quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Copa Sul-Americana



20h15 Lanús 4x0 Universidad de Chile
22h30 La Equidad 1x2 Vélez Sarsfield

Brasileirão Série C

19h30 Rio Branco-AC 1x0 Luverdense

Brasileirão Série A

19h30 Vasco 1x2 Vitória
19h30 Grêmio 1x1 Santos
21h00 Coritiba 2x2 Goiás
21h00 Criciúma 1x2 Fluminense
21h50 Ponte Preta 2x0 Corinthians
21h50 São Paulo 1x0 Atlético-MG
21h50 Cruzeiro 3x0 Botafogo

Liga dos Campeões



15h45 Milan 2x0 Celtic
15h45 Barcelona 4x0 Ajax
15h45 Chelsea 1x2 Basel
15h45 Schalke 04 3x0 Steaua Bucareste
15h45 Áustria Viena 0x1 Porto
15h45 Atlético de Madri 3x1 Zenit
15h45 Olympique 1x2 Arsenal
15h45 Napoli 2x1 Borussia Dortmund

Radwanska estreia com direito a 'pneu' em Seul

Seul (Coreia) - Principal favorita no WTA de Seul, a polonesa Agnieszka Radwanska começou muito bem sua participação no torneio. Nesta terça-feira, ela derrubou a romena Alexandra Cadantu em sets diretos, com direito a "pneu" em um deles, fechando o jogo com placar final de 6/4 e 6/0, depois de 1h17 de confronto.
Sua próxima adversária no torneio sul-coreano será a espanhola Estrella Cabeza, que superou a luxemburguesa Mandy Minella por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/4. Atual 106 do mundo, a espanhola vai enfrentar pela primeira vez na carreira Radwanska no circuito.
Na outra ponta da chave, a segunda mais bem cotada ao título, a russa Maria Kirilenko, também confirmou o favoritismo e avançou. Ela despachou a quali taiwanesa Chin-Wei Chan em sets diretos, aplicando duplo 6/3. Na segunda rodada, a musa russa tem pela frente a japonesa Kimiko Date-Krumm.
A veterana japonesa de 42 anos teve trabalho para superar a primeira rodada em Seul, saiu atrás da britânica Heather Watson, mas conseguiu a vitória e fechou o jogo com parciais de 3/6, 6/3 e 6/4, após 2h26 de partida. Kimiko tem vantagem no retrospecto com Kirilenko, tendo vencido dois dos três jogos entre elas.
Kimiko será a única japonesa na segunda rodada, já que a compatriota Risa Ozaki foi derrotada pela alemã Annika Beck de virada, com placar de 3/6, 7/6 (7-5) e 6/4. Agora, a germânica cabeça de chave 8 terá pela frente a russa Vera Dushevina.
Quem não conseguiu fazer valer a condição de favorita foi a tcheca Klara Zakopalova, que acabou surpreendida pela convidada da casa Su Jeong Jang em sets diretos, com parciais de 6/3 e 6/1. Depois de passar pela quarta pré-classificada, a sul-coreana vai encarar a tunisiana Nos Jabeur, algoz da italiana Nastassja Burnett com placar final de 7/5 e 6/0.

Teliana vence mais um jogo no saibro francês

St. Malo (França) - Teliana Pereira continua jogando bem no saibro francês e já venceu pela estreia do challenger de St. Malo, torneio de US$ 25 mil. Nesta terça-feira, a pernambucana derrotou a convidada local Victoria Muntean com parciais de 6/2 e 6/0.
Na última semana, Teliana foi campeã do challenger de US$ 25 mil de Mont-de-Marsan, onde era a cabeça de chave 1. Ela foi campeã de outros dois torneios no país, em Denain e Perigueaux.
"Tive um começo difícil, demorei um pouco a me encontrar no jogo, mas depois me soltei e joguei muito bem. É sempre bom estrear desta maneira, espero seguir assim amanhã", afirmou Teliana.
Na segunda rodada, a número 1 do Brasil e 104ª do mundo joga contra a holandesa Cindy Burguer. Paula Gonçalves é outra brasileira em St. Malo e já venceu pela primeira fase na segunda-feira. A paulista joga contra a italiana Alberta Brianti.

