quinta-feira, 3 de abril de 2014

Libertadores

(1)ISF Ind. Santa Fe X Atlético-MG CAM(1)

LIBERTADORES 2014

(0)UCH Universidad de Chile X Cruzeiro CRU(2)

BAHIANO


  • 20h30
  • 03Apr
Serrano
2 x 1Vitória da Conquista

Copa do Brasil

(0)RES Resende X Vasco VAS(0)

Copa do Brasil

(0)PFC Paragominas X ASA ASA(4)

LIGA EUROPA

  • 16h05
  • 03Apr
Lyon0 x 1Juventus
  • 16h05
  • 03Apr
Basel3 x 0Valencia

Brasileiras dominam quartas de final em São José

São José dos Campos (SP) - A bielorrussa Anita Safronenka é a única tenista que poderá impedir o título brasileiro na quinta etapa do Circuito Feminino Future de Tênis, competição que conta pontos para o ranking internacional da Associação Feminina (WTA) e acontece sobre as quadras de saibro da Daher Tennis Lounge. As quatro principais cabeças de chave estão nas quartas de final desta quinta-feira.

A gaúcha Gabriela Cé ganhou a 11ª de suas últimas 12 partidas e superou com muita autoridade Karina Venditti, por 6/2 e 6/0. Agora, fará um duelo de canhotas com a experiente Maria Fernanda Alves, que foi muito eficiente diante de Laura Cardone e anotou as parciais de 6/3 e 6/2.

Quem vencer irá cruzar nas semifinais com uma paulista: a também canhota Nathalia Rossi ou Nathaly Kurata. As duas tiveram excelentes atuações nesta quarta-feira. Enquanto Rossi confirmou a condição de cabeça 4 e tirou Rafaela Francisquiny por 6/0 e 6/1, Kurata teve pouco trabalho contra Flávia Bueno, vencendo por 6/2 e 6/1.

Na outra ponta da chave, a paulista Paula Gonçalves precisou se esforçar no primeiro set mas depois dominou a gaúcha Suellen Abel, por 6/4 e 6/0, e enfrentará agora a juventude de Ingrid Martins, uma das revelações do Circuito deste ano. A jogadora de apenas 17 anos superou Alory Pereira, por 6/0 e 6/2, e buscará sua primeira semifinal em torneios futures.

A tarefa de enfrentar a única estrangeira sobrevivente caberá à tenista da casa, a paulista Eduarda Piai. Treinada por Fernando Roese na própria academia, Duda eliminou a argentina Guadalupe Rojas, por 6/3 e 6/4. Safronenka por sua vez surpreedeu outra argentina, Victoria Bosio, campeã em Ribeirão Preto no sábado, por duplo 6/3.

A rodada desta quinta-feira começa às 10 horas, com Cé x Nanda e Rossi x Kurata, entrando em quadra a seguir Safronenka x Piai e Martins x Gonçalves. Às 13 horas, acontecem as semifinais de duplas: Rossi e a francesa Brandy Mina jogam contra Cé/Piai e Nanda/Gonçalves encaram Venditti e a francesa Laetitia Sarrazin.

O Circuito Feminino Future de Tênis tem patrocínio do Itaú, com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, através do Governo Federal. A realização é do Núcleo de Desenvolvimento do Esporte e da Cultura.

Venus avança e enfrenta Bouchard no saibro verde

Charleston (EUA) - Dez anos após conquistar seu único título em Charleston, Venus Williams avançou para as oitavas de final da competição disputada no har-tru, o saibro verde. A norte-americana derrotou a sul-africana Chanelle Scheepers por duplo 7/5 e já faz uma campanha melhor do que sua irmã, Serena, eliminada nesta terça-feira.
Venus tem como melhor resultado nesta temporada o título do Premier de Dubai. A campeã de sete Grand Slam é a cabeça de chave 11 em Charleston. Sua próxima adversária é a grande revelação do tênis feminino recentemente, a canadense Eugenie Bouchard. O único confronto anterior foi em Tóquio na última temporada, com vitória da norte-americana.
A italiana Sara Errani teve um jogo mais fácil na segunda rodada: ela venceu o primeiro set por 6/3 contra a holandesa Kiki Bertens, que abandonou a partida em seguida. A terceira favorita terá pela frente a chinesa Shuai Peng, que teve 6/1 e 5/1 contra Madison Keys, mas acabou vencendo a norte-americana no sufoco por 6/1, 6/7 (3-7) e 7/6 (7-4).
As oitavas de final também terão um duelo entre alemãs: Sabine Lisicki eliminou a local Vania King por 7/5, 4/6 e 6/3 e encontrará Andrea Petkovic, que aplicou uma "bicicleta" diante da espanhola Lourdes Dominguez Lino, duplo 6/0 em 49 minutos.

