quinta-feira, 25 de abril de 2013

Libertadores

22h15 Real Atlético 1x0 Nacional (URU)

Romário volta a criticar Pelé: 'Além de poeta, é um boçal'


Romário, na câmara dos deputados
Romário atacou Pelé novamente
Reconhecido pela população por seu trabalho na Câmara dos Deputados na luta constante para a melhora no esporte do país, o deputado Romário demonstrou que sua língua ainda continua afiada. Nesta quinta-feira, ex-jogador atacou de forma contundente Pelé, seu conhecido desafeto.

"A última besteira que ele disse foi que a base do Corinthians deveria ser a base da Seleção. Pediu, né? A base do time que ele sugeriu para a Seleção tomou ontem a maior vaia de sua história. Merecidamente, porque eles não jogaram nada", disparou o ex-atleta.

Na sequência, o ex-jogador foi mais a fundo e cutucou de maneira forte o ex-craque da seleção brasileira. "Ele disse que é muito católico. Acho que não é tão católico quanto afirma, porque se fosse, teria assumido a filha e ido ao enterro dela. Além de poeta, também é um boçal", escreveu no no Twitter.

Romário se referiu ao enterro de Sandra Arantes do Nascimento, ex-vereadora da cidade de Santos que morreu em 2006. Pelé nunca reconheceu a paternidade e não compareceu ao enterro, mandando uma coroa de flores em nome de sua empresa.

Veja e leia abaixo a sequência de twittadas furiosas de Romário:

Copa do Brasil


20h30 ASA 2x1 Santa Cruz-RN
20h30 CRB 2x1 Fast
20h30 América-RN 1x0 Ji-Paraná

Goiano

20h30 Goiás 1x2 Aparecidense

Cearense


20h15 Ceará 2x2 Tiradentes-CE

Pernambucano

20h00 Porto-PE 1x2 Salgueiro

2014, a Copa que o Brasil já perdeu

O Brasil será o grande derrotado na Copa do Mundo de 2014. Esqueçam esquemas táticos, análises técnicas, convocações, gols ou arbitragem. A derrota não virá numa zebra nas oitavas de final contra a Bélgica, num duelo épico de quartas contra a Itália, numa semifinal angustiante contra a Espanha ou num Maracanazzo reloaded contra a Argentina.

A derrota já veio. O Brasil perdeu a Copa de 2014. 
Getty
Marin, Ronaldo e Valcke: trio está na cabeça da 'operação Copa do Mundo'
Marin, Ronaldo e Valcke: trio está na cabeça da 'operação Copa do Mundo'

O Brasil perdeu, leiam bem. O que vai acontecer com a seleção brasileira é outra história. Uma história que muda pouco o que realmente importa. O Brasil perdeu a Copa de 2014. 

Um evento como a Copa é a chance de um país mudar, se redescobrir, sanar problemas e construir soluções, mesmo que seja sob a fajutíssima desculpa de "o que o mundo vai pensar da gente se não estiver tudo dando certo?". Que seja, dane-se a pequenez da desculpa, desde que sejam construídas estradas, linhas de metrô, corredores de ônibus, elevadores, hotéis, e, vá lá, até um ou outro estádio.

Vipcomm
O resultado do time de Felipão pouco importa: o Brasil já perdeu
O resultado do time de Felipão pouco importa: o Brasil já perdeu
A Copa do Mundo é, para os tempos de hoje, o que foram as tais "Exposições Mundiais" no século 19. Era preciso se arrumar para receber visitas em casa. 

Mas o Brasil hoje corre para retocar a maquiagem, empurra a vassouradas a sujeira para debaixo do tapete, tranca os cachorros pulguentos na despensa e manda a criançada dormir mais cedo, porque sabe como é criança quando chega visita, desanda a falar cada coisa...

Faltam pouco menos de dois meses para a Copa das Confederações, e o estádio da final não está pronto. Aquele estádio na Zona Norte do Rio, que foi erguido no lugar do Maracanã ao preço mirabolante de 1 bilhão de reais; e que terá de ser reformado para a Olimpíada. 

