quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Copa Sul-Americana


19h30 Ceará 2x1 São Paulo
21h50 Flamengo 1x0 Atlético-PR
21h50 Atlético-MG 1x2 Botafogo

Eliminatórias da Eurocopa

15h45 Irlanda do Norte 3x0 Ilhas Faroe Grupo C

Mundial Sub-20


19h00 Nigéria 1x0 Inglaterra
19h00 7 Espanha 0x0 Coreia do Sul 6
22h00 Brasil 3x0 Arábia Saudita
22h00 França 1x0 Equador

Brasileirão Sèrie A

21h50 Santos 0x0 Corinthians

Amistosos


15h45 Brasil 2x3 Alemanha
15h45 Itália 2x1 Espanha
16h00 França 1x1 Chile
17h00 Portugal 5x0 Luxemburgo
19h45 América - MEX 0x0 Paraguai
22h00 Estados Unidos 1x1 México

Universo paralelo: Fla e Atlético-PR estreiam na Copa Sul-Americana

Flamengo e Atlético Paranaense estarão frente a frente nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Engenhão, iniciando suas trajetórias na Copa Sul-Americana 2011. Vivendo momentos antagônicos no Campeonato Brasileiro (o time carioca é o líder por pontos ganhos, enquanto o Furacão ocupa a zona do rebaixamento, em penúltimo), os rivais farão o duelo de ida na competição continental (a volta será dia 24, na Arena da Baixada).
A excelente situação no Brasileirão faz com que o técnico Vanderlei Luxemburgo pense em poupar peças importantes da equipe e, ao mesmo tempo, dê condição de jogo a alguns valores que não vêm atuando com frequência. Já pelos lados da equipe paranaense, Renato Gaúcho tomou a decisão de preservar os titulares, e somente o volante Cleber Santana, do chamado onze principal, deve começar jogando.
montagem Vanderlei Luxemburgo Renato Gaúcho (Foto: Editoria de Arte)No Brasileirão, time de Luxa lidera, enquanto o Furacão de Renato está em penúltimo (Foto: Editoria de Arte)

