segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Inglês

  • 18h00

    0 ARS Arsenal X Chelsea CHE 0

Um prêmio para Guardiola

Alex Ferguson, Jupp Heynckes e Jürgen Klopp vão saber em janeiro qual deles será eleito o melhor técnico de 2013.
Levando em conta que Ferguson e Heynckes são, neste momento, treinadores inativos, e que Klopp não consegue fazer seu Borussia Dortmund avançar do terceiro lugar na Bundesliga, pode-se afirmar que o prêmio será entregue a quem não é o melhor treinador do mundo.
Não se está aqui especulando sobre Felipão. Sua chance de terminar a carreira com um prêmio desse porte é ganhar a Copa em julho, tornar-se o segundo na história a levantar dois Mundiais como treinador –só o italiano Vittorio Pozzo conseguiu isso em 1934 e 1938.
Também não se fala de Mourinho, que já espinafrou o prêmio da Fifa por não ter sido incluído entre os melhores do ano, coisa que de fato não foi.
A questão é Guardiola.
Vencedor em 2011, Guardiola foi apenas o terceiro no ano passado, quando o prêmio foi vencido por Vicente Del Bosque. Outro dia um amigo perguntou: "Qual técnico na Europa é apenas um boleirão, como os brasileiros?" A resposta: "Del Bosque é" convenceu-o.
Guardiola não é nem o científico pedante nem o empírico superado.
Das três edições do prêmio da Fifa para treinadores, ganhou só a segunda, por causa da derrota na semifinal da Champions League para a Inter de José Mourinho, ganhador em 2010, e para o Chelsea de Roberto Di Matteo em 2012. A Fifa não premia necessariamente o melhor. Dá o benefício a quem vence.
É o caso também do melhor jogador, mas com distorções menos explícitas. Neste ano, Cristiano Ronaldo tem tudo para vencer, porque jogou mais do que Messi.
Na Europa, cogita-se o troféu a Frank Ribéry. Não por ser o melhor jogador, mas por ter sido o mais importante atacante do time campeão da Europa, o Bayern.
O técnico mais vitorioso deste ano foi Jupp Heynckes, campeão europeu pelo Bayern seis meses depois de o clube alemão ter anunciado a contratação de Pep Guardiola.
Mais cinco meses, o Bayern ganhou o Mundial de Clubes. Não jogou o que poderia contra o Guanzhou da China e o Raja Casablanca. Mas Guardiola voltou à ativa com o Mundial de Clubes.
Seu Bayern é diferente.
Tem o maior tempo de posse de bola da Champions League, junto com o Barcelona.
O Barça tem o maior número de escanteios, estatística até a temporada passada dominada pelos alemães do Bayern. O técnico mudou, as estatísticas também.
Impossível dizer quando surgirá um treinador tão expressivo quanto Guardiola. Há três anos, parecia não haver rivais para José Mourinho, autointitulado The Special One.
É provável que ano que vem Guardiola não ganhe o prêmio de novo, preterido pelo campeão mundial de seleções. Não significará que o ganhador será o melhor do planeta.
A HERANÇA
Cuca tem razão ao dizer que deixará para Paulo Autuori um time com estilo, agressividade e confiança para vencer. A mesma confiança que Autuori precisa recuperar, após trabalhos ruins no Cruzeiro, Grêmio, Vasco e São Paulo. Hoje, Autuori precisa mais do Atlético do que o Atlético de Autuori.
REFORMA
Paulo Nobre admite ter dificuldade para montar um time competitivo. A estratégia de pagar menos salário e mais bônus só funcionará se a médio prazo também revelar jogadores. Há trabalho nisso, mas o clube é tímido em divulgar. Por ora, perdeu Uendel, que Kleina queria, para o Corinthians.

