quinta-feira, 4 de julho de 2013

Duda e Pigossi avançam às quartas de Rio Preto

São José do Rio Preto (SP) - Dois bons nomes da nova geração do tênis brasileiro já estão nas quartas de final da etapa de Rio Preto do Circuito Mundial de Tênis Feminino, torneio que conta pontos para o ranking mundial e que acontece nas quadras de saibro do clube Monte Líbano. Nesta quarta-feira, as paulistas Eduarda Piai e Laura Pigossi venceram em dois sets. Paula Gonçalves joga nesta quinta-feira e tenta busca sua vaga.

Pigossi, de 18 anos, conseguiu grande vitória sobre a venezuelana e cabeça 4 Adriana Perez, anotando as parciais de 6/4 e 6/3. Já Duda superou com autoridade a romena Daiana Negreanu, saída do qualificatório, por duplo 6/4. As duas buscarão as primeiras semifinais da carreira num torneio desse porte contra argentinas.

"Foi uma das minhas melhores partidas da temporada, fui para cima e dominei os pontos", comemora Pigossi, que treina na equipe Play Tennis, em São Paulo, sob supervisão de Carla Tiene, uma das principais tenistas de sua geração. Laura enfrentará Mailen Auroux, que surpreendeu a compatriota Catalina Pella, por 6/4 e 6/0. Duda tem treinado na Argentina, onde busca melhorias no seu jogo. Agora, terá uma tarefa difícil diante da experiente Fernanda Molinero, cabeça 3, que marcou duplo 6/4 sobre a carioca Ana Clara Duarte.

Os jogos desta quinta-feira começam às 14 horas e completam as oitavas de final de simples e fazem as semifinais de duplas. O público tem acesso gratuito. Confira a ordem das partidas:

Quadra 5 - 14 horas
[5]Chieh-Yu Hsu (EUA) vs. Yana Sizikova (RUS)
Montserrat Gonzalez (PAR) vs. [2]Veronica Cepede (PAR)
Não antes das 18 horas
[1]Maria Irigoyen (ARG) vs. Paula Gonçalves (BRA)

Quadra 4 - 14 horas
Ximena Hermoso (MEX) vs. [7]Amanda Carreras (GBR)
Não antes das 17 horas
Veronica Cepede (PAR)/Adriana Perez (VEN) vs. Victoria Bosio/Catalina Pella (ARG)

Quadra 3 - 17 horas
Maria Fernanda Alvarez (BOL)/Mailen Auroux (ARG) vs. Gimenez/Rojas ou Pigossi/Sizikova

A segunda edição do Circuito Mundial de Tênis Feminino do Interior é apresentada pela Usina Colombo/Açúcar Caravelas por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, através do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, e conta com o patrocínio das empresas Mahle, Romi, Tilibra, Poty, Supermercados Sonda e Correios. O apoio é da Confederação Brasileira de Tênis, Federação Paulista de Tênis e do Clube Monte Líbano de São José do Rio Preto. A organização é da Associação Saque de Ouro.

Bia diz adeus ao juvenil. Carol segue nas duplas.

Londres (Inglaterra) - A paulista Beatriz Haddad Maia encerrou oficialmente sua carreira como tenista juvenil nesta quarta-feira, ao ser eliminada nas oitavas de final do torneio de Wimbledon. Depois de suas boas vitórias, ela caiu diante da número 2 do ranking, a croata Ana Konjuh, de apenas 15 anos, por 6/2e 6/3.

Bia já tem se focado no circuito profissional, onde obteve bons resultados ao longo dos últimos três meses sobre o saibro europeu. Com isso, ainda aos 17 anos, será a segunda brasileira mais bem classificada no ranking da próxima segunda-feira, próxima ao 270º posto.

Como  juvenil, Bia não teve grandes resultados internacionais. Em Roland Garros, chegou duas vezes à final de duplas e ficou com os vices. Seu ranking mais expressivo foi o 15º lugar, obtido em abril deste ano, logo após o segundo vice consecutivo na Copa Gerdau.

Em duplas, o tênis brasileiro ainda se mantém vivo em Wimbledon. Carolina Meligeni Alves, atuando ao lado da australiana Sara Tomic, chegou às quartas de final ao derrotar as britânicas Anna Brogan e Maia Lumsden por 6/4, 6/7 (3-7) e 6/0. Já Rafael Matos e Marcelo Zormann foram eliminados pelos australianos Thanasi Kokkinakis e Nick Kyrgios por 4/6, 6/3 e 6/4 pela primeira rodada.

