escalou para marcar Neymar, na Copa América? O zagueiro Verón, do Pumas, do México. E barrou Piriz por julgá-lo insuficiente para marcar o melhor jogador da América do Sul.

Neymar não ganhou o duelo com Verón em nenhum dos dois confrontos com o Paraguai.

Para o futebol brasileiro, é muito melhor que Neymar fique.

Para a seleção brasileira, é melhor que vá. Incrível dualidade, provocada por décadas de falta de desenvolvimento do Campeonato Brasileiro.

Dublê de Messi? O São Paulo persegue Corinthians e Flamengo, no duelo com o Avaí, na Ressacada. Põe à prova seu novo sistema, com Dagoberto mais aberto pelo lado do campo e Rivaldo variando entre o comando do ataque a criação.

Questionado sobre o losango de meio de campo, que tem Rivaldo chegando à grande área e voltando para atuar às costas dos volantes, Adílson Batista responde: "Ele pode ser o Messi desse sistema?""

A pergunta é quase uma brincadeira. Quase. Rivaldo chega à grande área e é marcado pelos zagueiros de maneira implacável. Contra o Bahia, havia momentos em que era centroavante. Se ficar preso, será presa fácil para os zagueiros.

O x da questão é movimentar-se. Sai da área e abre espaço para Dagoberto se infiltrar. Entra na área e está pronto para receber o passe de Dagoberto que, nesse caso, cai pelas pontas.

Rivaldo não é Messi, mesmo porque foi eleito o melhor do mundo em 1999, dez anos antes de o argentino subir ao trono.

Mas fazer funcionar essa ideia pode ser o passo decisivo para o São Paulo brigar com Corinthians, Flamengo, Vasco e Palmeiras pelo título do Brasileirão.

Urubu do cruel Jael comanda o voo da liderança no Brasileirão

Por mais que a Fiel tente, não conseguirá uma explicação plausível para negar: Jael é cruel. Muito cruel.

Depois de uma badalada apresentação no ninho do urubu, digna dos grandes craques desconhecidos, em que não aparece nem o coelho da cartola para faturar o crédito, Jael estreou com o manto sagrado.

Entrou na reta final do segundo tempo e pegou duas vezes na bola. No primeiro lance, carimbou a trave; no segundo, aos 44min, estufou a rede do Coxa com uma cabeçada cruel, após brilhante cruzamento de Ronaldinho Gaúcho, e garantiu o voo do urubu à ponta do Brasileirão.

Uma liderança que poderia desaparecer 24 horas depois se o Corinthians mostrasse um pouco de competência contra o Furacão. Mas sucumbiu aos velhos erros, principalmente no ataque, e beliscou apenas um ponto contra o poderoso vice-lanterna.

Na verdade, a perda do primeiro lugar era questão de tempo. Nos últimos quatro jogos, ganhou sete pontos aos trancos e barrancos. Já o Flamengo venceu todos, com direito a um inesquecível espetáculo na Vila Belmiro.

De quebra, ainda bateu um recorde: 15 jogos sem perder no Brasileirão – em 1974, o time ficou invicto 14 partidas.

Certamente ainda falta uma longa caminhada, e o urubu até pode perder a liderança no meio da semana, pois o Corinthians tem um jogo a menos, mas já carrega pelo menos a pinta de campeão.

Dos males, o menor: por pontos perdidos, o Corinthians ainda é líder. Às outras bordoadas da rodada:

1) Botafogo, um show de bola em comemoração aos 80 anos do velho Lobo Zagallo: o Vasco vai ter de engolir por um bom tempo;

2) Com um tostãozinho de bola quando resolveu jogar sério, São Paulo vira na Ressacada e segue na caça aos líderes;

3) Santos faz o necessário para vencer, espantar a crise e sair do subsolo;

4) Na semana dos pais, a mãe da rodada: Fluminense – e o Coelho volta a sorrir, após 13 rodadas de jejum, com uma sonora lanternada nos cariocas;

5) Apito amigo dá uma força ao Internacional e derruba a Raposa – ‘papai’ Joel ganha o quarto presente de grego consecutivo;

6) Galo, de bico quebrado, cada vez mais perto da panela de pressão que arde no fogo da zona do agrião queimado – e Dorival Júnior paga o pato;

7) Dá-lhe, Baêa: uma vitória apertada, mas suficiente para um banquete de acarajé, já que o time respira mais aliviado na tabela;

8) Grêmio colabora com homenagens a 'são' Marcos pelos 15 anos no time profissional: uniforme branco sai praticamente como entrou, com um pingo de sujeira aqui e ali - poderia ir direto para uma moldura.