(Aqui, um parêntese: todas as reportagens sobre estádios da Copa têm a obrigação de falar quanto custou e quem financiou a obra; isso é utilidade pública, antes de mais nada).

Faltam menos de dois meses para a Copa das Confederações e nenhum aeroporto teve reformas significativas concluídas. Pouco mais de um ano para a Copa do Mundo e os taxistas que falam inglês continuam a ser uma raridade, as placas de trânsito seguem indecifráveis para estrangeiros, os hotéis e vias públicas não vão dar conta do recado, obras de mobilidade urbana de Manaus, Brasília e São Paulo não ficarão prontas - umas foram canceladas, outras postergadas, todas custaram irreversíveis milhões e não é difícil adivinhar quem pagou a conta.

Divulgação
O 'novo Maracanã': para 2016, mais reformas
O 'novo Maracanã': para 2016, mais reformas
A um ano e dois meses do começo da Copa, o presidente do Comitê Organizador Local está cercado por denúncias, e não é para menos. José Maria Marin, o homem que gere a operação Copa do Mundo no Brasil, passou seus mandatos de deputado bajulando delegados ligados às torturas da ditadura, superfaturou a sede da CBF, negociou apoio na aprovação de contas da confederação dando cheques a seus eleitores. 

Enquanto isso, o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, diz que a organização da Copa do Mundo no Brasil seria mais fácil se o país fosse menos democrático e tivesse menos esferas de governo, legal é a Rússia, que tem um poder centralizado e menos palpiteiros. 

A organização da Copa do Mundo seria mais fácil, monsieur Valcke, se ela estivesse nas mãos de gente diferente. 

De gente que não estivesse interessada apenas em sugar dinheiro do país com o benefício de isenção de impostos. A organização da Copa do Mundo seria mais fácil se ela fosse feita para, de fato, deixar o país com algumas pequenas vitórias em áreas que vão muito além do campo de jogo. 

O Brasil de Felipão, de Neymar, de Ronaldinho ou Kaká, o Brasil pentacampeão, seja com volantes classudos ou brucutus, pode ganhar ou perder a Copa de 2014. 

O Brasil de 200 milhões de pessoas, aquele que acordará no dia 14 de julho de 2014 para trabalhar, este sairá da Copa derrotado. Qualquer que seja o resultado da final.

Boas e más novidades no mundo do vôlei

Vou começar pelas boas. A prefeitura de São Bernardo do Campo confirmou a continuidade das duas equipes (masculina e feminina) na próxima Superliga. A notícia vem em boa hora. Mesmo assim, Vôlei Futuro de Araçatuba, Campinas, Florianópolis e Juiz de Fora tem situação indefinida no torneio masculino. 
As notícias ruins são: às vésperas de ser colocada em prática, a nova regra do vôlei que não permitia mais a recepção com o toque por cima, não vingará. A FIVB resolveu, de última hora revogar a nova regra. A mudança na direção veio depois da reclamação de muitos técnicos de todo o mundo.
Portanto, tudo continua como está e os atletas podem receber o saque com o toque por cima. Mas porque não foi feita uma consulta aos técnicos antes de anunciar a mudança da regra no Congresso Técnico? 
Sempre fui à favor da mudança das regras, principalmente se elas viessem para melhorar a qualidade técnica das partidas e torná-las mais interessantes. O erro desta vez foi não ter consultado as parte mais interessadas: técnicos e atletas.
A segunda notícia ruim é que a reunião programada para essa semana entre técnicos, atletas, dirigentes, a TV detentora do evento e a CBV para definir os próximos rumos da Superliga foi adiada à pedido da própria CBV.

Após o desastre, Barcelona 'chama' Neymar, mas não o vê como salvador da pátria. Santista já teria até seguro

Os jornais catalães mergulharam na sessão terapia. Discutem o futuro do Barcelona, alertam, preocupados, para que não se repitam erros pós-4 a 0 aplicados pelo Milan há 19 anos e, claro, falam em Neymar.
Vipcomm
Imprensa catalã quer Neymar, mas não como 'salvador'
Imprensa catalã quer Neymar, mas não como 'salvador'

Uma enquete no "Sport" mostra que para 76% dos torcedores que se manifestaram, o santista não bastaria. Querem ele, mas pedem mais. Os jornalistas temem que o brasileiro desembarque por aqui como salvador da pátria. Algo como um remédio midiático para curar as feridas causadas pela chinelada alemã em Munique.

