quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Chapecoense vence o Paraná na Vila Capanema e fica perto da Série A



A Chapecoense está cada vez mais perto da Série A do Campeonato Brasileiro. Há um mês sem vencer, o time catarinense não se intimidou com a pressão do Paraná e venceu os donos da casa por 1 a 0 na noite desta terça-feira na Vila Capanema. O Tricolor começou melhor a partida, mas sentiu o nervosismo e caiu de rendimento no segundo tempo. Firme na marcação, a Chape aproveitou a qualidade do artilheiro Bruno Rangel, autor do gol que deu  vitória ao clube já no segundo tempo.
Para a Chapecoense comemorar o acesso, basta um empate no duelo entre Avaí e Ceará, às 21h50m desta terça. Já para o Paraná, a chance de voltar a primeira divisão fica mais longe. Com 51 pontos, a equipe fica a seis do G-4 e praticamente dá adeus a briga. O Paraná volta a campo no próximo sábado para enfrentar o Sport. O jogo será às 17h20m (de Brasília), na Ilha do Retiro. A Chapecoense também joga no sábado. O time enfrenta o Bragantino, às 16h20m, na Arena Condá.
Chapecoense x Paraná (Foto: Marcelo Silva)Chapecoense está perto da Série A do Brasileiro (Foto: Marcelo Silva)
Paraná começa melhor, mas Chape equilibra e leva perigo
As alterações e desfalques que Paraná e Chapecoense tinham para o jogo pouco atrapalharam o início das equipes. A necessidade da vitória fez o Tricolor manter a posse de bola e buscar as jogadas ofensivas com mais intensidade. O problema dos donos da casa é que a Chapecoense estava bem postada atrás. Quando roubava a bola, o time tinha uma saída rápida e levava perigo. A pressão inicial quase deu resultado para o Paraná com Reinaldo. O camisa 9 recebeu belo cruzamento e saiu de frente para o gol. Na hora do chute, perdeu o equilíbrio e errou o alvo.
Enquanto o Paraná atacava, a Chapecoense aproveitava os espaços deixados pela defesa adversária para tentar chegar a gol. A primeira chance, porém, veio apenas com 23 minutos. Augusto arriscou um chute de longe e quase enganou Marcos. O goleiro estreante conseguiu fazer grande defesa e salvou o gol. O lance serviu como injeção de ânimo para a Chape, que passou a ganhar terreno e criar as melhores chance da partida. Aos 39 minutos, Potita bateu com veneno e Marcos salvou de novo o Paraná. Antes do intervalo, Dado Cavalcanti perdeu Moacir machucado e teve que colocar Roniery no jogo.
Paraná pressiona, mas Chapecoense marca e fica perto da Série A
Sem alterações para o segundo tempo, o panorama se repetiu nos primeiros minutos. O Paraná teve o ímpeto inicial, mas as dificuldades para finalizar continuavam as mesmas. Os erros também. Após falha na saída de Roniery, Augusto chegou na área e parou novamente no goleiro Marcos, o nome da partida. Se as chances do Tricolor eram poucas, a esperança estava nos pés do principal atacante do elenco. Reinaldo teve a chance de abrir o placar, mas bateu em cima de Nivaldo. O goleiro, inclusive, repetiu a dose e fez dois novos milagres, em chutes de Edson Sitta, de fora da área e Henrique, na pequena área.
Precisando do resultado, o técnico Dado Cavalcanti colocou Luisinho e JJ Morales no jogo. O nervosismo do Paraná era nítido nos lances perto da grande área. O time voltou a ter a posse, mas errava muito no último passe. Morales chegou a ficar cara a cara com Nivaldo e desperdiçou umas das boas chances de gol da equipe paranaense. Com a marcação firme, a Chapecoense aposta todas as suas fichas nas jogadas de bola parada. E foi em um lance pelo alto que o time garantiu o gol. Em cobrança de falta, Bruno Rangel ganhou da defesa e cabeceou sem chances para o Paraná.