quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Teste real para 'nova Ronda', vida mais tranquila para queridinho e brasileiros; veja palpites



Quinta-feira é dia de UFC, sim senhor. A ‘semana louca' da principal competição de MMA do mundo começa nesta noite e vai até a madrugada de sábado para domingo em Las Vegas.
Oportunidade ótima para os primeiros palpites do ESPN MMA!
ROSE NAMAJUNAS X PAIGE VANZANT
GETTY
Rose Namajunas x Paige VanZant - peso palha feminino
Rose Namajunas x Paige VanZant - peso palha feminino
Um duelo de promessas, mas com uma disparidade enorme na forma como são tratadas pelo UFC e pelo grande público. Paige VanZant tem apenas 21 anos, é uma das mais jovens em todo Ultimate e já vinha sendo considerada uma espécie de ‘nova Ronda Rousey' - antes de Rowdy perder, é claro. Muito também pela beleza e pelo que é capaz de fazer fora do octógono, é verdade. Do outro lado, Rose Namajunas tem 23 anos e até já lutou pelo título da categoria, mas não é tratada com tanto carinho assim.
Mas Rose pode ser justamente o que o UFC parece menos querer: e mulher a desbancar VanZant. Hoje, Namajunas parece ser mais completa que a adversária tanto na luta em pé quanto no chão. E ainda traz consigo a experiência de já ter lutado por um cinturão, algo que deveria fazer com que ela se sentisse mais a vontade em uma luta principal.
Do outro lado, porém, VanZant já deu provas de que tem bem mais que um rostinho bonito e mostrou bastante coração e garra em suas três primeiras lutas pelo UFC.
Palpite ESPN: Não se engane: Paige ainda tem muito a evoluir. Mas ainda não chegou a hora de ela perder no UFC. VanZant leva a vitória na decisão dos jurados.
JIM MILLER X MICHAEL CHIESA
GETTY
Jim Miller x Michael Chiesa - peso leve
Jim Miller x Michael Chiesa - peso leve
Aqui o duelo é mais entre experiência e juventude. Tá, Michael Chiesa já está com 28 e não é tão jovem assim. Mas os quatro anos a menos que tem em relação ao adversário podem sim fazer a diferença. Ainda mais porque a luta entre grapplers de origem deve ser travada quase que inteiramente no wrestling. Como os dois tem um nível parecido, leva a melhor quem estiver com o fôlego mais em dia.
Palpite ESPN: Chiesa leva em uma decisão não tão unânime assim, em uma luta que tem tudo para agradar os fãs mais hardcores e deixar os menos um pouco mais entediados com uma possível falta de ação em pé.
SAGE NORTHCUTT X CODY PFISTER
GETTY
Sage Northcutt x Cody Pfister - peso leve
Sage Northcutt x Cody Pfister - peso leve
Se deu uma adversária de ótimo nível para VanZant, o UFC definitivamente não fez o mesmo com o seu novo queridinho. Sage Northcutt vem sendo tratado como a galinha dos ovos de ouro. Simpático, boa pinta e com potencial para movimentos acrobáticos (dá só uma olhada no mortal que ele consegue dar).
Mas nada de apressar as coisas para ele, claro. A estreia já não foi das mais difíceis, contra um Francisco Trevino que mal conseguiu bater o peso. E a dificuldade não deve estar presente de novo diante de Cody Pfister.
Palpite ESPN: Claro que o MMA é uma ‘caixinha de surpresas', como diriam, mas não dá pra negar que Pfister foi escalado como escada. Sage Northcutt ganha por nocaute.
BRASILEIROS
GETTY
Aljamain Sterling x Johnny Eduardo - peso galo
Aljamain Sterling x Johnny Eduardo - peso galo
Quatro brasileiros entram em ação na noite desta quinta, além do ‘argentino xente boa' Santiago Ponzinibbio. E ninguém deve ter vida fácil pela frente. Thiago Marreta, por exemplo, pega o invicto Elias Theodorou, enquanto Johnny Eduardo encara a promessa Aljamain Sterling.
Destaque, aliás, para esta luta entre Sterling e Johnny. O brasileiro tinha tudo para ser um dos grandes nomes do UFC, mas teve a carreira toda atrapalhada por lesões. Agora, aos 35 anos, terá pela frente justamente o que ele era no passado: uma promessa.
Palpites ESPN, de bate-pronto:
Elias Theodorou vence Thiago Marreta na decisão
Serginho Moraes finaliza Omari Akhmedov
Antônio Cara de Sapato finaliza Kevin Casey
Aljamain Sterling vence Johnny Eduardo na decisão
Andreas Stahl vence Santiago Ponzinibbo na decisão
E aí, concorda? Deixe seu comentário e debate o evento com a gente!