CBF entrará em férias antes de decisão sobre caso Héverton e rebaixamento

eta Press
Se a decisão do STJD não mudar, a Portuguesa será rebaixada e o Fluminense ficará na Série A
Se a decisão do STJD não mudar no Pleno, a Portuguesa será rebaixada e o Fluminense ficará na Série A
A CBF estará em férias a partir desta segunda-feira, dia 23. O período de descanso vai acontecer antes mesmo da decisão final do caso Héverton, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Na sexta-feira, 27, os recursos da Portuguesa e do Flamengo serão julgados e definirão, enfim, quais times vão jogar a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. 
A Lusa, no entanto, espera que a entidade se pronuncie depois do fim da instância superior do tribunal. "Eu tenho certeza que, mesmo em férias, [José Maria] Marin e [Marco Polo] Del Nero vão estar acompanhando o julgamento. Eu espero que eles se pronunciem logo depois, independente do resultado, a favor da Portuguesa", afirmou o novo presidente do clube, Ilídio Lico, que assume o posto no próximo dia 2, ao blog.
A CBF volta ao expediente no dia 6 de janeiro.  

Musas do Esportes


Kyra Gracie, a nova namorada de Malvino Salvador
Kyra Gracie, a nova namorada de Malvino Salvador

Kyra Gracie, a nova namorada de Malvino Salvador
Kya Gracie também é vaidosa
Kyra Gracie
Kyra Gracie
Kyra Gracie em ensaio para a

Pigossi e Gonçalves faturam as duplas na Riviera

Riviera de São Lourenço (SP) - A jovem parceria formada por Paula Gonçalves, 23 anos, e Laura Pigossi, de 19, continua a fazer sucesso. Campeãs na semana passada no Sauípe, as duas se voltaram novamente no Torneio Feminino de Tênis da Rivieira de São Lourenço e conquistaram na tarde deste sábado o segundo troféu consecutivo.

A vitória não foi fácil diante da paraguaia Veronica Cepede e da argentiina Maria Irigoyen, que era as principais favoritas. Depois de perder o primeiro set por 2/6, as paulistas contaram com apoio do bom público e conseguiram grande virada, anotando 6/4 no segundo set e 10-7 no match-tiebreak.

Este foi o quarto título de duplas na temporada para Gonçalves, todos de nível US$ 25 mil, e o 11º de sua carreira. Ela é a atual 194ª colocada na especialidade e deve se aproximar de seu melhor ranking, que foi o 179º. Pigossi por sua vez ergueu o quinto de 2013, sendo quatro de US$ 25 mil, e te nove no total. Ocupa o 211º posto de duplas e deve figurar pela primeira vez no top 200.

Em simples, a final das 16 horas deste domingo será estrangeira. E, apesar do forte calor do litoral paulistano, toda europeia: a holandesa Cindy Burger eliminou facilmente Cepede, por 6/1 e 6/3, enquanto a noruguera Ulrikke Eikeri causou mais uma surpresa na semana e derrotou Pigoss, por 7/6 (7-3) e 6/2. A brasileira buscava a primeira final individual de sua carreira, mas somou importantes pontos no ranking internacional, onde é 297ª colocada.

A segunda edição do Torneio Feminino de Tênis da Riviera de São Lourenço  é apresentada pela AmBev, através da cerveja Premium Stella Artois,  por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, através do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, e conta com o patrocínio das empresas  Nextel, Guarani, Dr Oetker, RV Imola, Schioppa e Correios.. O apoio é da Confederação Brasileira de Tênis, Federação Paulista de Tênis e da Academia Riviera Tenis.  A organização é do Núcleo de Desenvolvimento do Esporte e da Cultura.

Norueguesa completa surpresas e vence na Riviera

2013/estrangeiras_outras/eikeri_back_riviera_int.jpg
Riviera de São Lourenço (SP) - Com quatro vitórias consecutivas sobre cabeças de chave, a norueguesa Ulrikke Eikeri, de 21 anos, conquistou neste domingo o título  mais importante de sua curta carreira profissional. Ela faturou o Torneio Feminino de Tênis da Rivieira de São Lourenço, ao superar a holandesa Cindy Burger, por 6/4, 2/6 e 6/4.

