segunda-feira, 19 de março de 2012

Mineiro

20h30 EC Democrata 0x3 Nacional-MG

Goiano

20h30 Morrinhos 1x2 Atlético-GO

Português

17h45 Gil Vicente 2x0 Sporting

Espanhol

17h00 Espanyol 3x1 Racing Santander

taliano

16h45 Roma 1x0 Genoa

A divisão do poder

No dia seguinte à renúncia de Ricardo Teixeira da CBF, o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, telefonou para o diretor de seleções Andrés Sanchez. Pediu para assumir o papel de líder dos clubes. "Eu não vou liderar nada, não vou dar a cara para tomar porrada de novo", justificou Kalil.

Na medida em que os dias se passaram e a terra voltou a seu lugar, foi possível descrever o que se passou entre a decisão de Ricardo Teixeira renunciar, ano passado, e sua carta de renúncia, segunda passada. Antes de sair de cena, o ex-presidente dividiu a CBF em três loteamentos. Presenteou Ronaldo com o Comitê da Copa, deu a Andrés Sanchez as seleções e entregou a Marco Polo Del Nero, ventríloquo de José Maria Marin, a intrincada relação política com as federações. Todos ficarão felizes até as eleições, no final de 2014, desde que um não interfira na vida do outro.
Eis o problema...
Marco Polo Del Nero disse ao Estado na quinta-feira que não é candidato à presidência da CBF. É.
Andrés Sanchez tem afirmado seguidas vezes que não é candidato a cargo nenhum. Também é.
Andrés ouviu o pedido de Alexandre Kalil e respondeu que tomará as rédeas do jogo político dos clubes, sim. Mas na hora certa. Para Andrés Sanchez, o momento certo não é agora. Chamar os clubes para se unirem ameaçaria o poder das federações e, consequentemente, o presidente da Federação Paulista, Marco Polo Del Nero, que poria fogo na seleção brasileira, dirigida por Mano Menezes, a quem Del Nero considera um aliado de Andrés.
A renúncia de Ricardo Teixeira fará bem ao futebol brasileiro a médio prazo. Mas a situação política vai levar um tempo para se assentar.
Para assumir seu lote, Del Nero resolveu problemas com antigos adversários, como o São Paulo de Juvenal Juvêncio. Seu problema é ter paz com as sete federações descontentes, o que pode conseguir com sua inesgotável habilidade política, inquestionável a quem herdou o poder de Eduardo José Farah e agora um loteamento de Ricardo Teixeira. Andrés nunca foi líder dos clubes, mas teve influência e ajudou a separá-los em 2011. Seus amigos dizem que 15 clubes lhe telefonaram nesta semana para conhecer sua opinião.
O cenário indica que nada vai acontecer até 2014, quando Andrés e Del Nero brigarão. O primeiro será o representante dos clubes, O segundo, das federações. Se o vencedor dessa batalha terá outros inimigos ou se reinará absoluto depende da guerra do poder daqui até lá. Também depende do sucesso da seleção na Copa do Mundo.
Brasil campeão do mundo em 2014, ponto para Andrés. Seleção fracassada, vantagem para Del Nero. Mas derrota afasta público e patrocinadores. Del Nero sabe que não é bom brincar com fogo.
Ouro olímpico. Mano Menezes está protegido por Andrés Sanchez e também por seus resultados. Mas a Olimpíada é importante, para não dar ao presidente da Federação a ideia de que pode interferir na comissão técnica. Mano sabe onde está pisando.
Ele não pensa em Ronaldinho Gaúcho na Olimpíada. Pensa em Thiago Silva. Quem cravar um dos dois outros nomes acima dos 23 anos pode quebrar a cara.