Jovanovski mantém embalo e bate principal favorita

Guangzhou (China) - Vinda do título conquistado em Tashkent, na semana passada, a sérvia Bojana Jovanovski manteve o embalo e começou com tudo a campanha no WTA de Guangzhou. Logo na estreia, o páreo era duro, contra a principal favorita, a romena Sorana Cirstea, que acabou derrotada em sets diretos, com placar de 6/2 e 6/1.
Depois de superar a cabeça de chave número 1 no torneio chinês em apenas 62 minutos, Jovanovski vai medir forças com a norte-americana Vania King em duelo inédito até então pelo circuito feminino.
Além de Cirstea, apenas mais duas cabeças de chave caiu nesta terça-feira. Uma que se juntou à romena foi a norte-americana Varvara Lepchenko, sétima pré-classificada, derrotada pela húngara Timea Babos com parciais de 7/6 (10-8) e 7/5. Babos encara a local Jie Zheng, algoz da cazaque Yaroslava Shvedova com vitória em sets diretos e placar de 6/1 e 6/4.
Também não resistiu à estreia a polonesa Urszula Radwanska, quinta favorita, que parou diante da sérvia Vesna Dolonc com placar final de 7/5 e 6/2. Agora, a sérvia terá pela frente a austríaca Yvonne Meusburger, que derrotou a ucraniana Lesia Tsurenko em sets diretos, com parciais de 6/3 e 6/4, em 1h11 de jogo.
Segunda mais bem cotada ao título, a francesa Alize Cornet confirmou sua condição e passou pela bielorrussa Olga Govortsova com placar final de 6/3 e 6/1. Na segunda rodada, Cornet enfrenta a tcheca Karolina Pliskova, que no dia anterior havia se garantido nesta fase ao bater a sueca Johanna Larsson.
Em casa, a chinesa Shuai Peng fez valer a condição de cabeça de chave 4 e despachou a convidada israelense Shahar Peer em dois sets, com 6/3 e 6/4. A atleta da casa terá pela frente a britânica Johanna Konta, vinda do qualificatório.
Outra britânica que segue viva no torneio é a terceira favorita Laura Robson, responsável pela eliminação da quali sérvia Jovanna Jaksic com placar final de 6/2 e 6/4. Sua próxima adversária será a convidada da casa Saisai Zheng, que virou sobre a tailandesa Luksika Kumkhum com parciais de 6/7 (3-7), 6/3 e 7/5.

