quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Brasileirão Séria A


20h30 Santos 1x1 Atlético-GO
20h30 Flamengo 0x0 Figueirense
20h30 Atlético-MG 2x1 Coritiba

Copa Sul-Americana


20h15  4 Libertad 1x0 LDU 5 Penatis
22h45 Universidad de Chile 3x0 Arsenal Sarandí

VÍDEO: Médium Robério de Ogum e sua 'parceria' com Luxemburgo são temas da série Futebol e Religião

O segundo capítulo da série ‘Futebol e Religião’ fala sobre Robério de Ogum: o médium das previsões, entre elas, inúmeras relacionadas ao mundo esportivo.

O atual técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo, formou uma das mais famosas parcerias com o espiritualista, que aconselhava até a cor da camisa do treinador em jogos. Assista, abaixo, reportagem de Mendel Bydlowski.



Médium Robério de Ogum e sua 'parceria' com Luxemburgo são temas da série Futebol e Religião; veja

VÍDEO: Caio Jr é demitido no Botafogo; cotado, Jorginho vai seguir na Lusa

Caio Junior não resistiu ao novo tropeço do Botafogo no Campeonato Brasileiro e foi demitido na manhã desta quinta-feira. Na quarta, o time acabou batido pelo América-MG por 2 a 1 e chegou a sua terceira derrota seguida, justamente na reta final da competição. Jorginho, da Portuguesa, era um dos cotados para assumir, mas não irá para o Rio de Janeiro.

Ele mesmo confidenciou à reportagem do ESPN.com.br que deve renovar com o clube paulista, o qual conduziu de volta à elite do futebol nacional, por pelo menos até abril de 2012, mês de definição do Campeonato Paulista. Segundo o próprio treinador, problemas pessoais o impedem de deixar  capital paulista.

A informação pode, também, ter revelado a resposta para a dúvida que vem se arrastando já há alguns dias sobre a permanência ou não de Jorginho à frente do clube rubro-verde. Seu contrato, ainda não renovado oficialmente, vai até o final deste ano. 



Caio Junior é demitido no Botafogo; procurado, Jorginho, da Lusa, diz não; veja!
O revés em Minas Gerais foi o quarto nas últimas cinco partidas do Botafogo de Caio Junior, o que resultou em apenas três pontos ganhos em 15 disputados. O time é o quinto colocado na tabela com 55 pontos, ainda na zona de classificação para a Libertadores da América de 2012.

No entanto, a equipe já pode ser desbancada do posto nesta quinta pelo Flamengo - que soma 54 e joga contra o Figueirense. Além disso, o Internacional também pressiona após o triunfo sobre o Bahia, que o alçou a 54 pontos.

Em cerca de oito meses, Caio Junior comandou o Botafogo em 47 jogos, tendo conquistado 21 vitórias, 12 empates e 14 derrotas. O aproveitamento do técnico é de cerca de 53,2% dos pontos dispuatdos. O treinador estreou no Botafogo no dia 31 de março, com a vitória sobre o Paraná, por 2 a 1, pela Copa do Brasil.

Brasil atropela Argélia; EUA vencem Itália, vão a Londres-12 e ficam perto de titulo

Já sem nenhuma chance de se classificar para as Olimpíada de Londres via Copa do Mundo, a seleção feminina do Brasil entrou em quadra cheia de reservas nesta quinta-feira, mas não decepcionou. Diante da frágil Argélia, as comandadas de José Roberto Guimarães não encontraram dificuldades e venceram por 3 sets a 0 (25/18, 25/8 e 25/13).

Titulares na maioria das partidas da Copa do Mundo, Fabíola, Sheila, Fabiana e Thaísa deixaram o time para as entradas de Dani Lins, Tandara, Juciely e Adenizia. Mari, que já havia ficado no banco nesta quarta, voltou a ser substituída por Sassá. Uma das reservas, a oposta Tandara terminou como a maior pontuadora, com 16 bolas cravadas na quadra rival.

O Brasil ainda terá que cumprir tabela mais uma vez na Copa do Mundo de vôlei e se despede da competição na madrugada desta sexta-feira, contra a República Dominicana. A seleção brasileira ainda tem mais duas chances de conseguir carimbar o passaporte a Londres, nos Pré-Olímpicos Continental (uma vaga) e Mundial (três vagas).