Presidente diz que tem a maior torcida em 24 Estados. Certo ou errado?

Eduardo Bandeira de Mello foi reeleito na segunda-feira para mais três anos na presidência do Flamengo. E voltou a dizer que seu clube detém a maior torcida em 24 Estados brasileiros (atenção, a referência é aos Estados, não apenas às capitais). Ele está certo ou errado em sua afirmação?
O tema mexeu com torcedores, claro. Para responder a tal pergunta, o blog convidou Vinicius Paiva, economista, blogueiro de marketing esportivo, autor do blogTeoria dos Jogos, que é especializado em pesquisas sobre torcidas. O texto dele, abaixo, tem o objetivo de eliminar dúvidas sobre o assunto. 
por Vinicius Paiva
É corriqueiro que se questione os números atribuídos às torcidas brasileiras com base numa certa megalomania verificada por dirigentes quando explanam a respeito. A desconfiança é válida. Para alguns cartolas, parece normal internalizar 5 milhões ou dez milhões de torcedores, utilizando-os indevidamente em iniciativas de marketing ou ações de mídia social.
Mas nem sempre esta apropriação indébita acontece de caso pensado ou por má fé. Em algumas situações, ela aparenta ser tão somente fruto da desinformação. Este talvez seja o caso do Flamengo. Reiteradamente, o presidente Eduardo Bandeira de Mello afirma que o clube deteria "a maior torcida em 24 Estados brasileiros" (o que fez mais uma vez em entrevista ao Sportv um dia após sua reeleição), mas a verdade é que os números são um pouco diferentes, embora nem tão distantes do sentenciado.
Para esclarecer esta questão, se faz necessário recorrer aos arquivos internos do Blog Teoria dos Jogos — clique aqui e acesse —, espaço dedicado à compilação de informações relacionadas às pesquisas de torcida. Por quase três anos, o BTJ compôs os quadros do Globoesporte.com, promovendo um profundo mapeamento do perfil das massas. Por ter ficado independente há um ano e meio, a maior parte daquelas informações não mais se encontra disponibilizada pelo antigo hóspede.
De todo modo, foi um mapeamento robusto. Nada menos que 12 estados foram contemplados em parceria firmada com o Instituto GPP — todos com a mesma metodologia —e outros 11 abordados total ou parcialmente (capitais ou interiores). Alguns deles, comoDistrito Federal ou Maranhão, se encontram disponíveis no "novo" Blog Teoria dos Jogos.
Tendo o material em mãos, pode-se dizer com boa dose de segurança que o Flamengo é detentor da maior torcida em 21 dos 27 estados da federação. Seriam seis os domínios de outras agremiações: São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul apresentam maioria corintiana. Já Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pernambuco são de predomínio do Grêmio, Cruzeiro e Sport, respectivamente.
Contudo, a pluralidade das metodologias utilizadas faz com que este entendimento não seja pacificado. A última pesquisa Lance-Ibope, por exemplo, apresentou números conflitantes nos estados do Ceará, Bahia, Paraná e Minas Gerais. Em dois deles, outras torcidas foram alçadas ao topo em detrimento dos rubro-negros, restringindo sua hegemonia nacional. Corinthians e Cruzeiro também perderiam postos. Por conta da metodologia questionável, a pesquisarecebeu críticas no Blog Teoria dos Jogos.
Em suma: no que se refere às torcidas, nem sempre as coisas são como parecem. Paixões cegam - como no expediente do "olhômetro", quando as pessoas identificam a camisa do seu clube em meio a uma multidão, ignorando a do rival. Por essas e outras, pesquisas científicas são o melhor método de mensurá-las, ainda que nem estes estudos tenham chegado a conclusões definitivas.
Por enquanto.
Entre em contato o blog Teoria dos Jogos:
E-mail teoriadosjogos@globo.com
Twitter Facebook 
GETTY
Torcida Flamengo
Torcida do Flamengo no Maracanã: pesquisas a apontam como maior de 21 dos 27 Estados