Hantuchova encara Teliana nas 8as em Charleston

Charleston (EUA) - A adversária de Teliana Pereira nas oitavas de final do Premier de Charleston foi definida: será a experiente eslovaca Daniela Hantuchova, que derrotou a norte-americana Grace Min com parciais de 6/2 e 6/3. O jogo da pernambucana deve acontecer nesta quinta-feira.
Hantuchova contratou recentemente o treinador Peter Lundgren, que já trabalhou com Roger Federer e Stanislas Wawrinka. A eslovaca de 30 anos ocupa atualmente a 32ª colocação do ranking mundial e vinha de cinco derrotas consecutivas no circuito antes de chegar a Charleston.
Teliana surpreendeu na segunda rodada do torneio a romena Sorana Cirstea, número 27 da WTA. A pernambucana virou o jogo, ganhando todos os pontos do tiebreak do terceiro set. Esta foi a primeira vez que a principal tenista brasileira venceu partidas de chave principal em um evento da série Premier.
Se derrubar mais uma favorita, Teliana encara nas quartas a russa Elena Vesnina ou a eslovaca Jana Cepelova. Vesnina virou o jogo contra a tcheca Petra Cetkovska por 3/6, 6/2 e 6/4 e será desafiada por Cepelova, responsável pela queda de Serena Williams.
Cabeça de chave 5 no "saibro verde", Sloane Stephens foi eliminada na segunda fase pela ucraniana Elina Svitolina, duplo 6/4. A vencedora, de 19 anos, fará um duelo de adolescentes com a suíça Belinda Bencic. A jovem de 17 anos atropelou a neozelandesa Marina Erakovic por 6/2 e 6/1.

Após eliminação na estreia, Serena vai sair de férias

Charleston (EUA) - Vinda do título em Miami, a norte-americana Serena Williams não manteve o embalo e acabou perdendo logo na estreia no Premier de Charleston, disputado no har-tru, o saibro verde. A número 1 do mundo não acredita ter feito uma transição muito brusca de pisos e colocou a culpa da derrota mais no cansaço.
"Acho que fiz uma boa adaptação, apenas estou cansada. Preciso de uma semana sem pensar muito em tênis para poder me reagrupar", declarou a norte-americana, que perdeu os cinco primeiros games contra a eslovaca Jana Cepelova para depois cair em sets diretos com placar final de duplo 6/4.
"Vou sair de férias, preciso de um tempo de folga. Acredito que isso vá me ajudar depois para a temporada de saibro", acrescentou Serena. Ela também revelou desconhecer a adversária desta terça-feira. "Fui para a partida sem saber nada sobre o seu jogo e ela foi muito bem contra mim. Além de tudo, não era o meu dia, simplesmente não era para acontecer", contou.
Mesmo sem conhecer bem Cepelova, a norte-americana não deixou de dar à rival os devidos créditos pela vitória. "Claramente, as cosias não fluíram bem, mas ela foi muito bem nos contragolpes e devolveu bolas incríveis", avaliou Serena, que verá a eslovaca enfrentar a vencedora do duelo entre a russa Elena Vesnina e a tcheca Petra Cetkovska.

