sábado, 19 de abril de 2014

Brasileirão Série B


(1)CEA Ceará X Oeste OES(0)

(3)ARN América-RN X Avaí AVA(1)

Brasileirão 2014 Série A





(0)CHA Chapecoense X Coritiba CTB(0)

Brasileirão 2014 Série A


(3)FLU Fluminense X Figueirense FIG(0)

(1)INT Internacional X Vitória VIT(0)

Luto no esporte brasileiro: morre o narrador Luciano do Valle

Luciano do Valle  (Foto: Adir Mera / O Globo)Luciano do Valle dedicou vida ao jornalismo esportivo (Foto: Adir Mera / O Globo)
Morreu na tarde deste sábado, em Uberlândia, o narrador esportivo Luciano do Valle, de 70 anos. Ele foi internado em um hospital particular da cidade mineira, na tarde deste sábado, após passar mal durante voo até a cidade - onde faria a transmissão do jogo entre Atlético-MG e Corinthians, no domingo, pelo Campeonato Brasileiro. O jornalista, que viajava de São Paulo, foi socorrido ainda no aeroporto da cidade mineira pelo Corpo de Bombeiros. A morte do narrador foi confirmada pela TV Bandeirantes, emissora na qual trabalhava (relembre narração dele no vídeo abaixo). O último jogo transmitido por ele foi a final do Campeonato Paulista - o título do Ituano sobre o Santos nos pênaltis no domingo passado.
De acordo com assessoria de imprensa do Hospital Santa Genoveva, o narrador deu entrada às 15h10 com parada respiratória e foi direto para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O óbito foi confirmado às 16h15. A causa da morte ainda não foi confirmada. O médico que o atendeu no voo, Roberto Botelho, relatou à TV Bandeirantes que a passagem de Luciano foi sem sofrimento, uma "morte súbita". Infecção na aorta, embolia pulmonar e infarto são algumas hipóteses levantadas pelo médico, mas ainda é cedo para determinar a causa da morte.
O jornalista da TV Globo Marco Aurelio Souza estava no mesmo voo do narrador e contou o que se passou no avião.

- Ele não se sentiu bem durante o voo. Não teve nenhum rebuliço no avião. Ele só comunicou à comissária que não se sentia bem e pediu que, quando o avião descesse, chamassem um médico. Estava na primeira fileira. Todos os passageiros saíram, mas ele permaneceu. Quando eu saía, o comandante já tinha saído da cabine e conversava com ele indicando que tinha chamado um médico. A gente ficaria no mesmo hotel. Quem me relatava as coisas era o Fernando Fernandes, da Band. O Luciano já foi muito mal para o hospital. Meia hora depois, o Fernando me ligou para dizer que ele tinha morrido de um problema do coração - relatou o jornalista.
O repórter da Bandeirantes Fernando Fernandes também estava no voo. Ele relatou, em entrevista para a emissora, que Luciano já não se sentia bem em São Paulo, antes do embarque.

- Tínhamos o voo às 13h30 de São Paulo para Uberlândia. Ele disse que estava com dor nas costas. No meio do voo, fui lá para a frente e vi que ele não estava bem, que estava suando - comentou Fernandes.
Hospital Santa Genoveva Uberlândia Luciano do Valle  (Foto: Daniel Mafra)Luciano do Valle foi atendido no Hospital Santa Genoveva, mas não resistiu (Foto: Daniel Mafra)
Luciano do Valle Queiroz nasceu em Campinas, trabalhava atualmente na TV Bandeirantes e foi narrador esportivo da TV Globo por 11 anos. Chamado de "o melhor gol da TV", era considerado um dos principais profissionais da imprensa do país, tendo transmitido Copas do Mundo, Olimpíadas, Fórmula 1 e Fórmula Indy, além de ter sido apresentador do "Globo Esporte". Foi o responsável por aumentar a programação esportiva da Band e valorizar esportes olímpicos - vôlei e basquete, por exemplo -, além de diversificar a cobertura de futebol, com espaço para divisões inferiores e jogos de veteranos. 
Torcedor da Ponte Preta, Luciano iniciou a carreira na Rádio Brasil e ganhou destaque trabalhando na Rádio Nacional, em São Paulo. Pela emissora, participou da cobertura da conquista do tricampeonato mundial de futebol na Copa do Mundo do México. No mesmo ano, passou a fazer parte da equipe da Globo. A primeira transmissão ocorreu no basquete masculino, no Troféu Governador do Estado de São Paulo. Em 2003, ele também fez parte da equipe esportiva da TV Record. 
Algumas de suas narrações ficaram célebres, como o último gol de Zico pela seleção brasileira, em amistoso contra a Iugoslávia, em 1986 ("Não há palavras para descrever o gol de Zico"); o gol de Ronaldinho Gaúcho pelo Brasil contra a Venezuela na Copa América de 1999 ("golaaaço desse menino que é ótimo"); e o gol de Edílson pelo Corinthians sobre o Real Madrid no Mundial de Clubes em 2000 ("E aí ele disse: 'Eu sou o Edílson, o Capeta'").