Já é Natal em Santa Catarina

Em meio à disputa para o cargo de presidente da CBF, o por enquanto mais velho da entidade, Delfim Peixoto, já comemora a chegada do Natal. Na tarde de ontem, o presidente da federação de Santa Catarina enviou aos funcionários da CBF, presidentes de clubes e amigos seu cartão de felicitações natalinas.
Diz a mensagem: "o mais importante é refletir sobre os acontecimentos", nada muito diferente do que se costuma escrever nesta época do ano, mas enviado por Delfim pode trazer muitos significados.
Os cumprimentos de Natal foram enviados tão logo o dirigente recebeu o resultado do Ranking Nacional de Federações da CBF no qual Santa Catarina pulou de 6° lugar, em 2014, para a 4ª colocação, em 2015. Ele comemora ter ultrapassado as federações vizinhas do Rio Grande do Sul e Paraná.
Ano que vem, no entanto, o estado terá somente duas equipes na Primeira Divisão, Chapecoense e Figueirense. Joinville e Avaí jogarão a Série B.
DIVULGAÇÃO
Já é Natal para a Federação Catarinense de Futebol (FCF)
Cartão de fim de ano do presidente da Federa

Libertadores 2016 conhece 35 de 38 classificados. Acompanhe a luta pelas últimas vagas



GUILLERMO MUÑOZ/AFP
Santa Fe fez o que precisava para seguir na competição e chegar à final
Santa Fe, campeão da Sul-Americana, garantiu vaga na Libertadores 2016 
A Copa Libertadores da América já conhece 35 dos 38 times que estarão no torneio em 2016.
Uma novidade para a próxima edição é a mudança nos critérios para o sorteio dos grupos, com a adoção de um ranking de clubes a ser anunciado até o dia 22 de dezembro.
Saiba como é a classificação em cada país e quem está na disputa pelos lugares restantes. Este post será atualizado a cada mudança.
ARGENTINA
Para a fase de grupos, além do atual campeão River Plate, estão classificados Boca Juniors e San Lorenzo, os dois primeiros do campeonato, e o Rosario Central, finalista da Copa Argentina.
Racing, vencedor do torneio seletivo, e o Huracán entram na primeira fase, como melhor argentino na Copa Sul-Americana.
BOLÍVIA
Vencedor do Apertura 2014 e do Clausura 2015, o Bolívar entra na fase de grupos. The Strongest, pela pontuação geral da temporada, tem a outra vaga direta. Também pela campanha nos dois torneios, o Oriente Petrolero joga a primeira fase.
BRASIL
As quatro vagas diretas são dos três primeiros colocados do Brasileirão - o campeão CorinthiansAtlético Mineiro Grêmio - e do Palmeiras, campeão da Copa do Brasil. O São Paulo, quarto do Brasileiro, estará na primeira fase.
CHILE
Cobresal, campeão do Clausura, e o Colo Colo, do Apertura, jogarão a fase de grupos. A vaga na primeira fase pertence à Universidad de Chile, campeã da Copa Chile.
COLÔMBIA
Vencedor do Apertura, o Deportivo Cali estará nos grupos. Também terá vaga direta o campeão do Finalización, que está na fase dos mata-matas.
As semifinais terão Junior de Barraquilla x Tolima e o clássico Atlético Nacional x Independiente Medellín.
Independiente Santa Fe, vencedor da Copa Sul-Americana, entra na primeira fase.
EQUADOR
Campeão e vice irão à fase de grupos. A LDU de Quito venceu a primeira etapa do campeonato, portanto está na final e tem uma destas vagas. O Emelec já garantiu no mínimo o lugar na primeira fase pela pontuação anual.
Faltando uma rodada na segunda etapa, o Emelec lidera com 40 pontos, um a mais que LDU e Universidad Católica. O Independiente del Valle, com 37, ainda tem chances matemáticas. 
O Emelec, que só depende de si para ser finalista, visita o Deportivo Quito no próximo fim de semana. A LDU pega o Independiente, enquanto a Universidad Católica vai ao campo do Barcelona de Guayaquil.
Em duas hipóteses o Emelec entra direto nos grupos: se for à decisão ou se a LDU vencer também a segunda etapa e conquistar o título automaticamente. Em qualquer destes cenários, o Independiente del Valle terá a vaga na primeira fase.
MÉXICO
Duas vagas diretas cabem aos melhores da fase de classificação do Apertura entre os times que não disputam a Champions League da Concacaf 2015/16: Pumas Toluca. O Puebla, via Supercopa, jogará a primeira fase.
PARAGUAI
Cerro Porteño, campeão do Apertura, e Olimpia, do Clausura, são os times garantidos nos grupos. Pela pontuação anual, o Guaraní se classificou para a primeira fase.
PERU
Sporting Cristal e Melgar, finalistas do campeonato nacional, estão diretamente na fase de grupos. Os perdedores das semifinais, Universidad César Vallejo e Real Garcilaso, vão se enfrentar pela vaga na primeira fase.
URUGUAI
Nacional Peñarol, campeão e vice da temporada 2014/15, entram nos grupos. ORiver Plate jogará a primeira fase pela pontuação geral.
VENEZUELA
Começam na fase de grupos Deportivo Táchira, campeão de 2014/15, e Trujillanos, segundo colocado. Com a melhor campanha entre as demais equipes, o Caracascomeça na fase prévia.