"Neymar deve fazer parte de plano esportivo, não ser um instrumento para iludir a torcida depois dos 4 a 0 para o Bayern", registrou, por exemplo, Didac Peyret, no diário catalão. Também no "Sport", Toni Frieros cita Neymar como uma contratação necessária, mas não a única a ser feita.

O jornal "Mundo Deportivo" ressalta a necessidade de o Barça contratar um goleador capaz de dividir com Messi a tarefa de colocar a bola nas redes adversárias. E esse cara estaria em Santos, naturalmente. Segundo o jornal, o Barcelona já teria feito até um seguro para Neymar. A duvida é se ele vai chegar agora, em meados de 2013, no verão europeu, ou se demorará mais um pouco.

Eles são unânimes na defesa da tese do "aprendizado" que o brasileiro teria ao desembarcar no Camp Nou. Não o veem como um jogador absolutamente pronto para o Barça. Mas querem Neymar por aqui logo, entendem que não basta ao clube extrair jovens de suas divisões de base. Investir é preciso, clama a imprensa catalã.

De Madri, o diário Marca também analisa o cenário barcelonista, vê a necessidade de contratações acertadas. O jornal lembra algumas que fracassaram, casos de Ibrahimovic, Hleb e Song. E chama de "operações ridículas" os investimentos feitos em Keirrison e Henrique, zagueiro do Palmeiras convocado por Luiz Felipe Scolari para a seleção brasileira.

O medo - a palavra é essa mesmo, medo - da imprensa de Barcelona passa por possíveis medidas de viés demagógico que o presidente Sandro Rosell possa tomar, desmanchando por completo um time vencedor. Como em 1994, quando o Barcelona viu o inicio de um duro período de hegemonia do Real Madrid. Se vir para a Espanha, é bom alguém explicar tudo isso a Neymar. Aqui ele não será paparicado como no Brasil, a cobrança vai ser maior. E, claro, o desafio também. E craques devem enfrentar desafios.

Liga Europa

16h05 Fenerbahce 1x0 Benfica
16h05 Basel 1x2 Chelsea

Campeão antecipado, Manchester United lança linha de produtos comemorativos para 20º título

O Manchester United se sagrou campeão inglês pela vigésima vez na história vencendo o Aston Villa na última segunda-feira por 3 a 0 e, mesmo com ainda quatro rodadas a serem disputadas na Premier League, os Red Devils já aproveitaram o momento para lançar uma linha de produtos especiais. Camisas oficiais com o escrito "Champions" [campeões] e outras e outras comemorativas já estão sendo comercializadas na Inglaterra.

Além das camisetas, o torcedor dos Red Devils também pode adquirir canecas, chaveiros, cachecóis e gorros, todos com o símbolo do United 20 vezes campeão da Premier League. O próprio uniforme oficial do clube ganhou sua versão de 'campeão' com o número 20 nas costas e, acima dele, o escrito "Champions". 

Veja a linha de produtos do United campeão:
ESPN.com.br
Manchester United já tem linha comemorativa para 20º título
Manchester United já tem linha comemorativa para 20º títul

o massacrar o Barcelona, Bayern pode ter decretado o começo do fim de uma "Era"


euters
Müller foi o grande destaque da partida ao marcar dois gols
Müller foi o grande destaque da partida ao marcar dois gols: jovem atacante foi um dos heróis do time alemã

Xavi queria jogar. Xavi tentou jogar. Xavi praticamente não conseguiu jogar. Schweinsteiger não deixou. E quando o cérebro de um time funciona precariamente, é evidente que os demais setores sofrem. A partir daí o Bayern começou a asfixiar o Barcelona, matando no nascedouro as jogadas que poderiam ameaçá-lo. Bastava olhar para cancha para perceber a busca inútil dos principais homens do time catalão por espaços inexistentes.