                                                       #####
‘Twitface’.
A grande discussão da semana foi o comportamento de Fred ‘Slater’ e Rafael ‘He-Man’ Moura, ao lado de amigos, caipisaquês e besteiras à milanesa num bar do Arpoador. Não se falou em outra coisa nos... botecos. ‘Vou não, quero não, posso não, torcida não deixa não... ‘

Sugismundo Freud. Todo mundo condena, roda a baiana e até defende tese, mas no fundo adora mesmo uma fofoca.

Pica-Pau. Os encontros de apoio irrestrito ao rei da bola, o carismático Ricardo Teixeira, estão crescendo. Lembram o início do saco roxo que foi para o beleléu. Pelo jeito, ninguém quer ficar fora de uma pintada campanha #foraricardoteixeira. A primeira pipoca estourou no Rio, mais precisamente no dia do sorteio das eliminatórias da Copa de 2014. A panela esquentou e logo explodiu a segunda, desta vez em Porto Alegre. Prepare o milho e arraial.

Ad aeternum. A mamãe Fifa pode provar por A+B em mandarim que o goleiro Rogério Ceni marcou o centésimo gol apenas contra o Bahia, mas o capitão do Tricolor não vai mudar a matemática nem com recorde de cartão vermelho no currículo. O privilégio é do coração da Fiel e do amigo de fé Júlio César, o popular ‘braço de jacaré’. E não se fala mais nisso no soberano São Paulo.

Fuscão preto. O circo continua mais acelerado do que nunca no coração do canadense Jacques Villeneuve, campeão mundial com a Williams em 1997. Aos 40 anos e depois de 165 GPs, 11 vitórias e 13 poles, ele ainda morre de amores pela rebimboca mais badalada do planeta. Tanto que faz questão de assistir a todas as provas pela TV... se estiver acordado. Quase sempre, porém, está dormindo, já que não coloca o despertador para funcionar. Não vale a pena: fica irritado com as ultrapassagens, mais artificiais que modelo siliconada.

Gilete press. De Fernando Calazans, no ‘Globo’: “O presidente do Santos, Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro, disse que só viu dois fenômenos no futebol: Pelé e Neymar. O que, naturalmente, só demonstra a pobreza do seu conhecimento de futebol.” E que pobreza!

Tititi d’Aline. Pouca gente sabe, mas Ronaldinho Gaúcho também é craque na cozinha. Os amigos chegam a chamá-lo de Palmirinha depois que experimentam seu principal prato: feijão, arroz, bife e batatinha.

Você sabia que... a multa rescisória de Fred ‘Slater’ é de 15 milhões de euros?

Bola de ouro. Bruno Cortês. No melhor estilo povão, o lateral do Botafogo comemorou o casamento com Juliana em um Habib´s. Os convidados devoraram esfihas, quibes, bolinhos de bacalhau. Uma lição de humildade.

Bola de latão. Flamengo. Até agora, a diretoria não pagou as premiações do Brasileirão. Também deve luvas e direitos de imagem a alguns jogadores, além de bichos da Libertadores de 2010 e do título carioca deste ano.

Bola de lixo. Vasco. O Trem Bala da Colina descarrilou no Engenhão: virou bonde aposentado. Menção honrosa: Fluminense. Um tremendo papelão na Arena do Jacaré, com direito a olé.

Bola de sete. “Eu não vejo o Ronaldinho Gaúcho na seleção novamente. O tempo passou. Precisamos pensar em 2014 e não em 2011” (do técnico René Simões, do Baêa – há controvérsias).

Dúvida pertinente. Brasileirão ou Rio-São Paulo?

VÍDEO: Flamengo x Corinthians, o que está por trás da liderança


Clique no player para assistir ao comentário de Paulo Calçade!