Mundial de Clubes


08h45

Sanfrecce HiroshimaHIR
Auckland CityACK


Santa Fe bate Huracán nos pênaltis e conquista título da Copa Sul-Americana

O Independiente Santa Fe, time colombiano, levou o título da Copa Sul-Americana de 2015 nos pênaltis, após novo empate por 0 a 0 no tempo normal – e prorrogação –, em partida em Bogotá, contra o argentino Huracán, no estádio El Campín.
Os clubes, em Buenos Aires, haviam ficado no mesmo placar, no dia 2 de dezembro.
Por causa da conquista, o Santa Fe assegurou vaga na Libertadores de 2016. É o primeiro caneco internacional da equipe. Mais do que isso, é o primeiro da Colômbia na Copa Sul-Americana. 
Zapata, o goleiro, assumiu papel de herói ao evitar o gol em três cobranças dos rivais – as de Bogado, Nervo e Toranzo. Nas penalidades, 3 a 1 para os colombianos.
Ramon Ábila, destaque do Huracán na campanha, foi o vilão. Aos 13 minutos do segundo tempo da prorrogação, ele, que é o batedor de pênaltis oficial do time, deu soco na barriga de um adversário e acabou expulso. Ficou de fora do momento decisivo. 

Os pênaltis

Bogado, do Huracán, deu início às cobranças - bateu no canto esquerdo de Zapata, que, após se adiantar consideravelmente, defendeu. Omar Pérez anotou o seu, com chute rasteiro que chegou a desviiar no joelho de Díaz, e abriu vantagem ao Santa Fe. 
Nervo inaugurou a segunda série, com um tiro no travessão. Seijas, de cavadinha, com finalização no meio do gol, ampliou a diferença. 
Mancinelli, em momento crítico para o Huracán, arriscou cobrança no ângulo direito de Zapata e converteu. Balanta, na sequência, também fez e manteve o Santa Fe na frente. 
Toranzo não quis inventar: um tiro forte no meio da meta - ele, contudo, carimbou o travessão. O errou definiu o placar em 3 a 1 nos pênaltis. 

