quarta-feira, 11 de junho de 2014

Com Cristiano Ronaldo em campo, Portugal massacra Irlanda e deixa boa impressão antes da Copa


Assista aos melhores momentos de Portugal 5 x 1 Irlanda
A apreensão da torcida de Portugal em relação às condições físicas do astro Cristiano Ronaldo parece ter acabado. Nesta terça-feira, o melhor jogador do mundo esteve em campo e ajudou Portugal a golear a Irlanda por 5 a 1, em amistoso disputado em Nova York, nos Estados Unidos.
Esperava-se que Cristiano Ronaldo atuasse por 45 minutos, mas ele ficou no gramado até os 21 minutos do segundo tempo. O atleta do Real Madrid mostrou boa movimentação durante a partida, não apresentando limitações, como já tinha comentado na última segunda-feira o técnico Paulo Bento.
Depois do triunfo na sexta-feira em amistoso contra o México, Portugal conquista mais uma vitória, dessa vez por goleada, e deixa ótima impressão antes da Copa do Mundo. Os portugueses chegam ao Brasil já nesta quarta-feira.
Confira os melhores momentos de Cristiano Ronaldo contra Irlanda
O jogo
Logo aos dois minutos de jogo, Hugo Almeida voltou ao campo de defesa e roubou a bola, armando o contragolpe. Ele passou para Varela e correu para a área. Lá, ele recebeu cruzamento do companheiro, que havia avançado com a bola pela lateral, e concluiu com um cabeceio perfeito, para baixo, fazendo 1 a 0.
GETTY
Cristiano Ronaldo durante jogo contra a Irlanda; camisa 7 atuou por 66 minutos
Cristiano durante jogo contra a Irlanda
Os portugueses continuaram no ataque e, antes dos 20 minutos, perderam duas chances muito boas. Primeiro, Raúl Meireles soltou uma bomba de dentro da área e viu o goleiro Forde fazer milagre. Depois, Cristiano Ronaldo acertou a trave em cobrança de falta.
Aos 20 minutos, o camisa 7 deu lindo passe de calcanhar para Fábio Coentrão. O lateral esquerdo do Real Madrid invadiu a área e tentou o cruzamento. A bola desviou em Keogh e enganou o goleiro, tocando na trave antes de entrar.
Aos 37 minutos, os portugueses chegaram ao terceiro gol. Após novo cruzamento da direita, Hugo Almeida precisou tentar duas vezes para marcar pela segunda vez.
Aos sete minutos do segundo tempo, os irlandeses ameaçaram reagir. Após cobrança de falta rápida, McClean recebeu com muita liberdade dentro da área, cortou para o meio e diminuiu.
Aos 22, Nani deu bom passe dentro da área para Vieirinha concluir para a rede e transformar o triunfo em goleada. Nani foi garçom novamente aos 38 minutos, quando achou Fábio Coentrão em boa posição para arrematar cruzado e fazer o quinto.
No fim, Nani iria se consagrar. Após grande triangulação do ataque lusitano, o atacante tocou de letra para a rede e fez o sexto. No entanto, o gol foi anulado, pois o árbitro marcou impedimento.
Assim, Portugal termina sua preparação para a Copa do Mundo com um saldo positivo: duas vitórias - contra México e Irlanda - e um empate - contra a Grécia.
Os portugueses estão no grupo G da Copa do Mundo, ao lado de Alemanha, Estados Unidos e Gana. A estreia é contra os europeus e está marcada para a próxima segunda-feira, a partir das 13 horas (de Brasília), na Arena Fonte Nova

