segunda-feira, 21 de março de 2011

VIDEOBLOG: Meu lado torcedor não aguenta mais ser perdedor. Basta!

Torcedor do América-RJ e do clube inglês Arsenal, José Trajano está com seu lado torcedor mais do que insatisfeito: está farto! “Não aguento mais ser perdedor”, desabafou no Pontapé Inicial desta segunda-feira.

“Eu passei muito mal esse final de semana, como há muito tempo não passava, porque esse meu lado torcedor não aguenta mais”, disparou Trajano, que está indignado com o fato de times menores, como Boavista e Olaria, estarem com melhor desempenho que seu clube no Campeonato Carioca.

Desapontado, Trajano confessou: “Eu já pensei, nesse fim de semana, em trocar de time, mas estou velho para essas coisas. Agora, confesso que em relação ao futebol essa figura do perdedor vem me irritando muito. É coisa de maluco, chega, basta!”. Abaixo, assista ao vídeo.



Clique no player acima para assistir ao videoblog desta segunda-feira

Um "herói" na miséria

O homem que mudou o eixo do futebol está na miséria.

O homem cuja luta nos tribunais enriqueceu milhares de jogadores entregou-se à bebida.

Em dezembro de 1995, o Tribunal de Justiça Europeu de Luxemburgo deu sentença favorável a Jean-Marc Bosman, que reivindicava liberdade de transferência para outro clube após o término do contrato.

A decisão mudou radicalmente a relação entre contratantes e contratados no mundo todo, mas Bosman não conseguiu se beneficiar dela.

Hoje, segundo matéria publicada pelo diário inglês The Sun, Bosman, que é casado e tem dois filhos, sobrevive graças ao auxílio do governo belga.

Dono de um futebol pequeno, ele se transformou num agente político e ficou marcado como o sujeito que levou os clubes à derrota coletiva.

Na temporada 2010-11, segundo dados do futebolfiance.com, as 20 maiores ligas movimentaram 4,95 bilhões de euros com transferências de jogadores.

Os números, sem contar o valor destinado aos salários, mostram o fôlego e o risco dessa indústria.

Jean-Marc Bosman mudou o maior esporte do planeta, ficou marginalizado e não se beneficiou com as mudanças iniciadas por ele.

Um “herói” na miséria.

** Importante: a Lei do Passe ruiu por aqui também. E nem cabe discuti-la, pois seria derrubada pelo texto da Constituição de 1988. Aliás, antes de seu fim oficial, bons advogados já libertavam os jogadores dos clubes nos tribunais brasileiros.
w
Reprodução

Goleadores brasileiros não brilham na Europa. Já volantes e zagueiros...

Os destaques brasileiros no fim de semana de futebol europeu foram o volante/meia Ramires e zagueiro David Luiz, pelo que jogaram em Chelsea 2 x 0 Manchester City e também devido aos gols que marcaram e deram três preciosos pontos ao time londrino. Não foram poucas as rodadas da temporada passada nas quais brilharam o goleiro Júlio César e o zagueiro Lúcio, da Internazionale, campeã europeia e italiana. E há mais exemplos do gênero.

Mas atacantes brasileiros se destacando... Eles têm sido raros. Hoje, Hulk, do Porto, com 20 gols, lidera a tabela de goleadores do Campeonato Português. Ele tem boa vantagem sobre o segundo colocado, João Tomás, do Rio Ave, que acumula 13. E é o único jogador nascido no Brasil a ocupar a artilharia de um certame nacional relevante na Europa.

Atacantes brasileiros de enorme sucesso são raros na atualidade. Sim, o futebol cinco vezes campeão do mundo hoje exporta mais goleiros, zagueiros e volantes/meias. Mas atacantes, homens de ligação agressivos, que finalizam, como Kaká, há tempos envolvido com lesões, vêm desaparecendo.

Na Inglaterra o cenário é terrível. Sabe quais são os brasileiros com mais gols na Premier League? David Luiz e Ramires. Cada um tem um par de gols. Eles estão atrás de 107 outros jogadores com mais tentos. Alguém pode alegar que latino-americanos não se dão bem na liga inglesa. Não é bem assim. O colombiano Rodallega tem sete gols pelo lanterna Wigan. Já o mexicano Chicharito Hernandes, reserva no líder Manchester United, chegou aos dez. E Tevez, do Manchester City, fica atrás apenas de Berbatov. O argentino tem 18 gols e o búlgaro do United chegou aos 20.

