quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Em jogo dramático, Ceará vence Avaí no Castelão e cola no G-4 da Série B

Mais uma vitória na Arena Castelão e vivo o sonho do acesso à Série A. Com Fernando Henrique expulso nos acréscimos e o atacante Léo Gamalho no gol, o Ceará venceu o Avaí por 2 a 1, nesta terça-feira (12), na capital cearense, pela 35ª rodada da Série B, e colou no G-4, em quinto, com 56 pontos. Com a quarta derrota seguida, os visitantes estacionam nos 53 pontos, na oitava colocação.
Mota gol Ceará x Avaí (Foto: LC Moreira / Futura Press)Mota comemora primeiro gol na Arena Castelão (Foto: LC Moreira / Futura Press)
Pressionados pelas vitórias de Figueirense e Icasa, Ceará e Avaí fizeram um primeiro tempo veloz, em que os donos da casa tiveram mais posse de bola e largaram na frente. Mota fez o oitavo dele na Segundona. Magno Alves também deixou o dele logo no início do segundo tempo. Quando o Vovô parecia dominar tranquilo, Beto diminuiu para os catarinenses e colocou fogo no jogo. Mesmo tomando pressão no fim, o time de Sérgio Soares conseguiu segurar o resultado. Não sem antes ter goleiro expulso e, depois de três alterações feitas, atacante Léo Gamalho na meta.
O Ceará faz uma 'decisão' fora de casa na próxima rodada, contra o Guaratinguetá, às 17 horas (horário de Brasília), no Dario Rodrigues Leite. Também pela 36ª rodada, o Avaí recebe o América-RN no sábado (16), às 17h20m (também de Brasília), no Estádio da Ressacada.
Mota oportunista
Os catarinenses começaram assustando. A partida no Castelão nem tinha chegado aos 20 segundos quando Márcio Diogo aproveitou falha de Diego Ivo e mandou uma bomba de fora da área, à direita de Fernando Henrique. O Ceará não deixou por menos. Magno Alves foi derrubado perto da área, Rogerinho cobrou com estilo a falta, no travessão. Mota, aos 10 minutos, estava no canto certo e, no rebote, fez o primeiro do Vovô.
À frente no placar, a equipe de Sérgio Soares reforçou a proteção na defesa. Juliano arriscou um chutaço de longe, mas FH defendeu. A cada subida para o ataque, a torcida do Vovô presente na Arena Castelão cantava mais. Com outras sete equipes praticamente empatadas em pontos na luta pelo G-4, mais um gol em casa daria tranquilidade. Aos 40, Magno Alves meteu a cabeça na bola e colocou no travessão. Na sequência, Mota ficou com rebote, chutou e viu Aelson, zagueiro do Avaí, impedir o gol de forma polêmica. Apesar de reclamação de toque de mão por parte do Ceará, a arbitragem não deu a penalidade.
Drama, expulsão e alívio
Em três minutos, o Ceará conseguiu ficar mais tranquilo. Com belo voleio de Magno Alves, o Vovô fez o terceiro após bonita jogada de Vicente. Embalado pelo barulho das arquibancadas, os donos da casa chegavam ao ataque com mais frequência, mas não acertavam o último passe. Ricardinho ainda tentou aos 21 minutos, mas o goleiro do Leão da Ilha impediu o terceiro.  Quando o domínio alvinegro se concretizava, Beto reascendeu a esperança do Avaí. O atacante venceu a zaga do Ceará e, mesmo desequilibrado, deixou o dele: 2 a 1.
O duelo, então, ficou ainda mais emocionante. Aos 36, Léo Gamalho, que entrou no lugar de Mota, recebeu cruzamento de Marcos, cabeceou e Diego fez um verdadeiro 'milagre' ao tirar a bola. E a pressão do Avaí se concretizou nos minutos seguintes. Aos 42, Márcio Diogo ficou na cara do gol e bateu fraco, mas Fernando Henrique defendeu. A arbitragem, no entanto, marcou impedimento, para alívio no Castelão. Nos acréscimos, Fernando Henrique ainda recebeu cartão vermelho e Léo Gamalho foi goleiro nos momentos finais.