quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Copa Sul-Americana


20h15 Palmeiras 3x1 Vasco
22h45 Juan Aurich 1x0 La Equidad

Melhor grupo da Champions não tem campeão nem vice. O que achou?

Michel Platini ouviu um misto de críticas e elogios ao modificar o acesso à Champions League para fazer com que mais campeões nacionais disputassem a fase de grupos. Por um lado, é positivo ver uma diversidade maior de países representados. Por outro, é uma pena que bons times fiquem pelo caminho entre os "não-campeões", agrupados nos play-offs. Há bons argumentos contra e a favor, e no fim das contas a competição não sofreu um grande abalo com as mudanças.

Curiosamente, no sorteio desta quinta-feira, o grupo mais interessante do torneio reúne quatro times que não foram nem campeões, nem vices de suas ligas nacionais na última temporada. No A estão Bayern (terceiro da Bundesliga), Villarreal (quarto em La Liga), Manchester City (terceiro da Premier League) e o Napoli (terceiro na Serie A). O City era o adversário mais forte do pote 3, e o Napoli o segundo mais temido do pote 4, que tinha o Borussia Dortmund.

Para o Bayern, quatro vezes campeão europeu, não haverá jogos tranquilos no início da caminhada que pode terminar em uma final jogada em casa, na Allianz Arena. Um privilégio que não cabe a nenhuma equipe desde 1984, quando a Roma chegou à decisão contra o Liverpool e levou a pior nos pênaltis.

O grupo B não parece um bicho de sete cabeças para a Internazionale, apesar de haver muitas dúvidas sobre a adaptação do time aos métodos do novo técnico Gasperini. CSKA e Lille brigariam pela segunda vaga, com o Trabzonspor, que caiu de paraquedas após a polêmica exclusão do Fenerbahçe.

O Manchester United, que começou a temporada com passo firme e um time com boas novidades, vai em busca da quarta final em cinco anos. Não deve suar muito em um grupo C que tem o Benfica como favorito ao segundo lugar, o Basel com boas chances de beliscar o acesso à Liga Europa e o estreante Otelul Galati tentando buscar um ou outro ponto.

Real Madrid e Lyon não precisam mais de apresentações. O confronto que se dará no grupo D já é um clássico da Champions. Na temporada passada, os merengues eliminaram o time francês, que foi seu fantasma em ocasiões anteriores. O Ajax, campeão holandês, já estava no grupo do Madrid no ano passado e se propõe a brigar pela segunda vaga. O Dinamo Zagreb, que volta depois de 12 anos à fase de grupos, pode ser fiel da balança nessa disputa.

O Chelsea renova sua obsessão pelo título europeu em um grupo com duas boas cascas de banana, Valencia e Bayer Leverkusen, e os belgas do Genk, que não disputam a Champions desde 2002/03. O meia-atacante Juan Mata, recém-contratado pelos Blues, reencontrará rapidamente o ex-clube. No Leverkusen está Ballack, ex-Chelsea. Disputa acirrada pela segunda vaga, caso o Chelsea não dê sustos.

O Arsenal não tem empolgado seu torcedor, após as saídas de jogadores importantes, e pode se complicar na chave F, que tem dois campeões nacionais, Olympiacos e Borussia Dortmund, e o vice Olympique Marseille. Para os alemães, que estavam no último pote, é possível dizer que o sorteio foi favorável. Os campeões de 1997 devem entrar confiantes na conquista de uma das vagas, enquanto os Gunners deixarão as barbas de molho.

Atual campeão da Liga Europa, o Porto fará longas viagens no grupo G, que tem Shakhtar Donetsk e Zenit como rivais bastante perigosos, com elencos qualificados e altos níveis de investimento. Nem de longe uma chave fácil para os Dragões, que só devem ter algum respiro contra os cipriotas do APOEL.

Barcelona e Milan já se classificaram para as oitavas no sorteio, que colocou no grupo H os azarões BATE Borisov e Viktoria Plzen. Para bielorrussos e tchecos, além da disputa pelo terceiro lugar, resta a satisfação por receber duas potências continentais diante de seus torcedores. Ao ficar no grupo do time mais forte do mundo, o Milan sai com um consolo: não poderá enfrentá-lo nas oitavas, já que o regulamento veta que equipes da mesma chave se reencontrem nesta fase.

E você, o que achou dos grupos? Dê aí seus pitacos.

Neymar, Ronaldinho ou Damião: quem é o melhor de 2011?

Fiz esta mesma pergunta no início da semana, via twitter, o @arnaldoespn. A discussão foi boa e continua boa. Quem é o melhor jogador brasileiro da temporada? Neymar, Ronaldinho Gaúcho ou Leandro Damião?

Os jogos do meio da semana só alimentaram este bom debate de mesa de bar. Os três foram bem, de novo!

Eu pergunto quem é o melhor, mas admito ser difícil compara-los. Eu diria que tecnicamente é impossível. Neymar parece ser o sucessor de Ronaldinho. Tem arte, magia, improviso e, acima de tudo, técnica apuradíssima. Bate de esquerda, de direita, dribla, faz gols...

Assim como Ronaldinho, Neymar chegou ao time profissional 'pronto'. Trabalhou tudo, e muito bem, quando garoto.

Damião é outro papo. Chegou ao profissionais cru, cru mesmo. Só tinha tamanho. Trabalhou fundamentos no Internacional com um ex-jogador de futsal. Virou um monstro nas conclusões. E, o que é incrível: tem oscilado muito pouco. Joga bem quase todas.

A minha pergunta não é exatamente quem é mais jogador. E assim quem está sendo mais jogador neste ano de 2011, acabando agosto.

Em tese, os três podem jogar juntos na seleção brasileira. Já imaginou um ataque com Neymar, Damião e Ronaldinho?

É até um bom exercício para a 'seleção só de brasileiros' que Mano Menezes terá de montar para o torneio contra a Argentina que está por vir.

Até comecei a pensar na minha... Aproveitaria um time-base, o Santos, e algumas duplas entrosadas. Vamos lá: Fábio, Danilo (Léo Moura), Dedé, Anderson Martins e Kléber; Arouca (Ralf), Elano (Casemiro) e Ganso; Neymar, Damião e Ronaldinho. Tá bom assim?