Palmeiras supera polêmicas, vence Avaí fora e se aproxima de retorno à Série A

Gazeta Press
Valdivia comemora com o banco do Palmeiras; chileno foi um dos destaques na vitória sobre o Avaí fora de casa
Valdivia comemora com o banco do Palmeiras; chileno foi um dos destaques na vitória sobre o Avaí fora de casa
Em um jogo quente e polêmico - muito por conta da fraca arbitragem -, o Palmeiras obteve uma fundamental vitória para se manter na vitoriosa caminhada dentro da Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite desta terça-feira, o clube alviverde superou o Avaí pelo placar de 4 a 2, em pleno Estádio da Ressacada, e somou o terceiro triunfo nos últimos quatro duelos, amenizando a pressão sobre elenco e, especialmente, o treinador Gilson Kleina.
O resultado positivo conquistado em Florianópolis deixa o Palmeiras confortável na liderança da Série B. Com 52 pontos - 12 do objetivo traçado por Kleina para retornar à elite -, o time alviverde abriu seis de vantagem para a Chapecoense, vice-líder que não entrou em campo nesta terça contra o Figueirense por conta das más condições do tempo - o duelo foi adiado para o dia 22 de outubro. O Avaí, em contrapartida, permanece com 34 pontos.
Depois do disputado compromisso em Florianópolis, o Palmeiras retorna a campo no próximo sábado, quando, a partir das 16h20 (de Brasília), recebe o Sport, no Estádio do Pacaembu. O Avaí, por sua vez, terá pela frente na sexta-feira, às 21h50, o duelo regional contra o Joinville, na Arena Joinville. Ambos os duelos serão pela 24ª rodada da Série B do Brasileiro.
Desde o apito inicial do árbitro, o Palmeiras viu que encontraria um clima hostil dentro da Ressacada. Pressionado pelo Avaí, o clube alviverde entrou em desvantagem logo aos 14min. Após sobra de bola, Márcio Diogo finalizou com precisão para vencer Fernando Prass e inaugurar o marcador em Florianópolis.
O baque inicial serviu para acordar a equipe de Gilson Kleina dentro de campo. O empate imediato, entretanto, não saiu por conta de um erro grave do trio arbitragem. Aos 26min, Mendieta arrematou errado e encontrou Valdivia no meio da área. O chileno, em condição legal, teria a chance clara para empatar, mas a auxiliar Edina Alves Batista assinalou impedimento.
A reclamação acordou de fato o alviverde no gramado. Aos poucos, o Palmeiras se soltou, especialmente por conta de Valdivia. Pilhado dentro de campo (reclamando muito da arbitragem), o chileno comandou o meio-campo e foi recompensado. Aos 37min, o camisa 10 recebeu lançamento de Juninho e arrematou de primeira para empatar o marcador ao final da etapa inicial.
O intervalo foi crucial para o Avaí retornar com outra postura. A pausa entre os dois tempos de jogo serviu para o clube da casa se reorganizar e retomar o ritmo do início de duelo. Aos 22min, por intermédio de uma belíssima jogada individual, os catarinenses reassumiram a vantagem no placar. Luciano girou sobre a marcação de Vilson, carregou até a área e arrematou de esquerda para o fundo das redes.
A empolgação pelo gol, contudo, acabou limitada por conta de mais um lance de Valdivia. Um dos grandes destaques do jogo, o chileno assumiu a responsabilidade e teve participação fundamental no empate. Logo aos 25min, o camisa 10 recebeu na direita e rolou na medida para Mendieta chutar para o gol, lance que mudou totalmente o duelo em Santa Catarina.
Em duas ações isoladas, o Palmeiras decidiu a partida na Ressacada. Aos 37min, Vinícius acertou belo chute da entrada da área e marcou um bonito gol para virar o marcador. Já no último minuto do tempo regulamentar, o volante uruguaio Eguren aproveitou rebote após cobrança de falta e, sem marcação e rival pela frente, sacramentou a importante vitória fora de casa.

FICHA TÉCNICA
AVAÍ 2 X 4 PALMEIRAS
Local: estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data: 17 de setembro de 2013, terça-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (PR)
Assistentes: Diego Grubba Schitkovski e Edina Alves Batista (ambos do PR)
Cartões amarelos: Anderson Uchôa, Eduardo Costa, Héracles e Marquinhos (AvaÍ); Wendel, Valdivia, Mendieta e Henrique (Palmeiras)
Gols:
AVAÍ: Márcio Diogo, aos 14 minutos do primeiro tempo; Luciano, aos 22 minutos do segundo tempo
PALMEIRAS: Valdivia, aos 38 minutos do primeiro tempo; Mendieta, aos 25, Vinicius, aos 36, e Eguren, aos 43 minutos do segundo tempo
AVAÍ: Diego; Ricardinho, Alex Lima, Bruno Maia e Héracles; Anderson Uchôa (Diego Jardel), Eduardo Costa, Cléber Santana e Marquinhos; Márcio Diogo (Luciano) e Beto (Tauã)
Técnico: Hemerson Maria
PALMEIRAS: Fernando Prass; Wendel, Vilson, Henrique e Juninho; Márcio Araújo, Wesley, Mendieta (Charles) e Valdivia (Eguren); Vinicius e Leandro (Ananias)
Técnico: Gilson Kleina