Na Espanha, Nilmar faz ótimo campeonato. Contudo, o brasileiro com mais gols sequer é o principal goleador de sua equipe, o Villarreal. Já na Itália, Pato vive situação idêntica, com o mesmo número de tentos, atrás de um colega de time e com enorme diferença para o principal marcatori do calcio.

Entre os alemães, o brasileiro com mais gols é Grafite. O atacante do Wolfsburg tem oito e há 15 atletas à sua frente na tabela da Bundesliga. Na França, Nenê, do Paris Saint Germain é quarto colocado, mas para se tornar o primeiro, precisaria aumentar sua produção em cerca de 50%.

Nem mesmo na Holanda, onde brilharam dos geniais Romário e Ronaldo ao folclórico Afonso Alves, os brasileiros se destacam balançando as redes. O melhor brazuca entre os artilheiros da Eredivisie é Everton. Mas o atacante de 27 anos, que deixou o então Grêmio Barueri para jogar no Heracles, em Almelo, não passa da décima posição.

Luís Fabiano, dono da camisa 9 da seleção brasileira na Copa do Mundo do ano passado, está voltando ao Brasil e ao São Paulo. Ótimo ele é, mas sabe-se que não conseguiu ir além do mediano Sevilla em sua aventura europeia. Adriano chutou para longe suas possibilidades de mais êxito por lá, Ronaldo pendurou as chuteiras, Ronaldinho perdeu mercado e agora é do Flamengo... Brasil, o país dos goleiros, zagueiros, volantes...

Artilheiros pela Europa:
Espanha
C. Ronaldo (Real Madrid) 28
Messi (Barcelona) 27
Villa (Barcelona) 17
Rossi (Villarreal) 15
Llorente (A. Bilbao) 15
Pedro (Barcelona) 13
Rondón (Málaga) 12
Agüero (A. Madrid) 12
Nilmar (Villarreal) 11

Itália

Di Natale (Udinese) 25
Cavani (Napoli) 22
Eto'o (Inter) 19
Di Vaio (Bologna) 18
Matri (Juventus) 16
Ibrahimovic (Milan) 14
Pazzini (Inter) 12
A. Sanchez (Udinese) 12
Pato (Milan) 11
Alemanha
Mario Gómez (Bayern) 19
Demba Cissé (Freiburg) 18
Gekas (Eintracht) 16
Podolski (Colonia) 12
Schürrle (Mainz) 12
Yan Konan (Hannover) 12
L. Barrios (Borussia D.) 11
Raúl (Schalke 04) 11
Lakic (Kaiserlautern) 11
Novakovic (Colonia) 11
Petric (Hamburgo) 11
Dzeko (Wolfsburg) 10
Hugo Almeida (Werder B.) 9
A. Vidal (Bayer L.) 9
T. Müller (Bayern) 9
Grafite (Wolfsburg) 8 Abdellaoue (Hannoer) 8
S. Allagui (Mainz) 8
Robben (Bayern) 8
Kagawa (Borussia D.) 8
Harnik (Stuttgart) 8

França
Moussa (Lille) 19
Gameiro (Lorient) 16
El-Arabi (Caen) 14
Nenê (Paris S.G.) 13
Holanda
Vleminckx (NEC) 18
Bulykin (ADO) 17
Matavz (Groningen) 15
Junker (Roda JC) 15
Dzsudzsák (PSV) 15
Janko (Twente) 14
El Hamdaoui (Ajax) 13
Van Wolfswinkel (Utrecht) 13
Toivonen (PSV) 13
Everton (Heracles) 11Poepon (De Graafschap) 11
Sigthórsson (AZ) 11

Everton, do Heracles, décimo colocado na artiharia do campeonato holandês
Everton, do Heracles, décimo na artiharia do campeonato holandês: nem onde Afonso Alves brilhou

Abel se diz surpreso e fala que não tem nada a ver com possível ida de Kleina ao Flu

Gilson Kleina está a ponto de ser anunciado como novo treinador do Fluminense. Muitos veem o movimento como a chegada do ex-preparador físico de Abel Braga justamente para "esquentar o banco", um interino por alguns meses para, depois, voltar a ser parte da comissão de Abelão.