Números de Ronaldinho mostram como ele é decisivo para a liderança do Fla

Ronaldinho é o segundo jogador que mais passes para gols deu no campeonato, seis assistências, atrás apenas de Danilo, do Corinthians, com sete. O flamenguista também aparece entre os dez jogadores que mais cruzam certo na Série A. No ranking dos que mais driblam ele é o sétimo. Já nas finalizações corretas, o gaúcho aparece em primeiro, são 22 no campeonato, 1,6 por jogo, em média. O reflexo disso? É o artilheiro do certame, com nove gols.

Números do Footstats que mostram como ele vem sendo decisivo e explicam a liderança rubro-negra, com um jogo a mais em relação ao Corinthians, segundo colocado. Ronaldinho fez três gols os 5 a 4 sobre o Santos, deu passe para Thiago Neves abrir o placar contra o Grêmio e fez 2 a 0, deu asssitência para Deivid no 1 a 0 em cima do Cruzeiro e repetiu a dose sábado, quando colocou a bola na cabeça de Jael, autor do tento único no duelo com o Coritiba.

É evidente que sem ele o Flamengo não estaria em primeiro no Campeonato Brasileiro. Ronaldinho demorou um pouco a engrenar, passou o primeiro semestre sem mostrar o que pode, mas agora, que está decidindo, faz a diferença. E para isso nem é preciso que reviva os tempos de Barcelona, quando alcançou o auge em sua carreira.


Ronaldinho Gaúcho: artilheiro do campeonato e segundo em assistências
Ronaldinho Gaúcho: artilheiro do campeonato e segundo em assistências

Fla de Luxemburgo é o melhor time do Brasileirão. Por isso, é líder

Quando um time não perde, preste atenção a ele. É o caso do Flamengo de Vanderlei Luxemburgo, o mais regular time do país em 2011, campeão carioca e líder do Brasileirão com a mais longa série invicta em início de campeonato na história dos pontos corridos. Pode ser o primeiro campeão do primeiro turno sem derrotas. Em 42 partidas no ano, venceu 25, empatou 16, só perdeu do Ceará.

A invencibilidade neste momento, desde a derrota para o Ceará na Copa do Brasil, é de 16 partidas, com nove vitórias e sete empates.

Tudo isso consolida o Flamengo na liderança do Brasileirão. Verdade que o Corinthians pode retornar à liderança na quarta-feira, se vencer o Santos. E que o Flamengo tem jogo mais difícil do que o Corinthians no próximo final de semana -- enfrenta o Figueirense, fora de casa, o Corinthians recebe o Ceará.

Mas neste momento, vale mesmo dizer que o Flamengo merece ser o líder do Brasileirão.
Vanderlei Luxemburgo idem.
É inteiramente dele a montagem da equipe, desde outubro do ano passado. Luxemburgo não era líder do Brasileiro desde a 28a rodada do campeonato de 2008, quando dirigia o Palmeiras. Na época, estava empatado em pontos com o Grêmio. Líder isolado, o técnico não era desde que ganhou o título de 2004, pelo Santos.

Copa Paulista

Primeira fase
Sexta rodada
São José 1 x 2 São Bernardo
Santacruzense 2 x 2 Penapolense
XV de Jaú 0 x 2 Inter de Bebedouro
Francana 2 x 1 Velo Clube
Palmeiras-B 2 x 2 XV de Piracicaba
Osasco 2 x 2 Audax
Taubaté 0 x 0 Taboão da Serra
Corinthians-B 1 x 2 Paulista

Campeonato Paulista - Segunda Divisão

Primeira fase
Sexta rodada
São José 1 x 2 São Bernardo
Santacruzense 2 x 2 Penapolense
XV de Jaú 0 x 2 Inter de Bebedouro
Francana 2 x 1 Velo Clube
Palmeiras-B 2 x 2 XV de Piracicaba
Osasco 2 x 2 Audax
Taubaté 0 x 0 Taboão da Serra
Corinthians-B 1 x 2 Paulista

Campeonato Piauiense

Decisão do 2º turno
Jogo de volta

Quatro de Julho 4 x 2 Parnahyba

Prorrogação
Quatro de Julho 1 x 0 Parnahyba

Campeonato Amapaense

Segundo turno
Terceira rodada
Cristal 0 x 6 Ypiranga