Crônicas de Sarriá - A dor não tem distância, Fernandão

DIVULGAÇÃO/GOIÁS EC
Fernandão, na volta ao Goiás, em 2009
Fernandão, na volta ao Goiás, em 2009
Algum amigo disse, não me lembro quem: "Goiânia é a maior cidade pequena do mundo". A definição poderia ser mais uma frase de efeito - gosto de frases de efeito - mas faz seus efeitos, de verdade, em quem está mais longe.
Longe como estou agora. Como estava, também, na manhã de sábado. Acordei, abri a caixa de e-mail, e os olhos abriram-se mais rápido que deveriam. Fernandão morreu.
Cara, que Fernandão? Algum funcionário da firma, o Fernandão do vôlei, qualquer Fernandão que seja, mas, calma, não pode ser O Fernandão. Só que era.
Por uma dessas coisas da vida, pelo fuso horário cinco horas à frente, coube a mim a tarefa de cassar minha própria folga para, ainda na madrugada do Brasil, escrever a notícia. Ser o porta-voz da desgraça, da morte prematura de um conterrâneo.
Mas Goiânia é a maior cidade pequena do mundo, e um conterrâneo nunca é apenas um conterrâneo - é, mais do que isso, um amigo. Ainda que, neste caso, seja um amigo que eu ainda não conhecia.
Com o passar das horas, a notícia se alastrava pelas redes sociais, e Fernandão ia ficando mais próximo. Foi colega de escola de uma amiga; era vizinho de fazenda de um tio, amigo do primo daquele outro amigo. Companheiro de trabalho de grandes parceiros.
Era amigo de alguém, primo de outro, uma figuraça, isso, aquilo outro, a família dele morava na mesma cidade da família da minha mãe...
Nessas horas, estar longe ou perto não faz tanta diferença.
Sentado diante do computador, a um oceano de distância, na cidade em que escolhi viver, senti-me diante do gramado verde-esmeralda do estádio do time pelo qual escolhi sofrer, gritando em um dia qualquer de 1999 por aquele gol de bicicleta que nem foi fora da área, mas que para mim foi da meia-lua, do meio-campo, de meio-mundo de tão longe.
Foi ali, naquele gramado verde-esmeralda, verde-esperança, que Fernandão transformou uma geração de gente. Anos depois, em outros gramados, outras cores, com outros gritos, transformaria mais gente ainda, seria campeão de tudo, dono do mundo.
Mas é o mundo pequeno de Goiânia que faz a perda doer mais. Como escreveu um amigo, era comum ouvir "Ah, você é jornalista? De Goiânia? Pô, manda um abraço pro Fernandão!"


A menor cidade grande do mundo perdeu o de seus gigantes. O futebol brasileiro, também.

Diário alemão da Copa: Dia #6, o veleiro

GUSTAVO HOFMAN
Rio São João de Tiba, em Santa Cruz Cabrália (BA)
Rio São João de Tiba, em Santa Cruz Cabrália (BA)
Hoje, pela primeira vez, tomei coragem e corri na praia pela manhã. A nossa cobertura da Copa é intensa. Exige de toda equipe presente em Santa Cruz Cabrália dedicação e muito empenho durante todo dia. Mas como a agenda da Alemanha permitia um tempo livre maior na parte da manhã...
Estou em uma pousada muito próxima do Campo Bahia. Não sei exatamente quantos metros, mas deve ser algo em torno de 250. Se tivesse que explicar para alguém em São Paulo, diria três quadras.
Comecei a corrida (caminhando no início...) por volta de 7h40. Como disse, nesta terça-feira a agenda alemã estava mais tranquila, com coletiva de imprensa marcada para 11h30 e treino às 16h - minha primeira entrada ao vivo estava programada para 10h30. No caminho, cruzei com o companheiro Renato Ribeiro, da Globo, um dos melhores jornalistas deste país, e que percebeu a movimentação na praia. Fui até a ponta, ao rio São João de Tiba. Paisagem maravilhosa.
Já havia reparado no veleiro ancorado bem em frente à minha pousada. Estava lá no dia anterior também, com velas decoradas com o símbolo da DFB (Federação Alemã de Futebol) e de uma patrocinadora. Só que, quando voltava, reparei na agitação de duas motos aquáticas (termo politicamente correto, já que todo mundo sempre falou jet ski) e um barco da Marinha. "Opa, tem alguém da seleção alemã ali", pensei.
Meus companheiros da imprensa brasileira se posicionavam para filmar. Nossa equipe também. Os alemães ainda dormiam ou apenas torravam no sol.
Uma corrida logo cedo, de repente, abriu os trabalhos do dia. Virou pauta.
Os jogadores ainda não estavam no barco, mas aos poucos foram aparecendo na praia. Em grupos. Conversei com pescadores, policiais, fui obtendo informações. Sim, eles iriam embarcar.
Seria em um barquinho simples, mas o mar estava agitado nesta terça. Optaram por utilizar embarcações mais seguras. E assim, passearam pelo mar baiano, com a belíssima vista da vila de Santo André.
Depois, na coletiva de imprensa, Philipp Lahm explicou que, antes, eles assistiram uma palestra motivacional do velejador e explorador suíço Mike Horn, e no veleiro atuaram como tripulação. Fotos disponibilizadas pela DFB mostram isso.
DFB
Özil e Lahm participam da atividade no veleiro
Özil e Lahm participam da atividade no veleiro
DFB
Hora do sorriso!
Hora do sorriso!
A coletiva atrasou 45 minutos por causa das atividades matutinas. Lahm, entre tantos assuntos, disse que acredita que Cristiano Ronaldo jogará na estreia e que sabe a responsabilidade de ser capitão do time.
André Schürrle foi pouco questionado pelos jornalistas, mas uma das perguntas foi feita por mim. Quis saber sobre a conversa com os brasileiros do Chelsea antes do Mundial, e também sobre o favoritismo do Brasil. Respostas no vídeo abaixo.
Alemães têm manhã diferente com palestra motivacional e passeio em veleiro 
No final do dia, treino às 16h, com os primeiros 15 minutos liberados para a imprensa. Aquecimento e roda de bobinhos, ou seja, nada.


Nos próximos dias falaremos mais sobre a formação do time titular.

O 'favoritaço', os favoritos e os azarões: classificando a força das 32 seleções

GETTY
Neymar, do Brasil, tenta escapar da marcação de Jordi Alba, da Espanha, durante a final da Copa das Confederações 2013, no Maracanã
Brasil x Espanha: seis estrelas contra cinco. Só pelo fator casa

Desde que aderi à tese doArnaldo Ribeiro, apontando o Brasil como "favoritaço" para esta Copa no Linha de Passe, tem um pessoal se divertindo nas redes sociais acusando-nos de pachequismo (claro que um pouco por culpa do amigoMauro Cezar Pereira, que se diverte com a brincadeira).
O tema é divertido, nada mais que isso, afinal apontar favoritos ou zebras em qualquer torneio com o imprevisível sistema de mata-mata nada mais é que um palpite. E palpites que buscam prever inúmeros resultados, em geral, são furados.
De qualquer forma, aponto aqui, até para que cada um tenha o espaço de fazer o mesmo e apontar seus favoritos ou azarões no espaço destinado aos comentários, minha classificação de favoritismo para essa Copa. Vamos lá:
SEIS ESTRELAS * * * * * * 
Brasil

Tem um bom time, não melhor que as seleções cinco estrelas. Mas o fato de jogar em casa, historicamente, o coloca como maior favorito.
CINCO ESTRELAS * * * * *
Argentina, Alemanha, Espanha

Seleções tecnicamente muito boas. Se a Copa fosse realizada em seus territórios, estariam no lugar do Brasil com as seis estrelinhas.
QUATRO ESTRELAS * * * *
Itália, França
Boas equipes (mesmo sem Rossi e Ribery), ainda que inferiores às quatro acima nesta classificação. E camisas pesadas (sobretudo a italiana).
TRÊS ESTRELAS * * *
Holanda, Uruguai, Inglaterra, Portugal, Bélgica, Chile, Croácia

Misto de tradição e técnica. Não há seleções ruins neste grupo: todas podem almejar pelo menos as quartas-de-final.
DUAS ESTRELAS * *
Bósnia, Rússia, Gana, Colômbia, Suíça, Japão, Costa do Marfim

Todas seleções que contam com alguns bons jogadores. Mas os times completos, de 1 a 11, têm deficiências.
UMA ESTRELA *
Camarões, México, Nigéria, Equador, Estados Unidos 

Sem exceções, estas seleções já foram melhores em outros tempos.
CÉU ESCURO
Austrália, Grécia, Coréia do Sul, Irã, Honduras, Argélia, Costa Rica 
Curtir o Brasil já está de bom tamanho.

Inglaterra x Itália, o jogo! Você escalaria Rooney com a missão de parar Pirlo?

Itália e Inglaterra se enfrentaram nas quartas-de-final da Eurocopa 2012. A Azzurralevou a melhor nos pênaltis após 120 minutos de futebol sem gol. Pirlo já era o personagem central do esquema de Cesare Prandelli no time que chegaria ao vice-campeonato europeu. Roy Hodgson, treinador inglês que na época estava há pouco tempo no comando da "Three Lions", lembra bem disso.
Hodgson está otimista com retorno de Chamberlain e preocupado com Pirlo
Não por acaso, na primeira coletiva concedida no Brasil após a chegada dos ingleses no domingo, ele elogiou o meio-campista quando perguntado a respeito de seu talento e importância para o adversário da Inglaterra na estréia pela Copa do Mundo, sábado, em Manaus. O que Hodgson não disse é que pensa em escalar um homem ofensivo com a missão de dificultar o trabalho do italiano.
Rooney e Welbeck são os dois principais candidatos a executar o papel de marcador de Pirlo sempre que a bola estiver com a Itália e ele se apresentar ainda no campo de defesa para armar o time. Providência fundamental, mas sempre polêmica em função da importância de um dos possíveis marcadores do "Il'Architetto". Rooney é o principal homem da linha ofensiva britânica.
Mauro: Lallana pode fazer diferença, mas ainda não tem 'espírito' da equipe inglesa; veja análise
Mas o camisa 10 já deu inúmeros exemplos do quão capaz é de marcar. Joga em diferentes funções e executa diversos papéis na cancha. Entre eles a perseguição ao principal homem do time adversário. Expulso em 2006 no jogo da eliminação contra Portugal, o craque do Manchester United parece amadurecido para comandar o time e combater Pirlo. Acho que seria uma boa escolha. E você?
Confira abaixo mais vídeos do terceiro dia de cobertura especial da Inglaterra na Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
Uma missão do blogueiro é acompanhar a seleção inglesa até o final da Copa 2014. Acesse conteúdo sobre o time conhecido como "Three Lions" aqui no blog ou no Canal Inglaterrado site clicando aqui
Mauro Cezar: Danny Welbeck pode ser solução da Inglaterra para parar Andrea Pirlo; veja análise
Treinador da Inglaterra nega reclamações a Manaus: ' Besteira'
Treino fechado e coletiva de Roy Hodgson; Mauro e as últimas da Inglaterra

INPORTANTE Medalhista olímpica americana sofre acidente e lesiona a coluna

A ex-nadadora Amy Van Dyken, dona de seis ouros olímpicos, está internada na unidade de terapia intensiva de um hospital em Scottsdale, no Arizona. Na sexta-feira, a americana de 41 anos dirigia um quadriciclo e acabou sofrendo um acidente. De acordo com a família, ela sofreu uma lesão na medula espinhal (na vértebra T11) e precisou ser submetida a uma cirurgia.  
Amy Van Dyken com o marido acidente (Foto: AP)Amy Van Dyken e o marido, Tom Rouen (Foto: AP)

Segundo uma testemunha, Amy bateu com o veículo e foi lançada dele. No momento do acidente não usava capacete. Estava consciente, mas tinha dificuldade para respirar e para mexer as pernas. O marido, Tom Rouen, chegou pouco depois de moto e a manteve estável até a chegada do helicóptero, que a levou para o hospital. 
Ainda de acordo com a família, Amy está fora de perigo e se recuperando bem. "Amy tem uma longa estrada pela frente. Mas a incomparável força mental e determinação irão impulsioná-la. Ela é uma lutadora e já superou obstáculos que pareciam intransponíveis. Agora, este é o seu novo desafio, sua nova batalha", dizia o comunicado de seus familiares.