Só esqueceram de avisar o próprio Abel Braga. Em conversa por telefone com o ESPN.com.br, Abel se disse "surpreso" pela contratação de Kleina e afirmou que ninguém do Fluminense entrou em contato para consultá-lo.

"Estou surpreso dele sair da Ponte Preta, só sei disso pela imprensa. Gilson foi meu preparador físico, é um baita gente boa, mas hoje ele é técnico", disse Abel, que trabalhou com Kleina no Atlético Mineiro, Coritiba e Olympique de Marselha.

"Com o Fluminense, já combinei tudo, salário e tudo. Só faltou acertar o tempo de contrato. Se o Fluminense me ligar e disser que está me esperando em maio e que o Gilson vai ser o interino até lá, por mim está perfeito. Mas não sei se é isso o que eles querem. Se me perguntassem quem eu gostaria de ter como auxiliar, eu diria o Leomir (de Souza)", acrescentou.

Abel tem contrato com o Al Jazeera e só pode sair do clube dos Emirados Árabes no final do mês de maio. Nesta noite, seu time goleou por 4 a 1 o Al Chabab, de Paulo Bonamigo.

David Luiz, o bote do bom zagueiro e o retorno do Chelsea

xxx

A explicação de Mano Menezes para a maneira como os zagueiros atuam na Europa é perfeita. Por lá, o beque sai para dar o bote no atacante que recebe a bola fora da área depois que ele recebe a bola. É a maneira de evitar que o toque de primeira pegue outro adversário entrando às costas do zagueiro.

David Luiz, zagueiro sem medo, sabe fazer isso muito bem. Mas em alguns momentos andava saindo para dar o bote antes de o atacante recebê-la. Aconteceu pelo menos três vezes contra o Manchester United, partida em que foi heroi pelo gol da vitória. Contra o Manchester City, sua atuação foi impecável. Saiu para dar o bote com a coragem dos zagueiros mais técnicos e mais rápidos do futebol mundial.

Essa é uma de suas grandes qualidades. Ter zagueiros rápidos é o que permite avançar a marcação e pressionar a saída de bola dos adversários, como tem feito a Seleção Brasileira sob o comando de Mano Menezes. Mas David Luiz fez mais contra o City, no domingo. Um desarme decisivo, nos pés de Kolarov. Um minuto depois, apareceu na ponta esquerda, como se fosse lateral, e sofreu uma falta. Na cobrança de Lampard, David Luiz estava dentro da área para marcar de cabeça o primeiro gol da vitória do Chelsea.

O Chelsea renasce com meio-de-campo mais consistente do que tinha nos últimos meses. Às vezes com linha de quatro homens. O time fica mais forte e só sofreu dois gols nos últimos cinco jogos. Vai brigar pelo título da Champions League.

Nem Marx, nem Mao

NÃO FOSSE a assinatura de Rodrigo Mattos na reportagem publicada ontem nesta Folha, e eu, ateu confesso, juro por Deus que não acreditaria.
Quer dizer então que a Coca-Cola, o McDonald's e o Bradesco doaram R$ 940 mil ao PC do B na última campanha eleitoral?
Ora, Orlando Silva Júnior, nosso intrépido ministro do Esporte, está de parabéns.
Nem em seus melhores sonhos a dupla Marx & Engels idealizou semelhante milagre. Lenin também passou ao largo, e Mao morreu sem ver, embora a sua China tenha mudado muito mesmo desde que a cor do gato deixou de interessar, desde que comesse os ratos.
Mas Mattos é jornalista e, como sabe o raro leitor, esta é uma raça maliciosa, que em vez de se limitar a dar a notícia, julga-se no direito de fazer ilações. E ele as fez, ao direcionar a estupefacta leitora com a lembrança de que as três empresas são patrocinadoras ou da Copa do Mundo no Brasil ou da Olimpíada no Rio, ou de ambas, casos da Coca-Cola e do McDonald's.
Já não bastasse este mesmo repórter, no domingo retrasado, ter sugerido que a esmagadora maior parte do dinheiro investido pelo ministério do camarada Silva beneficiou sua base política em São Paulo e aliados do Partido Comunista do Brasil.
Ora, quanta maldade.
Mattos, ainda jovem, não sabe que o vermelho da Coca-Cola nada tem a ver com Papai Noel, como teorias ingênuas buscam confundir.
E que a saudável comida do McDonald's não tornou obesa a sociedade capitalista sem segundas intenções. Basta olhar, também, a cor predominante no logotipo da rede de lanchonetes, para não falar daquele "M", amarelo, como a foice e o martelo do PC do B, cor do ouro de Moscou, de Pequim e de Tirana, pois não.
Trata-se do insidioso movimento comunista internacional invadindo corações e mentes, e estômagos desavisados.
E a cor da marca do nosso bravo banco, com sede, não por acaso, na Cidade de Deus?
Pobre de quem acha que o comunismo perdeu.
Vida eterna ao camarada Silva.

