A cada dez passes, o Corinthians erra um. E dos quatro melhores times do Campeonato Brasileiro, o índice de passes errados é o mais baixo: 10,8%. O líder Botafogo erra 11,2%, o Cruzeiro 11,9%. O Brasileirão não é o campeonato do passe.
O Barcelona não tem vez por aqui, onde se prefere a aceleração, a jogada mais aguda, vertical. Quer outro sinal disso: o São Paulo é a equipe que melhor exerce o fundamento do passe.
É questão para reflexão. Por que no Brasil o time que troca mais passes por partida está na zona de rebaixamento? Importante dizer também que o Náutico é o pior passador e está na lanterna.
São 407 passes por jogo, em média, a mais alta do campeonato. Do total de 5698 trocas de passes, 91,9% chegam ao endereço certo. Erros só 8,1% O time erra pouco e controi menos.
Melhor ter um Seedorf. Com o cruzamento para Bolívar fazer 1 x 0 de cabeça, Seedorf chegou a sete passes para gol. O Botafogo passa menos, erra mais, mas também arrisca... e petisca! Seedorf é o líder de passes para gol. e o Botafogo é o líder do campeonato.