terça-feira, 7 de outubro de 2014

Série B Brasilerão

21h50

2 ABC ABC X Avaí AVA 1

Série B Brasileráo

21h50

1 JEC Joinville X Santa Cruz-PE STA 1

Série B Brasilerão

21h50

2 LUV Luverdense X América-RN ARN 1

Série B Brasilerão

21h50

0 POR Portuguesa X Vasco VAS 1

NÃO PERCAR

Link permanente da imagem incorporada

Série B Brasilerão

19h30

0 BOA Boa Esporte Clube X Ponte Preta PON 1

Série B Brasilerão

19h30
0 ACG Atlético-GO X Icasa ICA 0

Série B Brasilerão

19h30


1 CEA Ceará X Sampaio Correa-MA SAC 1

Série B Brasilerão

19h30

1 NAU Náutico X América-MG AMG 4

Série B Brasilerão

19h30


0 PAR Paraná Clube X Oeste OES 0

Série B Bracilerão

19h30

1 BRG Bragantino X Vila Nova-GO VNO 2

Duelo de torcidas: Fla no Maracanã: 34.698 torcedores por jogo. Corinthians em Itaquera: 31.214

GILVAN DE SOUZA / FLA IMAGEM
Torcida do Flamengo no Maracanã, contra o Atlético-MG, 21 de agosto de 2014
Torcida do Flamengo contra o Atlético Mineiro: 40.892 presentes e 37.726 pagantes
O grande suceso do Flamengo na temporada 2014 tem sido a expressão criada por Vanderlei Luxemburgo: "zona da confusão". Foi assim que o técnico resumiu a região do rebaixamento, onde encontrou o time (era 20º) em sua quarta vez trabalhando no clube como treinador. Saiu dali e recentemente voltou a flertar com as últimas posições. E, independentemente disso, vem recebendo sólido apoio da torcida. Sábado, contra o Santos, mesmo com uma vitória apenas nos sete compromissos anteriores, mais de 43 mil pessoas foram ao "New Maracanan".
A média de público do Flamengo contando todos os jogos que mandou no campeonato cai significativamente porque o time circulou por aí. Jogou em Brasília contra o Goiás, Macaé ante Bahia e Atlético Paranaense e até no Morumbi, em São Paulo, diante do Figueirense. Mas contando as pelejas realizadas realmente "em casa", ou seja, no Maracanã, os números são os melhores do Campeonato Brasileiro. Especialmente após a volta de Luxa e sua arrancada inicial para sair da "confusão". E a recente queda técnica não influiu na presença da torcida nos jogos dos rubro-negros até aqui.
ARTE
Média do Flamengo jogando apenas no Maracanã é a maior do Brasileiro
Média do Flamengo jogando apenas no Maracanã é a maior do Brasileiro
No geral, ficam à frente apenas São Paulo (com ingressos mais baratos) e Corinthians (mais caros), que mandaram todos os seus jogos na cidade onde estão sediados. E a massacrante maioria em seus próprios estádios. Os alvinegros jogaram inicialmente no ex-campo onde o clube realizavam suas partidas, o Pacaembu, por onde também passaram os tricolores. Depois, cotejos (Atlético-PR e Cruzeiro) no Canindé e os demais na nova casa, em Itaquera, onde a média é de 31.214 torcedores por jogo..
Até os líderes, que saíram para Uberlândia, por exemplo, mas jogaram a maioria das vezes no Mineirão, ficam atrás do Flamengo. Mesmo com os cruzeirenses em forma estupenda na competição, no estádio da Copa do Mundo em Belo Horizonte a média celeste de público total é de 28.101.
Na sequência positiva rubro-negra em sua nova-velha casa, dois clássicos cariocas. Contra o Botafogo, o borderô mostra que dos mais de 43 mil pagantes, menos de 7 mil compraram ingressos no setor destinado à torcida alvinegra. No duelo contra o Fluminense os tricolores no setor sul eram pouco mais de 6,5 mil.
Em ambos os jogos as área centrais, consideradas mistas em muitos pontos, estavam nitidamente repletas de rubro-negros. Nota-se que o número de pagantes que não torciam pelo Flamengo nos dois jogos domésticos não foi muito além dos números aqui reproduzidos. Quase uma torcida visitante. Como a do Corinthians, que comprou 4.452 tíquetes quando seu time enfrentou os flamenguistas no Rio de Janeiro.
Médias de pagantes incluindo os jogos do Fla
só no Maracanã e 
Corinthians apenas em Itaquera:
Flamengo no Maracanã - 34.698
Corinthians em Itaquera - 31.214
São Paulo - 29.697
Corinthians (geral) - 29.335
Flamengo (geral) - 27.041
Cruzeiro - 25.914
Internacional - 20.169
Grêmio - 19.681
Fluminense - 19.200
Sport - 15.419
Palmeiras - 15.385
Atlético-MG -13.313
Bahia - 13.169
Coritiba - 11.349
Botafogo - 10.926
Atlético-PR - 10.144
Criciúma - 9.840
Vitória - 9.682
Santos -   8.926
Chapecoense - 8.660
Goiás - 7.338
Figueirense - 7.280
Os dirigentes do Flamengo já cometeram inúmeros erros nessa relação com o torcedor. Mas quando cobram ingressos a preços que a pessoa pode pagar, basta o time dar uma forcinha que a galera tem comparecido. Fosse outra a campanha rubro-negra, lutando pela liderança, a casa certamente lotaria a cada rodada. E deve ser essa a meta de todo grande clube brasileiro. Encher os estádios independentemente do jogo. Como fazem muitos europeus. Não é impossível, apenas difícil.

