quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Copa Sul-Americana

19h15Jogo de idaUniversidad Católica  0x2  Vélez Sarsfield
21h50 Aurora 3x1 Vasco

Brasileirão Série A


20h30 Grêmio 1x0 Santos
21h50 Cruzeiro 3x3 São Paulo

Por que o Flamengo não joga na quarta-feira à noite

O Flamengo jogaria na noite desta quarta-feira pela segunda fase da Copa Sul-Americana. Seria o jogo da TV aberta para o Rio de Janeiro. Ocorre que Flamengo e Universidad de Chile bateram o pé para não jogar, pela impossibilidade de usar o Engenhão -- tem show de Justin Bieber na quarta.

A Universidad de Chile recusava-se a jogar fora da cidade do Rio de Janeiro. Tinha esse direito, porque a Confederação Sul-Americana não obriga ninguém a jogar a mais de 50 quilômetros da cidade sede do adversário.

O Flamengo pretendia levar a partida para o Pacaembu.
E a televisão queria a partida em qualquer lugar.
No final do cabo de guerra, o Flamengo fez o acordo com a Universidad de Chile. Preferiu jogar dia 19 e ter a chance de escalar Ronaldinho Gaúcho, se quiser.

O jogo da TV para o Rio, nesta quarta, será Auroroa x Vasco.

Aniversário do 'projeto': em paz com as vitórias, Luxa faz um ano no Fla

O "projeto" completa um ano nesta quarta-feira. Contratado para salvar a pátria rubro-negra após péssima passagem de Silas, Vanderlei Luxemburgo chegou ao Flamengo em 5 de outubro de 2010 para uma trajetória que começou cambaleante na luta contra o rebaixamento, mas comemora aniversário sonhando alto, com o título do Brasileirão, apesar dos percalços recentes.
montagem vanderlei luxemburgo flamengo um ano (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)As várias expressões de Luxemburgo em 12 meses no comando do Fla (Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Com 32 vitórias, 26 empates e nove derrotas em 67 jogos, além do título estadual deste ano, Vanderlei Luxemburgo chega à marca que tinha sido alcançada pela última vez por Ney Franco, ainda em 2007. A passagem do atual comandante da Seleção Sub-20, no entanto, teve um ponto final cinco dias após completar um ano, em 29 de maio. Desde então, Luxa é o nono treinador a comandar o Rubro-Negro da Gávea. Ou melhor, do Ninho do Urubu, como o próprio estabeleceu em seu primeiro dia de trabalho, quando passou definitivamente para o centro de treinamento todos os trabalhos do departamento de futebol. No século, somente Zagallo, entre 24 de outubro de 2000 e 15 de novembro de 2001, supera a dupla nos números.
TreinadorPeríodoAproveitamento
Ney Franco24/05/06 a 29/05/0752,7%
Joel Santana05/08/07 a 07/05/0869,1%
Caio Jr.11/05/08 a 07/12/0856,1%
Cuca12/12/08 a 24/07/0959,8%
Andrade25/07/09 a 21/04/1069,2%
Marcelo Sales (interino por 1 jogo)25/03/10100%
Rogério Lourenço28/04/10 a 26/08/1045%
Toninho Barroso (interino por 1 jogo)29/08/100%
Silas01/09/10 a 12/10/1030%
Vanderlei LuxemburgoDesde 5 de outubro de 201060,6%
O aproveitamento de 60,6%, por sua vez, coloca Vanderlei Luxemburgo na quarta colocação em aproveitamento desde a saída de Ney Franco - considerando o interino Marcelo Sales, que venceu a única partida que comandou o time após a demissão de Andrade. O treinador campeão brasileiro, inclusive, é quem vem logo em seguida, com 69,2% em cerca de oito meses. A marca é quase idêntica à de Joel Santana, único que deixou o clube por vontade própria. Com 69,1% entre agosto de 2007 e maio de 2008, o “papai” trocou o Fla pela seleção da África do Sul.
O apoio irrestrito da presidente Patrícia Amorim, entretanto, é um indício de que Luxa não terá problemas em superar a marca de Ney Franco, já na próxima segunda-feira, após o Fla-Flu. A primeira partida desta terceira passagem do treinador pelo clube aconteceu no dia 7 de outubro, com triunfo por 2 a 0 sobre o Atlético-GO. Foi o pontapé inicial da campanha de três vitórias, cinco empates e três derrotas, que impediu o rebaixamento para a Série B na penúltima rodada, graças a uma combinação de resultados.
Já em 2010, com liberdade para montar o elenco e trabalhar desde a pré-temporada, o início de temporada foi avassalador. Apesar de questionamentos sobre o desempenho em campo, Luxa, que apresentou estilo mais despojado no lugar do tradicional terno, viu o Flamengo ser campeão estadual invicto e se manter desta forma até a 26ª partida na temporada, quando caiu diante do Ceará, no Engenhão, pela Copa do Brasil. O revés acabou sendo decisivo para a primeira frustração, com a eliminação da competição nacional uma semana depois, em Fortaleza.
Empates, críticas e show na Vila Belmiro
Em 67 jogos, o Flamengo tem 32 vitórias, 26 empates e nove derrotas nos últimos 12 meses
A goleada de 4 a 0 sobre o Avaí na estreia no Brasileirão, com atuação de gala de Ronaldinho Gaúcho, foi empolgante, mas veio seguida também de quatro empates consecutivos que trouxeram à tona questionamentos. Mantendo-se tranquilo, Vanderlei não se cansou de reafirmar a confiança em seu projeto a longo prazo e foi recompensado com uma boa fase que teve o ápice na vitória de virada por 5 a 4 sobre o Santos, na Vila Belmiro, pela 12ª rodada. A esta altura, o Fla disputava palmo a palmo o topo da tabela com o Corinthians, até mais uma vez ser afetado por um período de altos e baixos.
Recordista de invencibilidade em um início de Brasileirão em pontos corridos, o Flamengo foi superado por 4 a 1 pelo Atlético-GO, em casa, pela 17ª rodada, na segunda partida de uma série de dez jogos sem vitórias que o derrubou da segunda para a sexta colocação. Era o pior momento de Luxa no retorno ao clube do coração. A tolerância de Patrícia Amorim misturava apoio e cobranças, e uma declaração deu o tom da situação para a partida contra o América-MG:
- É o período mais difícil do ano. Os resultados têm de acontecer. Fui atleta olímpica, de alto nível. Minha formação como dirigente também me ensinou que a sua sobrevivência no esporte é pautada em cima de resultados. Eu sei, os treinadores sabem, os jogadores sabem. É assim que funciona.
Cobrança feita, resultado conquistado. Os 2 a 1 diante dos torcedores, no Engenhão, foi a primeira vitória no campeonato sem Ronaldinho e levou paz ao time, que consolidou a volta por cima ao repetir o placar no Morumbi, no último domingo, sobre o São Paulo.
Para os jogadores, um ‘pai’
O momento de calmaria permite celebrações pelo aniversário do técnico no comando da equipe. Por parte dos jogadores, que foram recebidos por Luxa em sua casa para um churrasco na última semana, sobram elogios.
Thiago Neves, Ronaldinho e Luxemburgo no treino do Flamengo (Foto: Nina Lima / Vipcomm)Luxa entre Thiago Neves e R10, os dois principais jogadores destes 12 meses (Foto: Nina Lima / Vipcomm)
- Um dos motivos de eu ter vindo para o Flamengo foi para trabalhar com o Luxemburgo. É um treinador vencedor, que sempre busca os títulos, e sabia que alguma coisa iríamos conquistar. É marcante conviver com quem já treinou o Real Madrid, a Seleção Brasileira... – disse Thiago Neves.
Ele (Luxemburgo) é tranquilão, parceiro, amigo de todo mundo. Sempre procura ajudar em campo. É um paizão para todos"
Thiago Neves, meio-campo do Fla
O camisa 7 falou também sobre o estilo paternalista de Vanderlei nos 12 meses de Fla.
- Com vocês (jornalistas), ele é uma coisa, mas com os jogadores é tranquilão, parceiro, amigo de todo mundo. Sempre procura ajudar em campo. É um paizão para todos.
As palavras encontraram eco em Renato Abreu, que desejou vida longa ao comandante no clube.
- O Vanderlei é extremamente emotivo, passa isso durante os jogos. Apesar da imagem de ser durão e de cobrar bastante, que foi como ele conseguiu os objetivos na carreira, é um pai para nós. Sempre dá força para todos os jogadores. É o técnico que o Flamengo precisava. Ele conhece o clube, conhece a força e é flamenguista. Espero que ele fique mais um ano.
No que depender do contrato, o desejo de Renato será realizado. Vanderlei Luxemburgo tem compromisso assinado com o Flamengo até o fim de 2012. Mas como já avisou Patrícia Amorim: “Os resultados têm que acontecer”. Por enquanto, o momento é de celebrar o primeiro ano do projeto.