Uefa sorteia os grupos da Liga dos Campeões

Mônaco
Foram sorteados, nesta quinta-feira, em Mônaco, os grupos da Liga dos Campeões. Com todos os grupos bastante equilibrados, não é possível dizer que há um grupo da morte. Por outro lado, o grupo G, com Porto, Shakhtar Donestk, Zenit São Petersburgo e APOEL, do Chipre, é, em teoria, o mais fraco, e o atual campeão português não deve ter dificuldade para avançar às oitavas de final.
O Barcelona se assustou quando o Milan foi sorteado para o grupo H, mas a inclusão de BATE Borisov, da Bielorússia, e Viktoria Plzen, de República Tcheca, devem ter deixado os catalães mais tranquilos.

Dono do estádio onde será disputada a final, o Bayern de Munique não deve ter um percurso fácil até a decisão. O grupo A, que tem o time bávaro como cabeça de chave, é um dos mais equilibrados da competição, com Villarreal, Manchester City e Napoli, uma equipe de cada um dos grandes centros do futebol mundial.

Os primeiros jogos da fase de grupos acontecem nos dias 13 e 14 de setembro. Em fevereiro de 2012 tem início a fase final. A grande decisão acontece em Munique, na Allian Arena, em 19 de maio.

Nesta sexta-feira, Barcelona, campeão da Liga dos Campeões, e Porto, detentor do título da Liga Europa, se enfrentam na decisão da Supercopa da Europa. Também nesta sexta a Uefa sorteia os grupos da Liga Europa.

As 32 equipes de 18 países ficaram ordenadas da seguinte maneira:
GRUPO A: Bayern de Munique, Villarreal, Manchester City e Napoli
GRUPO B: Internazionale, CSKA-RUS, Lille e Trabzonspor (TUR)
GRUPO C: Manchester United, Benfica, Basel (SUI) e Otelul Galati (ROM)
GRUPO D: Real Madrid, Lyon, Ajax e Dínamo Zagreb (CRO)
GRUPO E: Chelsea, Valencia, Bayer Leverkusen e Genk (BEL)
GRUPO F: Arsenal, Olympique de Marselha, Olympiakos e Borussia
GRUPO G: Porto, Shakhtar Donestk (UCR), Zenit (RUS) e Apoel (CYP)
GRUPO H: Barcelona, Milan, BATE Borisov (BLR) e Viktoria Plzen (TCH)




Brasil vence o Japão e está na semifinal do Grand Prix

O Brasil venceu o Japão por 3 sets a 0 - Foto: Divulgação/FIVB RIO - A seleção brasileira feminina de vôlei venceu na madrugada desta quinta-feira o Japão por 3 sets a 0 (parciais de 25/17, 25/22 e 25/21), no Macau East Asian Games, na China. Com a vitória, o Brasil garantiu a vaga nas semifinais do Grand Prix 2011.
As atuais campeãs olímpicas lideram o grupo B da fase final, com seis pontos. Os Estados Unidos estão em segundo, com cinco, seguidos pela Itália, com um. As japonesas ainda não pontuaram na competição.
A ponteira Fernanda Garay, que começou a partida como titular no lugar de Mari, poupada com dores no abdômen, foi a maior pontuadora da partida, com 17 pontos. Thaisa também teve uma boa atuação, com 12 acertos.
Na sexta-feira, as brasileiras enfrentarão os Estados Unidos às 2h30m (horário de Brasília). A partida valerá o primeiro lugar do grupo B.

Quando bandeiras viram armas

A decisão dos deputados paulistas de permitir a volta das bandeiras dos times no meio das torcidas nos jogos disputados em São Paulo é vista por muitos como motivo de festa. As flâmulas tremulando trariam de volta uma beleza perdida do futebol, argumentam.  ”A lei é um crédito às torcidas organizadas, que embelezam os estádios paulistas”, declarou o deputado Ênio Tatto (PT), autor do projeto aprovado, atendendo à pressão das torcidas uniformizadas.
O aspecto estético é realmente indiscutível (veja as imagens no final deste post). Mas nunca é demais lembrar o motivo da proibição: uma guerra campal entre torcedores palmeirenses e são-paulinos no Estádio do Pacaembu no nem tão longe 1995. Já se vão 16 anos e talvez alguns não se lembrem: foram mais de 100 feridos e um rapaz de 16 anos  morto após ser agredido covardemente e  passar vários dias em coma.
Alguns lembrarão que não foram mastros de bandeiras, mas sim pedaços de madeira usadas em uma obra, irresponsavelmente deixadas ao alcance das torcidas, as armas da guerra que matou Marcio Gasparin. Mas, por precaução, a Polícia e a Federação Paulista de Futebol resolveram banir das arquibancadas qualquer objeto que pudesse virar uma arma num confronto. As camisetas beligerantes das organizadas também foram vetadas na época.  Que o governador Alckmin reflita bem quando esse projeto cair em sua mesa para sanção ou veto.
21/8/1995
21/8/1995
25/8/1995
.

Calçade: "Placar do São Paulo esconde defeitos da equipe"