PISADA
Dilma Rousseff pisou feio na bola ao não vetar o artigo da lei que muda a legislação esportiva brasileira e não pune mais o cartola que endivida o clube que dirige. Decepcionante.

O país dos interinos

LEVIR CULPI e Abel Braga confirmaram convites de Santos e Fluminense. Responderam que não podem aceitar os convites agora. O Flu apresentou a Abel uma solução. Contrataria Josué Teixeira, ex-assistente de Abel, até o titular chegar.
É provável que o clube desista da ideia, criticada até mesmo pelo treinador: "Para mim, seria ótimo! Para o clube, ruim", disse Abel.
O êxodo dos craques chegou aos treinadores e faz do Brasil o país dos interinos. Abel, Levir, Nelsinho Baptista, Paulo Autuori e Oswaldo de Oliveira estão no exterior, fora do mercado.
Como eles são caros, e o interino é barato, basta cair um medalhão para alguém cogitar o assistente. Aconteceu no Santos, pós-Adilson. Duas derrotas depois, Martelotte não serve mais.
Ele, diga-se, tem chance de ficar. Suas entrevistas transmitem a segurança de quem sabe o que faz. Seus resultados, não. O Santos tentará encurtar as férias de Muricy. Se não puder, dirá que Martelotte representa os velhos técnicos santistas, ex-jogadores na Vila -foi reserva de Zetti em 1998.
Não basta. O culto ao interino surge do equívoco de que qualquer um pode ser treinador. A profissão exige planejamento e liderança, conhecimento das funções do médico, do preparador físico e do mercado de atletas. É preciso também se mostrar numa embalagem que convença torcida e imprensa de que ele é o cara.
Dizem que os técnicos são sempre os mesmos. Há uma lista dos que tiveram chance e não ficaram: Sérgio Baresi, Jorginho, Gallo, Vinícius Eutrópio, Gaúcho, Marcelo Rospide, Roberto Rojas.
Andrade foi campeão brasileiro e voltou seis casas na carreira. Duro é ser Mano Menezes. Há seis anos, ele saiu do Caxias para o Grêmio, após treinar os juniores do Inter. Naquele tempo, você lhe daria o emprego?

DECISÃO PERIGOSA
Adilson saiu do Santos por escalar Neymar por dentro, para jogar mais perto do gol. Guardiola, que saiu do Barcelona B, fez o mesmo com Messi e mostra que é possível a promessa dar certo. Mas é preciso tomar a decisão por conhecer o técnico, não para resolver um problema imediato. Nesse caso, a embalagem pode fazer menos diferença. Em outros, não. Muricy foi interino no São Paulo e só se firmou lá após ser efetivo.

