quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Brasileirão Série A

19h30 Goiás 2x0 Ponte Preta
19h30 Grêmio 1x0 Vasco
21h00 Criciúma 2x1 Atlético-PR
21h00 Botafogo 0x0 Portuguesa
21h50 Coritiba 0x1 Corinthians
21h50 Vitória 1x3 Cruzeiro
21h50 São Paulo 2x0 Flamengo

Eliminatórias da Copa do Mundo - Repescagem



13h00 Jordânia 0x5 Uruguai
18h30 México 5x1 Nova Zelândia

Jornal: Diego Costa encabeça lista de substitutos de Lewandowski no Dortmund

Ciente de que deverá perder o centroavante Robert Lewandowski na próxima janela de transferências internacionais, que será reaberta em janeiro, a diretoria do Borussia Dortmund já pensa em substitutos, e a lista é encabeçada por um brasileiro: Diego Costa, do Atlético de Madrid.
De acordo com o jornal alemão Sport Bild, a cúpula segue de perto os passos do jogador, que trocou a seleção brasileira pela espanhola recentemente, mas acabou sendo cortado de amistosos por conta de uma lesão. O diário fixa em 24 milhões de euros (mais de R$ 75 milhões) a multa de rescisão contratual.
Getty
Diego Costa
Diego Costa é titular absoluto do Atlético de Madri
No entanto, a forte concorrência por Diego Costa, um dos atletas mais badalados da Europa atualmente, poderá atrapalhar as investidas dos alemães - Real Madrid, Barcelona, Arsenal, Manchester City e Chelsea também estariam de olho no brasileiro para a temporada seguinte.
A publicação também lembra dos brasileiros que já passaram por Dortmund, como o lateral esquerdo Dedê e o atacante Amoroso, que fizeram história no clube. Mas, caso Diego Costa seja inviável, o Borussia Dortmund pensa em outras opções, talvez um pouco mais acessíveis.
O colombiano Jackson Martínez, do Porto, o belga Christian Benteke, do Aston Villa, e o bósnio Edin Dzeko, do Manchester City, aparecem na relação dos diretores. Lewandowski já teria acertado com o rival Bayern de Munique, assim como o ex-colega Mario Götze fez no meio deste ano.
Por enquanto, Diego Costa vai marcando seus gols e chamando a atenção europeia para o Campeonato Espanhol. O brasileiro aparece em segundo lugar no ranking de artilheiros, apenas atrás de Cristiano Ronaldo, do Real. O português marcou 16 tentos, três a mais do que Diego Costa.

O mico do Palmeiras no dia de ganhar o título e do anúncio do desejo de renovar com Gílson Kleina

Os dez minutos anteriores ao Palmeiras sofrer o gol de Yago Pikachu foram trágicos para o time. Erros de passe constantes pareciam anunciar a proximidade do revés. Os trinta minutos seguintes foram tétricos. O Palmeiras abusou dos lançamentos longos para a área, em vez de trocar passes até chegar à grande área. Mico! Agora a taça só será confirmada com empate contra o Boa, sábado, no Pacaembu.
No dia em que a diretoria anunciou a intenção de renovar com Gílson Kleina, o time deu um sinal de que não está pronto para ser campeão. Não é simples sair da condição de time de meio de tabela para a de protagonista. É o mesmo desafio dos técnicos. Qual está pronto para ser vencedor? Cuca passou os últimos cinco anos ouvindo sobre suas derrotas no momento chave, até ganhar a Libertadores.
Kleina deve ter o tempo, no Palmeiras, de se preparar técnica, tática e psicologicamente para isso. Pronto não está. É só prestar atenção na quantidade de tropeços à medida em que se aproximava a chance de subir -- até o 0 x 0 contra o São Caetano confirmar o acesso. E agora no vacilo no jogo do título, ou no que era para ser. É difícil jogar no Mangueirão diante de 33 mil torcedores. Mas era para ganhar, ou empatar, e confirmar a taça na noite de terça-feira.
Diga-se que Marcelo Bielsa tem tido dificuldades semelhantes. Campeão argentino pelo Newell's três vezes e pelo Vélez uma, medalha de ouro na Olimpíada de Atenas pela seleção argentina, Bielsa não conquista um título de clube desde 1998. Monta times brilhantes, ganha taças esporádicas. Seu estupendo Athletic Bilbao de 2012 perdeu a final da Liga Europa massacrado pelo Atlético de Madrid de Diego Simeone.
Vencer é mais difícil do que parece.