Santos vai incomodar no returno

O Santos voltou ao Brasileiro. Depois de férias prolongadas, o tricampeão da  Libertadores se reencontra no torneio nacional. A campanha está muito aquém do que se imaginava, mas já não é tão ridícula a ponto de deixá-lo no Z-4, a turma do sai de baixo. Os 2 a 1 sobre o Fluminense, na noite desta quarta-feira, são prova de que o time de Muricy Ramalho vai incomodar no returno. Não para brigar pelo título, mas para terminar no bloco principal, como lhe é de direito.
O Santos que se apresentou na Vila esteve próximo daquele conjunto seguro e confiante que conquistou a América em junho. O toque de bola foi mais eficiente e jogadores importantes renderam o suficiente para desequilibrar. Casos de Arouca e o artilheiro Borges. Incluiria nessa lista também o veterano Leo, o goleiro Rafael e Elano, que saiu machucado no segundo tempo.
Pode não ter sido um Santos a mil por hora, mas foi veloz na medida exata para envolver o Flu em diversos momentos. Por ironia, porém, ficou em vantagem em cobrança de falta, com Elano a levantar a bola pela direita e Borges mergulhou para marcar, aos 13 minutos. O empate veio de jeito semelhante: cobrança de Marquinho, aos 38, também do lado direito do ataque do Flu, e Rafael Moura sozinho entre os zagueiros para desviar de cabeça.
Como tudo aconteceu no primeiro tempo, Borges recolocou o time na frente, aos 41 minutos, num contra-ataque rápido que terminou com chute certeiro. Foi o 12.º gol dele na competição. A segunda etapa foi mais cadenciada, Abel fez algumas modificações (uma delas, Rafael Sobis, no lugar do apagado Fred), mas o máximo que conseguiu foram duas finalizações que morreram em defesas seguras de Rafael.
Esse jogo valeu pela oitava rodada e o Santos ainda tem de recuperar o clássico com o Grêmio. Dá pra pensar em percurso animado na segunda parte da Série A. O Flu precisa definir o que quer da vida, porque tem oscilado muito. Está com jeito de que não passa de figurante neste ano.

A história de Suleiman Kerimov, o homem que comprou Samuel Eto'o

Samuel Eto'o trocou a Internazionale pelo Anzhi, da Rússia, por 27 milhões de euros. Receberá 60 milhões de euros por três anos de contrato, 20 milhões por temporada. A incrível transferência revoluciona o mercado do futebol mundial, sete anos antes da Copa do Mundo na Rússia.

A ideia é que mais transferências assim podem acontecer por lá. Pode não ser assim.
Diferente de ser uma ação conjunta do futebol russo, a contratação de Samuel Eto'o é uma ação individual do empresário Suleiman Kerimov.

xxx

Kerimov é o 118o homem mais rico do mundo, de acordo com o ranking da revista Forbes. Empresário responsável pela criação do banco Fedprombanka, no início dos anos 90, já foi proprietário de uma empresa de aviação e hoje controla a Nafta Moscou e a Silvinit, mega produtora de potássio.

Quando se vê uma fortuna asssim aplicada ao futebol, a lógica é pensar em lavagem de dinheiro. O escândalo turco do mês passado aumenta a suspeita, mas o caso de Kerimov não permite (ao menos ainda) fazer esse tipo de ilação.

No Daguestão, república situada no sudoeste da Rússia, sua fama é de abraçar causas sociais. Essa fama cresceu depois de 2006, ano em que sofreu um grave acidente de carro, quando dirigia sua Ferrari em Nice, no sul da França.

xxx

A compra do Anzhi, em janeiro de 2011, é o capítulo mais recente de seus (aparentes) trabalhos a favor da república onde nasceu. De janeiro para cá, Kerimov contratou os brasileiros Roberto Carlos, Jucilei e Diego Tardelli, tirou o russo Zhirkov do Chelsea por 14 milhões de euros e agora tira Samuel Eto'o da Internazionale.

Aparentemente, apenas para fazer o nome do Anzhi e do Daguestão aparecerem nas manchetes internacionais. Será?

Placar da lógica

O placar da partida não mostra o problema, mostra apenas parte das diferenças entre São Paulo e Ceará. O resultado premiou o time que se arriscou mais, e com mais responsabilidade no confronto.

O gol surgiu aos 10 minutos do segundo tempo, com Cícero, o primeiro jogador a se posicionar no interior da área para receber o passe, depois de 55 minutos de tentativas, quase todas de fora da área.

Esse tem sido o defeito do São Paulo: trabalha demais, aproxima-se do gol, mas não tem infiltração.

A bola para Cícero foi cruzada por Carlinhos Paraíba. Entre os zagueiros, o meia matou no peito e fez o gol, como um atacante que sabe ocupar a área. Mas isso tem sido raro na equipe.

Não é a função dele, mas alguém precisava ocupar o espaço, principalmente porque Lucas e Dagoberto, naquele momento, jogavam abertos, para atrair a marcação e permitir a entrada de um jogador do meio de campo.

Funcionou, ganhou o jogo assim.

Depois, Lucas marcou de fora da área e Dagoberto fechou o placar em contra-ataque. O São Paulo acertou oito finalizações, todas no segundo tempo.

e

SÃO PAULO 3 X 0 CEARÁ

Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 24 de agosto de 2011, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Público: 23.344 pagantes
Renda: R$ 319.440,00
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Assistentes: Dibert Pedrosa Moisés  e Erick Bandeira.
Cartões amarelos: Dagoberto (São Paulo); Heleno e Edmilson (Ceará)
Gols:
SÃO PAULO: Cícero, aos 10, Lucas, aos 17, e Dagoberto, aos 20 minutos do segundo tempo

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Piris, João Filipe, Rhodolfo e Juan; Wellington, Carlinhos Paraíba e Casemiro (Jean); Lucas (Rivaldo), Fernandinho (Cícero) e Dagoberto
Técnico: Adilson Batista

CEARÁ: Diego; Boiadeiro (Felipe Azevedo), Fabrício, Anderson Luís e Egídio; Edmilson (Roger), Heleno, Michel e Thiago Humberto (Eusébio); Osvaldo e Marcelo Nicácio
Técnico: Vagner Mancini

Salve o 'Barcelona do Tatuapé', o campeão dos campeões

Inexplicavelmente, o presidente da nova-velha diretoria do Corinthians, o rei do sorriso Andrés Sanchez, foi mais bombardeado que o Iraque apenas por ter falado o óbvio ululante, matado o pau e mostrado a minhoca.

“Estamos perdendo um campeonato ganho de novo”, disse o mandachuva, trovoadas e muito mais ao jornal ‘Diário de S.Paulo’.

De fato, o ‘Barcelona do Tatuapé’, comandado com maestria por Tite Guardiola, está sobrando no Brasileirão desde a primeira rodada.

A equipe lidera com extrema folga de dois pontos para o Flamengo e três à frente de São Paulo e Vasco, o trio sem esperança.