Personalidades do esporte e colegas lamentam morte de Luciano do Valle

Luciano do Valle  (Foto: Adir Mera / O Globo)Luciano do Valle, um dos nomes mais marcantes do esporte brasileiro (Foto: Adir Mera / O Globo)
A morte do narrador Luciano do Valle causou perplexidade no esporte brasileiro. Assim que saiu a notícia de que o jornalista deixara a vida em Uberlândia, onde narraria o jogo entre Atlético-MG e Corinthians neste domingo, diferentes personagens manifestaram seu pesar pela perda. 

Luciano é destacado por ex-atletas como figura fundamental no incentivo ao esporte brasileiro. Emerson Fittipaldi, que teve forte contato com o narrador nos tempos de Fórmula 1 e Fórmula Indy, lamentou a morte do amigo.

- É uma notícia muito triste para o esporte brasileiro. Ele foi um ícone do esporte, um incentivador, um amigo. Foi uma pessoa fantástica para todos nós e também para o automobilismo. Participou das minhas conquistas. Foi um profissional de primeira. Um dos momentos mais importantes foi quando tive a primeira vitória em Indianápolis. Aquela narração do Luciano é muito emocionante. Festejamos muito. É parte da minha história, da minha vida. Ele conseguia transmitir a emoção de um jogo, de uma competição, para o fã do esporte - disse o ex-piloto à TV Bandeirantes.
basquete magic paula fidel castro hortência medalha pan-americano 1991 (Foto: Sérgio Berezovsky / Agência Estado)Hortência e Paula tiveram relação muito próxima com Luciao (Foto: Sérgio Berezovsky / Ag Estado)
Uma das marcas de Luciano do Valle foi a percepção de que Paula e Hortência formariam uma dupla histórica para o basquete brasileiro. Também em entrevista à Bandeirantes, elas comentaram a perda do incentivador.

- O Luciano transcendeu a questão de ser o nosso narrador: era o cara do esporte olímpico, sempre deu força. Era sempre uma emoção quando narrava os jogos. Ele cumpriu a missão dele, fez a parte dele. E temos que lembrar todas as coisas boas que ele fez para o esporte. Perco não só o narrador, mas um cara que tinha proteção pela nossa geração. Ele queria proteger, queria que a gente alçasse um voo mais alto possível. Narrou nosso título mundial na Austrália. A voz dele, tudo o que ele falava nas narrações, vai ficar para sempre. Estive com o Luciano no último aniversário dele, de 70 anos. Ele esteve com poucas pessoas do convívio dele, e fui uma das privilegiadas. Foi uma noite inesquecível, um jantar maravilhoso, e são esses momentos que vou guardar - comentou Paula.

Hortência se emocionou com a perda.

- A ficha parece que não caiu. O Luciano, além de ter sido um dos maiores locutores que o Brasil já teve, foi um grande amigo e responsável pelo surgimento da dupla Hortência e Paula. E pela força do basquete brasileiro. Procuramos palavras para o que ele representou e não dá nem para se expressar nesse momento. Foi um irmãozão. Eu e a Paula ficamos famosas através dele - observou Hortência.

O meia Alex, do Coritiba, ex-Seleção, lamentou a morte de Luciano em seu perfil do Twitter.

- Que a família tenha a luz necessária nesse momento. Descanse em paz, Luciano do Valle.

Colegas em luto

Colegas de imprensa também manifestaram seu pesar pela perda de um dos maiores símbolos da crônica esportiva brasileira. O narrador Jota Júnior abriu a transmissão de Inter x Vitória com uma homenagem ao ex-colega.

- Um amigo há mais de 30 anos, um irmão, um grande companheiro. Eu falava com ele semanalmente. Um grande homem. O futebol, a comunicação esportiva, o esporte brasileiro perdem um grande talento. Fico muito triste, mas queria agradecer pela carreira de Luciano do Valle, na comunicação, como empresário. A gente ficaria a tarde toda falando. Infelizmente, essa é a notícia. Morreu esta tarde Luciano do Valle.
leo batista (Foto: Reprodução/Globoesporte.com)Léo Batista trabalhou com Luciano na TV Globo (Foto: Reprodução/Globoesporte.com)
Léo Batista, símbolo do jornalismo esportivo da TV Globo, também comentou a perda.

- A gente trabalhou junto, ele foi da nossa equipe, até me substituiu no Globo Esporte. Foi um bom colega, um bom amigo. Está naquele grupo restrito de locutores de prestigio, de nomes conhecidos, respeitados, aplaudidos, que fizeram história. Foi um belíssimo narrador na Globo e na Bandeirantes. Chegou a fazer o Globo Esporte, mas me disse que não gostou muito. Queria mesmo era ficar como narrador - lembrou Léo.