Thiago Neves avisa: 'Quero ficar no Flamengo'

Rio - O Flamengo já se mexe para garantir a compra em definitivo de Thiago Neves (o empresário do meia, Léo Rabello deve se reunir ainda esta semana com a diretoria). E o Rubro-Negro conta com um importante aliado para ficar com o jogador: o próprio Thiago Neves. Nesta terça-feira, o meia revelou a sua vontade.

"Quero ficar. Deixei bem claro para o Vanderlei e para a Patricia Amorim. Minha família está bem no Rio. Estou em casa no Flamengo, fui bem acolhido. Vou ficar muito feliz se o clube puder fazer uma força para me manter", disse Thiago Neves.

O Flamengo acertou a compra de 10% dos direitos econômicos de Thiago Neves e o empréstimo até o fim do ano. Para ficar com o meia em definitivo, o Fla precisa desembolsar 8 milhões de euros, cerca de R$ 19 milhões.

Em campo, Thiago Neves voltou a se destacar pelo Flamengo. Ele usou a cabeça e marcou nas duas últimas vitórias do Rubro-Negro. Contra o São Paulo, o meia deu, literalmente, o sangue pelo clube. Thiago Neves levou a pior em lance com Dagoberto e saiu com a canela esquerda sangrando.

"Se pega no meu joelho ia ser complicado, a dor na hora foi insuportável, por eu isso eu saí. Mas vai ser tranquilo para jogar no domingo (o Fla encara o Fluminense). Se precisar levar outra pancada e o Flamengo ganhar os três pontos está valendo", diz o meia.