Pigossi e Cé avançam às oitavas em Rio Preto

São José do Rio Preto (SP) - Favoritas ao título da 2ª etapa do Circuito Feminino de Tênis do Estado de São Paulo, a paulistana Laura Pigossi, 19 anos, e a gaúcha Gabriela Cé, 20, cabeças de chave 1 e 3, respectivamente, estrearam com vitória nesta terça-feira.
Laura ganhou de Barbara Oliveira, por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/0, enquanto Gabriela Cé superou Carolina Meligeni Alves - revivendo a decisão da 1ª etapa - por 2 a 1 (6/3, 4/6 e 7/5). Nas oitavas de final, a tenista de São Paulo irá encarar Juliana Rocha Cardoso. Já a gaúcha Gabriela pega Rafaela Francisquiny.
Os dois jogos acontecem às 9h30 nas quadras de saibro do Clube Monte Líbano de São José do Rio Preto, local do circuito que vale pontos no ranking da WTA (Associação das Tenistas Profissionais) e distribui premiação de US$ 10 mil. A entrada gratuita ao público.
A cabeça 2, Eduarda Piai, de Marília, duela com Ingrid Gamarra Martins, não antes das 10h30, na quadra 6. Nos confrontos envolvendo tenistas locais, a rio-pretense Ana Paula Saviole enfrenta Laura Cardone, às 9h30, na quadra 5 (principal). Na sequência, Isabella Camargo, que faz parte do projeto de formação de tenistas do Clube Monte Líbano, mede forças com Nathalia Rossi, cabeça 4.
A segunda edição do Circuito Feminino de Tênis do Estado de São Paulo é apresentada pela Usina Colombo/Açúcar Caravelas por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, através do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, e conta com o patrocínio das empresas Bebidas Poty, Inapel e Jaguar Utilidades. O apoio é da Confederação Brasileira de Tênis, Federação Paulista de Tênis e do Clube Monte Líbano de São José do Rio Preto.  A organização é do Núcleo de Desenvolvimento do Esporte e da Cultura e o site oficial do evento é www.circuitofemininosp.com.

Sem fugir de desafio no Flu, Dorival admite 'caso à parte' por dirigir três rivais cariocas em 2013

Photocamera
O técnico Dorival Júnior comandou seu primeiro treino no Fluminense nesta terça-feira
O técnico Dorival Júnior comandou seu primeiro treino no Fluminense nesta terça-feira
Dorival Júnior foi apresentado nesta terça-feira no Fluminense, o terceiro clube do Rio de Janeiro que ele vai comandar em 2013. Com a missão de salvar o time do rebaixamento no Brasileirão, o treinador assinou contrato até o final deste ano, para apenas cinco partidas, mas minimizou o tempo curto para realizar o trabalho.
"A necessidade do clube está à frente de tudo. Na minha vida, aprendi a não fugir dos desafios. O convite foi feito após a saída do Vanderlei e resolvi aceitar, porque acredito e confio que vou ajudar o Fluminense nesse momento. Eu vim para esses jogos restantes, sem problema nenhum. É um momento importante para o clube e para mim pessoalmente, o Fluminense tem totais condições de reverter esse quadro", disse o novo comandante tricolor.

LEIA MAIS
Dorival comanda seu primeiro treino no Flu; Samuel, Marcos Júnior e Digão são novidades
Desempenho recente de Dorival nos rivais cariocas não salvaria Flu do rebaixamento
Após demissão, torcida do Fluminense picha muro e xinga Fred, Dorival e presidente
Dorival foi apresentado logo depois de comandar seu primeiro treino no Flu, na tarde desta terça, na Urca. Nesta quinta-feira, ele faz a sua estreia diate do Náutico, às 21h, no Maracanã. O treinador saiu do Vasco há duas semanas, após a derrota para a Ponte Preta, por 2 a 1, em Campinas, no dia 27 de outubro, deixando o time cruz-maltino no Z-4 do Brasileiro. Em março deste ano, ele também havia sido mandado embora do Flamengo, que alegou motivos financeiros para a mudança no comando técnico.
"Acho que é um caso à parte, há muito tempo eu não via isso acontecer. Saí do Flamengo por uma situação, saí do Vasco por outra completamente diferente. Eu não esperava que pudesse vir para o Fluminense neste momento, mas aconteceu. É um fato novo na minha carerira, até porque eu costumo cumprir os contratos. Vamos tentar fazer o nosso melhor", afirmou.
Nos últimos dez anos, Dorival já comandou clubes como Cruzeiro, Santos, Atlético-MG, internacional, além de Flamengo e Vasco, e teve como principais conquistas a Série B do Brasileiro de 2009 pelo time cruz-maltino e a Copa do Brasil de 2011 pela equipe da Vila Belmiro. Em 2010, pegou o Atlético-MG na zona do rebaixamento e conseguiu evitar a queda. Nos últimos trabalhos, porém, não conseguiu repetir essas conquistas.
"Fico feliz de em tão pouco tempo profissionais terem confiado no meu trabalho e me chamdo para dirigir clubes como Fluminense, Flamengo.. Independentemente das conquistas, quero sempre deixar o melhor nos clubes, seja revelando jogadores, seja fazendo um trabalho consistente", disse o treinador.
Dorival também preferiu não fazer contas na busca para tirar o Fluminense da zona de rebaixamento, mas sabe da importância de uma vitória diante do Náutico nesta quinta-feira. Atualmente, o Tricolor soma 36 pontos e está na 18ª posição, dentro do Z-4 do Brasileirão.
"Não podemos projetar nada, temos é de buscar pontos, vitórias. Precisamos fazer o nosso melhor. É uma situação muito difícil, muitos brigando por algo na competição, outros nessa situação que incomoda e desequilibra. O Fluminense está em uma posição desconfortável, mas que pode ser revertida", finalizou o treinador.
Av