Wozniacki e Ivanovic vencem primeira no México

Monterrey (México) - Depois da eliminação da principal candidata ao título no WTA de Monterrey, a italiana Flavia Pennetta, as cabeças de chave 2 e 3 conseguiram confirmar o favoritismo e superaram a estreia. Segunda mais bem cotada, a sérvia Ana Ivanovic teve trabalho e precisou virar sobre a polonesa Urszula Radwanska, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/3.
Já a dinamarquesa Caroline Wozniacki, terceira pré-classificada, conseguiu vencer seu primeiro jogo em sets diretos, batendo a norte-americana Coco Vandeweghe com placar final de 6/3, 7/6 (7-4). A próxima adversária da ex-número 1 será a francesa Kritina Mladenovic.
Ivanovic terá pela frente uma rival que assim como ela teve que se recuperar para superar a estreia. A rival da sérvia na segunda rodada será a canadense Aleksandra Wozniak, que saiu do qualificatório e bateu a convidada da casa Marcela Zacarias de virada, aplicando parciais de 3/6, 6/0 e 6/1.
Quem não teve a mesma eficiência de Wozniacki e Ivanovic foi a cabeça de chave 4 Kirsten Flipkens, que acabou eliminada logo na estreia. A belga foi superada pela qualo norte-americana Julia Boserup em três sets, com placar final de 6/4, 1/6 e 6/2.
Outras duas favoritas que avançaram foram a eslovaca Magdalena Rybarikova, sexta pré-classificad, que bateu a bielorrussa Olga Govortsova com parciais de 6/3, 3/6 e 6/2, e a porto-riquenha Monica Puig, cabeça de chave 8, responsável pela eliminação da russa  Olga Puchkova em sets diretos, com placar de 6/0 e 6/3.

Real começa bem vingança contra Dortmund e fica a um passo das semis da Champions

Veja os gols de Real Madrid 3 x 0 Borussia Dortmund
WatchESPN: Reveja, na íntegra, TODOS os jogos das quartas de final da Champions
Assista aos MELHORES MOMENTOS de Real Madrid 3 x 0 Borussia Dortmund

O Real Madrid está bem próximo de dar o troco no Borussia Dortmund, por quem foi derrotado nas semifinais da última Champions League. Nesta quarta-feira, na ida das quartas de final da atual edição do torneio, em Madri, os donos da casa venceram por 3 a 0, um passo gigante para a classificação.

LEIA MAISCristiano Ronaldo marca de novo e iguala brasileiro e Messi
Dupla de zaga da Copa falha, e PSG sai na frente contra o Chelsea
Hooligans se enfrentam em Paris antes de PSG e Chelsea
Bale e Isco - substituto de Di Maria, sacado de última hora por gastroenterite -, no primeiro tempo, e Cristiano Ronaldo, na etapa final, balançaram a rede. O português chegou a 14 gols nesta Champions e se igualou ao brasileiro José Altafini, o Mazzola, e a Lionel Messi como maior artilheiro de uma só edição do certame. Ele deixou o duelo desta quarta com dores em um dos joelhos, mas, segundo o técnico Carlo Ancelotti, o problema não é grave.
O placar desta quarta é ainda mais amplo que o conseguido pelo Dortmund no primeiro jogo do confronto entre ambos, no ano passado. Naquela ocasião, os alemães venceram por 4 a 1 na ida, também por três gols diferença, mas tomando um gol em casa e ficaram com a vaga após perderem por 2 a 0, na Espanha.
Se atuou de igual para igual há pouco mais de um ano, desta vez o time de Jurgen Kloop se lamenta pelo alto número de desfalques. Dos 11 titulares que estiveram na histórica vitória por 4 a 1, apenas quatro - Weindefeller, Hummels, Piszczek e Reus - estiveram em campo hoje. Gotze foi negociado com o Bayern de Munique, Subotic, Schmelzer, Bender, Gundogan e Blaszczykowski estão lesionados e Lewandowski está suspenso. O último, por sinal, foi o herói da goleada ao marcar os quatro gols de seu time.
A partida de volta, na Alemanha, acontece na próxima terça-feira. O Dortmund, vice-campeão europeu no ano passado, perdendo a decisão para o conterrâneo Bayern, terá que devolver os 3 a 0 para forçar a prorrogação ou vencer por quatro gols de diferença para avançar diretamente.
Se passar, o Real participará pela quarta vez consecutiva das semis da Champions. Os merengues, maiores vencedores da história da competição, com nove taças, não são campeões desde 2002 e foram eliminados nas três semifinais anteriores.
Sábado que vem, pelo Campeonato Alemão, cujo título já foi conquistado de forma antecipada pelo Bayern de Munique, o Dortmund, que briga pela vice-liderança com o rival Schalke 04 - tem 55 pontos, um a mais que o Schalke -, recebe o Werder Bremen. A ESPN+ mostra ao vivo, às 13h25.
O Real concorre para ser campeão espanhol, está em terceiro, com três pontos a menos que o líder Atlético e no sábado visita a Real Sociedad, com transmissão ao vivo da ESPN Brasil, às 14h55.
O jogo
Logo aos dois minutos de jogo, Benzema tocou para Carvajal pela direita, o lateral entrou na área e rolou para Bale, que passou no meio da defesa alemã e bateu na saída de Weidenfeller.