Tandara foi o grande destaque da vitória brasileira sobre a Argélia
Tandara foi o grande destaque da vitória brasileira sobre a Argélia
Crédito da imagem: Divulgação FIVB
Título – Em uma verdadeira final antecipada, os Estados Unidos tiraram a invencibilidade da atual campeã Itália e colocaram a mão na taça da Copa do Mundo. As norte-americanas fizeram 3 sets a 1 (25/23, 25/15, 22/25 e 25/11) e agora jogam por uma vitória por 3 a 0 ou 3 a 1 sobre o Japão para garantir o título sem precisar depender do resultado da Itália contra o Quênia.

O resultado desta quinta ainda garante matematicamente a classificação dos Estados Unidos para a Olimpíada de Londres. A Itália já havia se classificado, e a última vaga na Copa do Mundo está entre China, Alemanha e Japão.

Veja todos os resultados desta quintaChina 3 x 0 Quênia (25/7, 25/15 e 25/10)
República Dominicana 3 x 2 Coreia (25/19, 25/17, 26/28, 21/25 e 15/12)
Brasil 3 x 0 Argélia (25/18, 25/8 e 25/13)
Estados Unidos 3 x 1 Itália (25/23, 25/15, 22/25 e 25/11)
Japão x Alemanha
Sérvia x Argentina

CRB avança à final da Série C; Paysandu joga por empate com América-RN para subir

O CRB garantiu na noite desta quarta-feira sua classificação para a final da Série C, em que enfrentará o Joinville em busca do título.

O time alagoano empatou por 0 a 0 com o América-RN, em Maceió, chegando a 11 pontos na liderança do grupo E. O América foi a 6 e acabou ultrapassado pelo Paysandu, que chegou a 7.

O Paysandu venceu o Luverdense por 2 a 1, com gols de Helinton e Robinho no primeiro tempo - Odail descontou na etapa final.

Na última rodada, CRB e Luverdense, eliminado, só cumprem tabela. Já o América recebe o Paysandu em Natal em uma verdadeira decisão. O empate coloca o time paraense de volta à Série B, enquanto ao América só resta a vitória para conquistar o acesso.

Além dos finalistas CRB e Joinville, o Ipatinga também garantiu acesso à segunda divisão nacional.

Nem Felipe salvou o Vasco do dia do segundo "Porcorinthians"


"PorCorinthians", com a junção do apelido Porco e o nome Corinthians foi a manchete da revista Placar de 17 de julho de 1988. Naquele dia, o Corinthians precisava vencer o Santos no Pacaembu e torcer por um empate entre São Paulo e Palmeiras, no Morumbi, para ir à decisão do Paulista contra o Guarani. No primeiro tempo, fez 2 x 0 no Santos, gols de Éverton e Celso, contra. E o Palmeiras, já eliminado, arrancava o empate desejado por corintianos no Pacaembu.

xxx
Placar, 17/7/88:
no centro, Porcorinthians



O gol da vitória do Palmeiras, marcado por Gérson Caçapa aos 44 minutos do segundo tempo, fez o Pacaembu explodir com a Fiel gritando "Pooooooooooooorco!"

Não foi para tanto, a noite de quarta-feira de ajuda mútua -- não esqueçamos que a vitória do Corinthians ajudou o Palmeiras, e muito! Não houve palmeirenses gritando "Timão, êô!", nem corintianos dizendo "Valeu, porcada!" O Corinthians ganhou duas partidas seguidas pela primeira vez desde a décima rodada, o Palmeiras igualou sua maior série sem vitórias da história do Brasileirão -- dez partidas, como em 1985.

E houve corintiano comemorando o gol de Luan, no Pacaembu.

Gol que nasceu da partida ruim do Vasco. Felipe teve atuação impecável, armou, finalizou, cobrou o escanteio para Dedé marcar 1 x 0 aos 4 minutos de jogo. Mas o Vasco esbarrou na falta de brilho de Éder Luís, pela direita, no desaparecimento de Diego Souza, de centroavante. Esbarrou também na raça do time palmeirense, que tentava ganhar o jogo para se livrar da ameaça de rebaixamento, que fez a Mancha Alviverde incentivar o time em busca da vitória, mesmo com chance de ajudar o rival.

O Palmeiras erra demais, passes demais, chutes demais. É ainda um time desesperado. Mas, agora, um time com alma, ânimo, determinação.

