Hoje o post não é sobre tênis. É sobre esporte

Estou um pouco perplexo como a torcida e a imprensa está tratando os resultados desta Olimpíada. Nunca vi o pessoal tão passional e tão apaixonado com os vitoriosos e tão críticos com os que perdem.
Na história do nosso esporte não vejo uma mudança tão radical para uma reação assim. Em todas as edições dos jogos conhecemos novos ¨heróis¨e novos ¨vilões¨ como estão chamando e deixo claro que eu não acho nem um nem outro. É só ver um atleta ganhar uma medalha e todos correm atrás dos seus familiares e histórias de vida. É só um atleta considerado favorito perder que é execrado nas mídias sociais e na boca do povo.

Será que é para tanto? Estamos dentro do evento mais difícil do mundo e ser favorito não quer dizer nada. Vimos vários atletas de outros países não vencerem sendo favoritos. Vimos muitos que nem eram conhecidos se superarem e com isso chegaram ao lugar mais alto. Isso é esporte.

Não estou aqui para ensinar ninguém. Como vocês, eu também estou na frente da televisão gritando, chorando, vibrando, xingando. Mesmo assim tento entender a dificuldade de vencer. A única hora que eu critico é quando vejo um time sem coração, sem vibração, um atleta nem aí com o que está acontecendo. Sendo muito sincero, não vi nenhum assim. Vi gente tremer, vi atleta travar e muita gente se superar. Descaso, não.

Adoraria ver essas mesmas pessoas tão severas e tão duras com os atletas sendo dessa mesma maneira políticos que nunca fizeram nada e são outra vez votados, dirigentes que se perpetuam e a grande maioria faz de conta que tudo bem ou pessoas que fazem mal ao nosso país e continuam pousando de gatinho.

Gente, é muito fácil agora abraçar e sair na foto com o Arthur Zanetti. Difícil é dar estrutura, lugar perfeito pra treinar e mais que isso, grana para ele poder estar tranquilo fazendo o que mais ama. É fácil criticar, crucificar, xingar... Difícil é apostar, abraçar, arriscar, incentivar e colher os frutos juntos.

No final desta Olimpíada vamos ver que outra vez ficamos com o mesmo número de medalhas. Algumas a mais de ouro quem sabe. Mas nada disso muda o meu discurso ou a nítida sensação que nossos atletas fazem demais para o que ganham.

Peço que não comparem os atletas das outras modalidades com o futebol. Eles não vão ganhar 180.000 por medalha de ouro. Muitos deles, 3 meses depois de voltar, vão desaparecer e continuarão com os mesmos problemas para sobreviver. TODOS que ganham e tem um pouco mais de espaço na mídia pedem o mesmo: EU QUERO MAIS ESTRUTURA PARA PODER VIVER DO MEU ESPORTE.

Espero que um dia o Brasil desperte para o esporte. Que sejamos justos e verdadeiros com os que carregam diariamente esportes sem nenhuma visibilidade.

Está acabando Londres e em um piscar de olhos Rio 2016 chegou.