Roberto de Andrade promete decidir técnico com calma e em parceria com atual presidente

A primeira tentativa de Roberto de Andrade é ter cuidado com sua posição atual: "Sou pré-candidato!" Diz isso para não pôr o carro à frente dos bois, não se dizer candidato enquanto isso não é oficial. A procura por Roberto de Andrade era para comentar as declarações de Mario Gobbi ontem. Ao afirmar que não irá renovar o contrato de Mano Menezes, Gobbi deu a muita gente a idéia de que estava contra a continuidade do atual técnico. Na verdade, tentava bater na decisão do Conselho Deliberativo de não reformular o estatuto, como pretendia, e não antecipar as eleições para novembro, com pesse em 1 de dezembro.
Gobbi deixou claro que não assinará um contrato de um mês. Ou seja, é difícil definir o nome do novo técnico se o novo presidente pode decidir mudar tudo a partir de 1 de fevereiro.
Mas se o novo presidente for Roberto de Andrade, ex-diretor de futebol de Mario Gobbi, a proximidade pode facilitar tudo. "É muito cedo para analisar tudo isso. O Mano está trabalhando bem. E estar próximo ao Mario como estou pode permitir que se faça junto a avaliação do trabalho deste ano para projetar o ano que vem."
Os candidatos à presidência do Corinthians querem Tite como treinador. Mas o cenário só será esse se o final do ano não for bom. Se o Corinthians terminar o Brasileirão em sexto lugar e não ganhar a Copa do Brasil, é claro que a continuidade de Mano Menezes será difícil. 
Se ganhar a Copa do Brasil, o cenário será outro. Permanência também pode não acontecer, mas não estará descartada.
E se perder a Copa do Brasil, chegar em sexto lugar: Neste caso, Mano entrega o time e o novo presidente vai procurar um treinador. Roberto de Andrade não fala isso. Mas ele e Paulo Garcia procurariam Tite nesta condição.
Não é o único nome. No ano passado, Abel Braga foi cogitado. Neste ano, um nome da lista da chapa de situação é Marcelo Oliveira.
Mano Menezes não tem segurança de que continuará. Mas as declarações de ontem de Mario Gobbi não indicam que exista absoluta certeza sobre sua saída.