Treinada pelo pai Theodor, Ulrikke foi uma das 16 melhores juvenis do mundo há quatro anos, mas demorou para embalar entre as profissionais. Seu mais alto ranking na Associação feminina foi o 271º posto, obtido no ano passado. Em 2013, ela teve altos e baixos e chegou à Riviera como a 355ª colocada e por isso não figurava entre as favoritas.

Mas sua campanha, sob o forte calor do litoral paulista, foi notável. Sem perder sets, eliminou sucessivamente a mexicana Ana Sanchez, cabeça 8; a principal inscrita Maria Irigoyen e a paulista Laura Pigossi, terceira entre as candidatas ao título. Por fim, cedeu seu primeiro set diante de Burger, mas mostrou consistência e tranquilidade para erguer seu maior troféu e o primeiro da temporada.

As melhores campanhas brasileiras no piso sintético da Academia da Riviera couberam a Pigossi, que foi à semifinal de simples e conquistou o título de duplas, ao lado da também paulista Paula Gonçalves. "O Torneio foi importante para as meninas brasileiras, porque já vale pela temporada 2014 e permitiu que muitas ganhassem valiosos pontos dentro de casa", explica Otávio Della, ex-profissional e diretor do torneio.

A segunda edição do Torneio Feminino de Tênis da Riviera de São Lourenço foi apresentada pela AmBev, através da cerveja Premium Stella Artois,  por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, através do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, e contou com o patrocínio das empresas  Nextel, Guarani, Dr Oetker, RV Imola, Schioppa e Correios.. O apoio foi da Confederação Brasileira de Tênis, Federação Paulista de Tênis e da Academia Riviera Tenis.  A organização coube ao Núcleo de Desenvolvimento do Esporte e da Cultura.

Lesionada, Vesnina desiste de jogar em Auckland

Foto: Arquivo
2013/estrangeiras_outras/vesnina_cincy_saca_650_int.jpg
Auckland (Nova Zelândia) - A russa Elena Vesnina não vai começar 2014 da melhor maneira. Uma lesão vai tirá-la de ação logo da primeira semana da próxima temporada, do torneio de Auckland. Ela seria uma das cabeças de chave do torneio neozelandês, um dos preparativos para o Australian Open.
Com a desistência de Vesnina, a alemã Julia Goerges foi beneficiada e ficou com a vaga na chave principal. Sua entrada direta vai liberar um convite da organização, uma vez que a germânica era uma das convidadas do WTA de Auckland, sendo que agora outra atleta poderá ser beneficiada.
De acordo com a mídia neozelandesa, uma das candidatas a herdar o convite de Goerges é a jovem Ana Konjuh. A croata de apenas 15 anos brilhou na temporada passada no juvenil, vencendo dois títulos de Grand Slam: o Australian Open e o US Open.