Foi o 302º jogo seguido no qual o Barça teve maior posse de bola do que seu oponente. E se os barcelonistas não abrem mão de terem o "balón" aos seus pés pelo maior tempo possível, os bávaros não fizeram a menor questão disso, apesar de o time germânico também apresentar um histórico de posse da pelota superior aos dos rivais. No jogo em questão, importava saber exatamente o que fazer com a bola, não tê-la por mais tempo. 

O Bayern soube mudar em parte sua maneira de jogar. Venceu com estratégia, aplicação, técnica, hablidade, concentração, raça e conhecimento do inimigo. O que vários tentaram, o time de Munique conseguiu. Sim, o Chelsea, Real Madrid, Celtic e Milan, por exemplo, venceram o Barcelona no último ano. Mas ninguém atropelou os catalães antes do campeão da Alemanha, que parecia conhecer todos os antídotos para brecar os "blaugrana" . 

Getty
Messi ficou abalado com a derrota sofrida pelo Barcelona
Messi ficou abalado com a derrota sofrida pelo Barcelona: craque argentino estava longe da forma ideal

Jupp Heynckes mostrou que aos 67 anos um homem pode, sim, seguir atualizado no que se refere ao futebol. Estudou o Barça e mostrou aos seus atletas o caminho para aniquilá-lo. Uma pena se ele realmente pendurar a prancheta ao final da temporada. Da elegância na entrevista pré-jogo diante de perguntas ácidas à montagem do time, irrepreensível. E pode deixar uma missão mais complexa para Guardiola, o desafio de melhorar o que já é ótimo.

Se o conjunto alemão mostrou que é capaz de jogar de maneira diferente de acordo com o adversário, o Barcelona confirmou que não consegue atuar de outra forma. A receita do seu futebol espetacular sofre evidente desgaste. Tanto que nos cinco últimos jogos da Champions League, o time catalão venceu apenas um. E perdeu dois! Não é mais aquele esquadrão que fazia o "onze" do outro lado da cancha tremer. 

É chegada a hora de o Barça ampliar seu repertório. Para surpreender os rivais, precisa acrescentar novas armas ao toque de bola envolvente, temperado pelos lampejos de Messi, que jogou em Munique sem condições. Consumada a provável eliminação, dia 1º de maio, no Camp Nou, poderá ser decretado o começo do fim de uma "Era". E o candidato a herdar a coroa de melhor time do planeta se apresentou na noite desta terça-feira, em Munique.


 
Fora de Jogo: Para Mauro Cezar, Bayern de Munique deu uma aula de futebol ao Barcelona

Lewandowski faz história, Dortmund goleia Real Madrid e se aproxima da final


Veja os gols da vitória do Borussia Dortmund
Com direito a uma atuação inspirada de Lewandowski, o Borussia Dortmund se aproximou da final da Champions League. O time alemão não tomou conhecimento do Real Madrid e goleou por 4 a 1, nesta quarta-feira, pela partida de ida da semifinal. O atacante polonês foi o grande destaque ao marcar os quatro gols. Cristiano Ronaldo descontou.

O triunfo deixa o time alemão perto de voltar à final da competição, estágio que só alcançou em 1997, quando foi campeão. Além disso, ainda manteve a equipe aurinegra como única invicta desta edição do torneio - são sete vitórias e quatro empates. Contra o clube madrilenho, foram três jogos, sendo dois triunfos e uma igualdade.

LEIA MAIS
Klopp pede para Dortmund não 'enlouquecer de felicidade' e elogia Gotze

Já o Real Madrid terá que ganhar por 3 a 0 ou quatro gols de diferença para conseguir retornar à decisão depois de 11 anos de espera.

O resultado ainda confirma o grande início dos alemães nos confrontos contra os espanhóis nos duelos de ida da semifinal. Isso porque o Bayern de Munique também havia dado show ao golear o Barcelona por 4 a 0, na terça.
Reuters
Gotze, que na última quarta-feira foi negociado com o Bayern, deu a assistência para o primeiro gol do Borussia
Gotze deu a assistência para o primeiro gol do Dortmund
Uma das grandes expectativas para o duelo envolvia Mario Götze. Grande revelação do time alemão nos últimos anos, o jogador ficou em destaque na mídia após ter sido anunciado como novo reforço do Bayern de Munique para a próxima temporada por uma quantia de 37 milhões de euros.