Sobre o Corinthians, que não jogou grande partida, melhorou com Morais no lugar de Liédson, cresceu com Ramírez no lugar de Danilo, o incrível é passar o dia perguntando se Adriano poderia resolver entrando no segundo tempo. Adriano ficou o jogo todo no banco de reservas e o heroi foi o vilão da Libertadores. Cachito Ramírez termina o ano devolvendo à Fiel a alegria que lhe tirou em janeiro.

Juiz de Alagoas volta a criar polêmica e cartola gremista ataca: 'Lá nem tem futebol'

Depois de os jogadores do Grêmio ameaçarem deixar o gramado do Engenhão indignados com a atuação do juiz Francisco Carlos do Nascimento na derrota por 5 a 4 para o Fluminense, o diretor de futebol do time gaúcho, Paulo Pelaipe, se juntou ao coro e foi além, criticando a origem do árbitro, natural de Alagoas.

“O resultado se explica pela arbitragem calamitosa desse cidadão que veio das Alagoas. Alagoas não tem futebol, não tem e esse árbitro está sendo prestigiado”, declarou o cartola, antes de lembrar de polêmica do juiz em jogo entre Santos e Atlético-PR, quando o time paulista venceu e Nascimento ganhou uma camisa de Neymar de presente.

O Grêmio reclamou especialmente do pênalti que resultou no quarto gol do Fluminense, que teria sido cometido por Adilson sobre Carlinhos e de uma falta não marcada de Leandro Euzébio em Brandão, no quinto gol - depois desse lance o zagueiro Rafael Marques tentou convocar seus companheiros a saírem da partida.

“Não foi pênalti, com certeza. Sai e abri os braços, acredito até que foi fora da área. Lamento, porque a gente estava na frente em um momento difícil”, opinou o volante Adilson.

Segundo jornalistas da imprensa gaúcha, Beto Ribeiro, membro da comissão técnica gremista, teria dito que Francisco Carlos do Nascimento perguntou aos jogadores do Grêmio: “Por que vocês estão correndo se não têm mais nada a fazer no campeonato?”

Pelaipe negou. “Quem disse isso faltou com a verdade, os jogadores não falaram isso. O que estamos falando aqui é de erros pontuais, erros de arbitragem, que não podem acontecer.

Jogadores do Grêmio reclamam com o árbitro Francisco Carlos do Nascimento
Jogadores do Grêmio reclamam com o árbitro Francisco Carlos do Nascimento
Crédito da imagem: Agência Estado

Abel se autoelogia por recuperação de Fred; no Twitter, Belletti provoca

Os quatro gols marcados por Fred contra o Grêmio geraram repercussões e provocações. O atacante foi o grande destaque da vitória por 5 a 4 que manteve o Flu na luta pelo bicampeonato e chegou a 16 no Brasileiro, mas o roteiro ao longo do semestre não foi só de tranquilidade.

Fred chegou a pensar em abandonar o Fluminense depois de ser perseguidos por torcedores após uma noitada (ele estava de folga) no Rio de Janeiro.

"A primeira coisa que precisávamos fazer com o Fred era mostrar que a confiança nele era total, principalmente naquele episódio ocorrido. Mas o principal foi fazer o Fred entender que a responsabilidade não tinha que cair sobre ele. As coisas boas aconteciam e era time de guerreiro. Perdia e era tudo sobre o Fred. O Fred tinha que entender que tem um cara aqui que é parceiro dele. Uma postura que técnicos que eu tive tiveram comigo", analisou o técnico Abel Braga.

"Quando surgiu o problema com o Fred administramos muito bem, tanto que não perdemos um jogador que pensou em ir embora, o fizemos ficar. Demos todo apoio a ele. É um jogador que não tem ninguém no país como ele", completou.

Ex-companheiro de Fluminense e já aposentado, Belletti usou o Twitter para provocar os torcedores que haviam perseguido o atacante pelas ruas do Rio.

"Aos desocupados que ficam seguindo @fredgol9 pelo RJ, segue hoje, quem sabe ele paga uma gelada pra vocês", postou.

Fred fez quatro gols na vitória do Flu sobre o Grêmio
Fred fez quatro gols na vitória do Flu sobre o Grêmio
Crédito da imagem: Photocamera

Abatido, Dedé lamenta vacilo, enquanto Diego Souza fala em 'jogo horrível'

Os jogadores do Vasco não esconderam a frustração após o empate diante do Palmeiras no Pacaembu. Depois de sair na frente, os cariocas cederam o empate no segundo tempo e terminam a rodada a dois pontos do Corinthians, restando apenas três rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro.