Catimba argentina

O Huracán fez valer a fama dos argentinos. Desde a metade do segundo tempo, a equipe parecia só querer ouvir o apito final.
Por volta dos 25 minutos, o goleiro Díaz pediu atendimento médico por suposta lesão na panturrilha, que durou cinco minutos. Como se não bastasse tirou as luvas ao fim da intervenção para amarrar as chuteiras. A bola só voltou a rolar aos 29.
A torcida foi à loucura. Mais tarde, aos 38, o jovem Espinoza jogou uma segunda bola em campo, na direção da que estava em jogo, em saída do Santa Fe para o ataque – o árbitro brasileiro Héber Roberto Lopes o puniu com cartão amarelo.  
Héber deu cinco minutos de acréscimo no tempo final pela demora. As atitudes continuaram na prorrogação. Desta vez, porém, o juiz não deu nem um minuto sequer - a exemplo do que fez na final da Copa do Brasil, entre Palmeiras e Santos. 

O jogo

Não demorou até a partida ter seu primeiro lance de perigo. Ainda no minuto inicial, Ramon Ábila, atacante do Huracán, apertou o goleiro adversário, Zapata, que havia recebido recuo de bola do zagueiro Mina. O argentino conseguiu roubar a bola dentro da área, mas estava sem ângulo e não conseguiu balançar a rede na finalização.
Mas o duelo não foi tão animado quanto o começo sugeriu. A segunda chance de gol também foi criada por Ábila, aos 12, que encontrou Espinoza em condições de finalizar – o chute, desviado pela defensiva colombiana, saiu pela linha de fundo.
O clube anfitrião assustou aos 41 minutos, quando Ângulo subiu mais alto do que todo mundo, em cobrança de escanteio, e exigiu defesa de Díaz.  
A metade inaugural foi marcada pelo equilíbrio. Santa Fe teve 51% de posse de bola e o adversário, 49%. Além disso, cada lado chutou duas vezes à meta rival.
O desenho da partida não mudou no segundo tempo. Nem mesmo parecia final de campeonato, a julgar pela disposição dos dois times. O Huracán, ainda aos 29 minutos, já fazia cera, esperando pelo apito final.
A melhor oportunidade dos 45 minutos finais foi dos argentinos, aos 38, em um tiro de média distância de Bogado. A bola passou à direita da meta, raspando a trave.
Não teve remédio: em jogo pouco ativo, prorrogação. Logo aos 3 minutos, Díaz, goleiro do Huracán, deu sorte de não ter se tornado o vilão da noite. O Santa Fe chegou com cruzamento fraco desde a esquerda, mas ele deu rebote, em cima de Roa. O meia finalizou rápido e a bola parou nas pernas do arqueiro.
O lance parece ter animado o time colombiano. O capitão Omar Pérez, ídolo da equipe, apesar de não estar 100% fisicamente, levou perigo em cobrança de falta, aos 13 - o carequinha tentou um cruzamento da intermediária, mas a bola tomou o rumo da meta e exigiu boa defesa do adversário.  
Já no segundo tempo da prorrogação, a dois minutos para o fim do jogo, o destaque do Huracán, o atacante Ramon Ábila, deu soco na barriga do oponente e acabou expulso por Héber Roberto Lopes. Ele, batedor de pênaltis, ficou de fora do momento decisivo. 

Caminho até o título

Primeira fase
LDU de Loja 0 x 0 Santa Fe
Santa Fe 3 x 0 LDU de Loja
Segunda fase
Nacional (URU) 0 x 2 Santa FE
Santa Fe 0 x 1 Nacional (URU)
Oitavas de final
Emelec 2 x 1 Santa Fe
Santa Fe 1 x 0 Emelec
Quartas de final
Independiente 0 x 1 Santa Fe
Santa Fe 1 x 1 Independiente
Semifinal
Sportivo Luqueño 1 x 1 Santa Fe
Santa Fe 0 x 0 Sportivo Luqueño
Final
Huracán 0 x 0 Santa Fe
Santa Fe (3) 0 x 0 (1)