Pelé não pode pagar mico no Mundial de Clubes

Luís Álvaro de Oliveira deu uma boa sacudida na administração do Santos. Marcou golaços com o título da Libertadores e ao segurar Neymar, pelo menos até a metade do ano que vem. Ou seja, tem desempenho acima do comum da cartolagem. Só que anda tão entusiasmado com a divulgação da marca de seu clube que corre o risco de extrapolar sem se dar conta.
Falo da cisma dele em inscrever Pelé como integrante do elenco que o Santos levará para o Japão, no fim do ano, no Mundial de Clubes. Luís Álvaro levantou a questão, um tempo atrás, e ela soou como uma bela homenagem. Ou brincadeira. Ou ambas as coisas. E ficou por isso mesmo. Não se falou mais no assunto.
E não é que ele voltou ao tema? Em entrevista à Rádio Globo, disse que até já convenceu Muricy Ramalho a aceitar o novo (epa!) reforço. O que mais me preocupa é que aparentemente falou sério. Quer o Rei do Futebol com a 10, no mesmo grupo de Neymar, Ganso, Elano e outros. Ah, sim, claro, no banco de reservas…
Calma lá, presidente! Pelé merece todos os elogios e rapapés que recebe há mais de cinco décadas. Ele foi extraordinário, o maior, inigualável, ídolo querido no mundo todo. Até na Argentina! Seu carisma resiste, mesmo em tempos de redes sociais que criam mitos a cada semana para esquecê-los na seguinte. Mas não precisa pagar esse mico.
Com 71 anos de idade, a serem festejados neste mês, Pelé deve fazer parte da delegação santista, como seu grande símbolo, o embaixador, o porta-estandarte, o talismã. Seja lá qual for a nomenclatura, ela vai lhe cair bem. Só não se pode profanar a 10 que ele consagrou. O bom velhinho jamais pode ser caricatura de si mesmo. Cada um tem seu tempo, mesmo o Rei da bola. O tempo de Pelé nos gramados foi glorioso e inigualável. Mas passou, pertence à História.
O Santos deve apostar em marketing, sem dúvida. Mas sem ser apelativo, ser virar o fio. A melhor publicidade que pode fazer é com a bola nos pés, com futebol à altura de sua tradição. E acreditar na possibilidade de chegar à final e ganhar do Barcelona. Ora, se o Santos de Pelé não era imbatível, por que seria diferente com o Barça de Messi?

Copa de 2014: depois do pacto, o diabo cobra a alma

Boa parte da torcida, e muito mais, vibraria como nunca se a presidenta Dilma Rousseff rodasse a baiana e mandasse um belo cacho de banana para a mamãe Fifa, com um singelo recadinho: porteira aberta, uma ova. Certamente iria subir ainda mais nas pesquisas, pois a soberania brasileira não seria pisoteada por um bando de chuteiras sanguessugas.

Estaria tudo muito bem, tudo muito bom, mas só até aparecer o local para se preencher o destino da encomenda. Aí o rumo do cacho de bananas, peça rara que nasce enforcada e morre degolada, teria de ser outro. Dividido por três.

Uma grande parte deveria ser encaminhada ao corintiano Luiz Inácio Lula da Silva, outra menor para o olímpico ministro Orlando Silva Jr. e uma terceira ao rei da bola e dono do Circo Brasileiro de Futebol, o carismático Ricardo Teixeira.

Um mergulho no túnel do tempo, na piscina do inferno, sem boia e pé-de-pato: em outubro de 2007, quando o Brasil venceu a difícil corrida do ‘eu sozinho’ pelo direito de organizar a grande festa da bola (dentro e fora dos gramados, literalmente), Lula escancarou as fronteiras do país.

Em nome de uma duvidosa alegria do povo, mas de absoluta felicidade de empreiteiros e gatos, Lula aceitou todas as exigências para realização da Copa de 2014 na ‘Suíça sul-americana’.

Agora, a mamãe Fifa está apenas cobrando a conta. A meia-entrada deve ir mesmo para o beleléu e a cerveja rolará à vontade nos estádios, além de uma tonelada de benesses.

Promessa é dívida. E com o diabo não se brinca. Ele cobra a alma.
                                                           ######
Gol da Fiel. O ‘bando de loucos’ está em festa. De acordo com pesquisa do Ibope, o Corinthians empatou o jogo da arquibancada com o Flamengo, Os dois times têm as maiores torcidas do Brasil, com 13% cada um. Na sequência, São Paulo (8%), Palmeiras (6%) e Cruzeiro (4%). Os corintianos estão mais concentrados em São Paulo (84%), enquanto o Flamengo ainda possui maior abrangência nacional. A enquete foi feita entre abril e julho, nas 12 maiores regiões metropolitanas do país. Foram ouvidas nove mil pessoas acima de 10 anos. A abrangência representa 50 milhões de pessoas.

Sugismundo Freud. A amarelinha desbotada até que não é feia. Só incomoda mesmo quem a vê.

Bate coração. Se o imperador Adriano entrar em campo e matar o Dragão goiano, a Fiel terá a obrigação de chamar para a roda de bamba a modelo Luana Kisner. A moça assumiu o papel de maria-chuteira e vem cuidando, dia sim e outro também, do atacante. Dá palpite até no menu – Adriano nunca degustou tanto frango. O casal vive às mil maravilhas. Só há uma pequena rusga quando o imperador quer assistir o ‘reality show’ A Fazenda.