Apesar de o embate desta noite marcar o início de uma nova competição, uma derrota na estreia da Sul-Americana pode respingar na performance do perdedor no Brasileiro. E tanto Luxemburgo quanto Renato (desde que ele assumiu o comando, o Atlético vive momento de reação) parecem só conjugar o verbo vencer.
A arbitragem da partida ficará por conta do mineiro Ricardo Marques, que será auxiliado por Altemir Haussmann-RS e Erich Bandeira-PE. O GLOBOESPORTE.COM traz a cobertura completa do jogo em Tempo Real a partir das 21h20m (de Brasília). A TV Globo transmite a partida para RJ, ES, BA, SE, AL, PB, PI, PA, AM, RO, AC, RR, AP, DF e as cidades de Curitiba-PR, Santos-SP e Balsas-MA.
header o que esta em jogo (Foto: arte esporte)
Flamengo: o time busca a primeira vitória na história da competição. O clube carioca jamais passou da primeira fase. Participou das edições de 2003/04/09 e fracassou em todas elas. Outro interesse do Rubro-Negro da Gávea é a luta para manter o ótimo desempenho na temporada. Até o momento, o time só perdeu um jogo no ano (contra o Ceará, pela Copa do Brasil) e vem de quatro vitórias consecutivas.
Atlético-PR: vice-lanterna do Campeonato Brasileiro - deixa a Sul-Americana em segundo plano. Por isso, e para recuperar os desgastados titulares, Renato Gaúcho vai usar um time reserva na competição continental. Chance para jogadores pouco aproveitados durante a temporada, como o zagueiro Gustavo, o volante Fransérgio e o atacante Rodriguinho.
header as escalações 2
Flamengo: Vanderlei Luxemburgo ainda não divulgou a formação que iniciará o confronto. É possível que o treinador poupe vários titulares por conta do desgaste físico provocado pela maratona de jogos no Brasileirão. Se optar por força máxima, o time será Felipe, Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Airton, Luiz Antônio, Renato e Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid.
Atlético-PR: o único titular a entrar em campo nesta quarta-feira deve ser o volante Cleber Santana, desfalque contra o São Paulo, no próximo fim de semana. O restante do time deve ser todo formado por reservas. A escalação: Santos; Wagner Diniz, Gustavo Araújo, Rafael Santos e Marcelo Oliveira; Wendel, Fransérgio, Robston e Cleber Santana; Rodriguinho e Guerrón (Edigar Junio)
quem esta fora
Flamengo: o volante Willians cumpre suspensão pela expulsão no último jogo da Libertadores do ano passado, contra o Universidad de Chile. Fierro foi liberado para ir a Santiago acompanhar o nascimento da filha. O zagueiro Alex Silva, apesar de inscrito, só estreará domingo no Brasileirão contra o Figueirense. Já Galhardo e Negueba, também aptos para a competição continental, estão no Mundial Sub-20. Ambos estarão à disposição para o jogo de volta da Sul-Americana, dia 24, mesmo horário, na Arena da Baixada.
Atlético-PR: os meias Branquinho e Paulo Baier, machucados, ficaram em Curitiba. O volante Deivid, também vetado pelo departamento médico, viajou para o Rio de Janeiro, mas não entra em campo. O volante Kleberson, que pertence ao Flamengo, é desfalque por uma cláusula contratual.
header fique de olho 2
Flamengo: se for confirmado no time titular, o volante Luiz Antônio volta após três jogos em virtude de uma luxação no ombro direito. Aos 20 anos, o jogador é tido como uma das gratas revelações do clube da Gávea.
Atlético-PR: tem jogadores que ainda não jogaram ou que disputaram poucas partidas durante 2011 e terão uma oportunidade nesta quarta-feira. O goleiro Santos, por exemplo, pode fazer a estreia pelo time principal; o atacante Rodriguinho deve disputar a primeira partida como titular; Guerrón tem chances de voltar ao time após quase dois meses.
header o que eles disseram (Foto: arte esporte)
Renato, meia do Flamengo: "Temos de fazer o dever de casa, ainda mais num mata-mata. O Vanderlei conhece bem esse tipo de competição, eu ganhei duas Copas do Brasil (2002 pelo Corinthians e 2006 pelo Flamengo). O gol fora de casa vale muito. Temos de entender que é outra competição. Temos de pegar o exemplo das últimas partidas e jogar da mesma forma, sempre agrupados, bem juntinhos"

Fransergio, volante do Atlético-PR:
"Sempre, seja como titular ou saindo do banco, estou me preparando para esse momento. Quando chegar, tem que estar bem tranquilo e fazer o que o professor pedir"

header números e curiosidades
* O Flamengo jamais venceu uma partida na história da Copa Sul-Americana. Em
suas três participações anteriores, o Fla disputou apenas seis jogos, todos contra
equipes brasileiras, empatando quatro vezes e sofrendo duas derrotas.
* O Atlético-PR já disputou a Sul-Americana em cinco oportunidades. A melhor campanha foi em 2006, quando o time foi eliminado na semifinal, pelo Pachuca-MEX. Já em 2007 e 2009, o Furacão caiu logo na fase nacional. Ao todo, o Rubro-Negro paranaense disputou 16 partidas pela competição continental. Foram cinco vitórias, cinco empates e seis derrotas, com 23 gols marcados e 21 sofridos.
* Até o momento, foram 43 duelos realizados entre os clubes, com 18 vitórias do Fla, 16 do Furacão e nove empates. Os cariocas anotaram 50 gols, um a menos que o rival.
header último confronto v2 (Foto: arte esporte)
A última vez que Flamengo e Atlético se enfrentaram foi no último dia do 12 de junho, na Arena da Baixada, e o placar foi 1 a 1. Madson abriu o marcador aos 14 minutos do segundo, e Deivid igualou aos 34 depois de uma passe de Diego Maurício.