Palmeiras tenta mudar oferta da Globo para naming right valer

No último sábado, dirigentes e advogados do Palmeiras se reuniram por cerca de quatro horas para analisar a minuta do contrato oferecido pela Globo. A conclusão foi a de que algumas mudanças precisam ser feitas.
Uma das principais alterações seria na cláusula que trata da divulgação do nome de patrocinadores de estádios com naming rights negociados. A emissora diz que o nome será falado quando possível.
O Palmeiras irá propor uma nova redação que obrigue a Globo a divulgar sempre o nome do patrocinador do estádio. A venda dos naming rights é um dos pontos mais importantes do projeto da Arena Palestra.
Outra mudança sugerida visa deixar mais clara a garantia de que as marcas dos  patrocinadores do clube serão mostradas durante entrevistas coletivas.
 O documento apresentado no sábado não trazia o mais importante: o valor a ser pago pela Globo. A quantia foi passada verbalmente para o presidente Arnaldo Tirone.
A minuta esclarece apenas que o Palmeiras vai ficar com 6,38% do total arrecadado pela emissora com a venda de placas de publicidade. Essa é a porcentagem que o grupo que mais recebe ganha atualmente. Porém, não há garantia de que Corinthians e Flamengo permanecem nessa faixa. Eles podem ter um aumento se as fatias de outros times diminuírem.
Segundo o presidente do Grêmio, Paulo Odone, os dois clubes vão ganhar mais do que os outros, situação que o Palmeiras não aceita.
O contrato de quatro anos oferecido aos palmeirenses também prevê que o alviverde fique com 10% da receita gerada pelo pay-per-view. Fatia idêntica à atual.
 O acordo engloba os direitos de TV fechada, telefonia e internet. É justamente o que o Cade não queria. Pelo acordo firmado entre o órgão e o C13 os produtos seriam vendidos separadamente.
O Palmeiras ainda não bateu o martelo com a Globo. Deve ouvir uma proposta da Record nesta terça à tarde. Se uma oferta for apresentada, ela será debatida à noite no Conselho de Orientação e Fiscalização, que também discutirá o “lance” da Globo.
por Perrone às 18:34

Racha no C13 valoriza times da Série B

Clube dos 13 trabalha nos bastidores para ter o apoio de times da Série B na batalha em que se transformou a venda dos direitos de TV do Campeonato Brasileiro.
A meta da entidade é convencer essas equipes de que pode negociar os contratos de transmissão do campeonato por valores maiores do que os atuais. Hoje, quem cuida do assunto é a CBF.
Ter as equipes da segunda divisão sob controle é importante para o C13 porque algumas delas podem ser convidadas para participar de uma nova liga que seria criada pelos rebeldes. Os dissidentes podem ter que chamar pelo menos três clubes para o novo campeonato, caso ele seja de fato criado. Seria a maneira de completar a tabela, se os times aliados à diretoria do C13 não mudarem de lado. No mínimo, os convites serviriam para pressionar os remanescentes do C13.
Conquistar o direito de negociar os contratos da Série B também seria uma forma de o C13 dar o troco na CBF, que teve participação efetiva na implosão da entidade. Porém, é difícil que os cartolas da segunda divisão topem encarar uma briga com a confederação.

Depois de Obama, Patricia tenta fazer Luxa vestir a camisa de Adriano

Por mais que nas declarações públicas o assunto Adriano seja dado como enterrado, o nome do Imperador segue vivo no Flamengo e agita o clube. Mesmo com todas as negativas, nos bastidores crescem a cada dia as manobras para tentar convencer Vanderlei Luxemburgo de que o atacante pode ser útil ao Rubro-Negro. Na manhã do último sábado, depois do treino no Ninho do Urubu, a presidente Patricia Amorim teve uma longa conversa com o técnico. A possibilidade de contratar o atacante esteve em pauta. Depois de demonstrar astúcia para entregar a camisa do Fla ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a mandatária, com jeitinho, pode abrir o caminho para a volta do Imperador.   
patricia amorim luxemburgo (Foto: VIPCOMM)No sábado, Patricia Amorim conversou por aproximadamente 40 minutos com Luxemburgo (Foto: VIPCOMM)
Com diversas propostas nas mãos, entre elas uma do Corinthians, Adriano está magoado com Luxemburgo, mas revelou a amigos que, pelo coração, ainda aguarda um contato do Fla, o que pode acontecer a qualquer momento. Mesmo sem previsão de retorno aos gramados por conta da operação no ombro direito, o jogador vive a expectativa de ao menos ter uma conversa com dirigentes rubro-negros.
Adriano na academia no Rio de Janeiro (Foto: Reyes de Sá Viana do Castelo / APPROACH)Adriano se exercita em academia do Rio
(Foto: Reyes de Sá Viana do Castelo / APPROACH)
Na sexta-feira, o discurso de Vanderlei sobre uma possível volta do Imperador ao clube começou a mudar. Se no dia 10 de março ele foi taxativo ao dizer que o acatacante estava fora da filosofia adotada no Flamengo e não seria contratado, uma semana mais tarde negou com veemência que tenha vetado a contratação. Minutos antes, se irritou com as perguntas sobre o assunto e ameaçou sair da sala de entrevistas. O tema, antes indiscutível, está em pauta.