Twitface. A união em prol de um periquito mais saudável é merecedora de crédito. Só dois jogadores pintaram na inauguração da Clínica São Marcos.

No bico do corvo. Empolgado com os incansáveis aplausos ao ‘professor’ Adilson ‘Pardal’ Batista na derrota para o Flamengo, o são-paulino Thiago Mantovani lembrou coincidências que somente o filósofo João Grandão conseguiria explicar. Em 10 de outubro de 2010, Adílson deixou o Corinthians depois de cinco jogos sem vitória. Naquele dia, perdeu por 4 a 3 do Atlético/GO, no Pacaembu. O time ocupava a terceira colocação, cinco pontos atrás do líder. No dia 12 de outubro, o São Paulo também poderá somar cinco jogos sem vencer. Nesta quarta, pega o Cruzeiro e, no domingo, o Internacional – também em casa. Hoje, o Tricolor é o terceiro, quatro pontos atrás do líder.

Tiro curto. O Fla-Flu promete ser de arrepiar. Apenas os coadjuvantes Ronaldinho e Fred estão fora.

Tijolinho. O contrato entre o Internacional e a Andrade Gutierrez para colocar o Beira Rio na rota da Copa virou prato cheio nas redes sociais. Algumas pérolas: ‘É mais fácil o Corinthians ser prejudicado pela arbitragem do que o Inter assinar com a AG’; ‘Stevie Wonder afirma que já viu assinado o contrato do Inter com AG’; ‘É mais simples matar o Jason do que a AG construir o Beira Rio’; ‘É mais fácil o Sarney largar o osso que o Inter se acertar com a AG’. Desce o pano.

Gilete press. De Ancelmo Gois, no ‘Globo’: “Acredite. O serviço de guarda-bagagem no aeroporto internacional de Recife é controlado por uma... pipoqueira! A apenas dois anos da Copa, o serviço arretado é indicado pela própria Infraero no balcão de informações.” Fala sério!

Você sabia que... um casal não se intimidou com o público de mais de 30 mil pessoas e foi flagrado fazendo sexo no jogo Bayern de Munique x Hoffenheim, pela Bundesliga?

Bola de ouro. Hélio dos Anjos. Virou um demônio no comando do Dragão goiano.

Bola de latão. Taça das Bolinhas. Quando todo mundo pensa que já foi derretida, ela ressurge. Agora, a Justiça mandou o Tricolor devolvê-la à Caixa. Vitória do Flamengo, a segunda em menos de 48 horas sobre o freguês.

Bola de lixo. Conmebol. A prestativa confederação atendeu pedido da plim-plim, mudou o horário de Aurora x Vasco, das 19h15 para 21h50, e não avisou o time carioca. Desculpe a nossa falha.

Bola sete. “Os médicos me proibiram de beber, fumar e jogar basquete. Só me restou o sexo como prazer” (do ex-pivô Sabonis, 46 anos, que se recupera de um infarto – reclama de barriga cheia).

Dúvida pertinente. O que é pior: inspeção veicular ou ver o Palmeiras?

Estadão: Interlocutores garantem que Felipão negocia ida ao São Paulo em 2012

O técnico Luiz Felipe Scolari pode ter cansado do clima sempre conturbado e de pressão existente no Palmeiras e, segundo os próprios interlocutores do treinador, está negociando sua transferência para comandar o arquirrival São Paulo a partir de 2012.

A informação é da jornalista Sonia Racy em sua coluna Direto da Fonte, publicada na edição desta quarta-feira no jornal "O Estado de S. Paulo". Segundo fontes ouvidas por ela, Felipão já teria até assinado um pré-contrato com o clube do Morumbi.

O espaço dá conta ainda que tanto no São Paulo quanto no Palmeiras ninguém quer ouvir falar sobre o assunto. Há alguns dias, a coluna De Prima, do diário "Lance!", afirmara que o treinador não escondia de ninguém seu desejo de voltar à seleção brasileira, especulação que sua assessoria negou ao ESPN.com.br

Dadas as situações atuais de São Paulo e Palmeiras, não seria impossível imaginar uma troca de comando em ambos para o próximo ano. No clube tricolor, Adilson Batista já chegou sob desconfiança da torcida e é frequentemente chamado de burro, enquanto que no alviverde Felipão é muito questionado internamente pelo alto salário que recebe e está sempre envolto a polêmicas com parte da direção.

Felipão estaria negociando para deixar o Palmeiras e assumir o São Paulo em 2012
Felipão estaria negociando para deixar o Palmeiras e assumir o São Paulo em 2012
Crédito da imagem: Agência Estado

Criciúma vence ABC, vai ao oitavo lugar e mantém sonho do acesso

O Criciúma venceu o ABC-RN por 3 a 1 na noite desta terça-feira e chegou ao oitavo lugar na tabela da Série B. O resultado deixou o time catarinense com 41 pontos, contra 36 do rival desta terça-feira, que figura na 14ª posição. Fábio Santana abriu o placar para os donos da casa no final do primeiro tempo; Doriva ampliou no segundo, Pio empatou de falta e Schwenck fechou o placar batendo pênalti.

