segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Filho de Bebeto avisa: 'Meu pai tem a história dele, eu quero fazer a minha'

Rio de Janeiro
Guido Mattheus Seleção sub-17Mattheus quer seguir sendo lembrado na Seleção
Brasileira das categorias de base (Foto: CBF)
Todo brasileiro que acompanhou a Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, se recorda de Bebeto comemorando um dos gols da vitória sobre a Holanda por 3 a 2, nas quartas de final do Mundial, como se estivesse embalando um bebê. E a criança cresceu. Aos 16 anos, Mattheus seguiu os passos do pai e tornou jogador de futebol. Quase duas décadas depois, o garoto tem sido convocado constantemente para as seleções de base. Porém, o apoiador, que atua nas categorias de base do Flamengo, quer deixar as comparações com o tetracampeão de lado.
- Tenho um estilo diferente do meu pai. Ele era atacante, eu sou meia. O meu pai fez a história dele, eu quero fazer a minha. São situações completamente diferentes - afirmou Mattheus.
Mattheus é convocado para as seleções de base desde 2007. Com a chegada de Emerson Ávila ao comando da equipe, o garoto afirmou que vai precisar render ainda mais para se manter no grupo na sequência do trabalho. Para o apoiador, continuar na Seleção, só depende do trabalho realizado durante os treinos e nos jogos.
- Fica fácil de ser sempre convocado se você fizer por onde. Sempre existe cobrança na Seleção Brasileira, mas se for bem não tem motivo para não ser lembrado.
Além do pai, Mattheus tem outros ídolos no futebol, entre eles o espanhol Xavi, campeão do mundo na África do Sul.
- Tenho os meus ídolos no futebol. Gosto de acompanhar o futebol de hoje. Sempre vejo o Ronaldinho Gaúcho, o Neymar. Também gosto de ver o Xavi, o Kaká.
Foto Bebeto com MattheusAinda criança, Mattheus posa ao lado do pai Bebeto
(Foto: Richard Fausto / GLOBOESPORTE.COM)
Ao ser questionado se o tinha um estilo parecido com o de Kaká, de carregar a bola em direção ao gol, Mattheus afirmou ser diferente.
- Não sou muito de carregar a bola. Sou mais de procurar os passes. Ainda estou em fase de aprendizado, mas sou mais de armação do que de carregar a bola.
A Seleção Brasileira disputará o torneio entre os dias 1º e 5 de dezembro, nos Estados Unidos, e terá como adversários os donos da casa, a Turquia e a Coréia do Sul. Em seguida, o time canarinho entrará em campo para enfrentar o Senegal, em Dakar, no dia 11. Para Mattheus é uma ótima oportunidade de mostrar serviço à comissão técnica.
- Disputamos esse torneio no ano passado e é uma competição muito forte. Esse ano teremos uma nova oportunidade para tentar conquistar essa taça.
Guido Mattheus Seleção sub-17Mattheus ao lado do goleiro Guido durante os treinos da Seleção sub-17 na Granja Comary (Foto: CBF

PC Gusmão isenta Dedé e Zé Roberto, lamenta derrota, mas já pensa em 2011

O técnico Paulo César Gusmão partiu em defesa do zagueiro Dedé e do meio-campo Zé Roberto após a derrota do Vasco por 2 a 0, neste domingo, no Pacaembu, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Enquanto o zagueiro, indicado entre os melhores da posição no certame, fez um gol contra, o segundo foi expulso na etapa final após reclamar com o juiz do confronto. Ao comentar o assunto, o treinador do Vasco partiu em defesa dos seus comandados.
“Não podemos colocar em dúvida o caráter de qualquer jogador levando em conta apenas um jogo. O Zé Roberto é um jogador que não tem como característica principal a marcação, quando tenta, pode fazer uma falta ou outra. Mas tentamos vencer. Tomamos um gol contra, mas isso faz parte do jogo”, disse.
Com a derrota para o Corinthians, o Vasco ainda não se vê assegurado na Copa Sul-Americana. Em 12º, com 46 pontos, o Cruzmaltino pega o Ceará, na última rodada da competição, no próximo domingo, em São Januário.
Mesmo sem saber se o Vasco estará na competição internacional no próximo ano, o treinador, assegurado pela diretoria no cargo, já planeja o elenco que terá em suas mãos.
“Estamos nos mexendo visando o próximo ano. Já sentamos com a diretoria e comentamos sobre algumas trocas e conversamos sobre jogadores que estão voltando após empréstimo”, encerrou