Bragantino recebe ABC para se afastar da degola e afundar adversário

Com o sinal ‘amarelo ligado', após cinco jogos sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro, o Bragantino recebe, nesta terça-feira, às 21h50 (de Brasília), o lanterna ABC, que precisa de um desempenho exemplar neste segundo turno para fugir de um provável rebaixamento na competição. Desta forma, o time da casa conta com o apoio da torcida no Estádio Nabi Abi Chedid para reencontrar o caminho das vitórias e respirar mais aliviado na luta contra a degola.
Na 17ª rodada da Série B, o Bragantino conseguiu uma importante vitória sobre a Chapecoense, e o torcedor do Massa Bruta passou a acreditar no embalo da equipe. As rodadas seguintes, no entanto, mostraram um caminho diferente: Já são cinco jogos sem vencer e o time paulista já começa a se aproximar da zona de rebaixamento.
O goleiro Leandro Santos, ciente da necessidade de uma vitória nesta terça-feira, já fez o alerta para os seus companheiros. "O time precisa acordar, descobrir o que tem de errado. Porque, se não fizer isso, vamos ficar brigando pelo rebaixamento, o que é ruim", destacou o arqueiro do Bragantino, em busca de uma campanha mais regular.
Do outro lado do confronto, no entanto, o ABC vive uma situação muito complicada. O time de Natal tem apenas 17 pontos na série B, em 22 jogos disputados, ocupa a lanterna da competição, e vê o rebaixamento mais próximo a cada rodada jogada.
Contra o Bragantino, o treinador Roberto Fernandes, que ainda não encontrou o caminho para uma sequência positiva à frente do ABC, terá quatro problemas. O centroavante Rodrigo Silva foi expulso na derrota para o Ceará, Pingo e Edson saíram lesionados, enquanto Edson nem chegou a viajar com a delegação para Fortaleza.
"O Edson, dificilmente, vai ter condição de jogo, assim como o Pingo. O Gilmar também não deve jogar. Vamos jogar fora de casa, e a hora é de passar confiança ao grupo, e buscar fazer um jogo mais equilibrado para surpreender o adversário", projetou o comandante Roberto Fernandes.
FICHA TÉCNICA:
BRAGANTINO X ABC
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista-SP
Data: 17 de setembro de 2013, terça-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha
Assistentes: Edmilson da Silva Rodrigues e Cicero Alessandro de Souza
BRAGANTINO: Leandro Santos; Robertinho, Yago, Carlinhos e Rafael Costa; Serginho, Preto, Francesco, Dudu e Geovanni; Magno
Técnico: Vágner Benazzi
ABC: Getúlio Vargas; Thiaguinho, Flávio Boaventura, Rogélio e Rodolfo Testoni; Bileu, Daniel Paulista, Erick Flores e Giovanni Augusto; Alvinho e Schwenk
Técnico: Roberto Fernandes

Boa Esporte e ASA medem forças em busca de reabilitação na Série B

Nono colocado com 32 pontos, o Boa Esporte pode dar um salto na tabela de classificação da Série B se vencer os alagoanos do ASA, nesta terça-feira, às 21h50, no estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca. Um triunfo pode levar o time de Varginha até para o quinto lugar, mas neste caso, os mineiros precisariam de uma combinação de resultados.

O duelo fora de casa é apontado pelo técnico Nedo Xavier como complicado, já que o ASA faz um campanha ruim e precisa da vitória para deixar a zona de rebaixamento. "Vamos enfrentar um adversário qualificado, mas que está na zona de rebaixamento. Temos que ter cuidado para não sermos surpreendidos e saber explorar bem as jogadas ofensivas", declarou.