Os coirmãos já pensam até em jogar a toalha, uma vez que o campeonato entrou na reta final, faltando somente 20 decisões para se conhecer o campeão – estarão em jogo parcos 60 pontos.

Um tempo extremamente exíguo num torneio que tem a participação de um autêntico papa-títulos, muito badalado pelas chuteiras do planeta, principalmente depois de um centenário sem ter nada.

Como se não bastasse a disparidade de forças, só mesmo quando chove canivete é que acontecem surpresas no campeonato, como em 2010: de 16º colocado no turno, o Grêmio fechou a maratona em quarto lugar.

O cartola está certíssimo. A volta olímpica está no bico do gavião. O time à disposição de Tite Guardiola é simplesmente fantástico: Júlio César Valdez; Alessandro Daniel Alves; Chicão Pique, Leandro Castan Mascherano e Fábio Santos Abidal; Ralf Busquets, Paulinho Xavi, Danilo Iniesta e Alex Messi; Liedson Villa e Sheik Pedro. Vai encarar?
                                                              ######
Pitacos da rodada 1.
Internacional: o campeão de tudo é dono da América mais uma vez – ‘don’t cry for me Gremioentina’; depois de comer o milho que o diabo amassou por um bom tempo no Galo, Dorival Júnior respira em oito dias o primeiro caneco internacional de sua carreira.

Pitacos da rodada 2. Tricolor acorda no segundo tempo, faz a lição de casa e despacha a Carroça Desenfreada cearense para o ferro-velho da Copa Sul-americana; Ronaldinho Gaúcho, sempre ele, sai do banco, carimba a classificação para as oitavas de final e encerra jejum de 37 anos sem vitória do urubu na Arena da Baixada.

Pitacos da rodada 3. Dribles, chapéus e elástico: só faltou um gol para o ‘papai’ Neymar homenagear em grande estilo a chegada de Davi Lucca – as boas vindas ao bebê ficaram por conta de Borges, que mandou o Fluminense para o espaço e garantiu a segunda vitória seguida do Peixe pela primeira vez no Brasileirão.

Sugismundo Freud. Stress é o espaço de tempo entre uma pescaria e outra.

‘Tá ruim, mas tá bom’.
O garoto Henrique já anda todo pimpão pelo Tricolor. Seu holerite vai pular de R$ 7 mil para R$ 60 mil a partir de setembro. O sorriso do atacante, melhor jogador do Mundial sub-20, só não vai de orelha a orelha porque continua embolsando menos que Willian José (R$ 115 mil mensais).

Twitface. O Internacional ganhou mais um importante reforço para nocautear o imortal Grêmio: fechou patrocínio com Rodrigo Minotauro, fera do UFC.

Tiro curto. Os dirigentes do Grêmio cortaram drasticamente a folha salarial: de R$ 2,5 milhões em 2010 para R$ 4,5 milhões nesta temporada. O lateral-direito Gabriel é o símbolo do facão: embolsa minguados R$ 350 mil por mês.

Ação entre amigos. O médico Eduardo de Rose, especialista em dopagem e peça-chave na defesa de Cesar Cielo, foi convidado para o programa de Márcia Peltier. Que é mulher de Carlos ‘Rolando Lero’ Nuzman. Que é presidente do COB (caixinha, obrigado Brasil). Que tem De Rose como coordenador do departamento de doping. Ciranda, cirandinha, vamos detonar o ...Ladetec.

Gilete press. De Wianey Carlet, no ‘Zero Hora’: “Mais uma da Fifa: o Internacional terá que substituir a drenagem do Beira-Rio. Para atender a mais essa exigência da insaciável entidade, o Inter gastará R$ 3 milhões e terá que fechar o Beira-Rio durante seis meses, aproximadamente. Se arrependimento matasse, acho que o Inter já estaria morto e sepultado. Jamais os dirigentes colorados devem ter imaginado que a pentelhação da Fifa chegasse ao ponto que chegou. O time terá que sediar seus jogos no Passo D´Areia ou no estádio do Novo Hamburgo.” A Copa é deles, a conta é nossa.

Tititi d’Aline. O urubu garante que voa tranquilo na liderança do pay-per-view do Brasileirão, com 16,7%, à frente de Corinthians (12,6%) e São Paulo (8,9%).

Você sabia que... Ganso será o padrinho de Davi Lucca, herdeiro de Neymar, que nasceu com 2,8 kg?

Bola de ouro. Rafaela Silva. Da rua para a prata no Campeonato Mundial de judô. Uma lição de vida da brasileira de 19 anos.

Bola de latão. Andrés Sanchez. Fala muito, fala muito...

Bola de lixo. Fenerbahce. O time dos brasileiros André Santos, Cristian e Alex foi expulso da Liga dos Campeões por envolvimento no escândalo de manipulação de resultados na Turquia. Será substituído pelo Trabzonspor.

Bola sete. “Só tenho a agradecer a quem fez isso, porque nosso ambiente melhorou muito, ficou legal” (do esperto Felipão, sobre a divulgação da ficha de inscrição de Kleber, o periquito gladiador, na Gaviões – um tiro no pé da Fiel?

Dúvida pertinente. 4-3-2-1, 4-5-1, 4-4-1-1, 3-5-2: esquema tático ou linha de ônibus?

Antonio Carlos quer vitória no clássico para entrar no G-4

O Botafogo está animado para o clássico deste sábado, contra o Fluminense, no Engenhão, pela última rodada do turno do Campeonato Brasileiro.

Na quinta colocação, os alvinegros podem terminar no G-4 da competição em caso de vitória sobre os tricolores. Para o zagueiro Antonio Carlos, os botafoguenses estão focados neste objetivo para iniciarem o returno embalados para chegar aos líderes.

"Antes do jogo contra o Atlético-MG, já estávamos focados em conseguir as duas vitórias para virarmos o turno no G-4. Sabemos que clássico é diferente, o Fluminense busca a melhor formação e ficar perto dos líderes. Quem ganhar esse jogo vai ter uma vantagem muito boa. Pode nos dar muita moral. A primeira final é essa com o Fluminense", afirmou.