Alessandro critica Palmeiras e vê atuação "lamentável" contra o Flu

  • Alessandro, lateral-direito do Corinthians, se mostrou revoltado com corpo mole do Palmeiras Alessandro, lateral-direito do Corinthians, se mostrou revoltado com "corpo mole" do Palmeiras
O lateral Alessandro foi o jogador do Corinthians que mais demonstrou irritação com o Palmeiras depois da penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. O atleta criticou a atuação do time rival na derrota por 2 a 1 para o Fluminense. Com o resultado, o time carioca continuou na liderança, mesmo com a vitória corintiana sobre o Vasco por 2 a 0.
“Acho lamentável uma equipe grande como o Palmeiras terminar o ano de uma forma tão feia”, declarou Alessandro ao jornal O Estado de S. Paulo. “A gente não podia esperar nada mesmo desta equipe”, completou o lateral-direito.
Irritado com o suposto desleixo do Palmeiras, Alessandro ainda deixou escapar uma mensagem de pessimismo para a última rodada: “Está difícil olhar os outros jogos e esperar alguma coisa. A gente precisa acreditar”.
Por outro lado, o lateral-esquerdo Roberto Carlos amenizou o clima de revolta contra o Palmeiras e lembrou que o Corinthians precisa fazer a sua parte: “Não adianta ficar criticando os outros times, nossos companheiros de profissão. Temos de parar de falar nessa história de mala branca. Isso não pode existir”.
O presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, já descartou a possibilidade de ajuda financeira para incentivar o Guarani a tirar pontos do Fluminense. Esta é a condição para que o time paulista seja campeão com uma vitória sobre o Goiás na última rodada.

Marcelo Cordeiro diz que o Botafogo irá guerrear contra o Grêmio no domingo

Com a vitória do Botafogo sobre o Grêmio Prudente, a equipe carioca se manteve na briga pela Copa Libertadores e irá fazer uma verdadeira “final” contra o Grêmio no próximo domingo. Focado na partida, Marcelo Cordeiro acredita que seu time irá fazer uma verdadeira guerra contra o adversário.
De olho na partida, o lateral-esquerdo espera que os jogadores contundidos se recuperem a tempo para ajudar o Botafogo. Os volantes Leandro Guerreiro e Somália, além do atacante Herrera devem retornar ao time no final de semana.
“Vamos para lá e guerrear contra eles. Esperamos que os contundidos possam jogar nesta partida. Quero pedir que a torcida confie na gente. Em um ano de muitas dificuldades, conseguimos chegar na última rodada brigando pela Libertadores mesmo não tendo feito grandes partidas. Vamos fazer de tudo pela vitória", avaliou Marcelo Cordeiro.
O Botafogo chegou aos 59 pontos e ficou com apenas um de desvantagem para o Grêmio. Somente a vitória interessa ao time carioca para assegurar a quarta colocação. O empate é vantajoso para o time gaúcho.
No entanto, independentemente de quem assegure essa quarta colocação, essa equipe terá que torcer para o Goiás perder o título da Copa Sul-Americana. Caso o time esmeraldino conquiste o título, Fluminense, Corinthians e Cruzeiro irão assegurar a vaga pelo Campeonato Brasileiro.