Depois de 15 minutos de sufoco, o Dortmund começou a jogar. Mas aos 27, em seguida a contra-ataque concedido pelos alemães, Aubameyang afastou mal bola cruzada por Cristiano Ronaldo, e Isco chutou no canto direito de Weidenfeller, de fora da área: 2 a 0.
O time visitante ainda terminou o primeiro tempo cercando a área adversária, o que não se reproduzia em chances claras de gol. O domínio foi todo espanhol na metade inicial da partida.
Jurgen Klopp colocou sua equipe mais à frente na volta do intervalo, e o Borussia poderia ter diminuído em arremate de Mekiterian aos dez. Além de errar na frente, a agremiação de Dortumund falhava atrás.
Dois minutos depois, Piszczek saiu jogando feio, e Modric passou para Cristiano Ronaldo. O português driblou o goleiro e fez 3 a 0. O resultado satisfazia, e os espanhóis passaram o restante da partida administrando-o.

FICHA TÉCNICA:
REAL MADRID 3 X 0 BORUSSIA DORTMUND
Local: Estádio Santiago Bernabéu, em Madri (Espanha)
Data: 02 de abril de 2014, quarta-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Mark Clattenburg (Inglaterra)
Assistentes: Simon Beck e Stuart Burt (ambos da Inglaterra)
Cartões amarelos: Kehl, Grosskreutz e Marco Reus (Borussia Dortmund)
GOLS: Gareth Bale, aos três, Isco, aos 27 minutos do primeiro tempo; e Cristiano Ronaldo, aos 12 minutos da segunda etapa (Real Madrid)
REAL MADRID: Casillas; Carvajal, Pepe, Sergio Ramos, Fabio Coentrão; Xabi Alonso, Modric, Bale, Isco (Illarramendi); Cristiano Ronaldo (Casemiro) e Benzema (Morata).
Técnico: Carlo Ancelotti
BORUSSIA DORTMUND: Weidenfeller; Piszcek (Schieber), Sokratis, Hummels, Durm; Kehl (Jojic), Sahin, Aubameyang, Mkhitaryan (Hofman), Grosskreutz; Reus
Técnico: Jurgen Klopp