Outro narrador, Deva Pascovicci, usou seu perfil no Twitter para homenagear o ex-colega - a quem classificou como "o maior de todos".

- Muito triste com partida do Luciano. Foi o maior de todos. Fez mais pelo esporte do que qualquer outro cidadão deste Brasil sem memória - escreveu.

Jornalista que ia no mesmo voo relata últimos momentos de Luciano do Valle

Hospital Santa Genoveva Uberlândia Luciano do Valle (Foto: Daniel Mafra)Hospital Santa Genoveva, em Uberlândia, onde Luciano do Valle faleceu (Foto: Daniel Mafra)
O jornalista da TV Globo Marco Aurelio Souza estava no mesmo voo de Luciano do Valle, que morreu na tarde deste sábado em Uberlândia, após se sentir mal durante a viagem. O narrador esportivo tinha 70 anos e iria participar da transmissão do jogo entre Atlético-MG e Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro. Depois da aterrissagem, Luciano, que viajava de São Paulo, foi socorrido ainda no aeroporto da cidade mineira pelo Corpo de Bombeiros, mas o falecimento foi confirmada pela TV Bandeirantes, emissora na qual trabalhava.
De acordo com informações do hospital, o narrador deu entrada direto na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A causa da morte ainda não foi confirmada, e o hospital não passou mais detalhes sobre o ocorrido à reportagem. Colegas relataram que Luciano vinha enfrentando problemas de saúde. E segundo o jornalista Marco Aurelio Souza, o narrador aparentava estar muito mal no aeroporto.
- Ele não se sentiu bem durante o voo. Não teve nenhum rebuliço no avião. Ele só comunicou à comissária que não se sentia bem e pediu que, quando o avião descesse, chamassem um médico. Estava na primeira fileira. Todos os passageiros saíram, mas ele permaneceu. Quando eu saía, o comandante já tinha saído da cabine e conversava com ele indicando que tinha chamado um médico. A gente ficaria no mesmo hotel. Quem me relatava as coisas era o Fernando Fernandes, da Band. O Luciano já foi muito mal para o hospital. Meia hora depois, o Fernando me ligou para dizer que ele tinha morrido de um problema do coração - relatou.
Luciano do Valle Queiroz é natural de Campinas, trabalhava atualmente na TV Bandeirantes e foi narrador esportivo da TV Globo por onze anos. Chamado de "o melhor gol da TV", ele era considerado um dos principais profissionais da imprensa do país, tendo transmitido Copas do Mundo, Olimpíadas, Fórmula 1 e Fórmula Indy, além de ter sido apresentador do Globo Esporte. 

Torcedor da Ponte Preta, Luciano iniciou a carreira aos 16 anos, na Rádio Central de Campinas, e ganhou destaque trabalhando na Rádio Nacional, em São Paulo. Pela emissora, ele participou da cobertura da conquista do tricampeonato mundial de futebol na Copa do Mundo do México. No mesmo ano, Luciano do Valle passou a fazer parte a equipe da Globo. A primeira transmissão ocorreu no basquete masculino, no Troféu Governador do Estado de São Paulo. Em 2003, ele também fez parte da equipe esportiva da TV Record.

Morre o locutor esportivo Luciano do Valle


Adeus, Luciano! Relembre narrações e momentos de Luciano do Valle
Faleceu neste sábado aos 66 anos o locutor esportivo Luciano do Valle. A notícia foi dada pela emissora na qual ele trabalhava desde 2006, a TV Bandeirantes. Não se informou o motivo da morte.
Luciano do Valle estava em Uberlândia para cobrir a partida entre Atlético-MG e Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro e já havia passado mal no avião no caminho de São Paulo a Minas Gerais. Em entrevista à Band, o médico que acompanhou Luciano disse que tratou-se de um mal súbito.
Natural de Campinas-SP, Luciano do Valle trabalhou na Band também entre 1983 e 2003, na Rede Globo entre 1971 e 1982 e na Rede Record entre 1982 e 1983 e 2003 e 2006, tornando-se um ícone do esporte brasileiro.
Foi um dos responsáveis pela promoção do boxeador Maguila e do vôlei no país. Narrou de corridas de automobilismo a partidas de futebol americano.
Em setembro de 2013, ele participou do programa Bola da Vez da ESPN Brasil. Reveja, na íntegra, no WatchESPN.
Assista aos trechos abaixo:
Luciano do Valle revela bastidores do jogo entre Brasil e URSS no Maracanã: 'Foi uma loucura'
Luciano do Valle revela choro após Copa de 1982 e critica Telê Santana: 'Era muito teimoso'
Luciano do Valle fala do início da NFL no Brasil e sobre o 1º contato com o futebol americano
Luciano do Valle relembra época em que treinou Pelé e Rivellino: 'Me chamaram de burro'
Luciano do Valle sobre narradores: 'Não somos artistas e não precisamos de bordões'