CBV anuncia Superliga B com participação feminina inédita

Pela primeira vez na curta história da Superliga B, disputada apenas nos dois últimos anos, a competição se estenderá ao gênero feminino, com seis equipes no torneio que garante acesso à Superliga, principal competição do vôlei nacional.

Entre os homens, que têm como atual campeão o Alfa/Monte Cristo, de Goiânia (GO), serão oito clubes na disputa, assim como na última temporada.

"Este é mais um importante passo para o voleibol nacional. Teremos mais uma competição de alto nível no calendário, o que já vínhamos buscando desde a formação da Superliga B. Isso reforça a importância do evento", afirmou o superintendente técnico da CBV, Renato D'Avila.

Confira a relação das equipes participantes:

Masculino
Bento Vôlei - Bento Gonçalves (RS)
Voleisul Paquetá Esporte - Novo Hamburgo (RS)
Santo André - Santo André (SP)
Velo Clube - Rio Claro (SP)
Olympico/Mart Minas/Uptime - Belo Horizonte (MG)
Escola do Corpo - São José dos Campos (SP)
Sesi-SP - São Paulo (SP)
Asas Vôlei - Brasília (DF)

Feminino
AVF/Santa Maria Vôlei - Santa Maria (RS)
Aceul/Leme - São Paulo (SP)
São José dos Campos - São José dos Campos (SP)
Preve/Concilig/Semel - Bauru (SP)
Prefeitura Municipal de Cascavel - Cascavel (PR)
AABB-DF - Brasília (DF)