Dupla de zaga da Copa falha, e PSG sai na frente contra o Chelsea

Veja os gols de PSG 3 x 1 Chelsea
Não dá para dizer que o trio Felipão, Murtosa e Carlos Alberto Parreira tenha deixado o Parque dos Príncipes satisfeito com a dupla de zaga da Copa nesta quarta-feira. De um lado, Thiago Silva se precipitou em carrinho dentro da área e fez pênalti bobo. Do outro, David Luiz se atrapalhou em bola cruzada e empurrou contra as próprias redes. Eles acompanharam a vitória de 3 a 1 do PSG sobre o Chelsea, na primeira partida das quartas de final da Uefa Champions League.
O saldo só não foi pior para a comissão técnica da seleção porque outros nomes como o meia-atacante Willian, por exemplo, tiveram boa atuação. Ao todo, oito brasileiros (contando o naturalizado italiano Thiago Motta) iniciaram o duelo entre os titulares - as exceções foram o ex-são-paulino Lucas, deixado de lado após a Copa das Confederações, e o defensor Marquinhos.
No dia anterior, a delegação da CBF esteve no Camp Nou acompanhando Barcelona e Atlético de Madri, também pela Liga dos Campeões.
O argentino Lavezzi abriu o placar para os donos da casa logo aos quatro minutos, em cruzamento para a área de Matuidi, falha de John Terry e corte para o meio da defesa que parou no peito do ex-Napoli. Ele dominou bem e mandou para a rede com a perna esquerda.
O empate veio ainda na etapa inicial, em tentativa de corte de Thiago Silva, que, se não atingiu em cheio o compatriota Oscar, facilitou a sua queda e a marcação do pênalti. Hazard foi para a cobrança e deslocou o goleiro Sirigu. Na volta do intervalo, após cobrança de falta, David Luiz fez contra, e Pastore aumentou.
Antes da partida, foi registrada uma briga entre os ‘ultras' do PSG, agora banidos do estádio, e os torcedores do Chelsea. As mesmas cenas já haviam sido registradas semanas atrás, em ataque aos fãs do Bayer Leverkusen. Como somente 2.200 mil ingressos foram disponibilizados para os visitantes, boa parte da torcida inglesa ficou de fora nas ruas.
Com o resultado, o PSG pode perder por até um gol de diferença no confronto de volta, na terça-feira que vem, em Stamford Bridge, em Londres. Em caso de novo 3 a 1, o jogo vai para a prorrogação. O técnico José Mourinho terá um desfalque para a decisão: o meia Ramires está suspenso após levar cartão amarelo.
Getty
Lavezzi comemora gol do PSG contra o Chelsea na Champions
Lavezzi comemora gol do PSG contra o Chelsea na Champions
O jogo
De um lado, o time que joga com a bola. Do outro, aquele que costuma responder bem no contra-ataque. Não foram precisos mais do que quatro minutos, no entanto, para o PSG mostrar ao Chelsea que não poderia se prender à sua estratégia nesta quarta-feira. Thiago Motta recebeu passe na intermediária e abriu para cruzamento de Matuidi na esquerda. Sozinho, John Terry afastou mal a bola e deixou livre para Lavezzi dominar no peito e, em bate-pronto, abrir o placar.
Os comandados de Mourinho sentiram o golpe e demoraram a reagir. Até os 15 minutos, não haviam ameaçado nem uma só vez o gol do italiano Sirigu.
