sábado, 19 de abril de 2014

Galvão Bueno se emociona: 'A TV brasileira e o país ficam mais pobres'

Galvão Bueno, narrador da TV Globo, entrou ao vivo neste sábado na TV Bandeirantes, última empresa onde trabalhou Luciano do Valle, para prestar sua homenagem ao ex-colega e amigo,morto em Uberlândia aos 70 anos. Ele destacou a parceria criada entre eles, apesar da disputa diária por audiência entre os dois principais narradores esportivos do país - trabalharam juntos por cerca de um ano na Globo(veja momentos de Luciano no vídeo ao lado).

- A televisão brasileira e esse país ficam mais pobres. Luciano do Valle é uma bandeira da comunicação esportiva brasileira. Orgulho-me de dizer que fui amigo dele, concorrente dele, durante todos esses anos. Aprendi com ele. É um dia muito duro. 

Galvão observou que a amizade entre eles resistiu à concorrência. Em eventos que ambos transmitiam, era comum que conversassem nas cabines de transmissão.

- Foi uma disputa muito dura, mas muito leal. A luta pelos pontos de audiência nos tornou bons amigos. Falamos muito sobre as dificuldades da profissão. Aprendi muito com ele. Trabalhamos juntos na Globo, e continuou essa disputa muito leal, que nos transformou em amigos. Tive que me esforçar muito, melhorar a cada dia, me tornar um profissional mais conhecedor dos esportes que Luciano transmitiu com tanta competência, tanta emoção. É um dia muito difícil. O telefone toca, a notícia chega, você liga na televisão. Tantas e tantas vezes eu ia à cabine dele antes dos jogos, e ele ia à minha, quantas coisas falamos, tantas vezes um tentou ajudar o outro quando um torcedor mais violento partia para um ataque.
Galvão Bueno no GP da Itália (Foto: TV Globo)Galvão Bueno lamenta morte de colega, amigo e concorrente (Foto: TV Globo)
Com uma Copa do Mundo pela frente, Galvão lamenta não ter o colega junto dele. Mas se despede orgulhoso da oportunidade de ter sido amigo dele.

- Ele morreu indo trabalhar, indo fazer um jogo do Campeonato Brasileiro. Lamentar morte a gente lamenta sempre, ainda mais de uma pessoa muito próxima nesses quase 40 anos. Mas como será fazer a Copa sem tê-lo na outra linha, passando a emoção de milhões aos telespectadores dele? Vai ser difícil, complicado, um momento de muita emoção. Como foi bom ter o Luciano como amigo, como referência, como um grande concorrente.

Ao longo do dia, outras personalidades se pronunciaram, em tom de pesar, sobre a morte de Luciano do Valle