segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Português

  • 18h00

    0 EST Estoril X Vitória de Guimarães VIG 2

Italiano

  • 16h00

    4 FIO Fiorentina X Hellas Verona HVE 3

    Italiano

  • 18h00

    2 LAZ Lazio X Napoli NAP 4

    Italiano

Musas do Esportes




E o futebol sobrevive

A frase tem tom de piada, mas foi dita textualmente na quinta-feira pelo presidente do Náutico, Paulo Wanderley: "Tem uns jogadores aí que acham que o Bom Senso vai prevalecer no futebol brasileiro! Não vai!" Ao tentar afirmar que os cartolas não vão se curvar ao movimento Bom Senso F. C. --e ao esquecer o complemento F. C.--, Paulo Wanderley poderia terminar o raciocínio com algo como: "Enquanto houver dirigentes como eu neste país, o bom senso jamais prevalecerá!"
O Náutico tem a segunda pior campanha da história dos pontos corridos. Só o América-RN fez menos pontos, em 2007.
Na quinta-feira, a ameaça de greve expôs as razões do fracasso. Não eram apenas os atrasos salariais, segundo relatos dos atletas. Nem a absurda determinação de não pagar quem estivesse no departamento médico.
Em maio, o presidente Paulo Wanderley anunciou a criação de um conselho gestor composto por 17 dirigentes. Os jogadores contam que a partir daí cada um desses torcedores travestidos de dirigentes passou a visitar e levar acompanhantes ao vestiário: "Teve treino em que eu precisei disputar espaço com eles para fazer xixi", conta um atleta.
Outro contou ter seu carro revistado na entrada do centro de treinamento. O atacante uruguaio Olivera havia sido afastado pela direção, estava proibido de entrar no CT, e os vigias desconfiavam que algum atleta pudesse escondê-lo no porta-malas.
Na quarta-feira à noite, o futebol brasileiro deu uma impressionante demonstração de vida, com o Maracanã ocupado em 90%, 100% vestido de vermelho e preto. Uma noite no país do futebol.
Estava tão bom poder falar só de bola...
Então chegou a quinta e a crise do Náutico veio acompanhada do anúncio da criação da Copa Verde, disputada entre equipes do Norte e Centro-Oeste.
O torneio da ocupação do território esquecido pelo futebol brasileiro seria ótimo se criado por razões técnicas e se preenchesse um pedaço ocioso do calendário.
Mas o objetivo da CBF é político. Tenta acima de tudo agradar os presidentes de federações e angariar votos para a eleição de Marco Polo Del Nero, em abril. Além disso, engrossa o número de jogos no período em que os jogadores de clubes pequenos têm emprego. Os nanicos precisam de partidas onde elas rareiam e há desemprego, de julho a novembro.
Não de fevereiro a abril, época de cheia até do rio Amazonas.
Na sexta-feira, o sorteio dos grupos da Copa nos fará voltar a falar de bola. Análise dos grupos, dos adversários do Brasil... Três dias para falar de futebol, só de futebol! Bem pensado... Três dias para falar de Copa do Mundo bem no final de semana da decisão do Brasileirão!


"Tem uns jogadores aí que acham que o bom senso vai prevalecer!"

Cinco favoritas estreiam no torneio de São José

São José dos Campos (SP) - Com 40% da chave principal ocupada por tenistas estrangeiras, começa nesta segunda-feira a terceira etapa do Circuito Feminino de Tênis do Estado de São Paulo. Doze partidas de simples e quatro de duplas estão programadas para as quadras de saibro da Daher Tennis Lounge a partir das 10 horas.

O favoritismo da semana está com a paraguaia Montserrat Gonzalez, que só entrará em quadra na terça-feira para enfrentar a argentina Nadia Podoroska. Na outra ponta da chave, a argentina Catalina Pella enfrenta por volta das 12 horas desta terça a chilena Cecilia Costa. Também cabeças, as paulistas Nathalia Rossi e Eduarda Piai também vão à quadra.

Campeã das duas primeiras etapas do Circuito, disputadas em Rio Preto, a gaúcha Gabriela Cé é o principal destaque brasileiro. A tenista de 20 anos ganhou nesta semana outro ITF de US$ 10 mil, desta vez em São Paulo. Sua primeira adversária em São José dos Campos será a também brasileira Alori Pereira.