O próximo compromisso dos comandados do técnico Márcio Goiano será contra o Goiás. Já a equipe potiguar buscará a reabilitação diante do Guarani, no Estádio Frasqueirão.

O jogo
Embalado pela vitória na rodada passada (3 a 0 sobre o Sport), o ABC-RN ignorou o fator da casa e pressionou o Criciúma no começo. Mas, apesar da postura ofensiva dos visitantes, foram os anfitriões que criaram as primeiras chances agudas.

Aos 15 minutos, Roni levantou na área e Hennik cabeceou com perigo. Dois minutos depois, Dirley escorou de cabeça e Schwenck quase concluiu de bicicleta.

A primeira oportunidade do Alvinegro ocorreu na marca dos 30. Pio tentou tabelar com Eliandro, porém a zaga afastou de forma providencial. Como a pontaria dos atacantes não estava muito calibrada, as redes foram balançadas por conta de um erro.

Em uma jogada rápida pela direita, Fábio Santana cruzou rasteiro e o zagueiro Leonardo, tentando cortar, mandou para seu próprio gol: 1 a 0 Criciúma.

O ABC-RN esboçou uma reação na segunda etapa, mas, logo aos oito minutos, o Criciúma armou um contra-ataque rápido e a bola sobrou para Doriva mandar para o fundo do gol.

Contudo, quando a situação parecia estar ruim, Pio acertou uma pancada de falta, estufou as redes adversárias e recolocou os potiguares no confronto. Mas não por muito tempo. Aos 26 minutos, Schwenck converteu penalidade e fechou a conta: 3 a 1 Criciúma.

FICHA TÉCNICA:
CRICIÚMA 3 X 1 ABC-RN

Local: Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)
Data: 4 de outubro de 2011
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: João Batista de Arruda (RJ)
Auxiliares: Michael Correia (RJ) e José Eduardo Calza (RS)
Cartões amarelos: Nirley (Criciúma); Ricardo Oliveira, Jerson e Rômulo (ABC-RN)

GOLS:
CRICIÚMA:
Fábio Santana, aos 43 minutos do primeiro tempo; Doriva, aos 19 minutos do segundo tempo; e Schwenck, aos 26 minutos do segundo tempo
ABC-RN: Pio, aos 19 minutos do segundo tempo

CRICIÚMA: Andrey; Fábio Santana, Rogélio, Nirley, João Victor; Henik, Jackson, Doriva, Guilherme; Roni (Adeílson) e Schwenck (Nilson)
Técnico: Márcio Goiano

ABC-RN: Camilo; Pio, Irineu (Thiago Garça), Leonardo, Renatinho Carioca; Rômulo (Esdras), Ricardo Oliveira, Jerson, Cascata; Eliandro (Ederson) e Leandrão
Técnico: Leandro Campos

São Caetano vence fora e Sport perde a terceira seguida

O São Caetano venceu fora de casa o Sport por 3 a 1 nesta terça-feira em partida válida pela 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O time paulista foi aos 33 pontos. Já o clube rubro-negro ficou com 43 pontos.

Os gols do São Caetano foram marcados por Artur, duas vezes, aos 32 e aos 34 minutos do primeiro tempo, e Nunes, aos 12 minutos da etapa final. O Sport descontou com Bruno Mineiro, aos oito minutos do segundo tempo.

Na próxima rodada, o Sport visita a Ponte Preta, enquanto o São Caetano recebe o Vila Nova.

O jogo

O primeiro tempo do confronto foi muito equilibrado, com as duas equipes dividindo as ações. Logo aos cinco minutos, passado o tempo dos adversários "se estudarem", o São Caetano tomou a iniciativa e viu Antônio Flávio cruzar uma bola na área para ninguém ir atrás.

Aos 12 minutos, na primeira oportunidade que teve, o Sport empolgou o torcedor que havia comparecido à Ilha do Retiro e acertou uma bola na trave. Em cobrança de falta próxima da entrada da área, Marcelinho Paraíba fez o goleiro Luiz arregalar os olhos.

A partir dos 20 minutos da primeira etapa, o São Caetano resolveu esquecer a pressão do torcedor do Sport e reverter a posse de bola em efetividade, atendendo aos pedidos do técnico Márcio Araújo, que gritava desesperado na beira do gramado ciente de que o time poderia agredir mais.

Depois de tentar pelo meio, sem sucesso, o Azulão encaixou uma jogada lateral que resultou em escanteio. Na batida de Souza, Magrão ficou olhando a bola cruzar a pequena área e chegar na cabeça de Artur, que só teve o trabalho de empurrar para as redes e abrir o placar.

Sem o Sport ter tido tempo para assimilar o revés, a vantagem foi aumentada dois minutos depois, aos 34. O mesmo Artur encontrou liberdade para invadir a área e bater por cima do goleiro Magrão, que se reduziu a criticar a zaga rubro-negra.

Enquanto o São Caetano buscava trocar passes na intermediária, o Sport ainda teve audácia para atacar, aos 37 e aos 46, mas novamente sem sorte. No segundo tempo, acompanhando o ritmo da torcida, que decidiu dar apoio em busca da reação, o Sport melhorou seu rendimento.

Tanto que, logo aos nove minutos, após lançamento de Marcelinho Paraíba, Tobi subiu mais alto para cabecear, mas acertou a trave. No rebote, Bruno Mineiro, em posição ilegal, bateu para o gol e encheu de esperança o torcedor do Leão.