Lucas resolve para o São Paulo num clássico bacana

Foi um clássico bacana esse São Paulo 3 x Santos 2, acompanhado por mais de 30 mil torcedores no Morumbi. Não será jogo para entrar na antologia do confronto, mas ficou acima da média do que se tem visto no Campeonato Paulista. Os dois times mostraram repertório para continuar candidatos ao título, ao lado de Palmeiras e Corinthians.
O nome do jogo foi Lucas. O moço andava com uma tromba enorme, dias atrás, por causa da enquadrada que levou de Emerson Leão. O treinador, em seu jeito peculiar, queria que o astro da companhia tricolor soltasse mais a bola. Lucas ficou aborrecido, num primeiro momento, depois relaxou – e o resultado veio com a exibição deste domingo. Ele decidiu o jogo, em dois lances rápidos e bonitos no segundo tempo.
O São Paulo poderia ter fechado o placar ainda na fase inicial. Esteve melhor, mais simples e objetivo. Criou muitas chances diante de um Santos cansado, porém ficou apenas no 1 a 0, gol de Casemiro que contou com o deslocamento de cabeça de Edu Dracena que matou chance de defesa para Rafael. O mesmo Dracena empatou, no começo da etapa final, quando o Santos esboçou reação.
Prevaleceu, então, o talento de Lucas. O meia-atacante puxou contragolpe forte, tocou para Luís Fabiano, que foi derrubado por Rafael. O próprio centroavante bateu para fazer 2 a 1. Neymar, em tarde de pouca inspiração, empatou e ainda esboçou a virada.
Mas Lucas, aos 41 minutos, decidiu, depois de nova descida em alta velocidade, um passe longo para Cortez e o aproveitamento do rebote na trave. Só o tira-teima mostrou que ele estava adiantado; jogadores santistas não reclamaram.
O São Paulo venceu um clássico, depois de longo jejum, assumiu a vice-liderança, e tem o ataque mais produtivo – 32 gols, como o Palmeiras. O mais notável, no entanto, é que parece enterrada de vez a trombada entre Lucas e Leão. Uma bobagem que uma boa conversa resolveria – e pelo jeito o papo foi legal.

Real Madrid x Barcelona na final. Quem pode evitar?

O sorteio das fases decisivas da Champions League manteve viva a possibilidade de uma histórica final entre Real Madrid e Barcelona. Para que o sonho de muitos fãs de futebol se concretize, porém, eles podem ter obstáculos importantes pela frente.

De um lado da chave, o Real Madrid é favorito claro contra o Apoel, que já pode festejar por ter chegado tão longe. Se não há muitas dúvidas sobre o resultado do confronto, pelo menos os cipriotas têm a favor o fato de fazer a primeira partida em casa, evitando assim que um eventual resultado amplo da ida esfriasse a expectativa pelo duelo.

Para o time de José Mourinho, o grande desafio estaria em um confronto semifinal com o Bayern de Munique. Os alemães, com a oportunidade de decidir o título na sua Allianz Arena, têm boas chances de passar pelo Olympique de Marselha sem grandes dificuldades. Enfrentar a Inter em crise foi uma bela oportnuidade para os comandados de Didier Deschamps, que não vivem bom momento na Ligue 1 - são quatro derrotas consecutivas.

O Benfica receberá de volta os antigos conhecidos David Luiz e Ramires no jogo de ida contra o Chelsea, que viveu seu grande momento da temporada ao eliminar o Napoli. A aparente "ressurreição" da velha guarda do elenco sob o comando de Roberto Di Matteo pode ser razão para otimismo, mas os encarnados devem ser adversários duros, sobretudo pela força ofensiva. Com o técnico italiano, no entanto, o Chelsea parece mais seguro na retaguarda.

Milan e Barcelona é o confronto de mais prestígio desta fase, repetindo o confronto da fase de grupos. Desta vez, porém, Ibrahimovic deve ter de encarar o Camp Nou, por onde passou sem deixar saudades. Certamente, a relação difícil do sueco com Pep Guardiola voltará a estar em pauta. Em 2011, o Milan conseguiu empatar por 2 a 2 na Catalunha, mas perdeu por 3 a 2 em casa. Como esperado, o Barça dominou os dois jogos.

As possibilidades dos rossoneri passam por ter o time completo e, sobretudo, pela inspiração de Ibra no jogo em casa, como aconteceu contra o Arsenal na ida das oitavas de final. Seria importante buscar uma vitória por mais de um gol de margem, como conseguiu a Inter há dois anos, para ter chances razoáveis de avançar. Mas quem consegue isso contra o time de Messi e amigos? Na Champions, aquela foi a última vez.

Uma possível semifinal entre Barcelona e Chelsea marcaria a reedição de um dos duelos de maior rivalidade na última década, desde os choques entre o Barça inspirado por Ronaldinho e os Blues dirigidos por José Mourinho. A polêmica sempre tem espaço quando os dois times se encontram, com provocações e reclamações sobre arbitragens.

E você, acredita na final entre Real Madrid e Barcelona ou alguém pode estragar a festa? Diga aí nos comentários.