Brasília vence "freguês" Flamengo e fatura a Liga Sul-Americana de basquete

  • Marcelinho Machado é marcado por Alex na Arena HSBC, no Rio Marcelinho Machado é marcado por Alex na Arena HSBC, no Rio
O Brasília confirmou neste domingo a superioridade sobre o Flamengo no basquete masculino em 2010. Na Arena HSBC, no Rio de Janeiro e perante a fanática torcida rubro-negra, venceu por 96 a 86 e conquistou o título inédito da Liga Sul-Americana de Clubes. Em junho, o time do Distrito Federal já havia faturado a NBB em cima exatamente dos cariocas.

Logo abaixo dos dois brasileiros no pódio da Liga Sul-Americana ficou o Boca Juniors, da Argentina, que terminou a competição na terceira posição. Os três garantiram classificação para a Liga das Américas 2010/2011.

“A nossa equipe conseguiu um bom desempenho em quadra, pois lutamos bastante e chegamos a este título inédito, derrotando uma equipe qualificada como o Flamengo, em seu ginásio. Dedico esta conquista, não só aos nossos torcedores, mas também a toda população de Brasília, que certamente vibrou com a vitória”, comemorou o ala/pivô Guilherme Giovannoni, um dos destaques do Brasília na final, com 22 pontos, cinco rebotes e uma bola recuperada.

Depois de sair perdendo no primeiro quarto de jogo, o Brasília conseguiu se recuperar, virou no segundo período, e fechou o primeiro tempo com nove pontos de vantagem no placar: 53 a 44.

O Flamengo foi melhor no terceiro quarto, diminuindo a diferença para apenas dois pontos. Com Marcelinho pendurado, o time carioca teve dificuldades depois em manter o equilíbrio e viu o Brasília crescer, fechando o jogo com dez pontos de vantagem e fazendo a festa na casa do adversário.

Além de Giovannoni, o Brasília ainda teve como destaque na noite o armador Nezinho (22 pontos, seis rebotes e três assistências), e o ala Alex Garcia (16 pontos, quatro assistências). O cestinha, porém, foi o flamenguista Marcelinho Machado, que pontuou 28 vezes.

Luxa descarta Forlán, Elano é alvo, e Flamengo já planeja temporada 2011

Com a permanência na elite do futebol brasileiro garantida para a próxima temporada, o departamento de futebol do Flamengo já planeja a reestruturação do clube. Com uma campanha aquém da esperada para este ano, os dirigentes estão convictos de que mudanças são necessárias e urgentes.
Para isto, a diretoria tem uma série de reuniões marcadas esta semana para discutir dispensas, contratações, e novas diretrizes para 2011. O jogo contra o Santos, domingo, às 17h, na Vila Belmiro, já pode ser considerado até em segundo plano no momento.
Inclusive, o torcedor do Flamengo terá de se acostumar com boa parte das negociações sendo conduzidas pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. Oferecido pela diretoria ao clube, o atacante uruguaio Forlán foi descartado pelo treinador.
“O Forlán tem 31 anos. Os valores são absurdos. Isso não existe e não vai existir. Contratação no Flamengo terá de passar por mim e até agora não passou. Ele não é um jogador que nos interessa”, afirmou Luxa, visivelmente irritado com o vazamento da notícia.

Em contrapartida, embora mantida em absoluto sigilo, a contratação do volante Elano, atualmente no Galatasary-TUR, vem sendo conduzida pelo próprio treinador nos bastidores. O jogador foi campeão brasileiro com Luxa pelo Santos, em 2004, e possui vínculo com a equipe turca até 2013.
O desejo existe, mas a concorrência do próprio Santos é muito forte, já que o clube paulista planeja ter Elano em seu elenco para a disputa da Taça Libertadores. Nos corredores do Gávea, inclusive, a negociação vem sendo tratada como mais um capítulo da batalha Luxemburgo x Santos.
Enquanto inicia a tentativa por reforços, o Flamengo deve anunciar as primeiras dispensas do elenco no início da próxima semana, quando também terá uma reunião para tratar da renovação de contrato do lateral-esquerdo Juan.