Radwanska e Bartoli levam experiência para semi

Londres (Inglaterra) - Nenhuma das quatro semifinalistas de Wimbledon tem um título de Slam, mas duas delas já estiveram em uma final, justamente em Londres: Agnieszka Radwanska e Marion Bartoli. A experiência da polonesa e da francesa pode fazer a diferença nesta quinta-feira.
Bartoli e Flipkens entram na quadra central às 9h (horário de Brasília). Flipkens sequer jogou Wimbledon em 2012 porque não tinha ranking para disputar o qualificatório. Já a francesa perdeu para Venus Williams na decisão de 2007. Elas jamais se enfrentaram e Flipkens passou apenas três minutos a mais em quadra durante a campanha.
Flipkens é a quarta belga a fazer semifinal de Slam na Era Aberta, após as célebres Justine Henin e Kim Clijsters, além de Yanina Wickmayer. Henin foi quem chegou mais longe em Wimbledon, com dois vice-campeonatos em 2001 e 2006. Flipkens foi campeã juvenil de Wimbledon, algo que tem em comum com Radwanska.
Adversária de Sabine Lisicki no segundo jogo, Radwanska é a única jogadora a fazer quartas de final em todos os Slam de 2013. A polonesa foi quem mais se desgastou na campanha, com 9h40 em quadra, bem menos que as 6h54 de Lisicki.
A alemã não está em território desconhecido, já que esteve na semifinal em 2011. Caso faça a final, Lisicki será a primeira jogadora de seu país na decisão de um Slam desde Steffi Graf em 1999, justamente em Wimbledon. Radwanska e Lisicki se enfrentaram duas vezes, ambas na quadra dura, com uma vitória para cada.
Veja a programação de quinta-feira:
Quadra central - 9h
[15]Marion Bartoli (FRA) vs. [20]Kirsten Flipkens (BEL)
[4]Agnieszka Radwanska (POL) vs. [23]Sabine Lisicki (ALE)
Quadra 1 - 9h
[1]Bob Bryan/Mike Bryan (EUA) vs. [14]Rohan Bopanna (IND)/Edouard Roger-Vasselin (FRA)
[2]Horia Tecau (ROM)/Sania Mirza (IND) vs. [8]Daniel Nestor (CAN)/Kristina Mladenovic (FRA)
[7]Rohan Bopanna (IND)/Jie Zheng (CHN) vs. Jean-Julien Rojer (HOL)/Vera Dushevina (RUS)
Quadra 2 - 7h30
[11]Marcin Matkowski (POL)/Kveta Peschke (TCH) vs. [3]Nenad Zimonjic (SER)/Katarina Srebotnik (ESV)
[4]Leander Paes (IND)/Radek Stepanek (TCH) vs. [16]Marcelo Melo (BRA)/Ivan Dodig (CRO)
[1]Bruno Soares (BRA)/Lisa Raymond (EUA) vs. John Peers/Asleigh Barty (AUS)
L

Bia Haddad perde e diz adeus à carreira juvenil

Londres (Inglaterra) - A paulista Beatriz Haddad Maia encerrou oficialmente sua carreira como tenista juvenil nesta quarta-feira, ao ser eliminada nas oitavas de final do torneio de Wimbledon. Depois de suas boas vitórias, ela caiu diante da número 2 do ranking, a croata Ana Konjuh, de apenas 15 anos, por 6/2e 6/3.

Bia já tem se focado no circuito profissional, onde obteve bons resultados ao longo dos últimos três meses sobre o saibro europeu. Com isso, ainda aos 17 anos, será a segunda brasileira mais bem classificada no ranking da próxima segunda-feira, próxima ao 270º posto.

Como  juvenil, Bia não teve grandes resultados internacionais. Em Roland Garros, chegou duas vezes à final de duplas e ficou com os vices. Seu ranking mais expressivo foi o 15º lugar, obtido em abril deste ano, logo após o segundo vice consecutivo na Copa Gerdau.

Em duplas, o tênis brasileiro ainda se mantém vivo  em Wimbledon. Carolina Meligeni Alves, atuando ao lado da australiana Sara Tomic, disputa vaga nas quartas de final diante das britânicas Anna Brogan e Maia Lumsden. Já Rafael Matos e Marcelo Zormann estreiam contra os australianos Thanasi Kokkinakis e Nick Kyrgios.

Teliana mantém embalo e ganha outra na França

Denain (França) - Depois de levantar seu primeiro troféu da temporada no fim de semana, a pernambucana Teliana Pereira não perdeu o embalo e já avançou duas rodadas no ITF de US$ 25 mil que é disputado agora no saibro de Denain, também na França. Cabeça 1 pela segunda semana consecutiva, a brasileira superou a local Amandine Hesse, por 6/3 e 7/5.

Teliana terá um dia de descanso agora e espera para conhecer sua adversária nas quartas de final. O mais provável é que enfrente a búlgara Dia Evtimova, cabeça 6 da semana, que ainda aguarda oponente, uma vez que a primeira rodada sofreu atrasos por conta do mau tempo na região.

Existe grande chance de Teliana aparecer no 110º posto do ranking quando a nova lista for divulgada na segunda-feira. De qualquer forma, terá garantido a mais alta classificação da carreira, já que foi 116ª em fevereiro. Também será a mais alta de uma tenista brasileira desde que Andrea Vieira deixou o top 100 do ranking, em 1994.

Para subir mais algumas posições nesta semana, Teliana precisa chegar pelo menos na semifinal de Denain. Isso poderá levá-la para o 105º posto, muito perto da linha de corte para as participantes do US Open, que teoricamente é o 104. A lista oficial de inscritas será baseada no ranking feminino do dia 15, ou seja, seis semanas antes do quarto Grand Slam da temporada.