segunda-feira, 29 de julho de 2013

Teliana encerra jejum brasileiro de mais de 23 anos

creditoPor Felipe Priante
São Paulo (SP) - Depois de 23 anos, enfim o Brasil poderá contar com uma representante no top 100 no ranking da WTA. A responsável por tal feito é a pernambucana Teliana Pereira, que mesmo sem jogar nesta semana vai conseguir uma subida de quatro posições na lista feminina, saindo do atual 104º posto para o 100º.
A última a brasileira a figurar entre as 100 primeiras foi Andrea Vieira, que em 16 de abril de 1990 ocupava a 95ª colocação no ranking, caindo na semana seguinte para o 102º lugar. Desde então nunca mais uma brasileira esteve no top 100, série que se encerrará na próxima segunda-feira, quando Teliana aparecerá nesta faixa do ranking.
Neste período em que o Brasil esteve afastado do top 100 no feminino passaram-se exatos 8.505 dias, que se encerrarão na segunda dia 29 de julho, quando Teliana acabará com o jejum. A confirmação da subida da pernambucana só veio neste domingo, já que a israelense Shahar Peer poderia ultrapassá-la com o título do WTA de Baku.
Contudo, Peer acabou sendo derrotada na final pela ucraniana Elina Svitolina, de apenas 18 anos, o que permitiu Teliana assumir um lugar entre as 100 melhores do mundo. Melhor brasileira na WTA, ela também será a representante nacional com melhor ranking tanto entre homens e mulheres, uma vez que o paulista Thomaz Bellucci caiu e atualmente é apenas o 113º na ATP.
Na atual temporada, a pernambucana tem como melhores resultados dois títulos de ITF, as semifinais no WTA de Bogotá e as quartas de final no WTA de Cali. Se no ranking ela vai entrar no top 100 na próxima semana pela primeira vez, ela já é uma das 90 melhores de 2013, somando já 511 pontos no ano.