Essa esperança seria sepultada aos 16 minutos, quando Souza bateu escanteio pela esquerda e Magrão socou a bola. Na sequência do lance, Ailton bateu e Nunes, no meio da área, desviou para fazer o terceiro do time paulista contra o Sport.

Não foi por falta de esforço que o Sport não conseguiu diminuir o placar. Bruno Mineiro e Marcelinho Paraíba tentaram, acertaram bola na trave, mas mesmo assim acabaram derrotados dentro da Ilha do Retiro.

Guarani vira contra o Náutico e se afasta da zona de rebaixamento

O Guarani venceu o Náutico por 3 a 1, nesta terça-feira, e deu um passo importante para se afastar do rebaixamento na Série B do Brasileiro. A equipe campineira saiu atrás, mas virou graças a dois gols de Marcelo Macedo e a um de Fred.

Com o resultado, o Guarani chegou a 37 pontos, abrindo quatro de vantagem para a zona de degola da competição. O Náutico continuou com 48 pontos e perdeu o terceiro lugar para o Americana.

O jogo


O duelo entre os opostos começou muito aberto no Brinco de Ouro. Se por um lado João Paulo, lateral do Guarani, já cruzou uma bola na área adversária no primeiro minuto, o Timbu fez o mesmo aos seis, quando Jeff Silva lançou e o zagueiro Ewerthon Páscoa fez o corte.

Eduardo Ramos, que foi absolvido pelo STJD na última segunda-feira, foi o primeiro a fazer o torcedor bugrino levantar das cadeiras. Aos sete minutos, o camisa 10 dominou a bola na intermediária e foi carregando até a área adversária. No chute cruzado, a bola saiu pela linha de fundo.

A partir dos dez minutos, o Náutico começou a mostrar que não veio para Campinas a passeio. Na primeira oportunidade, Rogério dominou com categoria e foi para cima do zagueiro Aílson, que não conseguiu alcançar. A batida, entretanto, foi sem direção. Os visitantes se mantiveram na pressão, mas perderam outras boas oportunidades aos 29 e aos 32, ambas com Rogério.

Apesar do único lance de intensidade do Bugre ter saído pela esquerda, com João Paulo, foi justamente desse lado que Derley cruzou rasteiro e viu Kieza receber na área, se antecipando à marcação, para abrir o placar a favor do Náutico.

Para a segunda etapa, o Guarani voltou mais ofensivo, com Fabinho no lugar de Dadá e um 4-3-3 que prometia, de acordo com o técnico Giba. Promessa é dívida. A jogada do Bugre na segunda etapa foram as enfiadas para Fabinho que usava a velocidade para abrir o jogo e facilitar a infiltração dos companheiros que vinham de trás.

Entretanto, nenhum dos dois gols que o Guarani marcaria em sequência seriam dessa forma. O primeiro, aos dez, ocorreu após cobrança de escanteio, quando a bola viajou e chegou aos pés de Marcelo Macedo, que não perdoou e soltou uma pancada para o fundo das redes.

Menos de dez minutos depois, em outro cruzamento na área, Denílson furou, mas Marcelo Macedo, o novo matador bugrino, bateu forte e aumentou a vantagem, virando o placar para o Guarani.

Os anfitriões seguraram a pressão exercida pelo Náutico com lances ousados de Eduardo Ramos para manterem a posse de bola e, aos 29, ampliar o placar e sacramentar mais um resultado positivo que confirma a reação do time na Série B. Após insinuante drible de Denílson, que cruzou rasteiro na área, Felipe apareceu para marcar o terceiro.

Depois dos três gols, naturalmente, o Guarani diminuiu o ritmo. O Náutico, sem reação, só assistiu as tentativas de Aílson e Fabinho nos últimos minutos. Sem força, sucumbiu à derrota fora de casa.

FICHA TÉCNICA:
GUARANI 3 X 1 NÁUTICO

Local: estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP)
Data: 4 de outubro de 2011 (terça-feira)
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Marcelo Bertanha Barison (RS) e Marçal Rodrigues Mendes (RJ)
Cartões amarelos: Éwerthon Páscoa (Guarani) e Jeff Silva (Náutico)
GOLS: Guarani - Marcelo Macedo, aos 10 e aos 16 do segundo tempo, e Felipe, aos 29 do segundo tempo ; Náutico - Kieza, aos 36 do primeiro tempo.

GUARANI: Emerson; Chiquinho (Ari), Éwerthon Páscoa, Aílson e João Paulo; Leandro Carvalho, Mika, Dadá (Fabinho) e Felipe; Marcelo Macedo e Denílson (Felipe Adão)
Técnico: Giba

NÁUTICO: Gideão; Peter, Diego Bispo, Ronaldo Alves e Jeff Silva; Everton, Elicarlos, Derley e Eduardo Ramos (Joelson); Rogério (Alexandro) e Kieza
Técnico: Waldemar Lemos
|

Goiás bate a vice-líder Ponte, encerra jejum e escapa de zona de degola

O Goiás quebrou um tabu de oito jogos, nesta terça-feira, e venceu a Ponte Preta por 2 a 1, no Serra Dourada, pela 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Foi a primeira vitória do clube goiano desde 23 de agosto, quando a equipe do Centro-Oeste vencera outro time campineiro, o Guarani, por 3 a 0.

