A única proposta oficial para contratar o atacante Bernardo, do Atlético Mineiro, veio da Ucrânia. Nem Arsenal nem Porto oficializaram as ofertas que circularam na semana passada. Nem Borussia Dortmund nem Tottenham, clubes sobre os quais se falou em junho enviaram ofertas em papel timbrado. O Shakhtar Donetsk oficializou a proposta próxima a 25 milhões de euros para o Galo. Mas jogar na Ucrânia não é como atuar na Inglaterra, na Alemanha ou mesmo em Portugal, onde a grana fala alto e o idioma ajuda.
O futuro de Bernard esta nas mãos de... Bernard. Se o jogador quiser jogar na Ucrânia, o Atlético vende, porque a proposta tem valor suficiente para seduzir a diretoria. Se Bernard preferir continuar no Brasil a jogar no leste europeu, ele fica. 
Dentro do Atlético, a informação é que não haverá outras saídas do elenco antes do Mundial. Houve uma sondagem do futebol inglês pelo atacante Jô. O empresário Giuliano Bertolucci, responsável pela transferência do volante Paulinho do Corinthians para o Tottenham, indicou uma oferta de 15 milhões de euros, sem especificar qual seria o clube. O Atlético não aceita negociar por esse valor.
Não houve proposta por outros jogadores; Especulou-se haver ofertas por Marcos Rocha, semana passada. Não houve. 
Se Bernard decidir ficar e de fato não houver outras ofertas, além da Ucrânia, o Atlético pode até ir completo para o Mundial de Clubes, no Marrocos.