A equipe londrina tinha dificuldades para tirar proveito daquela que vinha sendo apontada como a principal preocupação do PSG em campo: os avanços de Hazard para cima do lateral-direito Christophe Jallet. A primeira chegada aconteceu apenas aos 18, em subida de David Luiz e chute fraco para fácil defesa. Os ingleses insistiam na bola aérea, mas perdiam no bate-rebate.
O PSG teve excelente chance de aumentar na sequência, em excelente passe em profundidade de Ibrahimovic para Lavezzi puxar contra-ataque, vencer Cahil na corrida pelo lado esquerdo e chutar cruzado, acertando a parte de fora da rede.
Reuters
Jogadores do Chelsea comemoram gol contra o PSG
Jogadores do Chelsea comemoram gol contra o PSG
O Chelsea finalmente acordou aos 24 minutos. Willian conduziu a bola pelo lado direito e tocou para Oscar na entrada da área. Thiago Silva, então, tentou tirar a bola em carrinho irreconhecível e acabou acertando o seu companheiro de seleção. Na cobrança de pênalti, Hazard chutou do lado esquerdo, deslocando Sirigu.
A resposta dos franceses veio em pressão através de escanteio, mas foram os franceses que ficaram próximos de virar em mais uma participação destacada de Willian e inversão de bola para Hazard. O belga finalizou de primeira e acertou a trave dos donos da casa.
No retorno do intervalo, o PSG se recuperou do ‘branco' do fim do primeiro tempo e iniciou pressionando. Aos seis minutos, Matuidi desceu pelo lado esquerdo e fez cruzamento na medida para Lavezzi cabecear por cima e arrancar o suspiro da torcida no Parque dos Príncipes. O time voltou à liderança do placar em nova bola na área do Chelsea, falha geral da zaga e gol contra de David Luiz em confusão.
Lucas dá 'drible da vaca' em David Luiz e lança Cavani, mas o uruguaio se atrapalha; assista
Lesionado, Ibrahimovic saiu e deu lugar a Lucas, que entrou bem e fez linda jogada para Cavani. Ele acabou se complicando e foi desarmado.
Pastore aumentou a vantagem nos acrécimos ao deixar três marcadores para trás em lindo lance e surpreender Petr Cech.
FICHA TÉCNICA
PARIS SAINT-GERMAIN-FRA 3 X 1 CHELSEA-ING
Local: Estádio Parc des Princes, em Paris (França)
Data: 02 de abril de 2014, quarta-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Milorad Ma?ic (Sérvia)
Assistentes: Milovan Ristic e Dalibor Djurdjevic (ambos da Sérvia)
Cartões amarelos: Cavani, Alex e Thiago Motta (PSG); David Luiz, Ramires e Willian (Chelsea)
Gols:
PARIS SAINT-GERMAIN: Lavezzi, aos quatro minutos do primeiro tempo; David Luiz, contra, aos 15 do segundo tempo e Pastore, aos 48.
CHELSEA: Hazard, de pênalti, aos 27 minutos da etapa inicial
PARIS SAINT-GERMAIN: Sirigu; Jallet, Thiago Silva, Alex e Maxwell; Thiago Motta, Matuidi e Verratti; Cavani, Ibrahimovic (Lucas) e Lavezzi (Pastore)
Técnico: Laurent Blanc
CHELSEA: Cech; Ivanovic, Terry, Cahil e Azpilicueta; David Luiz, Ramires, Oscar (Lampard) e Hazard; Willian e Shürrle (Torres)
Técnico: José Mourinho
Felipão e Parreira marcam presença em Paris para assistir PSG x Chelsea; veja imagens
Avalie essa notícia
  1. 1
  2. 2