Com o resultado, o Goiás chega a 33 pontos e mantém a 16ª colocação, empatado em pontos com o São Caetano, primeiro clube na zona de rebaixamento. A Ponte Preta, por sua vez, continua com 49 pontos, na vice-liderança, mas cada vez mais longe da líder Portuguesa, que soma 57.

Na próxima rodada, os goianos seguem dentro de seus domínios, onde recebem o Criciúma, enquanto os campineiros retornam para o Moisés Lucarelli e lá duelam com o Sport Recife.

O Jogo

A partida não teve um grande ritmo no primeiro tempo, com os dois times aparentando um pouco de preguiça para tentar se livrar dos sistemas defensivos do adversário. Os lances de perigo foram escassos, atrapalhados pelo grande número de poças d'água que se formaram com a chuva de Goiânia.

A primeira boa oportunidade, no entanto, já fez com que os anfitriões anotassem. Após belo lançamento da defesa, Felipe Amorim dominou com categoria, ganhou do zagueiro e, de canhota, bateu no canto oposto, marcando um belo gol e tirando o zero do placar.

No restante da primeira parte do duelo, apenas passes errados e uma série de tentativas frustadas pelo campo pesado, em uma jornada que dava sono aos presentes no Serra Dourada. Aos 40 minutos, no entanto, a saída do experiente goleiro Harlei, por lesão, acendeu um sinal de alerta nos aficionados.

E esta preocupação foi confirmada logo aos quatro minutos da etapa final. Após falta cometida na lateral da área, o goleiro Pedro Henrique não conseguiu segurar chute despretensioso de João Paulo Silva, atrapalhado pelo grande número de jogadores à sua frente, e acabou tomando o gol de empate.

Desesperado por estar entrando na zona de rebaixamento da competição, o time da casa passou a pressionar incessantemente a Macaca, que não mostrava muitos artifícios para sair do sufoco adversário. Hugo, em duas oportunidades, girou em cima da defesa rival, mas acabou mandando para fora na hora do chute.

Aos 36 minutos, no entanto, veio a redenção para os esmeraldinos. Após falta sofrida por Felipe Amorim na entrada da área, Douglas bateu com perfeição, no ângulo direito do gol defendido por Julio César, e selou o sofrido triunfo.

Portuguesa bate o ASA, abre oito pontos na ponta e fica cada vez mais perto da Série A

A Portuguesa deu mais um passo muito importante para voltar à elite do Campeonato Brasileiro. Nesta terça-feira, a equipe superou o ASA pelo placar de 2 a 0, no Canindé, pela 28ª rodada da Série B. Os gols da Lusa foram marcados por Henrique e Rogério.

Com a vitória, o time do técnico Jorginho dispara na liderança, agora com 57 pontos. A vice-líder Ponte Preta, que perdeu para o Goiás, estaciona com 49 pontos. Já o ASA segue com 37 pontos, em posição intermediária.

Na próxima rodada, a 29ª, a Lusa jogará fora de casa contra o Salgueiro. O ASA-AL também atuará longe dos seus domínios, contra o Paraná.

O jogo
O primeiro tempo foi marcado por um duelo particular entre o atacante Ananias, da Portuguesa, e o goleiro Gilson, do ASA. Como bom mandante, o time do Canindé adotou postura ofensiva e, quase sempre pelo lado direito, criou diversos lances de perigo.

O embate começou aos 13 minutos, quando Henrique cruzou da direita para Ananias cabecear e exigir linda defesa do arqueiro rival. Aos 22, quase um replay: cruzamento da direita, nova cabeçada de Ananias e outra defesa importante de Gilson.
Portuguesa bateu o ASA por 2 a 0 nesta terça-feira
Portuguesa bateu o ASA por 2 a 0 nesta terça-feira
Crédito da imagem: Agência Estado
Destaque da Lusa, Ananias não se deu por satisfeito com as jogadas aéreas. Saiu para buscar jogo e, aos 25 minutos, levou perigo após receber de Edno em uma das poucas subidas rubro-verdes pela esquerda. Com 40, Ananias arriscou-se como garçom, mas viu Henrique parar em mais uma ótima intervenção de Gilson.

A muralha alvinegra parecia sólida, mas não durou muito mais que dois minutos na etapa complementar. Em outra investida pela direita, Luís Ricardo deu ótimo passe para Henrique tocar na saída do goleiro, que dessa vez não teve como reagir.

O gol não fez bem à Lusa. Se antes dominava o jogo, a equipe passou a correr riscos depois que ficou em vantagem. Aos seis minutos, por exemplo, o lateral Matuto cruzou na área para Toninho, que cabeceou e exigiu boa defesa de Weverton. Aos 17, Matuto levantou mais uma e Reinaldo Alagoano, em nova jogada pelo alto, testou para fora.

O sufoco acabaria aos 27 minutos. Marco Antonio cobrou falta da esquerda, a bola desviou na zaga e sobrou para Rogério completar sozinho na pequena área. Os jogadores do ASA reclamaram de impedimento, mas sem razão.

O segundo gol dos anfitriões esfriou o time alagoano. Ao contrário do que aconteceu após a abertura do placar, a equipe alvinegra pouco se aventurou no ataque e sequer teve oportunidades para diminuir a desvantagem. Enquanto isso, a torcida da Lusa festejava e aplaudia os jogadores substituídos, principalmente o capitão Marco Antonio, que deu lugar a Cleiton aos 34 minutos.

