quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Brasileirão

21h00

AvaíAVA
JoinvilleJEC

Brasileirão

21h00


Atlético-PRCAP
PalmeirasPAL

Brasileirão

21h00


Ponte PretaPON
FigueirenseFIG

Brasileirão

19h30


GoiásGOI
CoritibaCTB

Calendário faz emissora ver com ressalvas torneio da Sul-Minas-Rio

A Liga de clubes Sul-Minas-Rio, denominada Primeira Liga, recebeu proposta de uma emissora de TV para vender os direitos de transmissão do torneio que pretende realizar, e outras duas sondagens. Uma delas, segundo executivo ouvido pelo blog, seria surpreendente.
Por enquanto, a Globo, televisão que possui os principais torneios do país, está observando com ressalvas a criação da Liga, que acontecerá durante os Estaduais, competições que a emissora paga caro para comprar os direitos nas regiões Sul e Sudeste.
Há temor de que o calendário fique inchado, com muitos jogos na sequência, e que haja perda de audiência.
A Primeira Liga bate o pé com relação a uma possível alteração no calendário já divulgado,  com a primeira rodada abrindo o ano em período estipulado de pré-temporada dos clubes, o que a CBF não aprova.

Nove dias para a final

Os jogadores do Palmeiras fizeram reunião em São Paulo, antes da viagem para a concentração de cinco dias em Atibaia. Das questões discutidas, uma foi a maneira como o time precisa jogar contra o Santos na final da Copa do Brasil.
É óbvio que o Santos é o favorito contra o Palmeiras.
Esse não foi o ponto mais discutido, mas a maneira como fazer o time de Marcelo Oliveira jogar finalmente de maneira convincente. É sua única chance.
Entre os jogadores, é consenso que não pode haver um sistema tático tão aberto como o Palmeiras tem apresentado. Não com um armador aberto por cada uma das pontas e mais um atacante. Não contra o Santos.
Robinho tem o melhor argumento. Ele não gosta da ideia de jogar como se fosse um ponta direita.
Embora esta não seja exatamente esta a sua função, Robinho arma o jogo pelo lado do campo, marca o lateral adversário e dali começa a construção das jogadas.
Contra o Fluminense, nas semifinais da Copa do Brasil, única vitória palmeirense nos últimos cinco jogos, a bola só parou no meio-de-campo enquanto Robinho esteve em campo. Quando saiu, o meia centralizado, Dudu, passou a oferecer um único ritmo para o jogo. Só contra-ataque.
O favoritismo do Santos é evidente, mas o adiamento da decisão cria um ingrediente novo. Há quem não entenda quando se fala sobre isso.
O Santos será tão favorito nas finais dos dias 25 de novembro e 2 de dezembro, quanto seria se a primeira partida acontecesse em 4 de novembro, como estava previamente marcada.
Mas os 20 dias dão chances para o inesperado –e também para o esperado. Espera-se a recuperação de Arouca, bom reforço palmeirense. Não se espera uma lesão de um santista. Mas o inesperado pode aparecer.
Também pode acontecer de os cinco dias do Palmeiras em Atibaia, depois de conversar a respeito dos problemas evidentes da equipe, melhorarem o desempenho e aumentarem o equilíbrio da decisão.
Hoje, o Santos é mais rápido e alterna o ritmo das partidas, Lucas Lima organiza e ataca, Gabriel e Marquinhos Gabriel se juntam a Ricardo Oliveira com fúria ofensiva.
O Palmeiras abusa dos lançamentos longos, dos contra-ataques rápidos com a velocidade de Dudu e dos erros de passes. Mas já entendeu que só existe uma hipótese de vencer a Copa do Brasil: mudar.
Houve cinco jogos entre Palmeiras e Santos neste ano, com três vitórias santistas e duas palmeirenses, todas por um gol de diferença. Todas equilibradas.
Quando o ano começou, o Santos era o time que tinha dívidas com floricultura e parecia condenado a brigar contra o rebaixamento. O vice de futebol, Dagoberto dos Santos, montou o novo time discretamente. Em novembro, o Santos é o único clube com chance de ter duas taças no ano –Campeonato Paulista e Copa do Brasil.
O Santos também tem certeza de que não perderá Lucas Lima antes da Libertadores e poderá ter o meia como arma para conquistar o quarto título continental. Tudo isso é prova de uma temporada bem feita.
O Palmeiras foi o inverso. Foi agressivo no mercado, usou e abusou da ousadia do diretor de futebol, Alexandre Mattos, e fez muito barulho porque sabia da necessidade de voltar a ser campeão.
Hoje, é o time do quase.
Na reunião de quarta-feira passada, os jogadores mostraram saber qual será a gravidade, se isso acontecer. Há nove dias para mudar o rumo da decisão.
O CENTROAVANTE
Mano Menezes aprendeu em dois anos de seleção que jogar com centroavante contra as melhores seleções da atualidade significa abrir mão de alguém que participa da partida. A saída de Ricardo Oliveira e o gol de Lucas Lima reforçam essa tese.
O CLÁSSICO
Messi continua sua recuperação e deve jogar contra o Real Madrid. O maior jogo do planeta também terá Neymar, de azul e grená, e Cristiano vestido de branco. Hoje, tem paz com a torcida no Barça. E a torcida desconfiada de Rafa Benítez, em Madri.