O melhor início de ano do Galo desde 1976 embala a campanha do Mineiro


xxx

Galo 1976 - Dionísio, Ortiz, Getúlio, Modesto,
Cerezo e Vantuir (em pé); Marinho, Danival, Reinaldo,
Paulo Isidoro e Marcelo (agachados)
Não há comparação entre o histórico time do Atlético,  campeão mineiro invicto em 1976, e o atual.
Aquele entrou na história por levantar a taça sem derrotas, por dar a primeira taça a jogadores como Reinaldo, Danival, Paulo Isidoro, Toninho Cerezo, Marcelo...
Mais, por encerrar uma sequência de quatro títulos seguidos do Cruzeiro que, somados à taça mineira de 1971 do América, deixava o Galo há seis anos sem erguer um troféu.

Mas o time atual...
É o primeiro do Galo a ter números que lembram os daquela equipe. Em 1976, o Atlético iniciou o Campeonato Mineiro com 17 vitórias consecutivas.
Nunca mais se aproximou daquilo.
As sete vitórias consecutivas do Galo de Cuca, em 2012, somadas à estreia na Copa do Brasil fazem do início de ano atleticano o melhor em 36 anos.

Se não serve ainda para comemorar, serve para lembrar, pelo menos. E para dar esperança.

Abaixo, a sequência histórica de 1976:
Democrata-GV 1 x 5 Atlético
Atlético 5 x 0 Nacional
Tupy 0 x 3 Atlético
Atlético 6 x 1 Sete de Setembro
Atlético 3 x 1 Valério
Villa Nova 0 x 2 Atlético
Guarani 0 x 5 Atlético
Atlético 5 x 0 ESAB
Atlético 4 x 0 Sport Juiz de Fora
Atlético 4 x 0 América
Atlético 2 x 1 Cruzeiro
Atlético 8 x 0 Nacional
Guaxupé 0 x 3 Atlético
Atlético 3 x 1 América
Atlético 2 x 0 ESAB
Uberlândia 0 x 1 Atlético
Caldense 1 x 2 Atlético

VÍDEOS: Violência na Grécia, mesmo com a inútil ideia de torcida única

O repórter João Castelo Branco, dos canais ESPN, esteve neste domingo em Atenas acompanhando o clássico maior do futebol grego: Panathinaikos x Olympiakos — clique aqui e veja a reportagem. O cotejo não chegou ao final e a vitória ficou com os visitantes pela contagem mínima.

E desta vez o time que não tinha mando de campo era mesmo um visitante, pois só havia torcida do clube da casa. O país está mergulhado em séria crise econômica, o que, óbvio, acirra ainda mais os naturalmente exaltados ânimos num confronto de inimigos como os rivais gregos.

Ainda assim a torcida do Panathinaikos aprontou. E pegou pesado. Brigas, correria, explosões de bombas caseiras, medo. Sem os fãs do Olympiakos para enfrentar, a ala violenta dos seguidores da equipe verde de Atenas encarou a polícia. E não é fácil deter uma massa agressiva assim.

Fica mais uma vez evidente o quão inútil e covarde é a adoção da torcida única. Ao tomar tal medida, parece haver uma natural acomodação das forças de segurança, com a ingênua conclusão de que tudo correrá bem sem dois grupos que possam se enfrentar. Está provado que não é assim.

Os torcedores do Olympiakos que tinham a intenção de apenas apoiar seu time, muito próximo do título — o que deverá ser uma rara alegria nos duros tempos atuais —, sequer puderam comprar ingressos. E os do Panathinaikos não tiveram dificuldade para encontrar outro adversário.

E tudo isso aconteceu no estádio. Imagine a quantidade de brigas e confrontos ao estilo medieval podem acontecer em qualquer cidade se torcedores proibidos de irem a uma peleja resolverem encontrar os rivais. Ou alguém acha que é possível proibir esses grupos de saírem às ruas?

Torcida única é como tirar o sofá da sala. A prova está aí, mas há quem acredite que é solução. Qual a saída? Forças de inteligência que estudem o problema, que entendam o funcionamento dos grupos, que sejam capazes de neutralizá-los. E punição severa, muito severa. O resto é balela.

Você ainda duvida? Veja nos vídeos abaixo o que os hooligans fizeram, mesmo sem uma torcida do outro lado. A ação deste domingo, ao que tudo indica, tem a assinatura do Gate 13, grupo de torcedores do Panathinaikos que você pode conhecer melhor nos vídeos abaixo.

Confira e reflita sobre esse raciocínio: o torcedor tem o direito de ir ao estádio. Cabe às ditas autoridades dar segurança para que ele vá. E volte para casa.