Peter defende Fred e reprova atitude de torcedores: ‘Tem de ter limite’

Peter Siemsen, enfim, falou sobre toda polêmica que envolveu Fred nos últimos dias. Depois de ficar em silêncio diante da perseguição de torcedores ao camisa 9 após encontrá-lo em um bar e do pedido do jogador para não atuar contra Internacional e América-MG, o mandatário do Fluminense expôs seu ponto de vista. E sobrou para os membros da torcida organizada que abordaram o atleta em episódio reprovado pelo dirigente não só pela atitude como também pelo momento escolhido.
- Fiquei chateado pelo fato como ocorreu. Primeiro, em relação à torcida, acho que as organizadas são importantes. Em momentos difíceis, acompanham o time, gritam forte... Há um valor importante. Mas não têm o direito de ultrapassar a fronteira da vida privada de um atleta, de um dirigente. Tem de ter o limite. O time não estava em condição ruim para esse tipo de atitude, o Fred voltava em boa forma. Que momento foi esse escolhido para essa discussão? Era algo que não era bem-vindo e acaba refletindo negativamente – disse em entrevista ao site "Fluminense e Etc".
Apesar da ausência de Fred dos últimos compromissos tricolores, Peter não demonstrou preocupação quanto ao futuro do jogador nas Laranjeiras. Reforçando a existência da multa de cerca de R$ 34,5 milhões para uma transação, o presidente apostou na reintegração do atacante ao elenco após o amistoso com a Alemanha, nesta quarta-feira, pela Seleção Brasileira:
- A solução para o caso Fred passa pelo retorno dele da Seleção Brasileira. Não existe outra opção. Ele tem um contrato com uma cláusula penal. Se existir algum clube disposto a pagar esse valor e o jogador quiser sair, é uma questão legal. Caso contrário, a ideia é a reintegração para que ele possa fazer os gols e liderar o grupo. O Fred é um profissional sério, que passou por um momento difícil e reagiu da sua maneira.
O dirigente analisou ainda a importância de Fred para o Fluminense e seu comportamento fora de campo, sempre exaltando o camisa 9:
- São duas questões separadas. Uma é a importância do jogador para o Fluminense. E isso vai além da liderança em campo, dos gols marcados... Chega a um contexto mais global. E posso garantir hoje que o Fred é um líder do grupo, conhece profundamente o clube e defende constantemente a instituição. É muito importante pelo que representa. Por outro lado, o Fred tem direito de ter a vida privada. Existiram contusões, mas não podemos dizer que foram por causa de uma vida desregrada. Não tem muito a ver. O Flamengo campeão em 2009, por exemplo, teve o Adriano em condição que muitos questionavam.
Por fim, Peter garantiu que Fred nunca deixou de cumprir seus deveres com a camisa tricolor.
- O importante é se apresentar nos horários, fazer o trabalho e trazer resultado em campo. Ele já teve grandes momentos, outros ruins, o que é normal para qualquer jogador. Não consigo fazer um paralelo exato do que seria uma vida desregrada. Não é o caso.

Assumpção rasga elogios a Loco Abreu: 'Casamento que deu certo'

Os mais de três meses que ficaram afastados não abalaram o casamento entre Botafogo e Loco Abreu. A cada dia, torcida e jogador parecem mais apaixonados um pelo o outro. Desde que retornou da Copa América, o uruguaio marcou três gols no mesmo número de jogos. O ponto alto foi a goleada por 4 a 0 sobre o Vasco, no último domingo, no Engenhão.

Durante o simpósio de futebol Expo Soccer, em Campos, no Norte-Fluminense, o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, rasgou elogios ao camisa 13 e recordou da apresentação do atacante, em janeiro do ano passado, em General Severiano.
- Loco Abreu e Botafogo é um casamento que deu certo desde o início, quando ele chegou e teve aquela recepção fenomenal por parte dos torcedores em General Severiano. Ele gosta do número 13, e a gente não tinha essa tradição da numeração fixa. Logo lembrei do Zagallo e passei para o departamento de marketing do clube, que agiu bem e fez aquele evento inesquecível para o torcedor botafoguense.

Assumpção frisou que Loco Abreu não é um sucesso somente dentro de campo e revelou como o clube pretende explorar a imagem do atacante uruguaio.