Classificado na Copa Sul-americana ao vencer o Atlético-MG, Antonio Carlos afirmou que o Botafogo também vai em busca do título nesta competição, mesmo focado no Campeonato Brasileiro.

"Desde o início, trabalhamos para conseguir um título de expressão. Estamos fazendo um bom papel e precisamos de uma grande conquista. Queremos escrever o nosso nome na história. Esperamos ser recompensados pelo que estamos fazendo. Esse ano é o que vejo o grupo mais qualificado e com chances de chegar", finalizou.

VÍDEO: No reencontro de Muricy com o Fluminense, Santos vence a segunda seguida pela 1ª vez

Em jogo atrasado válido pela oitava rodada, o Santos começou a dar sinais de recuperação do Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira à noite, o time paulista venceu o Fluminense, por 2 a 1, na Vila Belmiro, e ficou mais longe da zona de rebaixamento. Pela primeira vez na competição, a equipe alvinegra conseguiu duas vitórias seguidas.

A partida marcou o reencontro do técnico Muricy Ramalho com o Fluminense, clube que conduziu à conquista do título brasileiro de 2010. Antes do duelo desta quarta, o atual treinador santista foi cumprimentado e abraçado no gramado pelos jogadores do time carioca.

Com o resultado positivo, o Santos chegou aos 21 pontos, abrindo quatro da zona da degola, e subiu para a 14ª colocação na tabela. Já o Fluminense segue com 25 pontos na nona posição.



Veja os gols da partida!
No próximo domingo, às 16h, o Santos faz o clássico com o São Paulo, na Vila Belmiro, enquanto o Fluminense encara o Botafogo, sábado, às 18h, no Engenhão.

No confronto desta quarta, o atacante Borges abriu o placar para os donos da casa aos 13 minutos do primeiro tempo. Rafael Moura empatou para os visitantes aos 38, mas Borges, novamente, definiu a vitória santista aos 41 minutos. O atacante santista chegou aos 12 gols no Brasileirão, sendo o artilheiro isolado do torneio.

O jogo

O jogo começou com as duas equipes buscando o ataque. O Fluminense assustou em cobrança de falta de Fred, aos quatro minutos, só que o goleiro do Santos, Rafael, estava atento e espalmou a bola, afastando o perigo.

Os donos da casa não deixaram por menos e quase chegaram ao gol dois minutos mais tarde. Borges recebeu a bola na entrada da área e, de perna esquerda, tentou colocar a bola no ângulo direito de Diego Cavalieri. A bola passou rente ao posto do time carioca.

Mas se Borges quase marcou na primeira chance que teve, na segunda ele não desperdiçou. Aos 13, Elano cobrou falta da intermediária na cabeça do centroavante, que se agachou e tocou a bola para o fundo da rede de Diego Cavalieri. Na comemoração, Borges homenageou Neymar, que foi pai pela primeira vez nesta quarta, com o nascimento de Davi Lucca.

Os santistas quase ampliaram logo na sequência. Aos 15, Paulo Henrique Ganso deixou Neymar na cara do gol. O atacante tentou encobrir Cavalieri, porém, o arqueiro tricolor saiu bem do gol e fechou o ângulo da Joia alvinegra.

Melhor em campo, o Santos ainda teve outras oportunidades para ampliar o marcador, mas não conseguiu. Com isso, o Fluminense se reorganizou dentro de campo e chegou ao empate. Marquinho bateu falta na cabeça de Rafael Moura, que levou a melhor sobre a zaga e igualou o placar na Vila: 1 a 1.

O atacante Borges fez os dois gols do Santos contra o Fluminense
O atacante Borges fez os dois gols do Santos contra o Fluminense
Crédito da imagem: Agência Estado
No entanto, a alegria dos cariocas durou pouco tempo. Aos 41, Arouca e Ganso tabelaram antes do volante arrancar pela esquerda e, na entrada da área, servir Borges. Inteligente, o camisa 9 deu um passo para trás, enganando a marcação antes de finalizar de perna direita no canto esquerdo de Diego Cavalieri, recolocando os santistas no comando do marcador. Com esse gol, Borges chegou a 12 e é o artilheiro isolado do Brasileirão.

Antes do intervalo, o Santos quase chegou ao seu terceiro gol. Aos 44, Arouca arrancou novamente do meio-campo, deixando os defensores tricolores para trás e, se não fosse a boa saída de gol de Diego Cavalieri, teria anotando mais um gol do Alvinegro Praiano no confronto.

Na volta para a etapa complementar, o Fluminense voltou com uma alteração. O técnico Abel Braga trocou Marquinho por outro meia, Souza. E, logo no início do segundo tempo, aos quatro minutos, com a lesão de Valencia, Diogo entrou no seu lugar.

Só que a primeira chance de gol após o intervalo foi do Santos. Aos dez, Arouca ganhou na velocidade após corta-luz de Borges e tocou na entrada da área para Ganso. O maestro santista tentou o arremate, mas foi bloqueado. Na sobra, Arouca tentou o cruzamento para Borges, mas a defesa do Fluminense tirou a bola, mandando-a para escanteio.

Na sequência do lance, no minuto seguinte, o Tricolor das Laranjeiras teve a sua melhor oportunidade para chegar ao empate. Mariano desceu pela direita, a bola passou pela zaga e sobrou para Carlinhos. O lateral esquerdo tocou para o gol, mas Danilo estava bem posicionado e desviou pela linha de fundo, evitando o gol quase certo dos cariocas.

Aos 19, o Fluminense assustou novamente. Em chute de longa distância, Diogo quase surpreendeu Rafael. Atento, o camisa 1 santista espalmou a bola, desviando-a para escanteio.

Em desvantagem, o Tricolor das Laranjeiras se lançou ao ataque, pressionando os donos da casa. Aos 22, Rafael Sóbis bateu de esquerda para mais uma grande defesa de Rafael. Dois minutos após, foi a vez de Gum quase deixar tudo igual no placar, em uma cabeçada que fez a bola sair rente a trave direita de Rafael.