 Alguns torcedores do Dortmund levaram cartazes para criticar o meia-atacante. Porém, de forma geral, o atleta recebeu o apoio das arquibancadas.

Em campo, ele mostrou parecer não ter sido influenciado de forma negativa pela repercussão. Afinal, participou com frequência dos ataques de seu time e ainda deu assistência para Lewandowski inaugurar o marcador.
Reuters
Hummels (fundo) errou feio, e Cristiano Ronaldo marcou para o Real
Hummels (fundo) errou feio, e Cristiano Ronaldo marcou
Porém, do outro lado tinha Cristiano Ronaldo, que se aproveitou de falha de Hummels e deixou sua marca para empatar a partida. O português é o artilheiro isolado da competição com 12 gols e está a dois de igualar Messi e José Altafini como maior marcador em uma mesma edição da competição continental.

Porém, na volta do intervalo, o Dortmund se recuperou da falha e não só conseguiu a vitória, como goleou. Lewandowski marcou mais três vezes e definiu o triunfo. O polonês fez história ao ser o primeiro atleta a fazer quatro gols em uma semifinal da Champions. 

Além disso, ele também inaugurou a lista de jogadores que marcaram ao menos três gols em um mesmo jogo contra o Real na principal competição de clubes da Europa.

LEIA MAIS

Para a partida, o Dortmund contou com força total. Recuperado de lesão, Hummels voltou a ser titular na Champions e deixou o brasileiro Felipe Santana, herói na vitória contra o Málaga, no banco de reservas.

Já o Real, Arbeloa (suspenso), Essien e Marcelo (machucados) não participaram do jogo. Modric, mesmo sem estar 100%, começou a partida. Já Di María, também fora da condição ideal, ficou como opção para o decorrer do confronto, assim como Kaká. Casemiro, que estreou com a camisa branca no último final de semana, diante do Betis, foi cortado.

A partida de volta da semifinal ocorrerá na próxima terça-feira, no Santiago Bernabéu, às 15h45 (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais ESPN.

1º tempo: Dortmund marca forte o Real, abre vantagem, mas cede empate com falha de Hummels

Tentando evitar uma pressão adversária, o Real Madrid iniciou a partida com maior posse de bola e buscando trabalhar no campo ofensivo. Por outro lado, o Dortmund marcava forte no meio de campo e, além de impedir as investidas do adversário, também se lançava rápido para atacar. Bender, por exemplo, somava três desarmes com sete minutos de jogo.

Neste cenário, os mandantes criaram a primeira chance. Aos sete, Bender desarmou e tocou para Reus, que avançou pela intermediária e concluiu rasteiro para boa defesa de Diego López. Na sua segunda oportunidade, o time alemão abriu o marcador. Um minuto depois, Götze foi acionado na esquerda por Gündogan e cruzou na área para Lewandowski, nas costas de Pepe, completar no canto esquerdo da meta adversária.

Após o gol, os mandantes seguiram com a forte marcação e tiravam qualquer espaço do adversário, que, apesar de ficar mais tempo com a bola, não conseguia assustar a meta defendida por Weidenfeller.

Assim, o Real Madrid só chutaria pela primeira vez aos 23 minutos, quando Cristiano Ronaldo cobrou falta com força, e o goleiro espalmou. A equipe da casa respondeu dois minutos mais tarde. Gündogan, após contra-ataque, chutou por cima do alvo.

Porém, com o tempo, a pressão dos comandados de Jürgen Klopp diminuiu, e a equipe visitante conseguiu trocar mais passes e incomodar a defesa adversária, quase sempre em levantamentos para a área. O panorama cortou o ritmo intenso dos alemães, mas não fazia o time de José Mourinho criar boas chances de empatar.

