quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Ronaldinho marca novamente, Flamengo derrota Atlético-PR e se classifica

Ronaldinho Gaúcho foi o grande nome da classificação do Flamengo na Copa Sul-Americana. Nesta quarta-feira, o meia balançou a rede e deu a vitória à equipe carioca sobre o Atlético-PR, por 1 a 0, na Arena da Baixada. No jogo de ida, graças a outro gol de Ronaldinho, de pênalti, o Flamengo também triunfou por 1 a 0.

Na próxima fase da competição continental, o time do técnico Vanderlei Luxemburgo vai enfrentar Universidad do Chile ou Nacional (URU). A equipe chilena eliminou o Flamengo na Copa Libertadores de 2010.

Flamengo e Atlético-PR entraram com equipes mistas no duelo desta quarta-feira. Ronaldinho Gaúcho, inclusive, começou a partida no banco de reservas. Depois de um primeiro tempo sem gols, o técnico Vanderlei Luxemburgo resolveu tirar sua principal arma do banco. E deu certo. Aos 28 minutos, com um toque de cabeça, sem nenhuma marcação, o atacante só teve o trabalho de balançar a rede e sair para comemorar.

Agora, os times voltam o foco para o Campeonato Brasileiro. O Flamengo encara o Vasco, enquanto o Atlético-PR pega o Coritiba.

O jogo

O time carioca começou a partida com maior posse de bola, tentado pressionar o adversário, mas errando alguns passes e falhando, como aos dois minutos, em uma inversão de bola de Renato que Fierro simplesmente furou. No entanto, poucas finalizações após as primeiras movimentações. Fransérgio, aos cinco minutos, até chutou de forma tímida, mas sem perigo algum.

Flamengo está classificado na Copa Sul-Americana
Flamengo está classificado na Copa Sul-Americana
Crédito da imagem: Agência Estado
Bastante movimentação no gramado castigado da Arena, mas com as ações concentradas no meio-campo. Lance com um pouquinho mais de emoção somente aos 15 minutos, em jogada individual de Branquinho, que carregou a bola e arrematou para boa defesa de Felipe, que não deu rebote. Negueba chegou pela lateral e fez o levantamento, aos 21 minutos, para saída precisa de Santos.

O Atlético-PR começou a ensaiar uma pressão após mais uma boa jogada de Branquinho, aos 25 minutos, com uma bomba que obrigou Felipe a se esticar todo para espalmar. Na resposta, ninguém marcou Luiz Antônio, que avançou e chutou por cima da meta. Aos 31 minutos, Marcelo Oliveira passou como quis por Fierro, invadiu a área e foi desarmado na hora certa por Gustavo. Um lance incrível aos 41 minutos, com Jael, praticamente sem goleiro, conseguindo desviar de cabeça para fora.

Para o segundo tempo, as duas equipes voltaram modificadas. Se Renato Gaúcho tirou Róbston, bastante vaiado na primeira etapa, para a entrada de Héracles, Luxemburgo optou pela saída de Galhardo e colocou Willians.

Logo no primeiro minuto, a melhor chance da partida até então, com Jael, que dentro da área, de frete para o crime, novamente conseguiu errar o alvo. Na respota, Branquinho bateu cruzado e Felipe fez linda defesa.

Querendo definir a classificação, Luxemburgo colocou Ronaldinho Gaúcho em campo no lugar de Jael, que perdeu pelo menos dois gols feitos. Aos 18 minutos, Rodriguinho invadiu a área, foi desarmado e a torcida ficou pedindo o pênalti. Na sequência do lance, mais uma vez o atacante foi travado e novas reclamações foram feitas à arbitragem. O Flamengo administrava bem o empate, embora o resultado fosse perigoso.

No entanto, mais uma fez Ronaldinho Gaúcho resolveu. Aos 28 minutos, o astro rubro-negro, bem colocado e sem marcação, só teve o trabalho de desviar de cabeça cruzamento na medida.

Aos 33 minutos, Negueba fez o cruzamento e Santos saiu bem para interceptar. Aos 40 minutos, Fransérgio, o volante que virou atacante no Atlético-PR, subiu na área e testou firme para fora.

Ao final, desclassificação que não pesa para o time da casa, que não prioriza a competição, e classificação que deixa o Flamengo com uma maratona de jogos pela frente.

FICHA TÉCNICA:
ATLÉTICO-PR 0 X 1 FLAMENGO-RJ


Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 24 de agosto de 2011 (quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (SP)
Assistentes: Alessandro Rocha (SP) e Leandro Vuaden (RS)
GOLS: FLAMENGO: Ronaldinho Gaúcho, aos 28 minutos do segundo tempo

ATLÉTICO-PR: Santos; Wagner Diniz, Gustavo Lazzaretti, Rafael Santos e Marcelo Oliveira; Renan (Mádson), Wendel, Robston (Héracles) e Branquinho; Adaílton (Rodriguinho) e Fransérgio
Técnico: Renato Gaúcho

FLAMENGO: Felipe; Alex Silva (Welinton), Gustavo e Ronaldo Angelim; Galhardo (Willians), Luiz Antônio, Fierro, Darío Bottinelli e Renato Abreu; Negueba e Jael (Ronaldinho Gaúcho)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo