sábado, 20 de julho de 2013

Brasileirão Série A

18h30 Botafogo 2x0 Náutico
18h30 São Paulo 0x3 Cruzeiro
18h30 Criciúma 2x1 Grêmio

Brasileirão Série B

16h20 Boa Esporte Clube 1x0 Paysandu-PA
16h20 Figueirense 2x3 Palmeiras
16h20 Chapecoense x América-MG Foi adiado
16h20 Bragantino 2x0 Ceará
21h00 ASA 0x1 Atlético-GO
21h00 ABC 0x0 Joinville

Brasileirão Série D



15h00 Aracruz 0x0 Resende
16h00 Guarany de Sobral 1x0 Central
16h00 Tupi 2x1 Nova Iguaçu
16h00 Juventude 2x0 Santo André
17h00 Botafogo-SP 2x0 Londrina-PR
18h30 Maranhão 1x1 Parnahyba
18h30 Penapolense 2x0 Villa Nova-MG

Brasileirão Série C

15h00 Madureira 1x3 Vila Nova-GO
16h00 CRAC-GO 0x1 Caxias
16h00 Macaé 0x1 Guarani
16h00 Duque de Caxias 3x2 Betim-MG
19h00 Mogi Mirim 3x1 Grêmio Barueri

Campeonato Brasileiro - Série B

Paraná Clube 4 x 0 América-RN
São Caetano 0 x 1 Guaratinguetá

Amistosos

06h30 A-League All-Stars 1x5 Manchester United
11h45 Borussia Mgladbach 1x0 Borussia Dortmund
13h30 Hamburgo 0x4 Bayern de Munique
15h30 Lechia Gdansk x Barcelona
08h30 Indonenécia 0x2 Liverpool

Pigossi volta a São José para defender seu título

São José dos Campos (SP) - Agora mais experiente e com melhor ranking da carreira, a paulista Laura Pigossi, de 18 anos, voltará a São José dos Campos nesta segunda-feira para defender seu título do ano passado na quarta etapa do Circuito Feminino Future de Tênis. O torneio será disputado nas quadras de saibro da Daher Tennis Lounge e reúne tenistas de seis países.

Ainda juvenil, Pigossi surpreendeu em 2012 e levou seu primeiro título como profissional em São José, ao derrotar a ex-132 do mundo Maria Fernanda Alves. Desta vez, ela deve figurar entre as cinco principais candidatas ao título, brigando com a chilena Fernanda Brito, a argentina Carolina Zeballos, a paraguaia Montserrat Gonzalez e a peruana Patricia Ku Flores.

Além de Pigossi, várias outras brasileiras estarão em quadra, como a carioca Ana Clara Duarte, as paulistas Carla Forte e Eduarda Piai e a gaúcha Gabriela Cé, que foi campeã da terceira etapa do Circuito, em Santos. Até aqui, o tênis brasileiro levou todos os títulos de simples, com conquistas de Bia Haddad Maia em Ribeirão Preto e de Roxane Vaisemberg, em São Paulo.

Neste sábado cedo, começam as partidas do qualificatório, que definirá as últimas oito vagas para a chave principal, que por sua vez dará largada na segunda-feira. A entrada é gratuita para o público em todas as rodadas da semana.

O Circuito Feminino Future de Tênis tem patrocínio do Itaú, Novelis e Correios, com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, através do Governo Federal. A realização é do Núcleo de Desenvolvimento do Esporte e da Cultura.

Gonçalves tira cabeça 3 e vai à semi em Campos

Campos do Jordão (SP) - A paulista Paula Gonçalves, de 22 anos, obteve mais uma excelente vitória no piso sintético na altitude de Campos do Jordão. Ela derrotou facilmente nesta sexta-feira a venezuelana Adriana Perez, cabeça 3, por 6/4 e 6/2, e avançou para a semifinal do Brasil Tennis Series, torneio com premiação de US$ 25 mil que acontece no Tênis Clube local.

Sem perder sets ainda na semana, Paulinha enfrentará na segunda partida da rodada a argentina Florencia Molinero, que surpreendeu a cabeça 2 Veronica Cepede, do Paraguai, por 6/3 e 6/2. A programação será aberta às 10h30, com o duelo entre a argentina Maria Irigoyen e a norte-americana Chieh-Yu Hsu.

Esta é a segunda semifinal em torneios desse nível que a pupila de Carlos Kirmayr atinge em sete meses. Em dezembro, ela foi campeã no saibro de Santiago, no Chile. Com os 24 pontos que já garantiu em Campos do Jordão, Gonçalves poderá aparecer entre as 270 primeiras no ranking que sai dentro de 10 dias.

Já a paulista Laura Pigossi, de 18 anos, não repetiu as boas atuações anteriores e parou no bom tênis de Hsu, parciais de 6/3 e 6/2. Finalista em Rio Preto e campeã em Campinas, Irigoyen continua sua incrível série no Brasil, com difícil vitória sobre a compatriota Mailen Auroux, por 6/4, 3/6 e 6/3.

O sábado da Brasil Tennis Series terá ainda a decisão da chave de duplas, não antes das 14h30, com duas brasileiras em quadra, mas em parcerias diferentes. Paulinha e Irigoyen enfrentam a catarinense Nanda Alves e a boliviana Maria Fernanda Alvarez.

O Brasil Tennis Series  é apresentado pela EMS Pharma e pela Guarani, por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, através do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, e conta com o patrocínio Dualette, HTH e Boa Vista Serviços. O apoio é da Confederação Brasileira de Tênis, Federação Paulista de Tênis e da Prefeitura de Campos do Jordão.  A organização é da Associação Itapirense de Judô, Esportes e Cultura.

'Espero sair vitoriosa no último dia', afirma Serena

Bastad (Suécia) - A norte-americana Serena Williams continua firme na caminhada rumo ao título no WTA de Bastad. Nesta sexta-feira, ela se garantiu nas semifinais do torneio ao passar sem sustos pela espanhola Lourdes Dominguez com duplo 6/1. Apesar do placar elástico, a líder do ranking disse ter encontrado boa resistência da rival.
"Minha adversária estava jogando muito bem hoje, por isso tive que ser paciente", avaliou o principal favorita na terra batida. "Estou me acostumando com o saibro, me sinto melhor agora sobre ele. Quero jogar mais duas partidas e sair vitoriosa no último dia, mas terei duras adversárias pela frente", acrescentou Serena.
Sua próxima oponente em Bastad será a tcheca Klara Zakopalova, cabeça de chave número 3, que deixou pelo caminho a quali holandesa Richel Hogenkamp e espera um duro confronto pela frente. "Serena é a melhor jogadora do mundo. Enfrentei-a quatro ou cinco vezes antes e sei como ela joga, mas sua experiência é muito maior e já venceu muitos Grand Slam", disse.
Zakopalova enfrentou a caçula das irmãs Williams outras quatro vezes e só conseguiu uma vitória, no WTA de Marbella, em 2009. "Lembro que ela vinha de Miami e estava um pouco cansada e machucada. Não vai ser esta Serena que vou enfrentar", rememorou a tcheca sobre a solitária vitória que conquistou para cima de Serena.
"Ela tem jogado muito bem, é realmente a melhor e merece ser a número 1 do mundo", comentou a tcheca, que já tem em mente o que precisa fazer contra Serena. "Tenho que fazê-la se movimentar o máximo possível, o saque precisa ser mais sólido do que tem sido. Preciso me doar 100% e não tenho nada a perder", declarou Zakopalova.
O embate com a líder do ranking, apesar de sua dificuldade, foi comemorada pela tcheca. "Estas partidas são como uma recompensa para todo o trabalho duro no circuito, enfrentar a número 1 em um torneio desses é um presente", afirmou a atleta de 31 anos, mesma idade de Serena, e atual 37 do mundo.

Bastad (Suécia) - A pernambucana Teliana Pereira e a parceira colombiana Mariana Duque-Marino não conseguiram alcançar a decisão do WTA de Bastad. Nesta sexta-feira, a dupla sul-americana acabou derrotada na semifinal do torneio, caindo diante da espanhola Anabel Medina e da tcheca Klara Zakopalova em sets diretos, com placar de 7/6 (9-7) e 6/1.
Principais candidatas ao título, Medina e Zakopalova ainda não sabem quem vão enfrentar na decisão, uma vez que a outra partida de duplas do dia definiu a segunda dupla semifinalista pela parte de baixo da chave, que já estava com as espanholas Lara Arrubarrena e Lourdes Dominguez garantidas na penúltima fase.
Elas terão como oponentes a italiana Flavia Pennetta e a romena Alexandra Dulgheru, que derrotaram as cabeças de chave número 4, a georgiana Anna Tatishivili e a ucraniana Irina Buryachok em três sets, com parciais de 6/4, 6/7 (8-10) e 10-6, em 1h40 de jogo.
Pennetta terá um sábado complicado pela frente, já que além da semi de duplas, irá disputar antes a mesma fase, só que em simples. A italiana vai abrir o dia em Bastad contra a atleta da casa Johanna Larsson, oitava pré-classificada.
Na chave de simples, a pernambucana foi eliminada na segunda rodada, diante da experiente espanhola Lourdes Dominguez, cabeça de chave número 5 e atleta mais velha no torneio. Com os 30 pontos conquistados no saibro sueco, Teliana vai subir no ranking e deve aparecer na 102ª colocação na próxima lista da WTA, a mais alta de sua carreira até então.

Meusburger salva o dia das locais em Bad Gastein

Bad Gastein (Áustria) - Três austríacas entraram em quadra nesta sexta-feira pelas quartas de final do WTA de Bad Gastein e apenas uma sobreviveu e chegou às semifinais. A única representante da casa a avançar foi Yvonne Meusburger, que derrotou a holandesa Arantxa Rus em sets diretos, com parciais de 6/1 e 7/6 (7-1), em 1h24 de partida.
Pela semifinal, a austríaca de 29 anos e atual 86 do mundo vai duelar com a oitava favorita, a italiana Karin Knapp, que deixou pelo caminho a alemã Annika Beck, cabeça de chave número 2, com uma vitória em arrasadores 6/0 e 6/1, em apenas uma hora. Meusburger encarou a italiana outras duas vezes e em ambas levou a melhor.
Convidadas da casa, Patricia Mayr-Achleitner e Lisa-Maria Moser não resistiram às respectivas rivais e foram eliminadas. A primeira delas a cair foi Moser, que perdeu com direito a "pneu" para a ucraniana Elina Svitolina, que aplicou parciais de 6/3 e 6/0 para cima da local depois de 62 minutos de partida.
Mayr-Achleitner também perdeu em sets diretos, caindo diante da tcheca Andrea Hlavackova com placar final de 6/3 e 7/6 (7-4).  Esta será a primeira vez que Hlavackova vai duelar pelo circuito com Svitolina, que já soma uma conquista, no WTA de Pune, no não passado, ao paso que a rival tcheca ainda busca uma conquista inédita, ao passo que soma 13 títulos em duplas, o último deles em Budapeste, na semana passada.

A América de Natal

Se mantem na série B ou vai pra série c em 2014 e em 2015 cairá pra série D, ou se manterá na série B em dois mil e catorze.  

Serena arrasa algoz de Teliana e alcança a semi

Bastad (Suécia) - Depois de superar a pernambucana Teliana Pereira, na segunda rodada do WTA de Bastad, a espanhola Lourdes Dominguez não foi páreo para a norte-americana Serena Williams a acabou sendo arrasada pela número 1 do mundo, que em apenas 62 minutos aplicou duplo 6/1 e se garantiu nas semifinais do torneio sueco.
Principal favorita, a caçula das irmãs Williams dominou a espanhola e faturou quase que o dobro de pontos de Dominguez (58 a 31). Nos break-points, a norte-americana salvou quatro dos cinco que enfrentou e concretizou as seis oportunidades de quebra que teve a seu favor. Além disso, ela faturou 62% dos pontos de saque e 69% das bolas disputadas na devolução.
Nas semifinais, Serena terá pela frente a cabeça de chave número 3, a tcheca Klara Zakopalova, responsável por acabar com a surpreendente campanha da holandesa Richel Hogenkamp, que saiu do quali e foi até as quartas, quando perdeu em sets diretos, com placar final de 6/2 e 6/3, em 56 minutos.
Esta será a quinta vez quem Zakopalova irá duelar com a atual líder do ranking. Nos quatro encontros anteriores, inclusive no último deles, pela primeira rodada de Roland Garros, quatro anos atrás, Serena levou a melhor em três. A solitária vitória da tcheca de 31 anos, mesma idade da norte-americana, aconteceu no saibro de Marbella, em 2009.
A outra semifinal em Bastad terá como principal favorita a local Johanna Larsson, cabeça de chave número 8, que despachou a francesa Mathilde Johansson com parciais de 6/1 e 6/2. Ela vai duelar por um lugar na final com a italiana Flavia Pennetta, algoz da francesa Virginie Razzano também em sets diretos e placar final de 6/1 e 6/3, em 1h15 de jogo.

Dono de único estádio sem isenção fiscal, Palmeiras também terá de ceder área do clube social à Prefeitura



O Palmeiras terá de ceder uma área de aproximadamente cinco metros de seu clube social para a Prefeitura de São Paulo como contrapartida pela reforma de seu estádio. A obra deve começar no segundo semestre, na portaria das piscinas palmeirenses, situada na esquina da Avenida Antarctica com rua Padre Antônio Tomaz. A esquina tem um estrangulamento de trânsito causado desde que a Companhia de Engenharia de Tráfego decidiu criar ali um cruzamento, em 2005.
PVC
A portaria iluminada na rua Padre Antônio Tomaz: transtorno no trânsito começou em 2005
A portaria iluminada na rua Padre Antônio Tomaz: transtorno
no trânsito começou em 2005, com reforma da CET
A foto ao lado mostra a portaria iluminada bem ao lado da fila de carros que tenta virar à direita para acessar a Avenida Antarctica. Até a reforma da CET, em 2005, todo o movimento da rua Padre Antônio Tomaz era obrigado a virar à direita. A partir dali, pela mudança do itinerário das companhias de ônibus, duas pistas foram destinadas à conversão à esquerda e apenas uma para a direita. Como a prefeitura introduziu no cruzamento uma ilha para colocação do semáforo e destinou duas das três pistas para conversão à esquerda, o espaço para conversão à direita passou de 100% para 33% da pista de um dia para o outro. Resultado: trânsito pesado para virar à direita que também dá acesso à avenida Sumaré, uma das mais importantes da região oeste da cidade. 
Caberá ao Palmeiras resolver a questão do tráfego provocada pela mudança proposta pela Companhia de Engenharia de Tráfego.. A área da portaria será entregue à prefeitura que ampliará a pista para conversão à direita derrubando toda a parte do clube que vai do semáforo à área iluminada da portaria social.
De todos os estádios construídos, reconstruídos ou reformados no Brasil por causa da Copa do Mundo, todos têm algum tipo de isenção fiscal. Atlético Paranaense, Corinthians e Internacional beneficiados por sediarem jogos de Copa do Mundo. O Grêmio beneficiado por incentivos antes mesmo de o Inter conseguir o mesmo tipo de incentivo para reforma do Beira Rio.
O Palmeiras e o São Paulo que reformam seus estádios em níveis diferentes, não têm. O Tricolor faz uma reforma menor em comparação com a construção do Allianz Parque, nome oficial do reformulado Parque Antartctica, sede do primeiro jogo da história do Campeonato Paulista, entre Germânia e Mackenzie, em 1902, antes mesmo da fundação do Palestra Itália.
O Palmeiras também terá de arcar com ampliação da pista bairro-centro da avenida Francisco Matarazzo e pela retirada de árvores do canteiro central da avenida. No domingo, haverá uma manifestação contra a retirada das árvores, proposta pela prefeitura. 

Surrado seguidas vezes, duas pelo Corinthians, São Paulo paga o preço da auto-suficiência

O merecido tricampeonato brasileiro alcançado pelo São Paulo em 2008 colocou o clube no topo. Estruturado, com grande torcida (embora na maior parte daqueles campeonatos ausente) e vencedor, o tricolor paulista se candidatava a "dono" do futebol nacional.
Era uma sequência estupenda, iniciada com os títulos paulista, da Libertadores e do torneio mundial da Fifa, em 2005. Taças erguidas numa só temporada e seguida por três campeonatos brasileiros alcançados em sequência, algo inédito até então no país.
Dono de dois excelentes centros de treinamentos, com saúde financeira incomum entre os clubes do país e com seu próprio (e grande) estádio, o São Paulo aparentava reunir todas as qualidades para permanecer no topo. Não permaneceu.
E o tombo foi grande. Após um jejum de títulos entre 2009 e 2012, quando conquistou a Copa Sul-americana, o time tricolor se vê numa situação mais do que incomum, há nove jogos sem vencer e com seis derrotas consecutivas. Duas para o rival Corinthians.
De 2008 para cá foram caindo, pouco a pouco, crendices que colocaram são-paulinos no pedestal da auto-suficiência. Quando Muricy Ramalho deixou o clube, em 2009, não eram raros os tricolores que imaginavam o clube tão forte que qualquer técnico ali venceria.
Como se o CT entrasse em campo e fizesse gols. Como se o Refis (centro de recuperação de jogadores lesionados) montasse o esquema tático da equipe. Como se tudo fosse correr bem naturalmente apenas por se tratar do São Paulo.
O tempo mostrou que o clube não era tão "diferente" como imaginavam seus dirigentes. Primeiro com o novo mandato para Juvenal Juvêncio, reeleito em 2011, contestado pela pequena oposição tricolor após uma polêmica interpretação do estatuto. 
"Vou continuar nesta linha de progresso. Com mais três anos, o São Paulo se distanciará dos demais clubes, pela sua estrutura, logística e seu comportamento. Vamos inovar a cada passo. Ao final dos três anos, vamos ter 90% dos jogadores de Cotia. Aí veremos quem é o São Paulo", afirmou o presidente, na ocasião.
Dois anos e três meses depois, o Corinthians detém os títulos que eram dos tricolores e estamos vendo bem "quem é o São Paulo". Soberano... das derrotas.
Gosta de vídeos de torcidas, de estádios? Vá ao canal no Youtube clicando aqui
Gazeta Press
Paulo Autuori (E), técnico do São Paulo FC, com o presidente Juvenal Juvêncio durante sua apresentação oficial no CCT da Barra Funda
Paulo Autuori (E), técnico do São Paulo, com Juvenal Juvêncio durante sua apresentação oficial no CCT da Barra Funda

Guiñazu rescinde contrato e pode assinar com Vasco fora da 'janela'

Guinazu treino Libertad (Foto: Reprodução / Facebook Oficial do Libertd)O argentino defendeu o Libertad por seis meses
(Foto: Reprodução / Facebook Oficial do Libertd)
O argentino Pablo Guiñazu vai assinar com o Vasco na semana que vem. A expectativa é de um contrato de dois anos do jogador com o clube carioca. Nesta sexta-feira, ele acertou a rescisão de contrato com o Libertad, seu ex-time no Paraguai. Dessa maneira, ele está livre da janela de transferências, que fecha às 23h59m desse sábado. Sem vínculo com clube algum, ele fica livre para acertar com o Vasco. O presidente Roberto Dinamite disse que o jogador já estaria vindo ao Rio. El Cholo, como é conhecido na Argentina, deve chegar ao Rio durante o fim de semana.
O contrato do lateral-direito Fagner foi gerado ainda nessa sexta-feira. O clube alemão enviou a notificação de empréstimo do jogador, que vem sem custos para São Januário. No fim da temporada, em nova rodada de negociações, o Vasco pode tentar a renovação do empréstimo ou ainda até comprar os direitos econômicos do jogador campeão da Copa do Brasil em 2011.
No caso de Guiñazu a maior preocupação era do jogador acertar com o Libertad a rescisão de seu contrato, o que aconteceu nesta sexta-feira. O diretor jurídico do Vasco, Gustavo Pinheiro, comentou que só com a rescisão o clube carioca poderia regularizá-lo para o Brasileiro.
- Sem contrato, podemos conseguir a regularização do jogador. Ele (Guiñazu) é estrangeiro, tem que fazer visto, não se resolveria da noite para o dia dessa maneira - disse o dirigente do Vasco, numa sexta-feira de muitas ações no departamento de futebol e jurídico do clube.
A expectativa ainda existe para a inscrição de Montoya a tempo da partida de domingo, contra o Fluminense. Mas até as 18h40 o nome do jogador não aparecia no Boletim Informativo Diário da CBF. O Vasco está monitorando a situação, mas já há um temor de que o colombiano não tenha condições de jogo para o jogo do Maracanã.

Wagner revela ansiedade por jogo no Maracanã: 'Tudo para ser memorável'

As três derrotas seguidas do Fluminense no Campeonato Brasileiro, ao menos para a torcida tricolor, não foi o assunto principal da semana. A reabertura do Maracanã para os clubes no domingo, no duelo diante do Vasco, fez o torcedor esgotar seus ingressos. O clima que toma conta das Laranjeiras tem contagiado os jogadores, com a maioria perto de viver seu primeiro clássico no estádio com a camisa tricolor. No clube desde o ano passado, o meia Wagner não esconde a ansiedade.
Confirmado na equipe titular ao lado de Deco na armação das jogadas, o meia se impressionou com a mobilização das torcidas para a partida e a forma como o confronto tem ganho espaço no noticiário. Empolgado, o jogador aposta em um duelo inesquecível diante de um dos maiores rivais.
- Por tudo que cerca este jogo, tem tudo para ser um clássico memorável. O Fluminense está voltando para casa, a um estádio onde sua torcida sempre foi muito forte. Acredito que isso será um fator positivo para nosso time. Particularmente, não via a hora de jogar no Maracanã, pois é sempre uma honra muito grande jogar nesse templo do futebol. Acredito que todo jogador sonha em pisar nesse gramado e, por isso, temos que aproveitar essa oportunidade e fazer bonito para iniciar com o pé direito.
No entanto, Wagner sabe que caso o resultado positivo não venha, a festa da torcida será esquecida logo após o apito final do árbitro. O meia vê o elenco pronto para se reabilitar no Brasileirão e engrenar na luta pelo pentacampeonato.
- Esperamos voltar ao Maracanã com o pé direito e em grande estilo. Por isso, lutaremos pela vitória desde o primeiro minuto e não desistiremos em momento algum. Sabemos que o Vasco não facilitará a nossa vida, então teremos muito cuidado e não abaixaremos a cabeça em momento algum. Se Deus quiser, sairemos vencedores desse confronto e esperamos não parar por aí.


O Fluminense tem nove pontos em sete rodadas disputadas e está na décima colocação do Campeonato Brasileiro. O Vasco tem dois pontos a menos e está na zona do rebaixamento. O duelo acontecerá às 18h30 de domingo.

Oswaldo prega respeito ao lanterna Náutico, mas diz: 'Fazer nossa parte'



Terceiro colocado com 13 pontos e com a chance de voltar à liderança do Campeonato Brasileiro ao fim da rodada, o Botafogo terá pela frente neste sábado um adversário em uma situação bem diferente. Lanterna da competição com quatro pontos, o Náutico dificilmente deixa a zona de rebaixamento mesmo que vença o duelo. O cenário, em tese, é favorável para o Alvinegro, que não quer desperdiçar a chance de somar mais três pontos.
O técnico Oswaldo de Oliveira, apesar da cautela afirmou que o time precisa fazer sua parte em campo e lutar pela liderança.
- O Náutico é um time que vem procurando afirmação, procurando um novo ciclo. Isso acontece o tempo todo. Nós temos que nos ater a nossa realidade, mas não podemos ignorá-los de forma alguma. Temos que fazer nossa parte para ficar em uma posição merecida pelo que estamos fazendo no campeonato.
A julgar pela história, a expectativa é de um jogo bastante movimentado neste sábado, às 18h30m (de Brasília), em São Januário. A média de gols deste duelo em Brasileiros da Série A é de 3,2 por jogos. As redes balançaram 48 vezes em 15 partidas, e apenas três vezes houve empate: dois por 1 a 1, no Rio de Janeiro, em 89 e 2008, e um 2 a 2 nos Aflitos em 2009.

Mano completa um mês no Fla e brinca: 'Tem que comemorar’



Passou rápido, mas deu trabalho. Mano Menezes completou um mês no Flamengo na última quarta-feira sem saber o que é derrota. Em cinco partidas, sendo uma amistosa, foram quatro vitórias e um empate. No período, ganhou apenas um reforço: o lateral-esquerdo André Santos, que tem apresentação prevista para a próxima segunda. O técnico confia que receberá mais dois ou três nomes de peso, mas descartou outras contratações no exterior. A janela de transferências internacionais vai ser fechada neste sábado. Enquanto isso, Mano faz uma avaliação positiva do curto período. E deixa claro que não está totalmente satisfeito. Quer manter a equipe em evolução e tem pressa. Bem-humorado, brincou ao comentar o fato de ter sobrevivido a 30 dias no cargo.
- Hoje em dia, tem que comemorar (risos). Foi muito proveitoso, conseguimos iniciar bem o trabalho, a gente sabe que essas questões são importantes para a sequência. O time estava numa posição delicada na tabela, ainda está em termos de pontuação, mas já começou a ter uma produção de equipe em termos de resultado que aponta para outra direção. A sequência dos últimos jogos, o aproveitamento, é que vai colocar o Flamengo em outra turma. Precisamos manter e continuar evoluindo, manter o que se avançou, que é tão difícil quanto evoluir. Às  vezes, se pensar sempre para frente você perde o que conseguimos. Podemos dar passos menores, mas firmes, que realmente dão consistência para a gente poder melhorar logo ali na frente – disse.
Na rodada passada do Brasileirão, a sétima, o Flamengo começou o clássico com o Vasco, em Brasília, na 18ª posição, com seis pontos, na zona de rebaixamento. A vitória por 1 a 0 fez a equipe dar um salto. Hoje, é a 11ª na tabela, com nove pontos. Neste domingo, o Rubro-Negro enfrenta o Inter, em Caxias do Sul. O Colorado é o quinto, três pontos à frente.
- A gente sabe que o jogo vai ser muito duro. O Inter tem uma equipe mais trabalhada do que a nossa. Você não pode aceitar a situação sem lutar para reverter. É com esse pensamento que estamos indo. Sabemos que temos de nos superar, fazer mais sacrifício que os adversários, mas estamos preparados e comprometidos em fazer o melhor.
A partida será no estádio Centenário, em Caxias do Sul. Mano vai reencontrar o Inter. O técnico trabalhou na base colorada entre 2000 e 2001 e teve o time do Beira-Rio como principal adversário na passagem pelo Grêmio, entre 2005 e 2007. Em seis partidas contra os vermelhos, venceu duas, empatou três e perdeu uma. Pelo Corinthians, em 2009, Mano conquistou a Copa do Brasil justamente contra o Internacional. O confronto, no entanto, é tratado com naturalidade.
- Não é especial, não é diferente. Todos esses jogos contra grandes adversários, tradicionais, multicampeões, são especiais. Mas eu encaro como um adversário normal, com o mesmo respeito, a mesma ambição. E isso a gente não pode perder nunca.
Inter e Flamengo jogam às 16h (de Brasília). O GLOBOESPORTE.COM detalhas todos os lances em Tempo Real.

Informações e palpites do PVC






 
Sábado- São Januário, 18h30
x
Botafogo Náutico
Palpite do PVC: Botafogo
  • BOTAFOGO
  • Problemas
  • Marcelo Mattos (terceiro cartão), Lucas (machucado)
  • Time provável (4-2-3-1)
  • Jéfferson, Gilberto, Bolívar, Dória e Júlio César; Gabriel e Renato; Lodeiro, Seedorf e Vitinho; Rafael Marques.
  • Técnico
  •  
  • Oswaldo de Oliveira
  •  
  • Últimos cinco jogos
  •  
  • d-v-v-v-d
  • NÁUTICO
  • Problemas
  • Martinez (machucado)
  • Time provável (4-3-2-1)
  • Ricardo Berna, Maranhão, William Alves, João Felipe e Eltinho; Auremir, Derlei, Elicarlos e Magrão; Rogério e Oliveira.
  • Técnico
  •  
  • Zé Teodoro
  •  
  • Últimos cinco jogos
  •  
  • d-d-v-d-d
  • Arbitragem
  • Elmo Alves Resende Cunha (GO); Fábio Pereira, Márcia Bezerra Lopes Caetano
  • CURIOSIDADE
  • AAno passado, no retorno do Náutico à Série A, o Botafogo venceu o confronto por 3 x 1, no Rio de Janeiro
Sábado - Morumbi, 18h30
x
São Paulo Cruzeiro
Palpite do PVC: Cruzeiro
  • SÃO PAULO
  • Problemas
  • Wellington (expulso), Jádson (machucado, dúvida)
  • Time provável (4-2-3-1)
  • Rogério, Douglas, Lúcio, Rafael Toloi e Clemente Rodriguez; Rodrigo Caio, Fabrício, Denílson e Ganso; Osvaldo e Luís Fabiano.
  • Técnico
  •  
  • Paulo Autuori
  •  
  • Últimos cinco jogos
  •  
  • d-d-d-d-d
  • CRUZEIRO
  • Problemas
  • Ceará (machucado), Borges (machucado), Dagoberto (machucado), Élber (machucado)
  • Time provável (4-2-3-1)
  • Fábio, Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nílton e Souza; Ricardo Goulart, Éverton Ribeiro e Luan; Vinícius Araújo.
  • Técnico
  •  
  • Marcelo Oliveira
  •  
  • Últimos cinco jogos
  •  
  • v-v-v-e-v
  • Arbitragem
  • Héber Roberto Lopes (SC); Kléber Lúcio Gil, Carlos Berkenbrock
  • CURIOSIDADE
  • Cruzeiro só perdeu duas partidas no ano, uma para o Atlético Mineiro no Independência, a outra para o Botafogo, em Volta Redonda.
 
Sábado - Heriberto Hülse, 18h30
x
Criciúma Grêmio
Palpite do PVC: Empate
  • CRICIÚMA
  • Problemas
  • Lins (machucado)
  • Time provável (4-3-1-2)
  • Bruno, Suelliton, Matheus Ferraz, Fábio Ferreira e Marlon; Serginho, Élton, João Vitor e Cassiano; Morais e Wellington Paulista.
  • Técnico
  •  
  • Osvaldo Alvarez
  •  
  • Últimos cinco jogos
  •  
  • e-e-e-d-v
  • GRÊMIO
  • Problemas
  • Adriano (terceiro cartão), Souza (machucado)
  • Time provável (4-3-1-2)
  • Dida, Pará, Werley, Bressan e Alex Telles; Riveros, Matheus Biteco, Zé Roberto e Elano; Vargas e Kléber.
  • Técnico
  •  
  • Renato Gaúcho
  •  
  • Últimos cinco jogos
  •  
  • v-e-v-e-d
  • Arbitragem
  • Felipe Gomes da Silva (PR); Bruno Boschillia, Luiz Souza Santos Renesto
  • CURIOSIDADE
  • O Criciúma tem onze jogadores no elenco com passagens pelo Grêmio.
Domingo - Fonte Nova, 16h00
x
Vitória Bahia
Palpite do PVC: Vitória
  • VITÓRIA
  • Problemas
  • Luís Alberto (machucado), Mansur (machucado)
  • Time provável (4-2-3-1)
  • Wílson, Nino Paraíba, Victor Ramos, Gabriel Paulista e Tarracha; Michel e Cáceres; Escudero, Renato Cajá e Maxi Bianccuchi; Dinei.
  • Técnico
  •  
  • Caio Júnior
  •  
  • Últimos cinco jogos
  •  
  • v-d-v-v-d
  • BAHIA
  • Problemas
  • Fahel (terceiro cartão), Diones (terceiro cartão), Marquinhos (terceiro cartão)li>
  • Time provável (4-2-3-1)
  • Marcelo Lomba, Mádson, Lucas Fonseca, Titi e Raul; Feijão, Rafael Miranda e Hélder; Talisca; Wallyson e Fernandão.
  • Técnico
  •  
  • Cristovão Borges
  •  
  • Últimos cinco jogos
  •  
  • v-v-d-d-v
  • Arbitragem
  • Paulo César Oliveira (SP); Luiz Carlos Silva Teixeira, Ádson Márcio Lopes Leal
  • CURIOSIDADE
  • Caio Júnior e Cristóvão Borges jogaram juntos no Grêmio, em 1988.
 
Domingo - Centenário, 16h00
x
Internacional Flamengo
Palpite do PVC: Internacional
  • INTERNACIONAL
  • Problemas
  • Juan (machucado, dúvida)
  • Time provável (4-3-1-2)
  • Muriel, Gabriel, Índio, Ronaldo Alves e Kléber; Williams, Josimar, Fabrício e D’Alessandro; Jorge Henrique e Forlán.
  • Técnico
  •  
  • Dunga
  •  
  • Últimos cinco jogos
  •  
  • v-v-v-v-v
  • FLAMENGO
  • Problemas
  • Gabriel (machucado), Victor Cáceres (machucado)
  • Time provável (4-2-3-1)
  • Felipe, Leonardo Moura, Wallace, Marcos González e João Paulo; Diego Silva e Val; Elias, Paulinho e Carlos Eduardo; Marcelo Moreno.
  • Técnico
  •  
  • Mano Menezes
  •  
  • Últimos cinco jogos
  •  
  • v-v-v-e-v
  • Arbitragem
  • Guilherme Cereta de Lima (SP); Émerson Augusto de Carvalho, Danilo Ricardo Simon Manis
  • CURIOSIDADE
  • É o confronto dos dois últimos técnicos da seleção brasileira, antes de Felipão: Mano Menezes x Dunga.
Domingo - Vila Belmiro, 16h00
x
Santos Coritiba
Palpite do PVC: Empate
  • SANTOS
  • Problemas
  • Arouca (machucado)
  • Time provável (4-2-3-1)
  • Aranha, Galhardo, Edu Dracena, Durval e Léo; Alan Santos e Cícero; Leandrinho, Montillo e Neílton; William José.
  • Técnico
  •  
  • Claudinei Oliveira
  •  
  • Últimos cinco jogos
  •  
  • v-e-v-v-d
  • CORITIBA
  • Problemas
  • Deivid (machucado, dúvida)
  • Time provável (4-2-3-1)
  • Vanderlei, Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Diogo; Júnior Urso; Robinho, Alex, Bottinelli e Geraldo; Keirrison.
  • Técnico
  •  
  • Marquinhos Santos
  •  
  • Últimos cinco jogos
  •  
  • v-e-e-v-v
  • Arbitragem
  • Leandro Pedro Vuaden (RS); Marcelo Bertanha Barison, José Eduardo Calza
  • CURIOSIDADE
  • Keirrison deve ser titular pela primeira vez desde 2011, quando disputou sua última partida. Enfrentará um de seus ex-clubes, o Santos..
 
Domingo - Durival de Britto, 16h00
x
Atlético-PR Corinthians
Palpite do PVC: Corinthians
  • ATLÉTICO-PR
  • Problemas
  • Nenhum
  • Time provável (4-2-3-1)
  • Wéverton, Jonas, Manoel, Dráusio e Pedro Botelho; Bruno Silva e João Paulo; Felipe, Éverton e Marcelo; Éderson.
  • Técnico
  •  
  • Vágner Mancini
  •  
  • Últimos cinco jogos
  •  
  • e-d-e-v-d
  • CORINTHIANS
  • Problemas
  • Nenhum
  • Time provável (4-2-3-1)
  • Cássio, Edenílson, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Guilherme; Romarinho, Danilo e Émerson; Guerrero.
  • Técnico
  •  
  • Tite
  •  
  • Últimos cinco jogos
  •  
  • v-d-v-v-e
  • Arbitragem
  • Ricardo Marques Ribeiro (MG); Guilherme Dias Camilo, Marcus Vinícius Gomes
  • CURIOSIDADE
  • Depois do retorno do Corinthians à Série A, em 2009, são três jogos em Curitiba, com uma vitória do Atlético e dois empates.
Domingo - Maracanã, 18h30
x
Fluminense Vasco
Palpite do PVC: Fluminense
  • FLUMINENSE
  • Problemas
  • Valencia (machucado), Wágner (machucado, dúvida)
  • Time provável (4-2-3-1)
  • Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Digão e Carlinhos; Edinho e Jean; Wágner (Rhayner), Deco e Rafael Sóbis; Fred.
  • Técnico
  •  
  • Abel Braga
  •  
  • Últimos cinco jogos
  •  
  • d-d-d-v-d
  • VASCO
  • Problemas
  • Nenhum
  • Time provável (4-2-3-1)
  • Diogo Silva, Nei, Renato Silva, Rafael Vaz e Henrique; Sandro Silva e Wendell; Éder Luís, Juninho Pernambucano e Pedro Ken; André.
  • Técnico
  •  
  • Dorival Júnior
  •  
  • Últimos cinco jogos
  •  
  • d-d-e-v-d
  • Arbitragem
  • Marcelo de Lima Henrique (RJ); Dibert Pedrosa Moisés, Luiz Antônio Muniz de Oliveira
  • CURIOSIDADE
  • Das versões diferentes sobre a origem da ocupação do lado direito das arquibancadas pela torcida do Vasco, a mais factível é a de a divisão ter começado no concurso de torcidas do Fla-Flu de 1951. Nesse caso, a torcida do Flu ocupou primeiro o lado direito, naquele ano.
Domingo- Serra Dourada, 18h30
x
Goias Portuguesa
Palpite do PVC: Goias
  • GOIAS
  • Problemas
  • Ernando (machucado)
  • Time provável (4-2-3-1)
  • Renan, Clayton Salles, Valmir Lucas, Rodrigo e William Matheus; Amaral e Tiago Mendes; Erik, Renan Oliveira e Hugo; Wálter.
  • Técnico
  •  
  • Enderson Moreira
  •  
  • Últimos cinco jogos
  •  
  • e-e-v-v-d
  • PORTUGUESA
  • Problemas
  • Ferdinando (terceiro cartão)
  • Time provável (4-2-3-1)
  • Lauro, Luís Ricardo, Lima, Valdomiro e Rogério; Bruno Corsini, Correa; Souza, Cañete e Diogo; Matheus.
  • Técnico
  •  
  • Edson Pimenta
  •  
  • Últimos cinco jogos
  •  
  • d-e-v-v-d
  • Arbitragem
  • Péricles Bassols (RJ); Wágner de Almeida Santos, Flávio Gomes Barroca
  • CURIOSIDADE
  • Reencontro de tricampeões brasileiros pelo São Paulo, em 2007. Hugo hoje é meia do Goiás, Souza da Portuguesa.
Sábado, Orlando Scarpelli, 16h20
x
Figueirense Palmeiras
Palpite do PVC: Palmeiras
  • FIGUEIRENSE
  • Problemas
  • Ildo (machucado), Douglas (machucado), William Magrão (machucado), Pablo (machucado)
  • Time provável (4-2-3-1)
  • Tiago Volpi, André Rocha, Thiego, Bruno Pires e Wellington Saci; Nem, Tinga, Mahylson e Ricardinho; Ricardo Bueno e Rafael Costa.
  • Técnico
  •  
  • Adílson Batista
  •  
  • Últimos cinco jogos
  •  
  • v-v-d-e-e
  • PALMEIRAS
  • Problemas
  • Henrique (terceiro cartão)
  • Time provável (4-2-3-1)
  • Fernando Prass, Luiz Felipe, Vílson, André Luís e Juninho; Márcio Araújo e Charles; Wesley, Valdivia e Vinícius; Leandro.
  • Técnico
  •  
  • Gílson Kleina
  •  
  • Últimos cinco jogos
  •  
  • v-v-v-d-v
  • Arbitragem
  • Marcos André Gomes da Penha (ES); Katiuscia Berger Mendonça, Ramires Santos Cândido
  • CURIOSIDADE
  • Na campanha do rebaixamento da Série A para a Série B, o Palmeiras só venceu um clube no turno e no returno: o Figueirense.