O presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, voltou ao Brasil no início da manhã desta terça-feira e desmentiu a matéria do diário catalão Sport. Segundo o jornal espanhol, o Santos teria recebido consulta do Paris Saint-Germain para vender Neymar e respondido que o jogador já está negociado com o Barcelona. Não está, segundo o presidente do Santos.

"As pessoas precisam começar a se convencer de que o Neymar vai ficar. E vai ficar por um motivo óbvio: se ficar até o final do contrato, todo o dinheiro da eventual negociação vai ficar com ele, Neymar. Se o Santos vender antes, o dinheiro fica para o Santos", diz Luis Alvaro.

Eis o ponto. O motivo de muita gente duvidar que o Santos vai manter Neymar até o final do contrato é justamente não receber nenhum centavo. Se Neymar vai receber mais dinheiro e o Santos vai receber menos, por que o interesse santista em manter o jogador até agosto de 2014?

"O Santos não precisa vender jogadores. O nosso fluxo de caixa não inclui dinheiro de venda de jogadores. O Santos é um clube e seu objetivo é ganhar títulos. Qual jogador tem mais chance de nos proporcionar isso a não ser o Neymar?" pergunta, Luis Alvaro.

O dirigente diz ter se reunido com dirigentes do Milan e Internazionale e se espantado com a situação econômica ruim dos clubes europeus. "É outro aspecto que não está sendo considerado. A situação dos clubes europeus é ruim e eles não têm dinheiro. Não fossem os russos e os árabes e a situação seria mais delicada ainda. Só os clubes alemães têm sua situação estável, hoje."

OPINIÃO - A impressão deste colunista é que Neymar não está mesmo vendido e a diretoria do Santos fala a verdade. Não é comum, nos últimos trinta anos, entender o investimento de um clube brasileiro quando ele é exclusivamente esportivo. Quando o investimento é feito com esse sentido na Europa, entende-se. Ninguém se espanta se o Manchester United oferece 38 milhões de euros por Lucas, mas nos espantamos quando o São Paulo recusa vender.
Quando o Real Madrid, com dívidas, paga 94 milhões de euros por Cristiano Ronaldo, isso produz problemas econômicos ao clube. Mas também gera títulos. É possível (possível, não seguro) que o Brasil esteja esboçando voltar a fazer investimentos apenas do ponto de vista esportivo. Caso de Ganso, no São Paulo. Caso de Neymar no Santos. O tempo vai confirmar ou desmentir isso com o provável cumprimento do contrato até o final com ou a venda antes de agosto de 2014.