A mudança de opinião é parte do trabalho de convencimento de Patricia Amorim, e o treinador começa a ser demovido da ideia de que Adriano faria mal ao grupo. O corpo jurídico do clube já estaria trabalhando para fazer um contrato que não traga prejuízos. Desde o caso Bruno, há uma cláusula no vínculo dos jogadores que prevê rescisão na ocorrência de problemas disciplinares. A última passagem do Imperador pela Gávea teve como ápice o título brasileiro em 2009 e a derrocada pelo primeiro semestre apinhado de problemas em 2010. As faltas aos treinos marcados de manhã ou em dias seguintes aos jogos eram constantes.
Outro ponto favorável a Adriano é a manifestação do desejo de voltar ao Rubro-Negro. Em entrevista exclusiva ao GLOBOESPORTE.COM, na quarta-feira passada, o atacante revelou que sonha fazer parte do elenco que conta com Ronaldinho e companhia, se colocou à disposição para ajudar o grupo e lamentou a forma como Vanderlei tratou o caso e vetou sua contratação sem ter, ao menos, uma conversa cara a cara. Apesar de querer o Flamengo, o jogador disse que a espera “tem limite”.
torcedores do Flamengo fazem protesto (Foto: Richard Fausto / GLOBOESPORTE.COM)Rubro-negros pediram a volta de Adriano na Gávea
(Foto: Richard Souza / GLOBOESPORTE.COM)
Vanderlei é contrário a ideia, mas a torcida faz pressão. No início da tarde de sábado, um grupo de cerca de 40 pessoas fez um protesto tímido em frente à sede social do clube, na Gávea. Questionadas se preferiam a permanência do técnico ou o retorno de Adriano, muitas concordaram que o ideal seria ter os dois. No entanto, caso isso não seja possível, para elas, a volta do Imperador é prioridade. Em enquete recente no GLOBOESPORTE.COM, 87% dos torcedores mostraram-se favoráveis ao retorno de um dos líderes do hexacampeonato brasileiro. O clima agora é de tudo pode acontecer.

Adriano entra no ritmo do bonde sem freio na festa de Ronaldinho

A vontade de retornar ao Flamengo já foi claramente revelada. Na madrugada desta segunda-feira, Adriano fez seu primeiro ensaio com o grupo rubro-negro, mas fora das quatro linhas. Depois de passar o domingo sem saber se daria um abraço pessoalmente em Ronaldinho Gaúcho, que nesta segunda-feira completa 31 anos, o Imperador esteve na festa realizada pelo camisa 10 no Clube Ginástico Português, no Condomínio Barra Bali, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
Em companhia do aniversariante e de diversos jogadores do elenco, Adriano participou do Bonde sem Freio que rodou pelo salão. A presidente Patricia Amorim e Vanderlei Luxemburgo não estiveram presentes. O técnico disse que teria de viajar a São Paulo para passar por exames médicos.
Para despistar a imprensa, os convidados foram avisados da mudança do local em cima da hora. A festa começou por volta de meia-noite e às 7h desta segunda ainda agitava o local. Adriano, Thiago Neves, Léo Moura, Welinton, David Braz e Negueba foram alguns dos jogadores presentes à comemoração. Animado, o Imperador logo foi integrado ao Bonde sem Freio que marcou a conquista da Taça Guanabara.
Integrantes do grupo Revelação, Bom Gosto, os sambista Dudu Nobre e Mumuzinho, o funkeiro Buchecha e o cantor Latino prestigiaram Ronaldinho Gaúcho. Entre as mulheres, Valeska Popozuda e Mulher Filé. O DJ Tubarão também animou o evento.
A família de Ronaldinho estava em peso e muitos amigos de Porto Alegre vieram prestigiar o jogador. Dona Miguelina, mãe do camisa 10, ficou até o amanhecer. E a comemoração não para. Está programado um churrasco no mesmo local, no início da tarde desta segunda-feira, dessa vez para um grupo mais seleto.