Nedo Xavier ainda não definiu se mantém o zagueiro Alex Silva como titular da equipe, já que o jogador retornou de lesão e ainda não tem 100% das condições físicas. "Vamos esperar. Ainda não tenho a definição da equipe que joga, mas ele é um jogador que precisa de ritmo de jogo. Vou decidir no dia do jogo. É um jogador que vai nos ajudar muito", disse.

No ASA, duas derrotas consecutivas deixaram a equipe de Leandro Campos na zona de rebaixamento. O treinador considera que é obrigação vencer o Boa Esporte jogando em casa. Segundo ele, o time tem totais condições de fazer uma boa campanha na Série B, e assume a responsabilidade pelos resultados do time.
"É um jogo-chave. Perdemos para o Joinville e agora temos que buscar a vitória contra o Boa Esporte. Juntos, temos condições de sair dessa situação ruim. Assumo a responsabilidade pela fase, mas vamos buscar a recuperação. Será um jogo difícil, mas em casa temos condições de vencer", disse o treinador.

O time para pegar os mineiros deverá ter mudanças. O volante Glaybson já cumpriu suspensão automática e deve entrar no lugar de Reinaldo Silva. O zagueiro Tiago Garça reclama de lesão desde o jogo contra o Joinville e deve ficar de fora do confronto desta terça-feira, no Coaracy da Mata Fonseca.

FICHA TÉCNICA
ASA-AL X BOA ESPORTE


Local: Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca (AL)
Data: 17 de setembro de 2013 (sábado)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhaes
Assistentes:Jose Carlos Oliveira dos Santos e Elicarlos Franco de Oliveira

ASA-AL: Gilson; Maicon, Samuel, Tiago Garça e Chiquinho Baiano; Jorginho, Djair, Glaybson e Kleiton Domingues; Lúcio Maranhão, Diego Clementino
Técnico:Leandro Campos

BOA ESPORTE:
 Douglas; Rafinha, André Astorga, Alex Silva e Airton, Olívio, Moisés, Petros e Marcelinho Paraíba; Francismar e Fernando Karanga
Técnico: Nedo Xavier

Paraná e Paysandu fazem duelo de G-4 contra zona de rebaixamento

Vindo de dois resultados negativos e já sem tanta tranquilidade dentro do G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro, o Paraná Clube busca a reabilitação em casa, nesta terça-feira, às 21h50 (de Brasília), diante do Paysandu, na Vila Capanema. O time paraense, por sua vez, luta contra o fantasma do rebaixamento e promete atrapalhar o plano paranista.

Apesar de aparentemente não ter sentindo o golpe, o técnico Dado Cavalcanti sinaliza com alterações na equipe, não pelos resultados, mas pelas apresentações abaixo do esperado.
Mudança certa é o retorno de Brinner, que vai ocupar a vaga de Anderson, que sentiu uma lesão está vetado. Moacir e Ricardo Conceição são dúvidas. No ataque, Paulo Sérgio e Kayke não estão garantidos, abrindo espaço para JJ Morales e Reinaldo, ou até mesmo mais um homem no meio-campo, como Rubinho.

O comandante paranista evita apontar culpados ou problemas específicos, e acredita que se a vitória acontecer, o time tricolor segue firme em seu caminho rumo ao acesso. "Foram resultados indesejados, mas não podemos generalizar e dizer que está tudo errado. No primeiro turno, nos quatro primeiros jogos, fizemos quatro pontos. Caso nossa equipe vença o jogo de terça-feira, já teremos um retrospecto superior a esta marca", avaliou.