Veja a programação desta segunda-feira. A entrada é gratuita para o público:

Quadra 1 - 10h00
Sophia Chow (BRA) vs.[5]Nathalia Rossi (BRA)
Carla Luceno (ARG) vs. [6]Eduarda Piai (BRA)
Isabella Camargo (BRA) vs. Ana Sigaki (BRA)

Quadra 2 - 10h00
[8]Pei-Chi Lee (TPE) vs. Nathaly Kurata (BRA)
Cecilia Costa (CHI) vs. [2]Catalina Pella (ARG)
[7]Carolina Zeballos (ARG) vs. Fernanda Brito (CHI)

Quadra 3 - 10h00
Maria Silva (BRA) vs. Barbara Oliveira (BRA)
Sofia Blanco (ARG) vs. Giovanna Tomita (BRA)
Juliana Cardoso (BRA) vs. Stephanie Petit (ARG)

Quadra 4 - 10h00
Marcela Bueno (BRA) vs. Yasmine Guimarães (BRA)
Emily Chang (BRA) vs. Guadalupe Rojas (ARG)
Laura Cardone (BRA) vs. Ivone Alvaro (POR)

A segunda edição do Circuito Feminino de Tênis do Estado de São Paulo é apresentada pela Usina Colombo/Açúcar Caravelas por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, através do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, e conta com o patrocínio das empresas Bebidas Poty, Inapel e Jaguar Utilidades. O apoio é da Confederação Brasileira de Tênis, Federação Paulista de Tênis e da Daher Tennis Lounge.  A organização é do Núcleo de Desenvolvimento do Esporte e da Cultura.

Pigossi conquista título de duplas em Monterrey

Monterrey (México) - A paulista de São Paulo, Laura Pigossi, de 19 anos, sagrou-se campeã na chave de duplas do ITF Challenger de Monterrey, evento sobre o piso duro com premiação de US$ 25 mil. Ela e a argentina Florencia Molinero confirmaram a condição de cabeças de chave número 2 e derrotaram a holandesa Indy de Vroome e a eslovaca Lenka Wienerova.
No fim da noite deste sábado as sul-americanas derrubaram De Vroome e Wienerova em sets diretos, com duplo 7/5. Esta é a segunda conquista de challenger de Pigossi nas duplas. Em outubro ela havia faturado o torneio de Assunção, no Paraguai, também com Molinero.
"Foi incrível, jogamos bem a semana inteira. As rivais da final atuaram muito bem, mas conseguimos sair de situações delicadas no segundo set", vibrou a tenista que vai somar 50 pontos no ranking de duplas podendo entrar no top 200 da categoria. Em simples ela é a atual 309ª do mundo.
Na chave de simples, Pigossi não conseguiu ir tão longe e parou já na segunda rodada. Na estreia, a paulista de 19 anos deixou pelo caminho a atleta da casa Ana Sofia Sanchez, mas depois não foi páreo para a norte-americana Alice Kiick, sexta pré-classificada, que avançou mais e está nas semifinais.

Aos 75 anos de idade, morre o pai de Stefi Graff

Foto: Divulgação
2013/outros_assuntos/graff_pai_int.jpg
Mannheim (Alemanha) - Sofrendo com um câncer no pâncreas, Peter Graff, pai da alemã Stefi Graff, não resistiu e faleceu neste domingo aos 75 anos na cidade de Mannheim. Além do papel de pai, ele também foi o treinador da ex-número 1 do mundo na década de 80. Sua filha ganhou 22 títulos de Grand Slam na carreira e liderou o ranking da WTA por 377 semanas.

Halep: 'Adoro Federer, mas ele não é meu ídolo'

Bucareste (Romênia) - Principal tenista romena da atualidade, Simona Halep falou sobre seus ídolos de infância. Embora tenha lembrado o nome do suíço Roger Federer, a atleta de 22 anos não o colocou na lista daqueles que idolatrava quando pequena.
"Henin era meu ídolo, assim como o meu compatriota Andrei Pavel. Também gosto de Roger Federer, mas ele não é meu ídolo", comentou a atual 11 do mundo, que na atual temporada venceu todas as seis finais que disputou, faturando seus primeiros títulos como profissional.
A romena lamentou não ter conseguido jogar contra Henin. "Adoraria poder ter enfrentado Justine Henin. Temos mais ou menos o mesmo tamanho e gosto de seu estilo, muito agressiva e com grande movimentação dentro de quadra", observou Halep.
"Tentei pegar algumas dessas características e colocar em meu jogo", complementou a romena. Sua excelente temporada fez com que ela acabasse sendo eleita pela WTA a tenista que mais evoluiu no ano. Halep começou 2013 ocupando apenas a 45ª colocação no ranking e fechou a temporada 34 lugares acima.