Vivo! Fla tira invencibilidade de quatro anos do Emelec no Equador e fica a uma vitória da classificação

Fla Imagem
Alecsandro, autor do gol do Flamengo carrega a bola no duelo contra o Emelec, em Guayaquil
Alecsandro, autor do gol do Flamengo carrega a bola no duelo contra o Emelec, em Guayaquil
Foi no sufoco. De prender o fôlego até o fim. De arrancar a garganta. Mas valeu. Com uma atuação heroica, o Flamengo conseguiu arrancar uma vitória de 2 a 1 sobre o Emelec, até então invicto desde 2010 em jogos no Equador pela Libertadores. A vitória chegou com um gol heroico de Paulinho aos 47 minutos do segundo tempo. Com isso, o time está mais do que vivo na Libertadores e depende de uma vitória simples sobre o León, na próxima quarta-feira, no Maracanã, para avançar às oitavas de final.
Com o resultado, o Flamengo chegou à terceira posição, com sete pontos, o mesmo número do vice-líder, León. O Bolívar lidera a chave com oito pontos, enquanto o Emelec é o lanterna, com seis pontos. 
Cheio de desfalques para a partida, Jayme de Almeida escalou Alecsandro na vaga de Hernane, que tinha dores nas costas. Na lateral direita, o zagueiro Welinton foi improvisado. No meio de campo, Gabriel retomou a vaga, em lugar de Mugni.
Na próxima rodada, o Flamengo recebe o León, quarta-feira, no Maracanã, às 19h45. No mesmo horário, o Emelec vai até La Paz enfrentar o Bolívar, líder do grupo 7, com oito pontos conquistados.
O jogo
Já de início, o Flamengo demonstrou postura diferente dos outros dois jogos fora de casa nesta Libertadores. Mais calmo, ciente do papel a fazer e sem dar o bote no adversário, o que possibilitaria uma nova lambança.
Welinton, pela direita, fechava bem a lateral. Na frente, o quarteto Everton, Gabriel, Paulinho e Alecsandro perturbava com pressão na saída de bola. O Emelec se espantou. E cedeu campo. Tanta pressão não tardou em dar resultado.
Aos sete minutos, Everton foi à ponta esquerda e cruzou para a área. Marotamente, Nasuti desviou a bola, que tinha como direção a cabeça de Alecsandro na pequena área, com a mão. Pênalti assinalado pelo assistente Francisco Mondria e referendado pelo árbitro Julio Bascuñan.
Experiente, Alecsandro foi para a cobrança. Mesmo com o apito, demorou segundos a cobrar, elevando a tensão. Mas bateu bem, no canto esquerdo, rasteiro, sem chances para Dreer, que caiu para o lado certo. Flamengo 1 a 0.
O resultado precoce era melhor do que a encomenda. Afinal, mesmo um empate em Guayaquil não seria de todo ruim e manteria as boas chances de classificação. Ainda mais considerando-se que o Emelec estava imbatível em casa há 14 jogos, apenas pela Libertadores.
A vitória parcial rubro-negra não mudou tanto o panorama. Sem pressa para tentar o segundo gol, o Flamengo manteve-se organizado à espera de uma brecha do Emelec. O time equatoriano, pressionado pelos quase 20 mil torcedores, tentava encaixar uma jogada. Pouco fazia. Somente aos 28 minutos, em chute de Mena de fora da área, ele assustou Felipe. O goleiro, no entanto, fez bela defesa.
Impaciente, o técnico Gustavo Quinteros sacou Corozo, um meia, e pôs Caicedo, um atacante, para explorar o lado direito do Fla, com Welinton improvisado. A correria aumentou. A eficiência, não. E num primeiro tempo disputado, mas sem grandes emoções, apenas um chute de Everton, rebatido por Dreer, aos 42 minutos, foi digno de destaque.
Na segunda etapa, Gustavo Quinteros tirou Mondaini e colocou Bolaños em campo. Um meia pelo outro. A pressão aumentou. O Emelec se fez mais presente. Aos 11, Bolaños entrou na área, mas chutou por cima do gol. Foi a senha para Jayme entender que o time perdera o meio de campo. Por isso, tentou reforçar a marcação com Recife no lugar de Muralha.
O garoto, no entanto, deveria fazer a cobertura de Weliton pela direita, mas entrou nervoso em campo. Minutos depois, o castigo. Aos 18, Caicedo aproveitou falha de Recife na saída de bola, entrou na área e foi derrubado de forma bisonha por Welinton, que literalmente rolou sobre o atacante.
Pênalti bem marcado e melhor ainda cobrado por Stracqualursi, no alto, sem chances para Felipe. 1 a 1. E o pavor da eliminação voltava a circular as expressões rubro-negras. Com uma derrota, o clube estaria eliminado da competição com uma rodada de antecedência.
Essa possibilidade, claro, refletiu na partida. O time rubro-negro ficou mais nervoso e o Emelec, mais animado. A partida ficou aguerrida, mais pegada no meio de campo. Aos 28 minutos, Paulinho quase completou bom lance de Everton pelo lado esquerdo. Mas o Flamengo cansava.
Welinton, sem ritmo de jogo, acabou substituído por Chicão. Fôlego novo para a cobertura do lado direito. Em seguida, Jayme tirou Everton, também esgotado,para Negueba. Uma tentativa de puxar contra-ataques e manter mais a posse de bola. Mas a aflição das bolas aéreas do Emelec continuava. O coração rubro-negro disparava. E apenas Negueba parecia ter fôlego. E teve.
Aos 47 minutos do segundo tempo, ele recebeu bola pelo lado esquerdo e parecia que iria prendê-la. Mas não. Negueba achou Paulinho entrando na área, pelo lado direito, e lançou. Com tranquilidade,o camisa 26 bateu no canto do goleiro Dreer, sacramentou a vitória e avisou a todo rubro-negro: a decisão da vaga será em casa, diante da Nação.
FICHA TÉCNICA
EMELEC 1X2 FLAMENGO
Local: Estádio Geroge Capwell, em Guayaquil (Equador)
Data: 2 de abril de 2014 (Quarta-feira)
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Julio Bascuñán (Chile)
Assistentes: Francisco Mondria (Chile) e Raúl Orellana (Chile)
Gols: Alecsandro (FLA), aos oito minutos do primeiro tempo e Stracqualursi (EME), aos 20 minutos do segundo tempo e Paulinho (FLA), aos 47 minutos do segundo tempo.
EMELEC: Dreer; Narváez, Guagua, Nasuti e Baqui; Quinónez, Corozo (Caicedo) Giménez (Charcopa), Mena, Mondaini (Bolaños) e Stracqualursi
Técnico: Gustavo Quinteros
FLAMENGO: Felipe; Welinton (Chicão), Wallace, Samir e João Paulo; Amaral, Muralha, Gabriel, Everton (Negueba) e Paulinho; Alecsandro (Alecsandro)
Técnico: Jayme de Almeida