O zagueiro Dedé, autor do gol, foi um dos mais abatidos. "Não podíamos vacilar, que pena. Mas agora é continuar trabalhando para ainda termos chances de título", afirmou ao término da partida. "Foi horrível", resumiu Diego Souza.

O meio-campista Felipe, também admitiu que o Vasco teve uma atuação ruim em São Paulo, mas não jogou a toalha na caça ao corinthians. "Ainda estamos na briga e vamos buscar pela vitória em casa".

Agora, o Vasco tem uma sequência de três jogos seguidos no Rio de Janeiro: Avaí, Fluminense e Flamengo. O primeiro jogo acontece em São Januário, e os clássicos devem ser marcados para o Engenhão.

Mancini admite atuação ruim do Cruzeiro e já analisa problemas na defesa

O técnico Vágner Mancini admitiu que o Cruzeiro não fez uma boa partida contra o Avaí, nesta quarta-feira, na Ressacada. Segundo ele, o time não rendeu o que era esperado e teve dificuldades, resultarando em um empate sem gols. O comandante celeste disse também ser necessário mostrar mais futebol para vencer o Atlético-PR e tirar o time da parte de baixo da tabela.

"A gente viu um jogo que não foi bom, não vimos nossa equipe jogando como deveria ser, atuante, chegando mais à frente. Encontramos muitas dificuldades. Hoje foi uma equipe que só lutou, não jogou futebol, foi muito aquém daquele time de domingo. Temos que tentar acertar e entender, pois jogamos no domingo, e o Avaí no sábado. Não que isso seja desculpa, mas influencia. Para sair dessa situação, o Cruzeiro vai ter que jogar mais", analisou.

Mancini também falou sobre a zaga para o jogo contra o Atlético-PR, no próximo domingo. O treinador não poderá contar com Naldo, expulso; Victorino, suspenso pelo terceiro cartão amarelo; e ainda tem Léo como dúvida, já que o jogador deixou o campo ainda no primeiro tempo após reclamar de uma fisgada na coxa esquerda.

"Não vamos ter praticamente todo o sistema defensivo no domingo, mas é hora de superação, de ter mais força ainda para a gente sair dessa situação. O Léo ainda é uma incógnita. O atleta vai fazer um exame amanhã para saber. O Montillo certamente deve estar em campo. Hoje ainda seria precipitado usá-lo, mas para domingo eu acredito que sim", disse.

Diante dos problemas no setor defensivo, Mancini foi questionado sobre como pretende montar o time, mas o treinador afirmou que ainda cedo para tomar uma decisão. "Não dá para pensar muito. Temos a chance de formar (a zaga) utilizando um dos volantes. Mas vamos esperar. Temos treinos até sábado. Vamos ver o que acontece e depois tomamos a decisão", concluiu.

VÍDEO: Diretoria se reúne e pode demitir Caio Júnior após terceira derrota seguida

O Botafogo chegou a ser considerado um dos favoritos ao título Brasileiro principalmente depois de vencer o Corinthians no Pacaembu. Mas nos últimos cinco jogos, o time carioca venceu um e perdeu quatro, dando adeus às chances de vencer o campeonato e tendo até a vaga na Libertadores ameaçada. Agora, a diretoria do clube já cogita demitir o técnico Caio Júnior, e o anúncio pode até acontecer nesta quinta-feira.

A diretoria se reuniu logo ao fim da partida contra o América-MG e daria sequência às conversas na concentração do clube. Depois da partida, em entrevista coletiva, Caio Júnior afirmou que se manter no cargo não era sua maior preocupação no momento.

"Eu nunca me preocupei com o cargo. Minha preocupação é fazer o melhor sempre. Não sou de segurar cargo, pelo contrário, estou aqui para ajudar o Botafogo", disse o comandante.




Clique no player e assista ao vídeo!

"Fico frustrado pelo momento. Agora é reta final, tem de terminar bem e conquistar essa vaga na Libertadores", completou.

O Botafogo agora volta ao Engenhão onde enfrenta o Internacional. Depois, fecha o Brasileiro contra Atlético-MG e Fluminense. O time tem 55 pontos, ocupa o 5º lugar, mas ainda pode ser superado pelo Flamengo no complemento da rodada nesta quinta-feira.