Os visitantes mantiveram a postura até o fim dos primeiros 45 minutos, enquanto isso, o clube aurinegro voltou a incomodar com algumas descidas com velocidade. Quando a etapa inicial parecia que terminaria com 1 a 0 no placar, o Real Madrid arrancou um empate com uma falha bisonha de Hummels.

Subotic recuou para Hummels, que tocou para Weidenfeller, mas o passe saiu fraco e ficou de graça para Higuaín, que, na saída do goleiro adversário, tocou para Cristiano Ronaldo completar para o gol vazio e empatar aos 43 minutos.

2º tempo: Dortmund controla Real e goleia com show de Lewandowski
Getty
Lewandowski entra em 'êxtase' após terceiro gol
Lewandowski entra em 'êxtase' após terceiro gol
Na volta dos vestiários, o time alemão mostrou ter se recuperado da falha. Com seu jogo veloz, a equipe da casa voltou a ficar à frente logo aos cinco minutos. Reus fez belo passe para Lewandowski, que girou na área e concluiu rasteiro para vencer Diego López. Os jogadores do Real pediram impedimento no lance, mas o atacante estava em posição legal.

Embalado, o time da casa ampliou a vantagem aos dez e novamente com o inspirado Lewandowski. Após descida rápida, Schmelzer chutou cruzado da esquerda, o polonês dominou, fugiu da marcação e chutou no ângulo esquerdo para marcar um belo gol.

O Real Madrid sentiu o golpe e voltou a ter dificuldades com a marcação forte do adversário, que, além de neutralizar as investidas dos espanhóis, seguiam assustando e criando oportunidades para transformar o triunfo em goleada. Aos 19, Gündogan fez grande jogada individual e obrigou Diego López a fazer grande defesa.
Reuters
Diego López, goleiro do Real, no chão após o quarto gol do Dortmund, em cobrança de pênalti
Diego López no chão após o quarto gol do Dortmund
Dominante, o Dortmund não deu chances aos visitantes e transformou a vitória em goleada aos 21 minutos. Reus recebeu passe na área e foi empurrado por Xabi Alonso. O árbitro marcou a penalidade, mesmo com Reus tendo colocado a mão na bola. Lewandowski bateu no alto e no meio e converteu a cobrança.

Abatido, o time espanhol seguia levando pouco perigo ao adversário, que seguia marcando forte o Real Madrid e ainda tinha as melhores oportunidades de gol na partida. Assim, o clube alemão, seguido pelo apoio do torcedor, não teve grandes problemas em manter a goleada até o apito final, que só marcou o começo da festa em Dortmund.

FICHA TÉCNICA:
BORUSSIA DORTMUND 4 x 1 REAL MADRID

Local:
 Signal Iduna Park, em Dortmund (Alemanha)
Data: 24 de abril de 2013, quarta-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)
Assistentes: Sander van Roekel e Erwin Zeinstra (ambos da Holanda)
Gols: Borussia Dortmund: Lewandowski, aos oito minutos do primeiro tempo, aos cinco minutos do segundo tempo, aos dez minutos do segundo tempo e aos 21 minutos do segundo tempo
Real Madrid: Cristiano Ronaldo, aos 43 minutos do primeiro tempo
Cartões Amarelos: Khedira, Ozil, Sergio Ramos (Real Madrid) Lewandowski (Borussia Dortmund)

BORUSSIA DORTMUND: Weidenfeller; Piszczek, (Grosskreutz), Subotic, Hummels e Schmelzer; Bender e Gündogan (Schieber); Blaszczykowski (Kehl), Götze e Reus; Lewandowski
Técnico: Jürgen Klopp

REAL MADRID: Diego López; Sergio Ramos, Pepe, Varane e Fabio Coentrão; Xabi Alonso (Kaká) e Khedira; Modric (Di María), Özil e Cristiano Ronaldo; Higuaín (Benzema)
Técnico: José Mourinho
Getty
Cristiano Ronaldo não acredita no resultado e faz careta
Cristiano Ronaldo não acredita no resultado e faz careta
VEJA OS MELHORES MOMENTOS DA PARTIDA:
Clique no player e assista ao vídeo!