quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Goiás bate a vice-líder Ponte, encerra jejum e escapa de zona de degola

O Goiás quebrou um tabu de oito jogos, nesta terça-feira, e venceu a Ponte Preta por 2 a 1, no Serra Dourada, pela 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Foi a primeira vitória do clube goiano desde 23 de agosto, quando a equipe do Centro-Oeste vencera outro time campineiro, o Guarani, por 3 a 0.

Com o resultado, o Goiás chega a 33 pontos e mantém a 16ª colocação, empatado em pontos com o São Caetano, primeiro clube na zona de rebaixamento. A Ponte Preta, por sua vez, continua com 49 pontos, na vice-liderança, mas cada vez mais longe da líder Portuguesa, que soma 57.

Na próxima rodada, os goianos seguem dentro de seus domínios, onde recebem o Criciúma, enquanto os campineiros retornam para o Moisés Lucarelli e lá duelam com o Sport Recife.

O Jogo

A partida não teve um grande ritmo no primeiro tempo, com os dois times aparentando um pouco de preguiça para tentar se livrar dos sistemas defensivos do adversário. Os lances de perigo foram escassos, atrapalhados pelo grande número de poças d'água que se formaram com a chuva de Goiânia.

A primeira boa oportunidade, no entanto, já fez com que os anfitriões anotassem. Após belo lançamento da defesa, Felipe Amorim dominou com categoria, ganhou do zagueiro e, de canhota, bateu no canto oposto, marcando um belo gol e tirando o zero do placar.

No restante da primeira parte do duelo, apenas passes errados e uma série de tentativas frustadas pelo campo pesado, em uma jornada que dava sono aos presentes no Serra Dourada. Aos 40 minutos, no entanto, a saída do experiente goleiro Harlei, por lesão, acendeu um sinal de alerta nos aficionados.

E esta preocupação foi confirmada logo aos quatro minutos da etapa final. Após falta cometida na lateral da área, o goleiro Pedro Henrique não conseguiu segurar chute despretensioso de João Paulo Silva, atrapalhado pelo grande número de jogadores à sua frente, e acabou tomando o gol de empate.

Desesperado por estar entrando na zona de rebaixamento da competição, o time da casa passou a pressionar incessantemente a Macaca, que não mostrava muitos artifícios para sair do sufoco adversário. Hugo, em duas oportunidades, girou em cima da defesa rival, mas acabou mandando para fora na hora do chute.

Aos 36 minutos, no entanto, veio a redenção para os esmeraldinos. Após falta sofrida por Felipe Amorim na entrada da área, Douglas bateu com perfeição, no ângulo direito do gol defendido por Julio César, e selou o sofrido triunfo.