Lições do Mundial

Nos últimos quatro anos, o futebol brasileiro viveu quatro situações distintas no Mundial de Clubes. O Corinthians venceu o Chelsea, o Inter e o Atlético-MG passaram vexame contra os africanos do Mazembe e do Raja, e decretou-se o fim dos tempos quando o Santos levou 4 x 0 do Barcelona.
Apesar do susto, o massacre do Barça foi mais normal do que os 3 x 1 do Raja.
Nos duelos de clubes, os sul-americanos são táticos e retrancados contra os europeus, donos da técnica e da habilidade. Antigamente, era o contrário.
O abismo econômico é a causa dessa mudança. O Bayern contrata e pode escalar 11 jogadores de sete seleções nacionais diferentes. O Atlético levou ao Marrocos sete jogadores com passagens pela seleção brasileira, mas nenhum titular. Jô, Réver e Victor disputam vagas entre os reservas.
Anormal não é sofrer contra os europeus. É virar freguês dos africanos.
Desde a criação do Mundial, times do Brasil e da África enfrentaram-se cinco vezes. Os brasileiros perderam duas e ganharam apertado três vezes. O Corinthians ganhou do Raja em 2000. O Al Ahly do Egito perdeu do Corinthians em 2012 e do Inter em 2006.
Assim que o Raja marcou o terceiro gol contra o Atlético, o técnico de um grande clube me telefonou. "O Brasil está jogando futebol de rua e por isso perde dos africanos!" Há um exagero. Se os clubes do Brasil jogam futebol de rua, o que dizer dos argentinos, que não vencem a Libertadores há quatro anos? Desde que o Estudiantes ganhou do Cruzeiro em 20009, o Boca Juniors foi o único argentino finalista da Libertadores –perdeu do Corinthians em 2012.
No passado, os clubes brasileiros sofriam na Libertadores e venciam europeus e africanos em excursões internacionais. Nos últimos 20 anos, o intercâmbio se dá apenas contra os sul-americanos. Criou-se o chavão: "Libertadores é diferente, amigo..."
Vale catimba, chutão, gol de canela para ganhar de argentinos, uruguaios, equatorianos... A malícia boa, com a bola no pé, é a única arma para abrir espaço nas defesas fechadas da África e jogar de igual para igual contra times da Europa.
Como lembrar disso, se só há partidas uma vez por ano contra europeus –e só se passar pelo africano? "Não dá mais para jogar estaduais", decretou o treinador da Série A.
Perder meio ano contra rivais semi-amadores atrasa mesmo. Bom senso é ter espaço para o Brasileirão com tempo para treinar, datas para disputar a Libertadores e também para excursões internacionais.


O futebol brasileiro não morreu nos 4 x 0 do Barcelona sobre o Santos, nem voltou à vida quando o Corinthians venceu o Chelsea ou quando a seleção ganhou da Espanha. O diagnóstico exagerado mata o doente. O remédio tardio também está matando.

Liminar, tribunal, jogador suspenso em campo. A história do tapetão no futebol contada nos jornais de 1969