Nos próximos três vídeos, a confusão no estádio:

Tricolor perde a 'virgindade' em clássicos e deixa de ser freguês

De nada adiantou ‘Muriçoca’ Ramalho escalar os melhores no San-São do Morumbi. Quebrou a cara e ainda desgastou o time.

Com 10, mais a ajuda da ‘tesoura’ do juiz no terceiro gol (Lucas estava impedido), o Tricolor cortou as madeixas de Neymar & Cia.

O rei Leão e seus leõezinhos conquistaram a primeira vitória em um clássico do Paulistinha. De quebra, ainda deixaram de ser freguês do Santos.

A última vitória dos são-paulinos na pré-temporada com ingresso pago havia acontecido em 10 de fevereiro de 2008: 3 a 2, mesmo placar deste domingo. O Santos colecionava uma série de seis triunfos sobre o tradicional coirmão no estadual.

Invicto em sua casa (agora 13 jogos), o São Paulo simplesmente engoliu o Peixe sem tempero no primeiro tempo. E também esteve melhor em boa parte do segundo, mesmo ficando com 10, após a expulsão do garoto Rodrigo Caio.

Tudo bem que sua senhoria Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza deu um tremendo gás na frigideira, mas o Tricolor mereceu fritar o Peixe.

Às outras patacoadas das chuteiras furadas:

1) Corinthians mostra contra o lanterna Comercial que realmente tem um superelenco... de meia tigela – 11 titulares e olhe lá!;

2) Periquitos em revista fazem a festa: implodem Ponte, mantêm invencibilidade (21 jogos) e reinam na liderança – ão, ão, ão, Felipão é seleção;

3) Canhão botafoguense Fellype Gabriel acerta o alvo três vezes e afunda a nau de São Januário - capitão Cristóvão na bússola do bico do corvo;

4) Urubuzada vive momentos de êxtase: Flamengo estraçalha Friburguense por... 1 a 0;

5) Inexplicável o bombadeio de críticas ao Fluminense: apanhou do melhor time do Carioquinha, o poderoso Macaé – 100% na Taça Rio;

6) ‘Pofexô’ Vanderlei Luxemburgo a caminho de uma estátua no Olímpico: depois de massacrar o Novo Hamburgo, imortal Grêmio detona o Veranópolis; bullying colorado na festa dos 100 jogos de Damião: velho Juventude humilhado;

7) Galo cisca cisca (vira terceiro jogo seguido) continua 100% no Mineirinho; Raposa, mais um saboroso pão de queijo – desta vez com caldas;

8) Leão transforma Tricolor de Aço em papel de alumínio e esquenta Baianinho; Falcão saboreia primeiro acarajé indigesto na Boa Terra.
                                                                   #########
Pica-Pau. Os números são gratificantes. Memoráveis. Em três cidades candidatíssimas a idolatrar um belo elefante branco após a Copa do Mundo, a torcida é empolgante: Manaus – média de 429 testemunhas por jogo no estadual; Cuiabá – 392; e Brasília – 660. O levantamento é de um chato de galocha, o jornalista Walter Guimarães. Justíssimo, portanto, que o governo despeje R$ 518 milhões na arena amazonense, R$ 520 milhões no pebolim de Mato Grosso e R$ 800 milhões no Mané Garrincha. A Copa é deles, a conta é nossa.

Sugismundo Freud. Cabeça vazia é um prato cheio para o capeta.

Amigo da onça. Os paulistas têm importante reforço no comando do Circo Brasileiro de Futebol: o ilibado Márcio Braga. Ele está disposto a colaborar com todas as armas para a implosão do reinado de José Maria Marin, o Zé das Medalhas. Já se colocou à disposição dos grandes da Cidade Maravilhosa dos bueiros voadores e de outros rebeldes para tocar fogo no pavio da dinamite.

Twitface. Parlamentares prometem resolver imbróglio da bebida nos estádios da Copa nesta semana... entre um gole e outro de uísque antes da votação.

Banquete. O empresário Edson Arantes do Nascimento e o fofo Ronaldo garantem que o país terá a melhor Copa da história. Ora, bolas! Com a dinheirama despejada pelo governo, com o meu, o seu e o nosso rico dindim, só faltava uma festa com pão, mortadela e tubaína.

Tiro curto. A paciência de Petkovic para receber uma dívida do urubu já está no pico do Everest. O clube lhe deve mais de R$ 8 milhões, mas não está nem aí para o calote. Pior: considera o sérvio inimigo por ficar cobrando a grana.