O Paysandu vem de derrota para o América-RN e entrou na zona de rebaixamento, com 23 pontos. Por isso, somar pelo menos um ponto fora de casa é imprescindível para não deixar os times que estão no momento fora da degola escaparem. O técnico Arturzinho lamentou os gols tomados no final da partida diante do Mecão, mas acredita que aconteceram pela postura mais ofensiva que o time adotou para buscar o resultado, o que não deve ocorrer em Curitiba, com uma equipe mais cautelosa em campo.
FICHA TÉCNICA
PARANÁ X PAYSANDU


Local: Estádio Durival Britto e Silva, em Curitiba (PR)
Data: 17 de setembro de 2013, terça-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Marcos Mateus Pereira (MS)
Assistentes: Fabio Rodrigo Rubinho (MT) e Vanessa de Abreu Amaral (MS)

PARANÁ: Luís Carlos; Roniery, Brinner, Alex Alves e Paulinho (Henrique); Edson Sitta, Cambará, Fernando Gabriel e Felipe Amorim; Paulo Sérgio e Kayke (Reinaldo)
Técnico: Dado Cavalcanti

PAYSANDU: Paulo Rafael; Yago Pikachu, Leonardo Dagostini, Fábio Sanches e Gilton; Vanderson, Zé Antônio, Jailton e Eduardo Ramos; Iarley e Aleílson
Técnico: Arturzinho

CBF confirma adiamento do jogo entre Figueira e Chapecoense para outubro

A partida entre Chapecoense e Figueirense, marcada inicialmente para esta terça-feira, foi adiada pela CBF devido a problemas do time da capital catarinense para desembarcar em Chapecó. A nova data do jogo é o dia 22 de outubro, às 19h30 (de Brasília).
"Lamentamos mais uma vez que as condições climáticas tenham prejudicado a realização do jogo, agora alterando para uma data na qual teremos outros jogos importantes próximos e neste momento beneficiando o Figueirense que se opôs a viajar de ônibus", declarou o diretor Mauro Stumpf, que recebeu a confirmação no final da tarde desta segunda.
É a terceira vez que uma partida da Chapecoense é adiada na Série B do Campeonato Brasileiro. Antes, os jogos contra América-MG e Guaratinguetá, também por conta de condições climáticas desfavoráveis em Chapecó foram adiadas.

Ceará mostra força em casa para superar o Oeste por placar mínimo

Oito vitórias em 12 jogos. Este é o saldo do Ceará jogando em casa depois da noite desta terça-feira e de mais um triunfo no Castelão. A vítima da vez foi o Oeste, que deu trabalho, mas foi derrotado por 1 a 0.
O único gol da partida foi marcado aos 12 minutos da segunda etapa, pelo ex-corintiano Lulinha, que completou grande jogada do lateral Marcos.
Com o resultado, o Ceará foi para 32 pontos e alcançou - de forma provisória, já que o Boa Esporte e o Figueirense ainda jogam - a nona colocação. O Oeste, por sua vez, é o 12º, com 29 pontos.
Na próxima rodada, enquanto o Alvinegro encara o Boa, em mais um confronto direto por um lugar mais perto do G-4, o Oeste recebe o América-MG, no Estádio dos Amaros.
O jogo
A partida começou morna e a primeira chance de gol apareceu apenas aos 26 minutos. Pablo aproveitou erro de Potiguar, invadiu a área e driblou o goleiro, mas não conseguiu chutar.
Os anfitriões responderam na sequência. Aos 33, Rogerinho fez boa jogada pela esquerda e carregou até a linha de fundo, fazendo o cruzamento. Ninguém dentro da área conseguiu completar para a rede.
O ritmo continuou lento e o torcedor só voltou a ter emoções na segunda etapa, quando Lulinha, aos 12 minutos, chegou batendo após cruzamento de Marcos e balançou a rede do Oeste.
Aos 24 minutos, Mota perdeu a chance de ampliar a vantagem. Magno Alves avançou pela esquerda e cruzou rasteiro, na medida para o companheiro. Sem goleiro nem nada pela frente, Mota fez feio e furou.
Porém, nem o erro grosseiro do atacante animou o Oeste, que não ofereceu resistência nos minutos seguintes e facilitou o trabalho do Ceará, que consistia em administrar o resultado. Os anfitriões foram além e quase ampliaram no fim com uma bola na trave, mas o resultado mínimo se mateve.
FICHA TÉCNICA:
CEARÁ 1 X 0 OESTE
Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 17 de setembro de 2013, terça-feira
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Janio Pires (TO)
Assistentes: Luis Claudio Rodrigues da Costa (AM) e Salmon Lopes da Silva (AP)
Cartões amarelos: Hélder Maurílio, Mota e Potiguar, Fernando Henrique e João Marcos(Ceará); Paes (Oeste)
Gols: CEARÁ: Lulinha, aos 12 minutos do segundo tempo
CEARÁ: Fernando Henrique; Marcos, Diego Ivo, Potiguar e Hélder Maurílio (Hélder Santos); João Marcos, Ricardinho, Lulinha e Rogerinho (Diogo Orlando); Mota (Léo Gamalho) e Magno Alves
Técnico: Sérgio Soares
OESTE: Paes; César Gaúcho, Ligger e Adriano Alves; Eric, Everton Dias, Diego Souza (João Denoni), Lelê e Piauí (Bruno Nunes); Pablo e Bruno Batata
Técnico: Ivan Baitello