Como nasceu o tapetão no futebol? Sabemos que foi no campeonato carioca de 1969. O companheiro Paulo Vinicius Coelho, inclusive, abordou o tema em recente coluna na Folha de S. Paulo — clique aqui e leia. E Paulo Sérgio de Souza mergulhou nos acervos digitais de O Globo e Jornal do Brasil para recuperar a história registrada pelas duas importantes publicações naquela temporada. Foi há 44 anos que surgiu, pra valer, o tapetão no futebol brasileiro.
Naquele campeonato carioca o atacante Flavio foi expulso num jogo contra o Vasco, e estaria automaticamente suspenso por uma partida. Os dirigentes tricolores disseram à imprensa durante toda a semana seguinte que não recorreriam da suspensão. Mas entregaram ao árbitro Amilcar Ferreira, momentos antes de enfrentar o América, uma liminar obtida na Justiça comum autorizando o atacante a atuar.
Era a terceira rodada do returno da competição, Flavio, o goleador do campeonato, marcou um gol aos 40 minutos do segundo tempo dando a vitória ao seu time por 2 a 1. No turno o América havia vencido por 2 a 0. A partir desse fato, o noticiário nos dias seguintes ficou dividido entre as opiniões dos especialistas em direito esportivo, cartolas e o amistoso do Brasil contra a Inglaterra, então a campeã mundial. O jogo seria realizado no Maracanã alguns dias depois.
Foi nesse ambiente que uma pesquisa do JB (*) apontou que no Campeonato Carioca de 1951, o Botafogo perdeu um jogo para o Madureira por 2 a 1, com os dois gols da equipe suburbana marcados pelo atacante Genuíno. O clube alvinegro entrou com recurso no TJD da Federação Metropolina pedindo a anulação da partida alegando que o goleador da partida havia disputado o campeonato da Liga de Sete Lagoas (MG), pelo Bela Vista. Assim não teria condições legais para atuar em outra competição profissional naquele ano.
Quem defendeu o Madureira no julgamento foi o advogado do Fluminense, Gastão Soares de Moura Filho. Não sem motivo, já que o Botafogo disputava com o tricolor e com o Bangu a liderança do campeonato, ponto a ponto. O Botafogo perdeu no TJD por 4 a 3 e no STJD da CBD (antecessora da CBF) por 7 a 0. O processo se arrastou por meses e acumulou quase trezentas páginas.
Ao final da última rodada, Fluminense e Bangu terminaram com 31 pontos ganhos e o Botafogo com 30. Tricolores e banguenses disputaram uma melhor de três pontos em duas partidas, ambas ganhas pelo tricolor, que ficou com o troféu.
(*) O texto do JB que trata desse caso (veja a reprodução abaixo) contém erros de datas pois fala que Botafogo x Madureira aconteceu em 18 agosto 1951 e o resultado do recurso no TJD foi conhecido no dia 30 do mesmo mês. Pesquisa no arquivo digital de O Globo mostra que nesta data o Botafogo jogou com o São Cristóvão e no dia 31 não há qualquer menção ao julgamento do caso.
O CAMPEONATO CARIOCA DE 1969Disputado por pontos corridos, 12 clubes no turno, os 8 primeiros continuando no returno.
Na segunda rodada do returno, Fluminense e Vasco empatam sem gols. Foi um jogo tumultuado. Arnaldo Cesar Coelho expulsou Flavio e Orlando no primeiro tempo. No segundo, Eberval e Oliveira também foram mandados para o chuveiro.
Na rodada seguinte aconteceram dois clássicos. Fluminense x América no sábado 31 de maio e Flamengo x Botafogo no domingo 1º de junho. Durante toda a semana o noticiário tricolor apontava para a preocupação do técnico Telê Santana em fazer o ataque funcionar sem o artilheiro da equipe e do campeonato. Dirigentes negavam que iriam recorrer da suspensão automática do jogador, imposta pelas regras do CND.
A semana marcada pelo amistoso da quarta-feira (Brasil 2 x 1 Inglaterra) teve divididas as atenções com o Fla-Flu de domingo, uma final antecipada. Os fatos novos: uma tentativa do presidente do CND de revogação da liminar na justiça comum que dava condições de jogo a Flavio. A ameaça do Botafogo (que tinha chances remotas de disputar o título) de não enfrentar o Fluminense na última rodada se o caso de Flavio não tivesse uma soluçã. E a lesão muscular do principal atacante do Flamengo, Doval.