Levir Culpi recusa Flu: 'Infelizmente, não foi desta vez’

Levir Culpi no treino  (Foto: Agência Lance)Levir Culpi não consegue liberação do Osaka
(Foto: Agência Lance)
O Fluminense acumula mais uma recusa em sua lista de técnicos procurados. Nesta segunda-feira, Levir Culpi afirmou ao clube que teria que declinar do convite para comandar o tricolor porque não foi liberado por seu clube, o Cerezo Osaka, do Japão. Os problemas no país após um terremoto poderiam facilitar sua saída, mas os dirigentes do clube preferem que ele fique.
- Infelizmente, não vai ser desta vez. Se eu pudesse, eu iria direto. Quem não gostaria de treinar o Fluminense com o time que tem? A proposta que me fizeram era muito boa. Mas não posso largar o time assim. O país sofreu uma tragédia e não é hora de sair. Se eu fosse liberado pelos dirigentes por conta desses problemas, aí tudo bem. Mas eles querem que eu fique e eu vou assumir minha responsabilidade. Eles sempre me respeitaram muito e eu devo respeito a eles também. Já comuniquei ao Fluminense minha decisão - afirmou.
A reunião da federação japonesa, que estava marcada para esta segunda, foi transferida para terça. Os dirigentes locais vão decidir se o campeonato nacional segue paralisado ou volta a ser disputado.
- Pelo que estão falando, volta em abril. Por isso, não vejo condições de voltar ao Brasil. Isso só poderia ser revisto se algo muito grande acontecesse - disse.
Levir é a quarta recusa que a diretoria tricolor ouviu. Além dele, Felipão, Dorival Junior e Cuca já declinaram do convite. Com isso, o clube segue sua busca por um novo técnico. Adilson Batista e Caio Junior foram alguns nomes especulados nas Laranjeiras

Joel: ‘Adversário estava indo para sala de cirurgia e se revigorou’

O jogo contra o Vasco era importantíssimo para o Botafogo. Não só pela rivalidade, mas por causa das contas feitas por Joel Santana. Caso o Glorioso vencesse o clássico, deixaria o rival em situação complicada na chave A (5º lugar) e com a confiança em baixa para os últimos duelos. Com isso, poderia acabar fora das semifinais da Taça Rio. Nas contas do técnico alvinegro, havia ainda espaço para uma possível desclassificação do Fluminense. O Tricolor, que vive momento conturbado, ocupa a terceira posição do grupo B e encara o Gigante da Colina no próximo fim de semana.
- O adversário estava indo para a sala de cirurgias e se revigorou. Demos sobrevida a uma equipe que estava praticamente fora da competição. É bom porque o Vasco volta e vai dar mais emoção. Se a gente vencesse hoje, Vasco e o Fluminense iam se matar no próximo jogo. Ou se matavam os dois juntos, ou um ia cair. E a gente poderia estar resolvendo a primeira colocação abrindo uma boa vantagem. Com isso, na semifinal, poderíamos pegar uma equipe menor e ficaríamos mais perto do título – analisa.
O treinador lamentou bastante o resultado do clássico deste domingo. Apesar disso, Joel admite que o placar de 2 a 0 para o rival foi justo.
- Em um clássico, se você errar duas vezes, você tem que perder o jogo. E já vínhamos errando antes de sair os gols deles. Eu avisei aos jogadores. As coisas não correram da maneira que deveriam correr. Quando você erra da maneira como nós erramos, acaba perdendo.
O Botafogo volta aos trabalhos nesta segunda-feira, em General Severiano. O time se prepara para encarar o Boavista, no próximo sábado, pela quinta rodada da Taça Rio

Vasco vive o efeito Diego Souza

Nem o mais otimista dos vascaínos poderia imaginar a mudança positiva que a entrada de Diego Souza traria ao time. Na vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo, o que se viu foi um Vasco mais confiante, com  tranquilidade nos momentos difíceis e muita disposição do início ao fim. Além do técnico Ricardo Gomes, que elogiou muito o posicionamento da equipe e a atuação de seu camisa 10, os próprios companheiros reconheceram a importância de Diego (veja ao lado um vídeo com as jogadas do meia).
Foi o caso de Dedé. O zagueiro afirmou que o meia-atacante já está completamente adaptado grupo vascaíno. Para Dedé, a vontade mostrada por Diego na semana de treinamentos foi contagiante.
- Todos viram como ele queria essa vitória. O ânimo dele foi bom demais para o grupo. Parece até que ele está com a gente desde o primeiro dia do ano. O Diego Souza já está completamente adaptado e mereceu não só a boa atuação como o gol marcado - afirmou.
diego souza botafogo x vasco (Foto: Jorge William/Globo)Diego Souza já está com a cabeça no clássico contra o Fluminense, seu ex-clube (Foto: Jorge William/Globo)

