segunda-feira, 18 de junho de 2012

Argentino - Clausura

20h20 Colón 2x0 Godoy Cruz

Eurocopa


15h45 Croácia 0x1 Espanha Grupo C 
15h45 Itália 2x0 Irlanda Grupo C

MUSA DO ESPORTE

VÍDEO: Bottinelli marca de pênalti no fim, e Flamengo vence reservas do Santos

O Flamengo caminhava para um empate melancólico com os reservas dos Santos no Engenhão, pela quinta rodada do Brasileiro. Mas um pênalti marcado aos 40 minutos do segundo tempo mudou o rumo da partida. No final, o time de Joel Santana venceu os santistas por 1 a 0 e conquistou sua segunda vitória na Série A.

O gol de pênalti foi marcado pelo meia Dario Bottinelli. No lance assinalado pelo árbitro, o meia Gérson Magrão calçou Ibson. Escolhido para cobrar a penalidade máxima, o jogador flamenguista foi vaiado pela torcida presente no estádio. Mesmo assim, ele bateu forte no canto esquerdo de Aranha, que acertou o lado, mas não conseguiu fazer a defesa.

Com o resultado, o time de Joel Santana segue invicto no Brasileiro. São três empates e duas vitórias que garantem nove pontos ao clube e o deixa próximo do grupo dos quatro primeiros colocados. Já o Santos, focado na Libertadores, ainda não venceu no Brasileiro: são três empates, duas derrotas e a possibilidade do clube terminar a rodada na zona de rebaixamento.


Clique no player para ver o gol da vitória do Flamengo!
Na primeira etapa, o domínio do Flamengo sobre os reservas santistas foi evidente. Com 56% de posse de bola, o time carioca chutou oito vezes contra a meta do adversário – a equipe comandada por Muricy Ramalho não conseguiu finalizar nenhuma vez. O mesmo fenômeno também foi observado no número de escanteios: sete para o time carioca e apenas um para os paulistas.

Na segunda etapa, o técnico Joel Santana tentou mudar o jogo colocando o atacante Hernane e o meia Bottinelli na partida. Mesmo assim, o panorama não mudou e a equipe chegou a ter um gol anulado pela arbitragem. Já os santistas chegaram a ameaçar nos contra-ataques, mas também não conseguiram balançar as redes do adversário. O 0 a 0 parecia certo quando o pênalti foi assinalado, e o Fla, finalmente, conseguiu sair na frente no marcador. Com o 1 a 0 na frente, Joel promoveu a estreia de Mattheus, filho de Bebeto, na equipe. Ele substituiu Ibson.

Na próximo domingo, o Flamengo vai até o Rio Grande do Sul enfrentar o Grêmio, no Olímpico. Já o Santos recebe o Coritiba na Vila Belmiro.

O jogo
Com o Santos escalando um time reserva, priorizando as semifinais da Copa Libertadores da América, o Flamengo começou a partida tomando a iniciativa e buscando abrir logo o placar.Aos nove minutos, em jogada ensaiada de escanteio, o meia Renato Abreu soltou a bomba, de fora da área, e exigiu uma grande defesa de Aranha. A zaga santista afastou o perigo, no rebote.

Três minutos mais tarde, os rubro-negros tiveram outra grande chance. Renato Abreu cruzou da esquerda para Vagner Love, mas Aranha salvou, com um leve toque de mão esquerda, evitando o primeiro gol do time carioca.Bem postado na defesa, o time santista pouco se arriscava no setor ofensivo, apostando em um contra-ataque para surpreender o adversário.

Enquanto isso, o Flamengo continua insistindo em busca do gol e quase conseguiu alcançá-lo, aos 24. Vagner Love fez boa jogada sobre Bruno Rodrigo, porém, Aranha salvou a sua equipe, desviando o chute do centroavante rubro-negro.
Flamengo e Santos só empataram no Engenhão
Flamengo e Santos só empataram no Engenhão
Crédito da imagem: Vipcomm
Os flamenguistas ainda tiveram mais duas grandes oportunidades para saírem a frente do Santos, antes do intervalo. Aos 34, Luiz Antônio mandou para fora o rebote de uma bola mal afastada por Aranha, com o gol vazio. Já aos 36, Renato Abreu soltou uma bomba em cobrança de área, exigindo mais uma grande defesa de Aranha no jogo.

A primeira boa chance de gol da etapa complementar foi dos cariocas. Aos seis, Magal fez bom lance individual pela esquerda, cruzou na direção de Vagner Love, mas o lateral Emerson Palmieri cortou a jogada antes, evitando o gol dos donos da casa.

Com o Flamengo encontrando dificuldades para furar o bloqueio alvinegro, o Santos passou a se arriscar um pouco mais no ataque e, aos 34, quase chegou ao gol. A zaga carioca errou a saída de bola, com Marllon, só que Dimba tentou um drible a mais, ao invés de tocar para Renteria ou Felipe Anderson, que entrava livres pela grande área, desperdiçando a oportunidade.

Mas, no melhor momento do Santos no confronto, o Flamengo chegou ao gol. Gérson Magrão cometeu pênalti sobre Ibson. Na cobrança, aos 42, o argentino Bottinelli, que havia entrado durante o segundo tempo, venceu Aranha e colocou o Fla na frente: 1 a 0.


FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 X 0 SANTOS

Local: Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 17 de junho de 2012 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL)
Assistentes: Altemir Hausemann (RS) e Guilherme Dias Camilo (MG)
Cartões amarelos: Bottinelli (Flamengo); Geuvânio, Anderson Carvalho, Éwerthon Páscoa, Gérson Magrão (Santos)

Gol: FLAMENGO: Bottinelli, de pênalti, aos 42 minutos do segundo tempo

FLAMENGO: Paulo Victor; Wellington Silva, Marllon, Marcos González e Magal (Bottinelli); Airton, Luiz Antônio, Renato Abreu e Ibson (Mattheus); Diego Maurício (Hernane) e Vágner Love
Técnico: Joel Santana

SANTOS: Aranha; Maranhão, Bruno Rodrigo, Gustavo Henrique e Emerson Palmieri (Geuvânio); Anderson Carvalho (Alan Santos), Éwerthon Páscoa, Crystian (Dimba), Gérson Magrão e Felipe Anderson; Renteria
Técnico: Tata (interino)

Alecsandro celebra 'espírito de líder', e Juninho aprova empate fora no Vasco

Dois dos principais jogadores do Vasco, Alecsandro e Juninho Pernambucano aprovaram a dedicação do time até o final e o empate por 1 a 1 contra o Palmeiras neste domingo, em Barueri, no interior de São Paulo, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Cada um a seu modo.

Para o atacante, a postura do clube que está na ponta da tabela tem que ser esta, a da superação até o fim. "Espírito de líder é assim, tem que acreditar sempre até o final", afirmou o atacante. Seu companheiro de time também aprovou a igualdade.

"Um empate contra o Palmeiras fora é bom resultado, sim. Se pudermos vencer em casa e beliscar um ponto fora será uma boa média, é difícil, mas se fora de casa não der para ganhar, tem que marcar pelo menos um ponto, e acho que pelo que apresentamos não merecíamos perder hoje", disse Juninho Pernambucano.

O meia ainda explicou um lance em que teve a oportunidade de fazer o gol e acabou desperdiçando antes de empatar a partida. "Tive uma chance que baixei a cabeça no chute e não tive referência do goleiro, poderia ter tido maior tranquilidade para concluir, sorte que me redimi com uma bola parada. Estou feliz", disse.

O Vasco lidera isolamente o Brasileiro 13 pontos, dois a mais que o vice Cruzeiro, que soma 11.

Juninho fez o gol do Vasco neste domingo contra o Palmeiras
Juninho fez o gol do Vasco neste domingo contra o Palmeiras
Crédito da imagem: Gazeta Press



Com melhor atuação da Euro, Cristiano Ronaldo leva Portugal adiante

Uma atuação para aliviar as pressões e mostrar que é, sim, capaz de corresponder em momentos decisivos com a camisa da seleção portuguesa. Se quase saiu como vilão na partida contra a Dinamarca, Cristiano Ronaldo se redimiu em grande estilo diante da Holanda, comandando a vitória por 2 a 1, de virada, que mandou Portugal às quartas da Euro 2012.

Foi a melhor atuação individual do torneio até aqui, e talvez a melhor do craque do Real Madrid por Portugal. Além dos dois gols, foram duas bolas na trave e inúmeras oportunidades criadas.

É verdade que colaborou para isso a postura kamikaze da seleção holandesa, que, precisando vencer por dois de diferença para ter chances de classificação, revolucionou o time titular. Bert van Marwijk começou com Van der Vaart e Huntelaar, deixando a fraca defesa exposta.

A presença de Van der Vaart se justificou ofensivamente, com seu belo gol de fora da área, mas também deixou claro os motivos para Van Marwijk ter escalado o time até então com dois volantes.

Portugal teve liberdade para criar os lances de perigo e tomou conta do jogo após os primeiros 15 minutos. Fez o gol de empate com Cristiano Ronaldo, em ótima jogada de João Pereira pela direita, e poderia ter virado o jogo ainda antes do intervalo.

Obrigada a correr riscos, a Holanda se lançou à frente no segundo tempo e passou a jogar com três na defesa, após a entrada de Afellay no lugar do nervoso Willems, que corria risco de expulsão. No mano a mano com os três atacantes de Portugal, o desfecho já era previsível: contra-ataque com passe de Nani para Cristiano Ronaldo, que completou a virada.

A Holanda se despede com vergonha, tendo perdido os três jogos. Naturalmente, a derrota na estreia contra a Dinamarca condicionou a sequência da equipe na competição, escancarando problemas internos que precisarão ser corrigidos para não afetar a campanha nas eliminatórias da Copa do Mundo.

No outro jogo, a Alemanha completou 14 vitórias consecutivas em jogos de competição desde a derrota na semifinal do Mundial de 2010 contra a Espanha. Com o empate a seu favor, forçou apenas quando ficou a um gol da eliminação, por causa da vitória portuguesa. Bender, o substituto do suspenso Boateng, foi o improvável autor do gol decisivo.

Portugal enfrentará a República Tcheca com a sensação de ter todas as condições de passar às semifinais, especialmente se Ronaldo for capaz de repetir a atuação deste domingo. A Alemanha terá pela frente a Grécia e só não pode entrar pensando que vai ser fácil. Será um jogo de paciência, mas com evidente favoritismo para a turma de Joachim Löw.