Gilete press. Do impagável ‘The piauí Herald’, sobre bebum na Copa: “Recém desligado do Corinthians, Adriano foi convocado pela Confederação Brasileira de Fermentados (CBF) para negociar a liberação de cerveja nos estádios. ‘Eu bebo sim. Estou vivendo. Tem gente que não bebe e está treinando’, disse o ex-jogador em atividade (...) Já um fotógrafo flagrou José Maria Marin abrindo um frigobar e colocando duas garrafinhas de uísque no bolso.” Desce o pano!

Tititi d’Aline. Não há mais dúvida no ninho do urubu: o zagueiro David Braz atingiu o auge no clube com o boato de que estaria namorando a atriz Isis Valverde – que logo negou o affair.

Você sabia que... o periquito Marcos Assunção treina 15 faltas na véspera da partida e 30 cobranças dois dias antes?

Bola de ouro. Palmeiras. O Paulistinha é meia-boca, mas uma invencibilidade de 21 jogos não é coisa para se menosprezar.

Bola de latão. Massa/Senna. Um início de Mundial arrasador... a pé.

Bola de lixo. José Roberto Marques, Marcos Sehnem e Bruno Silva de Jesus. O trio parada dura decidiu comemorar a liberação de bebum nos estádios da Copa por antecipação: apitou um jogo da terceirona paulista embriagado.

Bola sete. “A palhaçada ainda vai piorar. Acontecerá o maior roubo da história do Brasil” (do deputado pitbull Romário, sobre a festa da mamãe Fifa em 2014 – cadê os home?).

Dúvida pertinente. O empresário Edson Arantes do Nascimento, dono dos direitos de Pelé, já rasgou as fotos em que o ‘rei’ aparece todo pimpão ao lado do ‘titio’ Teixeira?

Campeonato Paulista A-2

Primeira fase - 16ª rodadaRio Preto 2 x 0 Rio Claro
Barbarense 2 x 1 Palmeiras-B
São José 0 x 1 São Bernardo
Monte Azul 3 x 1 Audax-SP

Campeonato Paulista A-3

Primeira fase - 14ª rodadaGuaçuano 3 x 0 Barretos
Osasco 1 x 2 Flamengo-SP
Taubaté 1 x 0 Marília
São Bento 1 x 1 Inter de Limeira
Osvaldo Cruz 0 x 3 XV de Jaú
Independente 3 x 1 Batatais

Campeonato Capixaba

Segundo turno - Quarta rodadaRio Branco 1 x 2 São Mateus

Campeonato Brasiliense

Primeiro turno - Quinta rodadaBrazlândia 3 x 2 Sobradinho
Formosa 4 x 2 Bandeirante
Ceilandense 0 x 1 Brasiliense
Gama 0 x 0 Luziânia

Campeonato Tocantinense

Primeira fase
Primeiro turno - Quinta rodada
Guaraí 1 x 1 Gurupi

Campeonato Paraense

Segunda fase
Segundo turno - Quarta rodada
Tuna Luso 3 x 1 São Raimundo
Paysandu 2 x 1 Águia
São Francisco 2 x 3 Independente

Campeonato Sergipano

Semifinais da 1ª fase
Jogo de volta
Socorrense 2 x 1 São Domingos
Itabaiana 1 x 0 River Plate

Campeonato Paraibano

Turno Único - 11ª rodadaFlamengo-PB 0 x 2 Auto Esporte
Botafogo-PB 1 x 1 Sousa
Nacional 2 x 1 Campinense
Paraíba 1 x 0 CSP
Treze 2 x 1 Esporte

Campeonato Maranhense

Semifinais do 1º turno
Jogo de volta
Maranhão 1 x 1 Santa Quitéria

Jogo de volta
Viana 1 x 0 Sampaio Corrêa

Campeonato Sul-matogrossense

Primeira fase
Primeiro turno - Oitava rodada
Colorado 1 x 1 Naviraiense
Águia Negra 2 x 1 Itaporã

Campeonato Matogrossense

Primeira fase
Segundo turno - Quinta rodada
Mixto 1 x 1 União
Rondonópolis 2 x 2 Vila Aurora
Barra do Garças 1 x 2 Luverdense

Campeonato Acreano

Primeiro turno
Segunda rodada
Andirá 2 x 3 Plácido de Castro
Náuas 1 x 2 Atlético