Aílton faz golaço, Sport vence Guaratinguetá e segue caça ao G-4

Gazeta Press
Sport venceu o Guaratinguetá por 1 a 0 nesta terça-feira
Sport venceu o Guaratinguetá por 1 a 0 nesta terça-feira
O Sport recebeu o Guaratinguetá, nesta terça-feira, na Ilha do Retiro, e venceu por 1 a 0, em jogo válido pela 23ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado coloca o time pernambucano, ainda o quinto colocado, a três pontos do G-4.

O clube rubro-negro soma 37 pontos, contra 40 do Paraná, quarto colocado, mas que ainda joga na rodada contra o Paysandu. Já o Guaratinguetá é o 14º, com 27 pontos, a três da zona de rebaixamento.

O autor do gol da vitória foi Aílton, ex-São Caetano. Aos 23 minutos do segundo tempo, Felipe Azevedo rolou para o meia, que chutou de primeira e acertou o ângulo esquerdo do goleiro Saulo, que nada pôde fazer.
Na próxima rodada, para manter o embalo na Série B e voltar ao G-4 da competição, o Sport tem um adversário complicado. O time pernambucano encara o líder Palmeiras, neste sábado, às 16h20 (de Brasília), no Estádio do Pacaembu. No mesmo dia, às 21 horas, o Guaratinguetá recebe o América-RN, no Estádio Dario Rodrigues Leite.

O jogo
Logo depois de ser apresentado, Geninho já garantiu sua primeira vitória à frente do Sport na última rodada, contra o Figueirense, por 1 a 0. Nesta terça-feira, no entanto, seria o primeiro compromisso do treinador depois de ter conhecido o elenco e escalado o time titular como gostaria.

O apreço pelo 3-5-2, marcante em sua carreira, falou mais alto nos primeiros dias, e o Sport entrou com três zagueiros diante do Guaratinguetá. A formação, porém, não vinha sendo o suficiente ao longo do primeiro tempo para movimentar o marcador. Mesmo com o domínio do jogo, o time rubro-negro sofria para furar o bloqueio da defesa do Guaratinguetá.

Ao valorizar a troca de passes, a bola não chegava com dificuldade aos atacantes Marcos Aurélio e Felipe Azevedo, mas faltava paciência. Escalados como alas, George Lucas e Marcelo Cordeiro eram bastante acionados, chegavam com perigo ao ataque, e ainda não era o suficiente para balançar a rede do time paulista.

O Guaratinguetá, por sua vez, além de suportar a pressão pernambucana, também conseguia escapar com velocidade. A formação com três jogadores de marcação no meio de campo facilitava a proteção da zaga, deixando Xuxa, Rodrigo Barreto e Cleiton Pedra com liberdade para atacarem, assustando o goleiro Magrão.