Vasco e Flu morrerão abraçados se repetirem a bolinha de gude do primeiro turno

Os matemáticos de plantão refizeram os cálculos após a 33ª rodada do Brasileirão e chegaram à conclusão de que 46 pontos serão suficientes para driblar o caldeirão do diabo, a extrema-unção para a Série B.
Entre os sete times mais ameaçados, dois gigantes de chuteiras de barro no campeonato deste ano: Vasco, com 37 pontos, e Fluminense, com 36.
Ou seja, nas últimas cinco rodadas a nau vascaína terá de navegar em busca de nove pontos, enquanto o Tricolor vai precisar de 10 em 15 possíveis.
Mas, e sempre tem um mas para atazanar a vida do torcedor, vascaínos e tricolores devem abrir os olhos mais que coruja de prontidão ou morrerão abraçados no piscinão de Ramos.
Nos embates do primeiro turno, o Vasco ganhou fantásticos cinco pontos contra os futuros adversários - Grêmio, Corinthians, Cruzeiro, Náutico e Furacão. A nau vascaína obteve uma vitória, dois empates e duas derrotas.
Já o Fluminense colecionou sete contra Náutico, São Paulo, Peixe, Galo e Bahêa (dois triunfos, um empate e duas sapatadas).
De acordo com a turma do põe, tira, deixa ficar, a possibilidade de pelo menos um carioca cair é de 82%. Recordar é viver, e sofrer:
Vasco 2 x 3 Grêmio
Vasco 1 x 1 Corinthians
Cruzeiro 5 x 3 Vasco
Náutico 0 x 3 Vasco
Vasco 0 x 0 Furacão
Náutico 0 x 1 Fluminense
São Paulo 2 x 1 Fluminense
Fluminense 0 x 2 Peixe
Galo 2 x 2 Fluminense
Fluminense 1 x 0 Bahêa.
                                                           ##########
Pikachu 1, Periquito 0. Um empate bastava ao Palmeiras para conquistar, oficialmente, o sonhado bicampeonato da Série B. Mas a equipe decepcionou no Mangueirão e sucumbiu aos pés de Pikachu, o herói do Paysandu. Com a derrota, os periquitos em revista terão de buscar um empate diante do Boa Esporte, no fim de semana, no Pacaembu, para dar a volta olímpica. Já o Paysandu ganhou sobrevida no campeonato e deixou a zona do agrião queimado. Mais de 33 mil torcedores assistiram o Papão da Curuzu jogar água no chope palmeirense.
Gol contra. Diretor de marketing do Urubu, Fred Luz perdeu boa chance de ficar calado ao tentar justificar o injustificável aumento do preço do ingresso para a final da Copa do Brasil. Por mais que procure explicar a facada (de R$ 250 a R$ 800), o cartola não conseguirá convencer a massa rubro-negra. "Não vamos reduzir nada. Está decidido. O preço não tem nada de injusto. Nossa meta é atingir R$ 5 milhões de renda líquida", vociferou Luz, esbanjando prepotência e sem um pingo de luz de humildade.
Sugismundo Freud. O desejo raramente perde para a razão.
Subsolo 1. A gangorra na zona do agrião queimado sobe e desce mais que a Bolsa de Valores. A cinco rodadas para o final do Brasileirão, sete times tentam driblar o caldeirão do diabo, escapar do subsolo. O sambalelê das possibilidades de rebaixamento no ‘Chance de Gol': Ponte - 94,6%; Vasco - 63,2%; Criciúma - 58,2%; Fluminense - 42,7%; Bahêa - 30,3%; Lusa - 7%; e Coxa - 3,9%.
Subsolo 2. O ‘Infobola' indica: Ponte - 86%; Vasco - 61%; Criciúma - 56%; Fluminense - 55%; Bahêa - 26%; Lusa - 12%; e Coxa - 4%. Já os cálculos do matemático Oswald de Souza apontam: Ponte - 90%; Criciúma - 53%; Fluminense - 52%; Vasco - 49%; Bahêa - 32%; Lusa - 15%; e Coxa - 8%.
Dona Fifi. Chove caviar e champanhe na horta do Circo Brasileiro de Futebol. O patrocínio do Itaú foi renovado até 2022. O atual, que termina ao final da Copa de 2014, rende a bagatela de US$ 15 milhões aos cofres do Circo.
Gilete press. De Jorge Nicola, no ‘Diário de S.Paulo': "Diretor executivo do Palmeiras, José Carlos Brunoro voltou a se transformar em pivô de uma polêmica no Palestra Itália. Tudo por causa do prêmio de aproximadamente R$ 250 mil previsto no contrato do palmeirense em caso de título da Segunda Divisão. Desde a metade do ano, o ex-presidente Mustafá Contursi e seus aliados pressionam o presidente Paulo Nobre a demitir Brunoro. O movimento se baseia no custo do cartola - R$ 120 mil de salário por mês." Mamma mia!
Tititi d'Aline. O Bom Senso, movimento dos jogadores contra a folhinha do Circo Brasileiro de Futebol, decidiu fazer novo protesto na rodada desta quarta. Os atletas estão inconformados com o desinteresse dos dirigentes em mudar o calendário e adotar outras propostas. A cartolagem está brincando com fogo.
Você sabia que... Dorival Júnior substitui pela terceira vez o 'pofexô' Vanderlei Luxemburgo nos últimos anos (Peixe/10, Galo/11 e Flu/13)?
Bola de ouro. Bruno Rangel. Ao marcar o gol da vitória da Chapecoense sobre o Paraná, o atacante chegou aos 28 gols e entrou para a história como maior artilheiro em uma edição da Série B.
Bola de latão. São Caetano. Depois de ser rebaixado à Série A2 do Paulistinha, caminha para a extrema-unção na Série B do Brasileiro. De Boeing a teco-teco sucateado: duas vezes vice-campeão brasileiro (2000/01), vice-campeão da Libertadores (2002) e campeão paulista (2004).
Bola de lixo. Estádio das Dunas. Por mais que o governo se esforce para vender manguzá de primeira, poucos acreditam que o campo de Natal ficará 100% até a Copa. Pelo ritmo acelerado das obras, talvez em 2030.
Bola sete. "Jogar a Série B é pior que jogar a Séria A. Tem muita viagem longa, cansativa, sacrifício, gramado ruim, correria... Os atletas têm de comemorar o retorno do Palmeiras" (do ex-goleiro Marcos, na pré-estreia de ‘Santo Marcos', documentário sobre sua vida - é, pode ser).
Dúvida pertinente. A nação rubro-negra deve boicotar a decisão da Copa do Brasil se o clube não diminuir o preço do ingresso?

