quarta-feira, 5 de junho de 2013

Brasileirão Série D

20h30 Juazeirense 1x1 Botafogo-PB

A grana antecipada do Barcelona e o que há em comum e de diferente entre Thiago Neves e Neymar?

Não, as situações não são exatamente iguais, mas têm lá uma boa semelhança. Em 2008, após se destacar no Campeonato Brasileiro de 2007 com a camisa do Fluminense, Thiago Neves atraiu o interesse do Palmeiras e assinou um contrato com o clube paulista. Tal compromisso vigoraria a partir de janeiro de 2008. Mas o camisa 10 tricolor resolveu ficar nas Laranjeiras, renovou seu contrato com o clube carioca por três mais três temporadas ainda em 2007 e deixou os palmeirenses na saudade.
O jogador havia recebido uma espécie de adiantamento do Palmeiras: R$ 400 mil, investidos na aquisição de uma bela BMW. Claro que os dirigentes do clube paulista chiaram e ameaçaram uma ida à justiça. Perto de R$ 2,5 milhões poderiam ser cobrados a título de multa. Thiago estava atuando com dois empresários numa situação confusa naqueles tempos. No final os dois clubes se acertaram, o Fluminense indenizou os alviverdes e Thiago Neves continuou a dirigir seu carrão pelas ruas do Rio de Janeiro.
Montagem ESPN
O que há em comum e de diferente entre negócios de Neymar e Thiago Neves?
O que há em comum e de diferente entre negócios de Neymar e Thiago Neves?
Neymar, revelou o próprio Barcelona, recebeu ainda em novembro de 2011 o equivalente a 10 milhões de euros do clube catalão - clique aqui para ler mais a respeito. O Real Madrid atacou forte na tentativa de levar o santista, que não agiu como Thiago Neves, manteve sua postura e seguiu em frente, cumprindo o acordo alinhavado no ano retrasado e seguindo para a Espanha. Se fosse seduzido pelos madrilenhos, provavelmente teríamos uma briga de grandes proporções entre os grandes rivais.
Mas nisso tudo a parte mais estranha é concluir que, mais ou menos um mês antes de enfrentar o Barcelona no Mundial de Clube da Fifa, Neymar já havia recebido um adiantamento... do Barcelona. Não foi por isso que ele fez uma discreta atuação, o time catalão atropelou os santistas na ocasião. Mas não deixa de ser esquisito. Digamos que não era o momento mais adequado para que se acertasse um compromisso com o adversário dos santistas. Não é ilegal, tampouco legal. Com o Santos.

A rodada do Campeonato Brasileiro desfalcada de 21 jogadores. Culpa do calendário

A culpa não é da seleção, mas do calendário, que castiga os clubes quando as datas Fifa chegam. Neste final de semana, tem Eliminatórias de Copa do Mundo na América do Sul, amistoso Uruguai x França e preparação da seleção brasileira para a Copa das Confederações. Assim, 21 jogadores estão fora da rodada do Brasileirão da Série A.
São 10 convocados de clubes brasileiros da seleção brasileira, além de Neymar, que já não pode ser tratado como desfalque, por ser agora jogador do Barcelona.
A saber:
Jéferson (Botafogo), Diego Cavalieri (Fluminense), Jean (Fluminense), Fred (Fluminense), Réver(Atlético Mineiro), Bernard (Atlético Mineiro), Paulinho (Corinthians), Fernando (Grêmio), Jádson (São Paulo) e Leandro Damião (Internacional).
E mais:
Valencia (do Fluminense para a Colômbia), Vargas (do Grêmio para o Chile), Marcos González (do Flamengo para o Chile), Guerrero (do Corinthians para o Peru), Ramírez (da Ponte Preta para o Peru), Yotún (do Vasco para o Peru), Montillo (do Santos para a Argentina), Lodeiro (do Botafogo para o Uruguai), Forlán (do Internacional para o Uruguai), Marcelo Moreno (do Flamengo para a Bolívia), Viscarra (do Vitória para a Bolívia).
Verdade que a crise do calendário afligiu os alemães, com a seleção de Joachim Löw perdendo dos Estados Unidos sem os jogadores do Bayern.
Mas no Brasil é inacreditável e inaceitável. Todos os meses a situação se repete, sem ninguém tomar uma atitude. Quando clube joga, seleção não joga. Quando joga seleção, clube não pode jogar.
É assim no mundo inteiro. Tem de ser assim no Brasil. 

Brasileirão Série A

19h30 São Paulo 0x1 Goiás
19h30 Criciúma 3x1 Santos
19h30 Portuguesa 1x1 Internacional
21h00 Vasco 2x0 Atlético-MG
21h00 Grêmio 1x0 Vitória
21h00 Ponte Preta 3x4 Atlético-PR
22h00 Flamengo 0x1 Náutico
22h00 Bahia 2x1 Botafogo
22h00 Cruzeiro 1x0 Corinthians

Brasileirão Série C

16h00 Cuiabá-MT 4x0 Treze-PB

Amistosos

16h00 Uruguai 1x0 França

Eliminatórias Africanas



09h30 Maláui 0x0 Namíbia
10h00 Quênia 0x1 Nigéria