Copa Los Andes reunirá no Rio de Janeiro melhores golfistas do continente


Gavea Golf e Country Club
Gavea Golf e Country Club
Crédito da imagem: Zeca Resendes
O Rio de Janeiro sediará entre os dias 21 e 26 a Copa Los Andes - 66º Campeonato Sul-Americano de Golfe, uma das mais importantes e tradicionais competições do continente, que contará com a participação dos melhores golfistas da América do Sul.

Organizado este ano pela Confederação Brasileira de Golfe (CBG), o torneio contará com a participação de atletas de nove países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

O Brasil será representado na competição masculina por Daniel Stapff (PR), Felipe Navarro (RJ), Pedro Costa Lima (SP), Rafael Becker (SP) e Guy de Orleans e Bragança (RJ), que substituiu o também carioca Eduardo Vasconcellos, que não participará do torneio por motivos particulares. O capitão é Octavio Villar (RS). O time busca uma vitória após ter perdido o título em 2010 no Chile por apenas um ponto - Stapff, Navarro, Lima e Becker faziam parte do time vice-campeão.

Já o time feminino será formado por Adriana Niclotti (RS), Clara Teixeira (RJ), Daniela Murray (SP), Mariana de Biase (RJ) e Nathalie Silva (SP). O capitão será Eudes de Orleans e Bragança Filho. Em 2010, as brasileiras terminaram na 8º colocação.

A última vez em que o Brasil ganhou a competição foi em 2002, quando também sediou o torneio no Gávea. O time masculino de Philippe Gasnier, Rodrigo Lacerda Soares Filho, Roberto Gomez, Felipe Lessa e Octavio Villar foi campeão com 14 pontos. Já a equipe feminina de Priscila Iida, Cristina Baldi, Patricia Carvalho, Victoria Meyer e Ruriko Nakamura foi campeão com 15 pontos.

Programação e modalidade - Os dias 21 e 22 estarão reservados para treino das delegações inscritas. No dia 22 acontece a cerimônia de abertura do torneio. A competição propriamente dita vai da quarta-feira dia 23 ao sábado dia 26.

A modalidade em que a Copa Los Andes é disputada é única no mundo. Trata-se de uma disputa em equipes na modalidade match play em 36 buracos diários, na qual cada equipe enfrenta dois adversários diariamente, com dois jogos de duplas no período da manhã e quatro individuais à tarde. Depois de quatro dias, cada delegação terá enfrentado oito adversários. Vence quem fizer maior número de pontos.

A Copa Los Andes - 66º Campeonato Sul-Americano de Golfe tem o patrocínio máster do HSBC, patrocínio sênior da Localiza Aluguel de Carros e apoio da YKP, Price Waterhouse Coopers, HKL Interactive Media e conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.

Confederação Brasileira de Golfe

Entidade maior do golfe nacional, a Confederação Brasileira de Golfe (CBG) nasceu em 1958 como Associação Brasileira de Golfe. Na época, a então ABG era responsável pela organização das equipes que representavam o país em competições no exterior, como o mundial por equipes. Em 1976, a ABG foi transformada na atual CBG com a criação da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, que se juntou às federações Paulista e Rio-Grandense de golfe.

Atualmente, a CBG congrega oito federações de golfe que reúnem campos espalhados por 14 estados brasileiros.

Próxima parada: UFC 139

UFC 139

Olá fãs de esportes,

Já estou no meio da estrada, numa cidade chamada Salinas, onde passo a noite para seguir até San Jose, palco do UFC 139, que acontece neste sábado.

Depois do show de Junior Cigano contra Cain Velasquez, cabe a este blogueiro manter a fama de pé quente para os duros duelos de Mauricio Shogun contra Dan Henderson e Wanderlei Silva contra Cung Le.

O UFC 139 contará ainda com o duelo brasileiro entre Rafael dos Anjos e Gleison Tibau.

O combate entre Urijah Faber e Brian Bowles promete, assim como Rick Story vs Martin Kampmann.

Chego nesta quinta em San Jose e volto com mais novidades.