Em jogo dramático, Ceará vence Avaí no Castelão e cola no G-4 da Série B

Mais uma vitória na Arena Castelão e vivo o sonho do acesso à Série A. Com Fernando Henrique expulso nos acréscimos e o atacante Léo Gamalho no gol, o Ceará venceu o Avaí por 2 a 1, nesta terça-feira (12), na capital cearense, pela 35ª rodada da Série B, e colou no G-4, em quinto, com 56 pontos. Com a quarta derrota seguida, os visitantes estacionam nos 53 pontos, na oitava colocação.
Mota gol Ceará x Avaí (Foto: LC Moreira / Futura Press)Mota comemora primeiro gol na Arena Castelão (Foto: LC Moreira / Futura Press)
Pressionados pelas vitórias de Figueirense e Icasa, Ceará e Avaí fizeram um primeiro tempo veloz, em que os donos da casa tiveram mais posse de bola e largaram na frente. Mota fez o oitavo dele na Segundona. Magno Alves também deixou o dele logo no início do segundo tempo. Quando o Vovô parecia dominar tranquilo, Beto diminuiu para os catarinenses e colocou fogo no jogo. Mesmo tomando pressão no fim, o time de Sérgio Soares conseguiu segurar o resultado. Não sem antes ter goleiro expulso e, depois de três alterações feitas, atacante Léo Gamalho na meta.
O Ceará faz uma 'decisão' fora de casa na próxima rodada, contra o Guaratinguetá, às 17 horas (horário de Brasília), no Dario Rodrigues Leite. Também pela 36ª rodada, o Avaí recebe o América-RN no sábado (16), às 17h20m (também de Brasília), no Estádio da Ressacada.
Mota oportunista
Os catarinenses começaram assustando. A partida no Castelão nem tinha chegado aos 20 segundos quando Márcio Diogo aproveitou falha de Diego Ivo e mandou uma bomba de fora da área, à direita de Fernando Henrique. O Ceará não deixou por menos. Magno Alves foi derrubado perto da área, Rogerinho cobrou com estilo a falta, no travessão. Mota, aos 10 minutos, estava no canto certo e, no rebote, fez o primeiro do Vovô.
À frente no placar, a equipe de Sérgio Soares reforçou a proteção na defesa. Juliano arriscou um chutaço de longe, mas FH defendeu. A cada subida para o ataque, a torcida do Vovô presente na Arena Castelão cantava mais. Com outras sete equipes praticamente empatadas em pontos na luta pelo G-4, mais um gol em casa daria tranquilidade. Aos 40, Magno Alves meteu a cabeça na bola e colocou no travessão. Na sequência, Mota ficou com rebote, chutou e viu Aelson, zagueiro do Avaí, impedir o gol de forma polêmica. Apesar de reclamação de toque de mão por parte do Ceará, a arbitragem não deu a penalidade.
Drama, expulsão e alívio
Em três minutos, o Ceará conseguiu ficar mais tranquilo. Com belo voleio de Magno Alves, o Vovô fez o terceiro após bonita jogada de Vicente. Embalado pelo barulho das arquibancadas, os donos da casa chegavam ao ataque com mais frequência, mas não acertavam o último passe. Ricardinho ainda tentou aos 21 minutos, mas o goleiro do Leão da Ilha impediu o terceiro.  Quando o domínio alvinegro se concretizava, Beto reascendeu a esperança do Avaí. O atacante venceu a zaga do Ceará e, mesmo desequilibrado, deixou o dele: 2 a 1.
O duelo, então, ficou ainda mais emocionante. Aos 36, Léo Gamalho, que entrou no lugar de Mota, recebeu cruzamento de Marcos, cabeceou e Diego fez um verdadeiro 'milagre' ao tirar a bola. E a pressão do Avaí se concretizou nos minutos seguintes. Aos 42, Márcio Diogo ficou na cara do gol e bateu fraco, mas Fernando Henrique defendeu. A arbitragem, no entanto, marcou impedimento, para alívio no Castelão. Nos acréscimos, Fernando Henrique ainda recebeu cartão vermelho e Léo Gamalho foi goleiro nos momentos finais.