Ricardo Gomes concorda com seu defensor. Segundo o treinador, jogadores como Diego Souza e Felipe, além de jogarem bem, fazem os outros subirem de produção. Ele chama este fator de 'liderança técnica'.
- Isso vem em função da qualidade individual de cada um. O Diego foi muito bem. A sua qualidade fez ele segurar bem a bola na frente e isso influenciou no desempenho de todos. O Felipe mesmo, por exemplo, teve mais liberdade. A sua entrada no time nos fez um bem enorme - confirmou.
Mostrando muita humildade, Diego Souza retribuiu as palavras de carinho e afirmou que só pensa no bem do grupo. O camisa 10 considerou fundamental estrear com uma vitória para que o trabalho possa fluir sem problemas. Ele espera melhorar ainda mais com o decorrer dos treinos e dos jogos.
- Vou sempre procurar ajudar meus companheiros. O entrosamento com eles hoje é praticamente zero e sempre disse que o que faria a diferença mesmo era a vontade e a determinação. Foi o que aconteceu. Mas vamos manter o pé no chão porque temos muito pela frente ainda. A vitória é para ser comemorada, mas temos outro clássico complicado contra o Fluminense pela frente - projetou Diego Souza.

Isinbayeva pede, e Abramovich ajuda na reforma de arena na Rússia

Yelena Isinbayeva durante coletiva na Ucrânia (Foto: AP)Yelena Isinbayeva pede, e dono do Chelsea ajuda
a reformar arena de atletismo na Rússia (Foto: AP)
Yelena Isinbayeva pediu, e seu compatriota Roman Abramovich, do Chelsea, atendeu: a recordista mundial do salto com vara reclamou das más condições de uma arena em Volgogrado, na Rússia - cidade natal da atleta - e o dono do clube inglês de futebol vai ajudar na reconstrução do local. Tudo para que Isinbayeva possa treinar melhor.
A campeã olímpica conheceu o bilionário em dezembro, em Zurique, quando os dois faziam parte da delegação que levou a Rússia a conquistar o direito de sediar a Copa do Mundo de futebol em 2018.
- Eu sei que Yelena pediu ajuda para reparar uma arena coberta em Volgogrado. O problema é que fica muito frio dentro da arena no inverno, o que torna muito difícil de treinar. Além disso, a pista é bastante antiga e precisa ser substituída - disse Valentin Balakhnichyov, presidente da Federação Russa de Atletismo.
Para o dirigente, a decisão de Isinbayeva de deixar a Itália, onde treinava normalmente, para voltar à Rússia deve acelerar a reforma na arena.
- A reconstrução da arena Volgogrado deve ajudar não só Isinbayeva, mas todos os outros atletas que treinam lá - acredita Balakhnichyov, acrescentando que o Ministério do Esporte poderá partilhar os custos.
O porta-voz de Abramovich, John Mann, confirmou a conversa dos atletas e garantiu que as negociações estão em andamento.
- Sei que Abramovich já pediu a seu povo para descobrir o que tem de ser feito e quanto custará. Esperamos que o trabalho possa ser concluído durante o verão - disse Mann

Campeonato Português 2011

24ª RODADA - 21/03/2011
HORAJOGOESTÁDIOCIDADERELATO
15h45Braga 1x0 Rio Ave Municipal de BragaBraga
17h45Paços Ferreira 1x5 Benfica Estádio da Mata RealPaços De Ferreira

Campeonato Argentino 2011

6ª RODADA - 21/03/2011
HORAJOGOESTÁDIOCIDADERELATO
19h10Banfield 2x2 Huracán Florencio SolaBanfield
21h15Gimnasia y Esgrima 2x1 Tigre BosqueLa Plata

Campeonato Goiano 2011

13ª RODADA - 21/03/2011
HORAJOGOESTÁDIOCIDADERELATO
20h30Aparecidense 2x1 Vila Nova-GO Anibal Batista de ToledoAparecida De Goiânia