Enquanto isso, veja abaixo o card completo do evento:

Dan Henderson vs. Mauricio Shogun
Urijah Faber vs. Brian Bowles
Wanderlei Silva vs. Cung Le
Rick Story vs. Martin Kampmann
Stephan Bonnar vs. Kyle Kingsbury
Ryan Bader vs. Jason Brilz
Michael McDonald vs. Alex Soto
Chris Weidman vs. Tom Lawlor
Nick Pace vs. Miguel Torres
Gleison Tibau vs. Rafael dos Anjos
Danny Castillo vs. Shamar Bailey
Matt Brown vs. Seth Baczynski

Para mais novidades, confira também o meu twitter: http://twitter.com/gvenga

Uma saída para Ronaldinho?

e

Um príncipe saudita - pra variar cheio da grana, pois não deve existir a categoria de príncipe saudita pobre - pretende colocar Ronaldinho Gaúcho no futebol grego.

Abdul-Aziz Al Saud acredita que fechará o negócio por 30 milhões de euros. De Janeiro de 2012 até o final da temporada 2013-14 o jogador trocaria o Flamengo pelo Panathinaikos, numa típica jogada de encerramento de carreira.

Por enquanto, se for verdade, trata-se de um grande negócio para o jogador. Para os clubes... Ronaldinho não se transformou no sucesso de marketing que o Flamengo imaginava e dentro de campo também não foi o que prometia.

Perder o atacante sem levar nada em troca também não parece ser uma boa ideia. Abdul-Aziz Al Saud quer um nome para atrair a atenção do futebol europeu para seu projetinho, mas precisa saber que apenas com Ronaldinho não conseguirá alterar drasticamente o nível técnico da equipe.

Se no Flamengo o jogador é marcado pela irregularidade, imagine na Grécia? Desde a chegada ao Rio de Janeiro, Ronaldinho mostrou ter condições de jogar mais do que tem jogado. Mas...

Não é paixão, não é investimento, não é negócio. Esses bilionários querem aparecer, não se importam em gastar para aproveitar da fama alheia, mesmo que aos 48 do segundo tempo

A noite de Tite e da arbitragem pífia no jogo mais emocionante

Fred recebe de Deco e faz: impedido


Carlihos adianta demais a bola, tromba com Adílson e ganha um pênalti'
Carlihos tromba com Adílson: pênalti?

Fiel festeja liderança ao som de 'cachito, cachito, cachito mio... '

Com providencial ajuda do eterno coirmão Palmeiras e ao som do badalado ‘cachito, cachito, cachito mio/pedazo de cielo que Dios me dio... ‘, o Corinthians chegou à liderança isolada do Brasileirão.

Assim que o árbitro Elmo Resende Cunha (GO) apitou o final do jogo, os corintianos se abraçaram em campo e viram um ‘bando de loucos’ soltar o grito de ‘é campeão, é campeão... ‘, no estádio Presidente Vargas.

Após um primeiro tempo horrível, sufocado pelo Vozão, o Corinthians melhorou e derrubou a Carroça Cearense, com um gol de ‘Cachito’ Ramirez’, que havia entrado no lugar de Danilo, em providencial mudança do treinador Tite.

A equipe atingiu os 64 pontos, dois à frente do Trem-bala da Colina, que derrapou no Pacaembu e ficou no empate com o Palmeiras (completou 10 jogos sem vencer, mas está praticamente livre do rebaixamento).

Às outras caneladas e bicudas da 35ª rodada:

1) Em jogo épico, Fred ‘Slater’ marca quatro, comanda a vitória sobre o Grêmio por 5 a 4 e ‘guerreiros’ das Laranjeiras voltam a sonhar com o bi; Imortal pragueja contra o apito amigo;

2) Incentivados por faixas cobrando garra e amor à camisa, colorados batem Bahêa e seguem fiéis à campanha ‘sobe-desce-sobe’, a popular gangorra;

3) Nada como um belo freguês para lavar a alma: Furacão coloca Tricolor para sambar, mantém tabu na Arena da Baixada (oito vitórias e quatro empates) e já vê uma luz de vaga-lume no fim do túnel; rei Leão muda, castiga, mas não resolve nada;

4) Coelho turbinado apronta mais uma, depois de bater Corinthians e Fluminense: despacha o Botafogo para uma solene crise – cinco derrotas (três consecutivas) em seis jogos;

5) Leão da Ilha e Raposa fazem de tudo para perder na Ressacada: empatam.
                                                     ######
Acredite se quiser. No último domingo, um conselheiro degustava o café da manhã com o presidente Arnaldo Tirone, o popular Pituca. Papo vai, papo vem, pãozinho aqui, manteiga ali, e o mandachuva e raios dos periquitos em revista pergunta: “Como foram os jogos de ontem?” O interlocutor responde de bate-pronto: “O Figueirense derrotou o Atlético/MG”. Por estar sempre bem informado, Pituca quer saber mais: “Isso é bom para nós?” Pano rápido.