Com 28, os cariocas tiveram mais uma boa chance de deixar tudo igual na Vila. Rafael Sóbis cobrou falta na segunda trave, Rafael falhou e Gum tocou para o meio da área. No bate-rebate, Durval afastou o perigo e, ainda por cima, ganhou o tiro de meta, evitando o empate tricolor.

Inspirado, Paulo Henrique Ganso quase deixou a sua marca. Aos 36, o camisa 10 alvinegro arrancou em velocidade e quase marcou o gol, ao bater cruzando, buscando o canto esquerdo de Cavalieri. A bola saiu rente a trave.

No minuto seguinte, Ganso deixou o jogo, substituído pelo zagueiro Bruno Aguiar. Antes, o técnico Muricy Ramalho já havia sacado Elano para a entrada do volante Adriano. Borges também deixou o confronto substituído pelo centroavante Alan Kardec.

O Santos ainda teve uma grande oportunidade para chegar ao seu terceiro gol antes do apito final. Aos 44, Neymar fez linda finta em seu marcador e lançou Arouca, que soltou a bomba de pé direito, sobre o gol de Diego Cavalieri.

Depois, o time da casa apenas tratou de administrar a vantagem construída, somando mais três pontos na tabela de classificação da Série A do Brasileiro.

FICHA TÉCNICA:
SANTOS 2 X 1 FLUMINENSE


Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 24 de agosto de 2011, quarta-feira
Horário: 20h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Paulo Godoy Bezerra (SC)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Carlos Berkenbrock (Fifa-SC)
Renda: R$ 156.470,00
Público: 6.255 pagantes
Cartões amarelos: Arouca, Danilo, Elano e Paulo Henrique Ganso (Santos); Marquinho, Digão, Edinho e Diogo (Fluminense)
Gols:
SANTOS: Borges, aos 13 e aos 41 minutos do primeiro tempo
FLUMINENSE: Rafael Moura, aos 38 minutos do primeiro tempo

SANTOS: Rafael; Danilo, Edu Dracena, Durval e Léo; Henrique, Arouca, Elano (Adriano) e Paulo Henrique Ganso (Bruno Aguiar); Neymar e Borges (Alan Kardec)
Técnico: Muricy Ramalho

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Mariano, Gum, Digão e Carlinhos; Edinho, Valencia (Diogo), Marquinho (Souza) e Lanzini; Rafael Moura e Fred (Rafael Sóbis)
Técnico: Abel Braga

Ronaldinho marca novamente, Flamengo derrota Atlético-PR e se classifica

Ronaldinho Gaúcho foi o grande nome da classificação do Flamengo na Copa Sul-Americana. Nesta quarta-feira, o meia balançou a rede e deu a vitória à equipe carioca sobre o Atlético-PR, por 1 a 0, na Arena da Baixada. No jogo de ida, graças a outro gol de Ronaldinho, de pênalti, o Flamengo também triunfou por 1 a 0.

Na próxima fase da competição continental, o time do técnico Vanderlei Luxemburgo vai enfrentar Universidad do Chile ou Nacional (URU). A equipe chilena eliminou o Flamengo na Copa Libertadores de 2010.

Flamengo e Atlético-PR entraram com equipes mistas no duelo desta quarta-feira. Ronaldinho Gaúcho, inclusive, começou a partida no banco de reservas. Depois de um primeiro tempo sem gols, o técnico Vanderlei Luxemburgo resolveu tirar sua principal arma do banco. E deu certo. Aos 28 minutos, com um toque de cabeça, sem nenhuma marcação, o atacante só teve o trabalho de balançar a rede e sair para comemorar.

Agora, os times voltam o foco para o Campeonato Brasileiro. O Flamengo encara o Vasco, enquanto o Atlético-PR pega o Coritiba.

O jogo

O time carioca começou a partida com maior posse de bola, tentado pressionar o adversário, mas errando alguns passes e falhando, como aos dois minutos, em uma inversão de bola de Renato que Fierro simplesmente furou. No entanto, poucas finalizações após as primeiras movimentações. Fransérgio, aos cinco minutos, até chutou de forma tímida, mas sem perigo algum.

Flamengo está classificado na Copa Sul-Americana
Flamengo está classificado na Copa Sul-Americana
Crédito da imagem: Agência Estado
Bastante movimentação no gramado castigado da Arena, mas com as ações concentradas no meio-campo. Lance com um pouquinho mais de emoção somente aos 15 minutos, em jogada individual de Branquinho, que carregou a bola e arrematou para boa defesa de Felipe, que não deu rebote. Negueba chegou pela lateral e fez o levantamento, aos 21 minutos, para saída precisa de Santos.

O Atlético-PR começou a ensaiar uma pressão após mais uma boa jogada de Branquinho, aos 25 minutos, com uma bomba que obrigou Felipe a se esticar todo para espalmar. Na resposta, ninguém marcou Luiz Antônio, que avançou e chutou por cima da meta. Aos 31 minutos, Marcelo Oliveira passou como quis por Fierro, invadiu a área e foi desarmado na hora certa por Gustavo. Um lance incrível aos 41 minutos, com Jael, praticamente sem goleiro, conseguindo desviar de cabeça para fora.

Para o segundo tempo, as duas equipes voltaram modificadas. Se Renato Gaúcho tirou Róbston, bastante vaiado na primeira etapa, para a entrada de Héracles, Luxemburgo optou pela saída de Galhardo e colocou Willians.

Logo no primeiro minuto, a melhor chance da partida até então, com Jael, que dentro da área, de frete para o crime, novamente conseguiu errar o alvo. Na respota, Branquinho bateu cruzado e Felipe fez linda defesa.

Querendo definir a classificação, Luxemburgo colocou Ronaldinho Gaúcho em campo no lugar de Jael, que perdeu pelo menos dois gols feitos. Aos 18 minutos, Rodriguinho invadiu a área, foi desarmado e a torcida ficou pedindo o pênalti. Na sequência do lance, mais uma vez o atacante foi travado e novas reclamações foram feitas à arbitragem. O Flamengo administrava bem o empate, embora o resultado fosse perigoso.