'Copeiro', Grêmio derrota Atlético Nacional e garante 1ª vaga do Grupo da Morte

Getty
Dudu comemora o primeiro gol gremista; time gaúcho é o primeiro brasileiro classificado
Dudu comemora o primeiro gol gremista; time gaúcho é o primeiro brasileiro classificado
O Grêmio é o primeiro brasileiro classificado às oitavas de final da Copa Libertadores da América. Com uma atuação digna do status de ‘copeiro e peleador', o clube gaúcho derrotou o Atlético Nacional pelo placar de 2 a 0, em pleno Estádio Atanasio Girardot, em Medellín, e garantiu a vaga à etapa de mata-mata com uma rodada de antecipação, a primeira do ‘Grupo da Morte'.
Mesmo diante de rivais do calibre de Newell's Old Boys e Nacional-URU, o Grêmio sobrou no Grupo 6 da Copa Libertadores. O time gaúcho, com a vitória desta quarta-feira, chegou aos 11 pontos e não pode mais ser alcançado pelo Atlético Nacional, que permanece com sete. Resta apenas uma rodada para o final desta etapa da competição sul-americana.
Os argentinos ocupam a vice-liderança do grupo com oito pontos, obtidos depois do triunfo por 4 a 2 sobre o lanterna Nacional, na quarta-feira passada. Os uruguaios, uma das grandes decepções da competição, somam apenas um ponto.
Líder, o Grêmio agora tenta garantir a primeira posição na última rodada do torneio. O clube comandado por Enderson Moreira. O time tricolor se despede da etapa de grupos no dia 10, quando recebe, às 22h (de Brasília), o Nacional, na Arena - uma vitória deixa o time em primeiro. O Atlético Nacional define o último classificado em duelo contra o Newell's, em Rosário.
Ansiedade. O principal adversário do Grêmio na noite desta quarta-feira passou longe da equipe de Enderson Moreira. Com a chance de se classificar e diante de uma enorme pressão em Medellín, o clube gaúcho se comportou de forma segura e impediu que o adversário acelerasse o ritmo nos primeiros minutos. Somente aos 14min, em desvio de Dudu, Marcelo Grohe teve o primeiro trabalho.
Bem posicionado e ciente do que fazer em campo, o Grêmio controlou o Atlético Nacional durante a primeira etapa. Enderson Moreira reforçou a marcação pelas laterais e impediu as jogadas mais fortes dos colombianos. Aos poucos, com os avanços de Ramiro e Riveros, o time visitante assustou: como aos 43min, em chute do volante paraguaio.
A postura madura e tranquila do Grêmio rendeu o esperado por Enderson Moreira. Em uma jogada bem trabalhada, o time gaúcho abriu o marcador e ganhou um respiro ainda maior na Colômbia. Aos 8min, Luan acionou Ramiro na direita. O meio-campista cruzou para a área e encontrou Dudu. O camisa 7 ainda dominou antes de bater firme de esquerda para as redes.

O gol permitiu ao Grêmio atuar no contra-ataque. Mais acuado, o clube gaúcho deixa o gramado grato ao goleiro Marcelo Grohe. O responsável pela meta gremista cresceu de rendimento na etapa complementar, protagonizou grandes defesas e segurou qualquer empolgação dos colombianos.
O contra-ataque, principal arma após o tento de Dudu, se mostrou decisivo: foi assim que o ‘copeiro' Grêmio definiu o resultado. Aos 34min, Hernán Barcos venceu dividida com a zaga, invadiu a área e tocou com categoria sobre o goleiro adversário. Golaço que definiu o time tricolor como o primeiro classificado do Grupo da Morte, e o primeiro brasileiro garantido no mata-mata.