Sugismundo Freud. Andar é preciso... e correr muito mais.

PAC. O ‘Plano de Aceleração da Copa-2014’ informa ao sempre ludibriado e esfolado contribuinte: as obras de mobilidade urbana das cidades-sede sofreram um reajuste de R$ 107 milhões. A previsão do governo é que serão devorados R$ 7,9 bilhões – por enquanto, já que o macaco ainda adora uma banana. Na roda da fortuna não estão incluídos os investimentos em portos, aeroporto e a forcinha aos grupos hoteleiros. Um deles, capitaneado pelo pobretão Eike Batista, já têm garantido R$ 220 milhões. A Copa é deles, a conta é nossa.

Twitface. Os cambistas deitaram e rolaram com a visita do Corinthians a Fortaleza: venderam ingresso por R$ 150, sob ternos olhares da polícia.

A vida é bela. O Brasil olímpico vai muito bem, obrigado. Mais do que nunca, caminha a passos largos para receber o carimbo ISO 9001. Que o diga a turma do Campeonato Mundial de Patinação, disputado na Brasília do magnânimo Agnelo Queiroz. A infraestrutura é das melhores: o ginásio Nilson Nelson está cheio de goteiras, com os banheiros quebrados, sujos e sem papel higiênico, um bar com lanche de qualidade duvidosa... A serviço de quase dois mil atletas de 30 países, uma incrível frota: um ônibus e uma van. Um mar de rosas em que os pais dos brasileiros fizeram vaquinha para ajudar a confederação e comprar o colete salva-vidas (uniforme).

Tiro curto. Entre uma carninha e outra, corre pelos espetinhos do Guaíba que o Grêmio sonha em montar a dupla de área com Kleber e Vagner Love. O gladiador é favas contadas. Já o artilheiro do amor depende de parceiros.

Gilete press. De Jorge Nicola, no ‘Diário de S.Paulo’: “Assim que surgiu a notícia da possível ida de Ronaldinho Gaúcho para o Panathinaikos, da Grécia, o telefone do flamenguista tocou. Do outro lado da linha, um especialista em direito esportivo avisou: seis brasileiros processam clubes gregos por falta de pagamento.” O seguro morreu de velho...

Papai Noel. O governador Geraldo Alckmin deverá realizar um velho sonho da Confederação Brasileira de Tênis: ceder um terreno para a construção de um CT. A bolinha vai rolar ao lado do Parque Villa-Lobos.

Tititi d’Aline. A festa dos 116 anos do Flamengo na Fundição Progresso ficará para sempre na lembrança de torcedores como Arlindo Cruz, Diogo Nogueira e Dominguinho do Estácio: lá pelas tantas, anjinhos vândalos da Urubuzada e Torcida Jovem quebraram o maior pau. Os seguranças sofreram barbaridades para colocar ordem no pedaço.

Você sabia que... há oito anos Messi, a ‘Pulga’ argentina, estreava no Barça e perdia por 2 a 0 para o Porto, na inauguração do estádio do Dragão?

Bola de ouro. Coritiba. Acertou na mosca ao renovar com Marcelo Oliveira. O treinador chegou de mansinho e papou o bi estadual, ficou em segundo na Copa do Brasil e atingiu a marca de 24 vitórias consecutivas, recorde mundial.

Bola de latão. Falcão. O astro do futsal chutou e cuspiu no árbitro Gean Coelho Telles após a derrota do Santos para o Carlos Barbosa no mata-mata da liga.

Bola de lixo. Antônio Frederico Schneider. Sua senhoria simplesmente errou o vencedor do clássico Vasco 2 x 0 Botafogo. Na súmula, escreveu que o Bota havia ganhado por 2 a 0.

Bola sete. “Não esperava que o Flamengo fosse tão grande. Todo jogo é pressão. Se não nos classificarmos, isso aqui vai virar um inferno” (do zagueiro Alex Silva, o Pirulito, sobre o ninho do urubu – Libertadores ou...).

Dúvida pertinente. O ‘pofexô’ Vanderlei Luxemburgo deve levar um bico se não classificar o Flamengo para a Libertadores?