sábado, 11 de dezembro de 2010

Um exemplar do ‘hóquei moleque’

Esse vídeo me lembrou minha época de criança, quando na pelada, alguém batia o lateral ou escanteio em cima do goleiro ou de um zagueiro para a bola desviar e entrar no gol adversário. Era confusão na certa. Oscar Milton, jogador de 17 anos do Almtuna J20 da liga da Suécia de hóquei no gelo, resolveu dar uma de malandro. Ele estava atrás do gol, mas mesmo assim conseguiu marcar. Como? Com uma ajudinha da cabeça do goleiro adversário. Um “típico” hóquei moleque. Dá uma olhada aí.

Aos 27 anos do título mundial, Grêmio revive sonho com o ídolo Renato

O dia é de comemoração para os gremistas. Há 27 anos, o clube conquistava o título do Mundial Interclubes no Japão. A data é especial, já que Renato Gaúcho, herói daquela conquista, hoje é treinador da equipe e terá a oportunidade de repetir o feito em 2011.
  • Neco Varella/Freelancer Ídolo da torcida, Renato comanda o Grêmio na Libertadores de 2011
Renato Gaúcho marcou os dois gols da vitória do Grêmio sobre o Hamburgo, da Alemanha, no dia 10 de dezembro de 1983. A partida, disputada no Estádio Nacional de Tóquio, teve o placar aberto por Renato aos 38 do primeiro tempo. Os alemães empatariam no final do jogo, para que então Renato desempatesse o jogo na prorrogação.
O Grêmio, do técnico Valdir Espinosa, venceu o Hamburgo com Mazaropi; Paulo Roberto, Baidek, De León, Paulo César Magalhães, China, Osvaldo (Bonamigo), Paulo César Caju (Caio), Renato, Tarciso e Mário Sérgio.
Em 2011, o Grêmio terá oportunidade de repetir o feito, sob o comando de Renato agora como treinador. Ele foi contratado pelo clube na metade do Campeonato Brasileiro, quando o Grêmio lutava contra o rebaixamento. Acabou levando o time até a quarta colocação, garantindo a vaga na Libertadores após a derrota do Goiás na Copa Sul-Americana, na quarta-feira passada.

Vettel recebe o troféu de campeão em festa da FIA: "é incrível"

Enfim, o campeão recebeu o seu troféu. Na noite desta sexta-feira, o alemão Sebastian Vettel levou para a casa a taça de campeão mundial de F-1 em 2010, em evento da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) que premiou os campeões da temporada.

“É uma noite incrível para mim e para a Red Bull. Estou emocionado em estar aqui e receber o troféu do Mundial de Pilotos, algo que eu sonhei desde que eu comecei a correr”, disse Vettel, ao site oficial da entidade.
“Conquistar o campeonato é inacreditável em uma temporada incrível para nós, com muitos altos e baixos. Continuamos acreditando no nosso time, no nosso carro e vamos nos divertir a cada corrida. Estou extremamente orgulhoso do nosso sucesso”, completou.
Christian Horner, chefe da Red Bull, campeã do Mundial de Construtores, elogiou Vettel e o outro piloto da escuderia, o australiano Mark Webber, que foi o terceiro colocado na temporada. “Agradeço Sebastian e Mark pelo trabalho duro e pela dedicação em todo o ano. Foi um ano difícil, mas inacreditável. Receber o troféu do Mundial de Construtores é o final perfeito para uma temporada marcante.”
“Seb (apelido de Vettel) é o mais jovem a conquistar o título mundial de pilotos e mereceu. Mark também fez um trabalho incrível, ganhou quatro GPS e foi soberbo. São pilotos extremamente habilidosos e é um prazer tê-los na equipe”, completou Horner.

Sem competir na semi por lesão, Sarah Menezes leva bronze em Tóquio

  • Sarah Menezes mostra bronze ao lado da técnica após a premiação do Grand Slam de Tóquio Sarah Menezes mostra bronze ao lado da técnica após a premiação do Grand Slam de Tóquio
O sábado para Sarah Menezes foi muito bom até as semifinais do Grand Slam de Judô, disputado em Tóquio. Após garantir classificação para a luta que valia vaga na final da categoria até 48kg, a piauiense sentiu lesão em um dos dedos da mão direita e não pôde disputar o combate. Com isso, a bicampeã mundial júnior encerrou a sua participação com o bronze.
As donas da casa dominaram a categoria. Sem precisar de esforço, Kaori Kondo passou à final por causa da desistência da brasileira. Na decisão, não conseguiu superar a sua compatriota Tomoko Fukumi. A também japonesa Shoko Ibe levou a outra medalha de bronze.
Medalha de bronze no último Mundial de judô feminino, disputado também no Japão, em setembro, Sarah teve boa participação neste sábado e repetiu o desempenho. A campanha da brasileira começou com triunfo por ippon sobre Luz Alvarez, da Colômbia.
Em seguida, ela bateu a espanhola Oiana Blanco com um wazari. Para chegar à semifinal, a piauiense aplicou novo ippon, desta vez sobre o romena Carmen Bogdan. Foi nesta luta que Sarah sofreu uma luxação interfalageana do quinto dedo da mão direita. Apesar da dor, a judoca seguiu no combate e saiu com a vitória.
Com o resultado, Sarah, que atualmente está na sexta colocação no ranking mundial e olímpico da modalidade, soma mais 120 pontos. O ranqueamento vai até abril de 2012 e as 14 judocas mais bem colocadas garantem vaga nas Olimpíadas de Londres de 2012.
 

Outros resultados de sábado

 
Além de Sarah Menezes, Leandro Cunha (66kg) e Érika Miranda (52kg) entraram no tatame. Leandro venceu o norte-americano Toshiya Nishimura por ippon, mas acabou superado pelo japonês Masashi Ebinuma por wazari no golden score. Já Érika Miranda derrotou na estreia a francesa Priscilla Gneto por yuko e, na fase seguinte, perdeu para a vice-campeã olímpica e campeã mundial Yanet Bermoy, de Cuba, por ippon no golden score.