Atuações do Palmeiras: Henrique falha e depois surta; novato vai bem

FÁBIO - GOLEIRO
Surpresa na escalação, o novato correspondeu. Mostrou segurança e fez boas defesas. Não teve culpa no gol.
Nota: 7
ANDRÉ LUIZ - ZAGUEIRO
Não comprometeu. Saiu para a entrada de Serginho, depois do gol do Papão.
Nota: 6
HENRIQUE - ZAGUEIRO
Mal posicionado, era o zagueiro que dava condições de jogo ao ataque do Paysandu no lance do gol paraense. No fim, deu chilique com o árbitro e foi corretamente expulso.
Nota: 3
MARCELO OLIVEIRA - ZAGUEIRO
Sofreu para se desdobrar na cobertura de Juninho.
Nota: 6
WENDEL - LATERAL-DIREITO
Preso à marcação, não se arriscou no ataque. Saiu para deixar o time mais ofensivo.
Nota: 5,5
MÁRCIO ARAÚJO - VOLANTE
Bem no combate. Virou lateral-direito depois da entrada de Fernandinho.
Nota: 6,5
EGUREN - VOLANTE
Um erro numa saída de bola quase gerou gol do Paysandu.
Nota: 5,5
FELIPE MENEZES - MEIA
Em nova chance no time, voltou a deixar a desejar.
Nota: 5
JUNINHO - LATERAL-ESQUERDO
No esquema com três zagueiros e dois volantes, jogou quase como ponta. Arriscou dois bons chutes a gol.
Nota: 7
ANANIAS - ATACANTE
Corre, corre, corre e não consegue finalizar.
Nota: 5,5
ALAN KARDEC - ATACANTE
Isolado no meio dos zagueiros. A bola pouco chegou. Quando saiu para buscá-la, deixou Juninho em boa condição de marcar, no primeiro tempo. No segundo, mandou uma bola na trave.
Nota: 6
SERGINHO - MEIA-ATACANTE
Entrou com o time em desvantagem, para dar mais velocidade. Ajudou no abafa. Mas o gol não saiu.
Nota: 6
FERNANDINHO - MEIA
Entrou no lugar de Wendel, deslocando Márcio Araújo para a lateral direita. Também ajudou a fazer o abafa.
Nota 6
CAIO - ATACANTE
Jogou pouco. Sem nota.
Paysandu e Palmeiras (Foto: Tarso Sarraf / O Liberal)Alan Kardec tenta passar pela marcação do Paysandu  (Foto: Tarso Sarraf / O Liberal)

Em sintonia, Vinícius Eutrópio se diz ‘feliz em fazer parte deste momento’

Três vitórias seguidas depois de uma grande oscilação. Nesta terça-feira, o triunfo sobre o ABC, no estádio Orlando Scarpelli, deu motivação ao Figueirense por uma vaga no G-4. E quem vive um momento de sintonia com a torcida é o técnico Vinícius Eutrópio. Quando a equipe esteve distante do grupo de acesso, ele teve seu trabalho questionado.
Agora, é quase unanimidade e ouviu da arquibancada o grito de ‘eu acredito’ ecoar. Contra um ABC forte, segundo o comandante, a equipe conseguiu suportar a pressão depois de fazer um gol e chegou ao triunfo.
- Sempre satisfatório chegar aqui e agradecer e poder dizer à torcida que estou feliz em fazer parte deste momento. A partir do momento que fizemos o gol fomos recuando, porque eles têm uma excelente equipe, com uma qualidade técnica muito boa. Não é à toa que fazem pontuação de segundo turno de G-4. Nós perdemos nossa posse de bola. É normal eles saírem mais porque estavam atrás no placar. Mas tivemos a oportunidade e aproveitamos a bola parada para fazer o 2 a 0 – disse Eutrópio, que completou com uma análise do segundo tempo.
- No segundo tempo mantivemos os jogadores, mas mudamos a configuração do meio. Viemos para o losango, recuamos o Pablo e são variações que trabalhamos durante a semana de acordo com o adversário. Não foi surpresa e o segundo tempo foi controlado. Tivemos oportunidades e não passamos sustos, e maior posse de bola. Foi um jogo bem controlado no segundo tempo e tivemos humildade para mudar o sistema e fomos premiados por isso - afirmou.
  •  
Vinícius Eutrópio Figueirense (Foto: Luiz Henrique/Figueirense FC)Vinícius Eutrópio comemorou e muito a vitória do Figueirense (Foto: Luiz Henrique/Figueirense FC)
O Figueirense volta a campo no próximo sábado, diante do Oeste, em Itápolis. Para o duelo, Eutrópio não terá Paulo Roberto, que recebeu o terceiro cartão amarelo. O lateral-esquerdo Wellington Saci retorna de suspensão e, apesar das possíveis mudanças, Eutrópio pede calma. Primeiro para trabalhar, depois para elogiar seus comandados.
- A gente ainda não sabe (as alterações). Acabou o jogo agora, temos os substitutos das posições e gostamos de pensar bastante nisso para mexer o mínimo o possível. Vamos esperar. Os jogadores que não têm jogado estão treinando muito, justamente para quando entrar ter ritmo de jogo. É legal ressaltar a atuação do Luan, um garoto que teve muito problema de lesão, cirurgia, fez uma posição difícil e teve uma atuação brilhante.
O técnico também citou especificamente o caso de André Rocha. A avó do lateral faleceu e, depois do sepultamento, o jogador se dispôs a entrar em campo e ajudar o Figueirense.
- O André que teve o falecimento da avó, nós liberamos ele e chegou ontem e teve um primeiro tempo meio disperso, mas era natural, e no segundo entrou no jogo. São problemas que os jogadores enfrentam. Eu tenho que ressaltar a qualidade de todos do grupo, mas hoje especialmente destes dois que foram guerreiros mesmo e foram exemplos para os outros - finalizou.

