domingo, 10 de julho de 2011

Rússia se vinga da derrota em 2010 e conquista a Liga Mundial sobre o Brasil

O rival foi o mesmo da última conquista, mas o desfecho foi diferente. A Rússia, visivelmente mais forte que nas edições anteriores da Liga Mundial, conquistou o bicampeonato e brecou a busca brasileira pelo décimo título nas 22 edições da competição. A decisão deste domingo foi disputada em Gdansk, na Polônia, e terminou em 3 sets a 2 para a Rússia, parciais de 23-25, 27-25, 25-23, 22-25 e 15-11.

Apesar do histórico favorável em jogos decisivos contra os russos - foram três títulos mundiais contra dois em finais disputadas entre os dois países - o Brasil também viu a Rússia abrir vantagem na história do confronto: são 43 vitórias brasileiras contra 47 da Rússia.

Rússia é campeã da Liga Mundial

Foto 7 de 16 - Bloqueio brasileiro tenta parar o ataque russo Divulgação/FIVB
O Brasil começou ligado na partida e sacando bem, coisa que não vinha fazendo nas últimas partidas da competição e, desta forma, colocou pressão sobre a Rússia, que chegou a endurecer em alguns momentos e tentou tomar o controle do set. Bernardinho, com dois pedidos de tempo, conseguiu acalmar a equipe e o Brasil saiu na frente: 25 a 23.


A estratégia do início do segundo set foi o saque forçado combinado com um bloqueio agressivo. No começo até que deu certo, o Brasil chegou a abrir três pontos de vantagem, mas que não foram suficientes para segurar o ímpeto russo. Com um ataque de Biriukov, a Rússia fechou o segundo set em 27 a 25 e deixou tudo igual no placar: 1 a 1.

O Brasil deixou a Rússia escapar logo no início do terceiro a set e se viu três pontos atrás no marcador. Os europeus passaram a jogar no ataque e surpreenderam a seleção comandada por Bernardinho. Quando o Brasil tentou se recuperar, já era tarde demais e os russos fecharam o set em 25 a 23 para virar o jogo.

O quarto set foi um festival de erros de saque e o líbero russo também passou a desequilibrar, mas contra seu próprio time. Foram inúmeros erros de passe que acabaram favorecendo a seleção brasileira, que fechou o set em 25 a 22 após um saque para fora de Ilinykh: 2 a 2.

No tie-break, a Rússia contou com uma ajudinha da arbitragem no segundo tempo, quando o Brasil colocou uma bola dentro da quadra adversária, mas o juiz deu bola fora. Além disso, cresceu na partida, fez defesas impressionantes e atacou bem. Foi o suficiente para vencer o set por 15 a 11 e fechar a partida.

Internautas descobrem goleira Hope Solo e bombardeiam Twitter com xavecos


Crédito: AFP Photo/Johannes Eisele
O Brasil sofreu uma derrota dramática para os Estados Unidos pelas quartas de final do Mundial de futebol feminino mas, para os marmanjos que acompanharam o revés nos pênaltis, restou um consolo: a goleira Hope Solo. Uma das maiores candidatas à musa da competição, a norte-americana foi alvo de uma inundação de xavecos pelo Twitter.
A hashtag #goleiraeualinda alcançou o topo dos termos mais comentados no Brasil seguido, na maioria das vezes, por um xaveco padrão: Goleira dos EUA, se tu tiver de bobeira, my name is [preencha com seu nome] and the book is on the table.
Além de esbanjar beleza, Hope Solo também foi eficiente na sua função, defendendo dois pênaltis brasileiros durante a partida. O primeiro, batido por Cristiane no tempo regulamentar, foi cancelado e na segunda tentativa Marta converteu. O segundo, na decisão em penalidades, cobrado pela zagueira Daiane, praticamente definiu a vitória dos EUA.

Crédito: Divulgação/GettyImage

VEJA AS IMAGENS DA PARTIDA ENTRE EUA E BRASIL

Foto 30 de 31 - Hope Solo comemorou a vitória com seu sobrinho. Odd Andersen/ AFP Photo

Brasileirão Série A

16h00 Grêmio 2x0 Coritiba
16h00 Atlético-GO 0x1 Corinthians
16h00 Bahia 1x1 Botafogo
16h00 Fluminense 0x1 Flamengo
18h30 Figueirense 1x1 Ceará
18h30 Palmeiras 3x0 Santos
18h30 Atlético-MG 2x0 América-MG

Brasileirão Série B

11h00 Guarani 1x2 ABC

Copa América

16h00 Colômbia 2x0 Bolívia

Mundial feminino

08h00 Suécia 3x1 Austrália
12h30 3 Brasil 2x2 Estados Unidos 5

Mundial Sub-17

17h00 Brasil 3x4 Alemanha
20h00 Uruguai 0x2 México

Eliminatórias da Concacaf

15h30 Ilhas Virgens Britânicas x Ilhas Virgens Americanas
16h30 Rep. Dominicana x Anguilla