- De louco ele não tem nada. Muito pelo contrário, é um dos jogadores mais inteligentes do futebol mundial tanto dentro, quanto fora de campo. Em breve, estaremos lançando um boneco do Loco Abreu, um livro escrito por ele, além de aproveitarmos os vídeos que costuma fazer - contou Maurício Assumpção, para depois brincar com a ‘cavadinha no vestiário da Copa América’.

- Só não vamos explorar aquela sunguinha que ele usou na Argentina – brincou.

Com 102 jogos consecutivos, Prass não abre mão do seu lugar

Entra reserva, sai titular e um jogador está sempre em todas as escalações do Vasco: Fernando Prass. O goleiro é o único do elenco que disputou os 43 jogos oficiais do clube nesta temporada. Ao todo desde que chegou, foram 152 partidas sendo 102 consecutivas. Cansaço? Dores? Nada disso o impede de vestir a camisa 1. Contra o Palmeiras o time vai ser misto e nomes como Bernardo e Elton receberão novas oportunidades. Mas e o reserva do gol, Alessandro? Este vai ter de esperar mais um pouco.
Segundo Fernando Prass, enquanto não houver um motivo direto para não jogar, como lesão ou suspensão, ele não irá ceder seu lugar. Na sua opinião, seria um absurdo fazer isto por vontade própria. Da mesma maneira que ele terá a humildade de pedir para não entrar caso não consiga jogar por alguma dor.
- Não seria irresponsável com o Vasco a esse ponto. Não só eu, mas qualquer um que sinta algum tipo de dor precis ter a humildade e pedir para sair. Ou então vai acabar prejudicando a si próprio e ao Vasco. Mas enquanto isso não acontecer, vou querer jogar. E eu estou 100% - afirmou.
Um dos objetivos do goleiro é completar 200 jogos consecutivos, algo que seria inédito em sua carreira. Ou seja, sinal de que Alessandro ainda vai precisar treinar muito até receber sua oportunidade com a camisa do Vasco, que deve entrar em campo com: Fernando Prass; Fagner, Renato Silva, Anderson Martins e Julinho; Romulo, Jumar, Juninho Pernambucano e Bernardo; Diego Souza e Elton. O adversário na estreia da competição é o Palmeiras e o jogo será realizado na próxima quinta-feira, às 21h50m (de Brasília), em São Januário.

CBF altera padronização dos horários dos jogos das Séries A e B

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) alterou a padronização dos horários dos jogos do Campeonato Brasileiro das Séries A e B. A partir da 18ª rodada da Primeira Divisão, por exemplo, os confrontos que estavam marcados principalmente para as 18h30m serão antecipados em 30 minutos. A confirmação foi feita na tarde desta terça-feira em um documento assinado pelo diretor de competições da CBF, Virgilio Elisio da Costa Neto.
Confira os novos horários:
Série A
Quartas-feiras – 20h30m e 21h50m
Quintas-feiras – 20h30m
Sábados – 18h
Domingos – 16h e 18h

Série B
Terças-feiras – 20h30m
Sextas-feiras – 20h30m
Sábados – 16h e 16h20m
Os jogos que foram alterados:
20/08
Cruzeiro x Ceará – de 18h30m para as 18h
Botafogo x Atlético-MG - de 18h30m para as 18h
Corinthians x Figueirense – de 21h para as 18h
21/08
Atlético-PR x América-MG - de 18h30m para as 18h
Vasco x Fluminense - de 18h30m para as 18h
Bahia x Santos - de 18h30m para as 18h
24/08
Santos x Fluminense - de 19h30m para as 20h30m
27/08
Coritiba x Atlético-PR - de 18h30m para as 18h
América-MG x Atlético-GO - de 18h30m para as 18h
Fluminense x Botafogo - de 21h para as 18h
28/08
Ceará x Bahia - de 18h30 para as 16h
Atlético-MG x Cruzeiro - de 18h30m para as 18h
Figueirense x Avaí - de 18h30m para as 18h
 

Amistosos

Japão 3 x 0 Coreia do Sul