Atlético-GO vence Sport, respira na Série B, e liga sinal de alerta do Leão

A vitória do Atlético-GO começou antes mesmo de o time entrar em campo pela 35ª rodada da Série B. Nesta terça, a equipe goiana viu o ABC, concorrente direto na luta contra o rebaixamento, perder para o Figueirense, resultado que manteve aceso o fogo do Dragão. Na mesma linha, a derrota do Sport também começou antes do apito inicial em Goiânia. A própria vitória do Figueira era um resultado ruim para o Leão, que ainda viu os rivais Chapecoense, Icasa e Ceará triunfarem na rodada e acirrarem ainda mais a disputa pelo acesso – a Chapecoense está praticamente garantida na Série A.
Faltava ainda o time da casa fazer sua parte num Serra Dourada quase deserto. Apenas 1005 pagantes viram a 400ª partida do goleiro Márcio pelo Atlético-GO e também a noite de superação do time, que venceu por 2 a 1 e ainda manteve a chance de evitar o rebaixamento pelo segundo ano seguido. Diego Giaretta e Anselmo, que já havia perdido gol incrível, balançaram as redes a favor dos donos da casa, que chegaram aos 38 pontos, na 18ª colocação. O ABC, primeiro time fora do Z-4, tem um ponto a mais.
Patric balançou as redes para o Sport, que acumula duas derrotas seguidas, segue em terceiro, com 56 pontos, mas agora ameaçado por Ceará e Figueirense, que tentam entrar no G-4. Geninho e seus comandados tentarão reagir no próximo sábado, na Ilha do Retiro, contra o Paraná, às 17h20m (de Brasília). No mesmo horário o Dragão visitará o América-MG.
Atlético-GO x Sport - Série B 2013 - Serra Dourada (Foto: Cristiano Borges / O Popular)Destaque do Atlético-GO, João Paulo disputa bola pelo alto (Foto: Cristiano Borges / O Popular)
Dragão é melhor, mas 1º tempo termina igual
A proposta do técnico Gilberto Pereira de povoar o meio-campo com seis jogadores funcionou. Mesmo em situação crítica na tabela, o Atlético-GO foi melhor e não se assustou nem bom a bomba de fora da área disparada por Neto Baiano logo aos três minutos, em cobrança de falta. Márcio fez ótima defesa. Mas o que era para ser um cartão de visitas do Sport, soou apenas como falso alarme.
A atuação discreta do Leão na etapa inicial irritou bastante o técnico Geninho, que cobrou de vários jogadores diferentes. Um deles foi o lateral-direito Patric, que responderia com eficiência mais tarde. Enquanto isso, o time da casa tocava a bola no campo de ataque à procura do espaço para balançar as redes. A oportunidade surgiu aos 33 minutos com Diego Giaretta. Zagueiro de origem e lateral nesta noite, ele cobrou falta com força e superou o goleiro Magrão: 1 a 0 Atlético-GO.
Mais um gol poderia ter dado tranquilidade ao Dragão, que teve a faca e o queijo na mão pouco depois. Após lançamento da intermediária, Anselmo e mais dois jogadores da equipe goiana saíram livres, sem marcação. O atacante, que poderia ter finalizado, driblado o goleiro, ou dado passe para João Paulo e Fábio Lima, tocou fraco para o lado, facilitando a vida de Magrão. Como a fase não é boa, o erro foi crucial. Praticamente no último lance do primeiro tempo, Marcos Aurélio recebeu dentro da área e ajeitou com classe para Patric, que bateu de primeira e deixou tudo igual: 1 a 1.
Anselmo se redime, e Atlético-GO respira na Série B
Foram 15 minutos de intervalo e 15 minutos para o técnico do Atlético-GO, Gilberto Pereira, pensar em mudanças. Contudo, apesar do empate, a postura do time estava bem melhor com relação aos últimos jogos e não havia motivo para alterações. Já o Leão ainda não lembrava a equipe que luta pelo acesso. Prova disso ocorreu logo no primeiro minuto do segundo tempo com Anselmo, que teve 15 minutos para pensar no gol perdido na etapa inicial. Após receber de Fábio Lima, o atacante mostrou oportunismo, saiu no meio da zaga e chutou forte: 2 a 1 Atlético-GO. Anselmo não comemorou.
Se ainda fosse goleiro, o técnico Geninho talvez notasse seus primeiros cabelos brancos nesta terça-feira. A irritação do comandante do Sport à beira do gramado era visível e também audível. No vazio Serra Dourada, os gritos do treinador ecoavam à medida que o Leão não reagia. Marcelo Cordeiro foi o primeiro a pagar caro e deu lugar a Pery. Mas apesar da alteração, foi o Atlético-GO que continuou na pressão. Anselmo, novamente, e Rafael Cruz tiveram chances para ampliar.
E como o ataque do Sport não produzia, coube ao zagueiro pereira ir para a área do Dragão e cabecear após cobrança de escanteio. A bola bateu na trave. Com o passar do tempo, os pernambucanos se lançaram ao ataque e passaram a atuar no campo do adversário, que se fechava para tentar explorar os contra-ataques. Apesar da partida ruim, o Sport não está no G-4 por acaso e, por pouco, não empatou aos 27 minutos. Marcos Aurélio cruzou para Felipe Azevedo, que pegou de primeira dentro da área e viu Márcio fazer grande defesa.