Mais de 171 mil pessoas estiveram no Maracanã. O Fluminense abriu o placar, o Flamengo buscou o empate, o tricolor desempatou num gol muito contestado. Muitos viram impedimento de Claudio no lance. O goleiro argentino Dominguez reclamou com muita veemência do árbitro Armando Marques, que o expulsou de campo. No segundo tempo o Flamengo encontrou forças para empatar a partida, mas a 15 minutos do fim o maior personagem da competição, o artilheiro Flavio, fez o gol do título. 
Viaje no tempo com as reproduções de O Globo e do Jornal do Brasil, abaixo. E o tapetão, que o Botafogo tentou emplacar em 1951, enfim foi bem sucedido 18 anos depois a partir de um recurso do Fluminense. Clube que 42 anos antes devolvera uma taça devido à escalação irregular de um atleta, como mostra matéria do site Globo Esporte — clique aqui e leia. Essa é a história.
Reprodução
Jornal O Globo no dia seguinte ao jogo Fluminense x Vasco que teve Flávio expulso
Jornal O Globo no dia seguinte ao jogo Fluminense x Vasco que teve Flávio expulso: começava ali a polêmica
Reprodução
Capa do caderno esportivo de O Globo no dia seguinte ao jogo que deu início à polêmica
Capa do caderno esportivo de O Globo no dia seguinte ao jogo que deu início à confusão nos tribunais
Reprodução
Cobertura da partida e ficha técnica de Fluminense x Vasco na edição de O Globo
Cobertura da partida e ficha técnica de Fluminense x Vasco pelo Carioca de 1969 na edição de O Globo
Reprodução
Fluminense pede o afastamento de Arnaldo César Coelho, em O Globo
Fluminense pede o afastamento do árbitro Arnaldo César Coelho, em O Globo
Reprodução
A coluna de Nelson Rodrigues em O Globo: para ele o personagem do clássico foi o juiz
A coluna de Nelson Rodrigues em O Globo: para ele o personagem foi o juiz
Reprodução
Como ficou a colocação do campeonato carioca após 13 rodadas, em O Globo
Como ficou a colocação do campeonato carioca após 13 rodadas realizadas, em O Globo
Reprodução
Noticiário do Flu apontava para a preocupação de Telê em fazer o ataque funcionar sem o artilheiro
Noticiário do Flu apontava a preocupação de Telê em fazer o ataque funcionar sem o artilheiro
Reprodução
Página do JB de sábado sobre o jogo: nenhuma citação sobre uma possível presença de Flavio
Página do JB de sábado sobre o jogo: nenhuma citação sobre uma possível presença de Flavio
Reprodução
Capa do JB de domingo, detalhe sobre a vitória do Fluminense com gol de Flavio: liminar
Capa do Jornal do Brasil de domingo, detalhe sobre a vitória do Fluminense com gol de Flavio: liminar
Reprodução
Cobertura do JB sobre a partida: primeiros parágrafos da coluna de Armando Nogueira, escrita pelo interino Sergio Noron
Cobertura do JB: coluna de Armando Nogueira, "Na Grande Área", escrita pelo interino Sergio Noronha
Reprodução
Cobertura do Jornal do Brasil  no domingo sobre os fatos do jogo disputado no sábado
Cobertura do Jornal do Brasil no domingo sobre os fatos do jogo disputado no sábado no Maracanã
Reprodução
Página de O Globo no caderno de esportes da segunda feira tratando do jogo de sábado
Página de O Globo de segunda-feira tratando do jogo de sábado
Reprodução
Detalhe da página de O Globo com matéria sobre CND: pedido de liminar no sábado, horas antes do jogo
Detalhe da página de O Globo com matéria sobre CND: pedido de liminar no sábado, horas antes do jogo
Reprodução
Texto bem humorado na Seção Penalty, de Otelo Caçador, sobre episódio Flavio
Texto bem humorado na Seção Penalty, de Otelo Caçador, sobre episódio Flavio, que agitou o campeonato
Reprodução
apa do caderno esportivo de O Globo. Fla venceu o Botafogo por 2 a 1, Fluminense assumiu a liderança isolada do campeonato
Caderno esportivo de O Globo. Fla bate o Bota por 2 a 1, Flu líder
Reprodução
Colocação do campeonato carioca após a realização de 14 rodadas, em O Globo
 Colocação do campeonato carioca após a realização de 14 rodadas, nas páginas de O Globo
Reprodução
América entra com recurso na Federação, registra a edição do JB
Enfim o América entra com recurso na Federação Carioca, como registra a edição do JB
Reprodução
Presidente STJD diz que decisão será demorada e na justiça comum, informa o JB