No entanto, mais uma fez Ronaldinho Gaúcho resolveu. Aos 28 minutos, o astro rubro-negro, bem colocado e sem marcação, só teve o trabalho de desviar de cabeça cruzamento na medida.

Aos 33 minutos, Negueba fez o cruzamento e Santos saiu bem para interceptar. Aos 40 minutos, Fransérgio, o volante que virou atacante no Atlético-PR, subiu na área e testou firme para fora.

Ao final, desclassificação que não pesa para o time da casa, que não prioriza a competição, e classificação que deixa o Flamengo com uma maratona de jogos pela frente.

FICHA TÉCNICA:
ATLÉTICO-PR 0 X 1 FLAMENGO-RJ


Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 24 de agosto de 2011 (quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (SP)
Assistentes: Alessandro Rocha (SP) e Leandro Vuaden (RS)
GOLS: FLAMENGO: Ronaldinho Gaúcho, aos 28 minutos do segundo tempo

ATLÉTICO-PR: Santos; Wagner Diniz, Gustavo Lazzaretti, Rafael Santos e Marcelo Oliveira; Renan (Mádson), Wendel, Robston (Héracles) e Branquinho; Adaílton (Rodriguinho) e Fransérgio
Técnico: Renato Gaúcho

FLAMENGO: Felipe; Alex Silva (Welinton), Gustavo e Ronaldo Angelim; Galhardo (Willians), Luiz Antônio, Fierro, Darío Bottinelli e Renato Abreu; Negueba e Jael (Ronaldinho Gaúcho)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

VÍDEO: Inter reverte placar contra o Independiente e conquista o bi da Recopa Sul-Americana

Foi sofrido, foi pegado, foi tenso, ingredientes básicos de uma decisão na América do Sul. Mas com a bola nos pés, o Internacional mostrou força e venceu o Independiente, por 3 a 1, no Beira-Rio, nesta quarta-feira, e conquistou o título da Recopa Sul-Americana pela segunda vez na história, repetindo o feito de 2007.

Após derrota por 2 a 1, na Argentina, o Colorado reverteu o placar em Porto Alegre com dois gols do atacante Leandro Damião e um do lateral Kleber, de pênalti, enquanto Maxi Velázquez descontou para os visitantes. O gol do título de Kleber saiu apenas aos 38 minutos do segundo tempo.

Ser campeão com a camisa colorada tem atrelado a si muita angústia, muito nervosismo, e, no fim, tem comemoração. Foi assim nas Libertadores de 2006 e 2010. Não foi diferente na Copa Sul-americana e no Mundial, as principais conquistas mais recentes do clube. 

 Leandro Damião fez dois gols da vitória do Internacional; veja!
Crédito da imagem: Reuters
Leandro Damião fez tudo parecer fácil, não só pela naturalidade com que marca gols, mas por ter feito dois nos 25 minutos iniciais de jogo. O primeiro com direito a janelinha e chute de bico. Tudo estava encaminhado, mas os argentinos criaram forças para descontar com Maximiliano Velázques, no começo do segundo tempo.

Os corações batiam acelerados dentro da casa colorada, o tempo passava cada vez mais rápido e a prorrogação se aproximava, mas Andrezinho achou Jô na área. Livre, o atacante foi derrubado pelo goleiro Navarro. Na cobrança, a frieza de Kleber fez ecoar pelo Beira-Rio o grito de bicampeão.

O jogo

Contar com Leandro Damião é ter boa parte dos problemas resolvidos. Sua fase é mágica como será a noite de comemorações dos colorados. O centroavante possui um repertório inesgotável para marcar gols. Um jeito inédito de ir as redes foi visto aos 20 minutos. Posicionado ao lado da área, Damião emplacou uma janelinha, avançou e de bico levou o Beira-Rio ao delírio. Mais uma pintura para sua galeria.

Cinco minutos depois, o camisa 9 fez o estádio tremer novamente ao apresentar a todos mais uma obra, desta vez, menos bela, mas não menos importante. Após chutão do goleiro Muriel, Damião venceu pelo alto, e de pé esquerdo ampliou. Com pouco mais da metade do primeiro tempo, o Inter tinha solucionado a parte mais complexa da equação da noite, transformando o que era negativo em positivo.

Porém, o futebol e a matemática possuem lógicas próprias, muitas vezes incompreendidas. Não é possível, por exemplo, expressar de alguma maneira a persistência dos argentinos. Os hermanos não desistem até que não haja mais chances. Assim como é difícil explicar o encolhimento dos gaúchos no segundo tempo. Maximiliano Velázques fez a tensão crescer na noite de Porto Alegre. Com três minutos do segundo tempo, em trama pela direita, o defensor descontou, igualando a disputa no agregado.

Se tudo estava zerado, os times passaram a brigar para ter o sinal positivo ao seu lado. Os Reys de Copas, empolgados com o gol, estavam mais vivazes e próximos de obter a vantagem. Marco Pérez parou em Muriel, no rebote, Ivan Vélez carimbou a defesa. Após conseguir voltar a respirar, o Inter voltou a emparelhar o confronto.

Quando a angústia imperava, Jô foi derrubado pelo goleiro, aos 36 minutos. Na cobrança, Kleber foi frio, de canhota. Ele deslocou o goleiro, resolveu a parte final do problema e deu mais uma taça para a galeria do Inter.