No jogo do desespero, ASA vence o Guaratinguetá e larga a lanterna

O ASA se livrou da lanterna da Série B e continua sonhando com a permanência. Apoiado por sua torcida, o Alvinegro derrotou o Guaratinguetá por 2 a 1 na noite desta terça-feira, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, e deixou a 35ª rodada na 19ª colocação, ultrapassando o São Caetano. Lúcio Maranhão e Elionar Bombinha marcaram os gols do time alagoano no primeiro tempo, com Murilo descontando na etapa final.
Para Bombinha, o Alvinegro está demonstrando força na reta final da Segundona.
- O importante é que estamos vencendo dentro de casa e, passada mais uma rodada, continuamos vivos. Faltam três jogos e, independentemente de qualquer coisa, vamos buscar três vitórias - comentou o autor do segundo gol do ASA.
Sem vencer há quatro rodadas, o Guará segue com 41 pontos e caiu para a 15ª colocação.
- Temos que recuperar as forças e buscar uma vitória na próxima rodada na nossa casa para afastar o time dessa zona de perigo - disse o Cleiton Pedra.
Na próxima sexta-feira, o time paulista recebe o Ceará, às 17h (de Brasília), enquanto o ASA encara o ABC, fora de casa, às 19h30m (de Brasília).
ASA x Guaratinguetá, em Arapiraca (Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas)Bombinha marca o segundo gol do ASA em Arapiraca (Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas)
Alvinegro abre vantagem no primeiro tempo
O jogo começou equilibrado. O ASA tocava a bola no campo de ataque, mas não agredia. O Guará se soltou mais após cinco minutos, rondou a área adversária e sofreu um contra-ataque mortal. O armador Diego Rosa roubou a bola perto do meio-campo, acertou o passe e disse para o centroavante Lúcio Maranhão: "Faz, artilheiro!". Aos 7 minutos, o atacante do ASA entrou na área em velocidade e finalizou na saída do goleiro Saulo, que ainda tocou na bola, mas não evitou o gol.
O Guaratinguetá tentou o empate no lance seguinte, com Michael, que avançou pela direita e tocou para Rafinha. Bem colocado, Cássio se antecipou e salvou o ASA. A resposta veio com Diego Rosa, que dominou livre na área, mas demorou para concluir e facilitou o trabalho de marcação do time paulista. O Guará criou outra boa chance em ataque pela direita, finalizado pelo lateral Murilo: bem posicionado, Marcão fez uma bela defesa. Ofensivamente, o ASA estava dando muito trabalho ao adversário e marcou o segundo gol aos 27 minutos. Jorginho cruzou da direita, Maranhão desviou e, no segundo pau, Elionar Bombinha assinalou de carrinho.
ASA x Guaratinguetá, em Arapiraca (Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas)Guaratinguetá deu trabalho no segundo tempo (Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas)
Guará diminui na etapa final
A partida ficou mais morna no segundo tempo. Tentando melhorar a qualidade do passe do Guará, o técnico Betinho trocou o meia Xuxa por Eduardo Arroz ainda no intervalo. Não houve grande diferença. O ASA controlava bem a partida e quase marcou em bela jogada de Diego Rosa, que fintou a marcação e, de frente para Saulo, acertou a rede pelo lado de fora.
Em outra trama do Alvinegro, Bruno Formigoni, do Guará, acertou o companheiro Pedro Paulo e a bola sobrou para Lúcio Maranhão, que ajeitou e soltou uma bomba: Saulo se esticou todo e fez uma linda intervenção. Cleiton Pedra ainda tentou diminuir a vantagem dos alagoanos, mas, em boa oportunidade, errou o alvo. Os paulistas insistiram e marcaram aos 38 minutos, com o lateral Murilo, que aproveitou rebote e, sem ângulo, acertou um belo chute no gol de Marcão. O Guaratinguetá foi com tudo para buscar o empate e deu espaço no campo de defesa. Por duas vezes, Maranhão ficou na cara do gol, mas perdeu as chances.