Presidente STJD diz que decisão será demorada e na justiça comum, informa o JB
Reprodução
O caso Genuíno de 1951, no JB: 18 anos antes o Botafogo tentou utilizar recurso na justiça
O caso Genuíno de 1951, no JB: 18 anos antes o Botafogo tentou utilizar recurso na justiça
Reprodução
O caso Genuíno no livro Histórias do Campeonato Carioca de Futebol 1906-2010, de Roberto Assaf e Clovis Martins
O caso Genuíno no livro "Histórias do Campeonato Carioca 1906-2010", de Roberto Assaf e Clovis Martins
Reprodução
 Mandado vai para uma das cinco varas federais, noticia o JB
Até que o mandado vai para uma das cinco varas federais, noticia o Jornal do Brasil
Reprodução
TJD só julga Flavio após decisão da Justiça comum, registra o JB
TJD só julga Flavio após decisão da justiça comum, registra o JB: demora da definição
Reprodução
No JB, Fluminense vence Bangu por 3 a 0, Flávio faz um gol
No Jornal do Brasil, o registro da vitória do Fluminense sobre Bangu por 3 a 0, com um gol de Flávio
Reprodução
Botafogo ameça não jogar com Fluminense, informa o JB
Em meio à polêmica escalação, o Botafogo ameça não jogar com Fluminense, informa o Jornal do Brasil
Reprodução
Detalhe da página de O Globo com matéria sobre CND: pedido de liminar no sábado, horas antes do jogo
Detalhe da página de O Globo com matéria sobre CND: pedido de liminar no sábado, horas antes do jogo
Reprodução
O técnico Telê fala sobre a possível ausência de Flavio, no JB
O técnico Telê fala sobre a possível ausência de Flavio no jogo contra o Flamengo, no Jornal do Brasil
Reprodução
Na página esportiva do JB a notícia de que Flavio joga porque juiz da vara federal não julgou pedido do CND.
No esporte do JB a notícia de que Flavio iria a campo
Reprodução
Nota de capa do JB sobre o Fla-Flu que pode decidir o campeonato
Nota de capa do JB sobre o Fla-Flu que pode decidir o campeonato carioca de 1969
Reprodução
Primeira página de O Globo no dia seguinte à decisão do campeonato carioca
Primeira página de O Globo no dia seguinte à final do campeonato
Reprodução
Capa do caderno esportivo de O Globo celebrando a conquista alcançada pelo Fluminense
Capa do caderno esportivo de O Globo celebrando título do Flu
Reprodução
Detalhe da cobertura do jogo decisivo em O Globo: mais de 171 mil pessoas foram ao Maracanã
Detalhe da cobertura do jogo decisivo em O Globo: mais de 171 mil pessoas foram ao Maracanã ver a decisão
Reprodução
Na cobertura de O Globo, fotos ilustram a polêmica envolvendo a expulsão de Dominguez
Na cobertura de O Globo, fotos ilustram a polêmica envolvendo a expulsão de Dominguez no jogo decisivo
Reprodução
A festa do gol com os jogadores do Fluminense comemorando, na cobertura de O Globo
A festa do gol com os jogadores do Fluminense comemorando, na cobertura de O Globo após a final do Carioca
Reprodução
No dia seguinte à decisão, mais uma página do caderno esportivo de O Globo
No dia seguinte à decisão, página do caderno esportivo de O Globo
Reprodução
Detalhe sobre expulsão de Dominguez: Armando Marques era o árbitro da decisão
Detalhe sobre expulsão de Dominguez: Armando Marques era o árbitro da decisão
Reprodução
No JB, ex-juízes viram segundo gol do Flu como ilegal
No Jornal do Brasil, matéria mostra que ex-juízes viram segundo gol do Flu como ilegal
Reprodução
Matéria de O Globo com a repercussão do lado rubro-negro após a final
Matéria de O Globo com a repercussão do lado rubro-negro após a final do campeonato carioca de 1969
Reprodução
Fla pensando se veta o árbitro Armando Marques, no JB
Flamengo pensando se veta o árbitro Armando Marques, no Jornal do Brasil
Reprodução
Coluna de Nelson Rodrigues em O Globo no dia seguinte à partida decisiva
Coluna de Nelson Rodrigues em O Globo no dia seguinte à partida decisiva vencida pelo Fluminense
Reprodução
Pagina do Penalty, de Otelo Caçador, em O Globo: com direito ao Diploma de Sofredor
"Penalty", de Otelo Caçador, em O Globo: Diploma de Sofredor
Reprodução
Fla ainda tentará um recurso, informa O Globo
Flamengo ainda tentará um recurso, informa O Globo: tribunais invadiam o noticiário esportivo de vez