FICHA TÉCNICA:
INTERNACIONAL 3 X 1 INDEPENDIENTE


Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 24 de agosto de 2011, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Renda: R$ 1.254.240,00
Público: 39.069
Árbitro: Jorge Larrionda (Uruguai)
Assistentes: Pablo Fandiño e Mauricio Espinosa (ambos uruguaios)
Cartões amarelos: Eduardo Tuzzio, Maximiliano Velázquez e Osmar Ferreyra (Independiente);
GOLS: INTERNACIONAL: Leandro Damião, aos 20 e aos 25 minutos do primeiro tempo, e Kleber, aos 38 minutos do segundo tempo;
INDEPENDIENTE: Maximiliano Velázquez, aos 3 minutos do segundo tempo;

INTERNACIONAL: Muriel; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Elton, Guinazu, D'Alessandro (Andrezinho) e Oscar; Dellatorre (Jô) e Leandro Damião
Técnico: Dorival Júnior

INDEPENDIENTE: Hilario Navarro; Eduardo Tuzzio, Julián Velázquez, Gabriel Milito e Maximiliano Velázquez; Ivan Pérez (Ivan Vélez), Cristian Pellerano, Hernán Fredes (Leonel Nuñez), e Osmar Ferreyra (Matias Defederico); Marco Pérez e Facundo Parra
Técnico: Antonio Mohamed

São Paulo bate o ceara por 3 a 0

O São Paulo fez o dever de casa, bateu o Ceará por 3 a 0 no Morumbi e garantiu a classificação para a próxima fase da Copa Sul-Americana. A equipe superou um primeiro tempo muito ruim e contou com noite feliz de Cícero e Lucas para resolver a partida.
Disposto a resolver a classificação rapidamente, o tricolor começou o jogo pressionando a saída de bola para sufocar o Ceará em seu próprio campo. Com Fernandinho, Dagoberto e Lucas bem adiantados, a tática surtiu efeito e nos primeiros minutos os visitantes não conseguiram ter tranquilidade para acalmar a partida. Com a bola nos pés, porém, o time se perdia em meio a tentativas individuais de seus homens de frente
Bastaram 15 minutos para perceber que a formação mandada a campo pelo técnico Adilson Batista não funcionaria. Sem um articulador no meio e com Lucas desaparecido, o São Paulo não conseguia pôr a bola no chão e armar jogadas de ataque. Casemiro, aparentemente designado para a função, não deu conta do recado e Carlinhos Paraíba errava muitos passes. Resultado: chutões, lançamentos para ninguém e pouca efetividade.
Destaque no duelo contra o Palmeiras, Dagoberto abusou do individualismo e por diversas vezes se atirou no chão na tentativa de cavar faltas perigosas. A lesão de Fernandinho aos 30 minutos deu a oportunidade de Adilson corrigir o erro na escalação e mandar Cícero a campo para dar mais consistência à equipe, que não escapou das vaias no fim da primeira etapa.
A conversa no vestiário deve ter sido quente, porque o São Paulo voltou muito mais ligado na segunda etapa. Logo aos 2minutos Cícero bateu falta perigosa e levantou a torcida. Lucas também veio melhor e começou a se movimentar mais à procura da bola. Mais agressivo, o time passou a efetivamente dominar a partida e atacar com mais objetividade.
Os primeiros gritos por Rivaldo já ecoavam nas arquibancadas quando Carlinhos Paraíba achou Cícero entre os zagueiros na marca do pênalti. O meia matou a bola no peito e tocou no canto para abrir o placar e aliviar o clima de tensão que começava a se formar no Morumbi.
Com o placar adverso que daria a vaga ao rival, Vagner Mancini abriu o Ceará e deu o espaço que os donos da casa tanto procuravam. Em dois contragolpes velozes, Lucas e Dagoberto fizeram o segundo  e terceiro para sacramentar a classificação e afastar o vexame de uma eliminação em casa logo na primeira fase. Com o placar favorável, a equipe passou a administrar o resultado.
O São Paulo agora aguarda o vencedor do confronto entre Libertad-PAR e Equidad-COL ou Juan Aurich-PER para saber quem será seu rival na próxima fase. Antes de voltar a pensar na Sul-Americana, a equipe volta as atenções para o Brasileirão, onde enfrenta o Santos, neste domingo, na Vila Belmiro, no último duelo do primeiro turno.

Borges Precenteia Papai Neimar

Na festa para o “papai” Neymar na Vila Belmiro, Borges foi a principal atração. O camisa 9 marcou os dois gols do Santos, e garantiu a vitória contra o Fluminense, por 2 a 1, na noite desta quarta-feira, em partida adiada da 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol do time carioca foi marcado por Rafael MouraCom o triunfo, o Santos ficou mais distante da zona de rebaixamento, ao pular para a 14ª colocação, com 21 pontos. Já o Fluminense perdeu a chance de encostar no G-4 e se mantém na 9ª posição, com 25 pontos.

No jogo, os holofotes estavam voltado para Neymar. A atuação não foi brilhante, mas o jovem deixou a sua marca em jogada individual ao dar dois chapéus em Lanzini no segundo tempo e levantar a torcida. Na ocasião, o Santos já vencia o jogo por 2 a 1 graças ao artilheiro do campeonato, Borges, que chegou aos 12 gols.

Após atuações sem brilho do time principal, o Santos, enfim, demonstrou estabilidade  e soube controlar bem o ritmo da partida. O retorno de Danilo deu maior segurança ao sistema defensivo, e do outro lado, Léo conseguiu impedir as investidas de Mariano ao ataque.

O domínio santista resultou em boas chances, e no primeiro tempo, Arouca, por duas vezes, e Paulo Henrique Ganso e Neymar desperdiçaram ótimas oportunidades. O goleiro Diego Cavalieri conseguiu evitar o pior na primeira etapa. Só não soube parar o goleador do campeonato.

Borges fez de cabeça o primeiro gol, aos 13 minutos, mas viu Rafael Moura empatar o jogo da mesma forma, aos 38. O camisa 9 santista não deixou a euforia tomar conta do Fluminense, já que três minutos depois marcou novamente.

Na tentativa de modificar o panorama do jogo no segundo tempo, Abel Braga colocou Souza no lugar de Marquinho. E logo aos quatro minutos fez outra modificação: sacou Valencia para colocar Diogo.

O grande problema para a Abel foi o fato de Fred se queixar de dores musculares pouco depois das alterações e também ser substituído (por Rafael Sobis). Em 15 minutos, o treinador do Flu Apesar disso, o time visitante foi bem superior ao Santos no segundo tempo.

O Fluminense criou boas chances de gol, e na melhor delas, Danilo evitou o gol de Carlinhos ao dar um carrinho preciso sobre a bola evitando que ela entrasse.

A vitória do Santos foi assegurada com sufoco nos minutos finais. Só que o importante para Neymar foi ter coroado o dia do nascimento do filho com um triunfo. Isso, graças a Borges