Deco ocupa vaga de Lanzini e pode voltar ao time titular no Fla-Flu

Depois de duas partidas saindo do banco de reservas, o meio Deco pode voltar ao time titular do Fluminense neste sábado, quando o time carioca enfrenta o Flamengo no clássico disputado no Engenhão. O experiente jogador treinou na equipe titular nesta terça-feira no lugar do jovem argentino Lanzini.

Diego Cavalieri, com dores na costela, Leandro Euzébio e Martinuccio, esses preservados por dores musculares, motivaram outras mudanças nos onze do time principal, como a entrada de Elivélton na zaga e Rafael Sóbis no ataque. Assim, além do revezamento dos goleiros reservas, o time treinou com Mariano, Elivélton, Márcio Rosário e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Marquinho e Deco; Rafael Sóbis e Rafael Moura.

O Fluminense tem 44 pontos na quinta posição do Campeonato Brasileiro e disputa, no mínimo, uma vaga na Libertadores do ano que vem. O Flamengo, adversário do final de semana, tem o mesmo número de pontos, mas é o sexto pelos critérios de desempate. Com a seleção, Fred, pelo lado do Flu, e Ronaldinho, pelo Fla, estão fora do clássico do Engenhão.

VÍDEO: Caio diz que Botafogo mira título brasileiro e afirma: 'vamos calar a boca de muita gente'

O atacante do clube carioca participou da segunda edição do programa Bate Bola, dos canais ESPN, e comentou sobre a boa campanha do Botafogo no campeonato nacional de 2011. Para Caio, o time mira o título e pretende contrariar a imprensa que, segundo o jogador, não vê o clube de Caio Jr. com chances de título

“A gente fica um pouco triste porque gostamos de acompanhar vários canais e vemos que estamos em cima, disputando, e muitas vezes a gente não ouve o nome do botafogo. Falam de times que estão abaixo da gente na tabela e não da gente. Acho que calar a boca de muita gente”, disse o atacante.



Clique no player e assista à entrevista!

Dorival mantém dúvidas na escalação do Inter para enfrentar líder Vasco

O primeiro dia de treinos da semana, no Beira-Rio, não foi suficiente para dar pistas da escalação do Inter para enfrentar o Vasco, no domingo. Há dúvidas na defesa e no meio-campo. A partir dos trabalhos de quarta-feira uma definição sobre a formação começará a ganhar forma.

"Vai acontecer de maneira natural. Ainda não há definição. A partir de amanhã começaremos a definir a equipe. Buscamos ter a equipe forte em campo para a recuperação. Os pontos que perdemos, eles não voltam. Tudo é questão de tempo. Não há muito o que esconder", comentou o técnico Dorival Júnior.
Na defesa a disputa por uma vaga é entre o experiente Bolívar e Rodrigo Moledo. O primeiro voltou ao time após uma auto-exclusão de seis jogos na derrota por 2 a 0 para o Atlético-PR e pode seguir na equipe.

No meio-campo, Elton está recuperado das dores que o afastaram da partida fim do semana, mas não tem retorno assegurado. Se ficar no banco de reservas, Bolatti seguirá entre os titulares. Andrezinho, após cumprir suspensão, volta ao setor. A principal dúvida é substituto de Oscar, que defende a seleção brasileira.

Em fase final de recuperação de cirurgia para a retirada de uma hérnia inguinal, Zé Roberto era o principal candidato para ser escalado. Sua recuperação, entretanto, está m pouco mais lenta do que o esperado.
"Ele ainda esta com limitações. Percebemos isso nitidamente. A não ser que tenha alteração brusca, não correremos esse risco. Até esse momento ele dificilmente estará em campo desde o início", explicou o treinador.

Com a fraca atuação de Ricardo Goulart contra o Furacão, o jovem João Paulo passa a ser o mais cotado para substituir Oscar. Seu principal concorrente é Ilsinho, recuperado de lesão muscular.

VÍDEO: Ex-Flu e com rival dentro de casa, Thiago Neves diz: 'No Fla as coisas são maiores'

Sem Ronaldinho Gaúcho e Fred, na seleção brasileira, Thiago Neves é um dos grandes personagens do Fla-Flu do próximo domingo. Hoje jogador rubro-negro, o meio campista já fez a alegria dos torcedores rivais durante passagem pelo Fluminense e até hoje tem presença tricolor dentro de sua casa.

A esposa do jogador, que gerou polêmica com declarações pela internet na época da transferência de Neves para a Gávea, é Fluminense fanática. “É impossível ela trocar - de time. Já queria apostar. Falei para ela ficar quieta no canto dela”, brincou o meia.

Com a autoridade de quem já esteve dos dois lados do clássico, Thiago Neves garante que no seu atual time tudo tem proporcões maiores.

“No Flamengo as coisas são maiores. A cobrança é maior quando se ganha ou perde. Não é que seja maior ou algo assim. É uma diferença que não sei explicar. Só estando aqui para saber como que é. E com a torcida, não há comparação no mundo. Tive uma história bonita no Fluminense e também quero escrever a minha aqui.”



Clique no player e veja a entrevista!