'Não me sinto uma lenda', afirma Serena Williams

Buenos Aires (Argentina) - Serena Williams é uma das estrelas do tênis mundial que passa por Buenos Aires nestas férias, onde neste sábado fez uma exibição com a irmã Venus. Atual número 1 do mundo, a norte-americana foi o principal destaque nesta temporada na WTA, vencendo 11 títulos, entre eles dois Grand Slam, que a fez igualar a marca de conquistas do suíço Roger Federer.
"Era um dos meus objetivos para esta temporada e conseguir isso em meu país foi algo muito especial. Estou muito orgulhosa", comentou a caçula das irmãs Williams em entrevista ao jornal argentino La Nacion. Apesar dos 17 Slam e de mais outros 40 títulos em simples, Serena faz jus ao nome e não se sente como uma lenda do tênis.
"Não me sinto uma lenda, apenas uma garota normal", sentenciou a norte-americana. Apesar de seu domínio na temporada, ela acredita que o circuito da WTA seja bastante equilibrado. "A número 20 joga tão bem quanto a número 10", disse a líder do ranking. Serena também comentou sobre suas duas maiores rivais nos últimos tempos: a russa Maria Sharapova e a bielorrussa Victoria Azarenka.  "Victoria é uma grande jogadora e campeã. Maria já ganhou muitos títulos importantes e sempre é uma ameaça", pontuou.
Uma das mais experientes em atividade, Serena comparou as jogadoras do seu começo de carreira com as atuais. Para ela, hoje em dia a tecnologia e a preparação física ajudam as tenistas, que são mais dinâmicas e jogam com maior potência, batendo mais forte na bola. "As jogadoras de antes eram mais técnicas e as atuais são mais atletas do que tenistas. A preparação física é muito importante".
A norte-americana destacou que a religião é algo muito importante para ela, sendo uma das razões que permitem maior tranquilidade em quadra. Em contrapartida, Serena mostrou-se bem tranquila quando o assunto é a grana. "Não penso muito no dinheiro, nunca dei grande importância. Jogo por amor ao esporte, não me importa ganhar mais ou menos dinheiro Quando era mais nova, deixei vários torneios sem cobrar e depois de meses chegava um email dizendo que não haviam pago minha premiação", revelou.
Ela ainda comentou suas atitudes distintas de quando está em quadra e quando está fora. "A Serena tenista é totalmente diferente daquela da vida cotidiana. Estar jogando em uma quadra é meu trabalho, então tenho que estar focada, ser potente e me mostrar poderosa para alcançar meus objetivos. Só que a vida continua depois, sou sensível e carinhosa. Posso dizer que tenho duas personalidades", brincou a número 1 do mundo.

Hantuchova contrata Ricardo Sanchez como técnico

Foto: Divulgação
2013/hantuchova/0902_usopen_fore_650_int.jpg
Monte Carlo (Mônaco) - A eslovaca Daniela Hantuchova, que já foi top 5, contratou o veterano Ricardo Sanchez como treinador. Aos 30 anos de idade, ela tem trabalhado com vários técnicos diferentes nos últimos anos, sendo que o mais recente deles foi Eduardo Nicolas.
Sanchez já trabalhou com atletas de ponta como a sérvia Jelena Jankovic e a dinamarquesa Caroline Wozniacki. "Nós nos conhecemos há muito tempo e por isso a transição deve ser bastante natural", observou Hantuchova ao anunciar a novidade em seu Facebook.
"Estou otimista com todo o trabalho que temos pela frente e ainda mais empolgada depois dos treinos que tivemos nesta semana nas Espanha", complementou a musa eslovaca, que atualmente é a 33ª do mundo e na temporada de 2013 conquistou um título, na grama de Birmingham.