Com a igualdade no placar, Geninho resolveu mudar. O treinador tirou Vinícius Simon e colocou o atacante Nunes. Desta forma, o 3-5-2, ideal antes do apito inicial, deu lugar a um ofensivo 4-3-3. Em seguida, o treinador também sacou Lucas Lima e apostou em Aílton, e, para o alívio do comandante, o resultado não demorou a aparecer.

Depois de estrear diante do Figueirense, o meia contratado junto ao São Caetano entrou com a missão de movimentar o marcador e cumpriu a tarefa de uma forma primorosa. Aos 23 minutos do segundo tempo, Aílton recebeu o passe de Felipe Azevedo, mandou a bomba de fora da área e acertou o ângulo do goleiro Saulo. Um golaço na Ilha do Retiro.

A vantagem animou o time da casa, que seguiu pressionando o Guaratinguetá. Marcos Aurélio, Nunes, Felipe Azevedo e Aílton seguiam dando trabalho ao goleiro Saulo, sendo que a situação ficou melhor para o Sport na sequência. Aos 36, Pedro Paulo foi expulso por uma suposta agressão a Nunes, minando qualquer tipo de reação paulista.
FICHA TÉCNICA:
SPORT 1 X 0 GUARATINGUETÁ


Local: Ilha do Retiro, no Recife (PE)
Data: 16 de setembro de 2013 (terça-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Batista Raposo
Assistentes: Sandro do Nascimento Medeiros e Adeílton Guimarães da Hora
Cartões Amarelos: Ruan e Fransérgio (Guaratinguetá)
Cartão vermelho: Pedro Paulo (Guaratinguetá)
Gol: SPORT: Aílton, aos 23 minutos do segundo tempo

SPORT: Magrão; Oswaldo, Pereira e Vinícius Simon (Nunes); George Lucas, Anderson Pedra, Rithely, Lucas Lima (Aílton) e Marcelo Cordeiro; Marcos Aurélio (Chumacero) e Felipe Azevedo
Técnico: Geninho

GUARATINGUETÁ: Saulo; Murilo (Michel), Pedro Paulo, Marquinhos e Ruan; Thiago Ulisses, Coelho, Fransérgio e Xuxa (Davi Ceará); Rodrigo Barreto e Cleiton Pedra (Leandro Ferreira)
Técnico: Toninho Cecílio

Longe de título ou Libertadores, Fla planeja a próxima temporada

Pedro Henrique Torre/ESPN.com.br
Mano Menezes em entrevista coletiva no Ninho do Urubu
Mano Menezes em entrevista coletiva no Ninho do Urubu
Com 26 pontos, o Flamengo é apenas o 13º colocado do Campeonato Brasileiro. A equipe está apenas dois pontos distante da zona de rebaixamento, enquanto vê a Libertadores a nove pontos e o líder a 20. Com poucas chances de conseguir algo nesta edição do Brasileirão, a comissão técnica começa a projetar a temporada 2014.
"Foram prometidos reforços mais para o ano que vem. O Flamengo não tinha dinheiro para trazer jogadores agora e viu as possibilidades que existiam no mercado. Sabemos que o risco é muito maior e que o percentual de acerto é menor quando se traz jogadores desconhecidos", declarou o técnico da equipe, Mano Menezes.
Pelo menos em uma posição, porém, a diretoria deve tentar buscar reforços ainda em 2013: a lateral direita. O único jogador do elenco na posição é Léo Moura, que sofreu com lesões durante a temporada e viu um volante, um meia e um zagueiro serem improvisados em seu lugar.
"Tenho utilizado o Luiz Antonio porque tem mais experiência do que o Digão. Já utilizei o Paulinho também. No caso do Léo Moura, temos de pensar diferente. O Flamengo precisa encontrar um jogador que, no mínimo, dê capacidade de usar melhor o Léo. E já pensando no futuro, até porque uma hora ele vai parar", ponderou sobre o atleta de 34 anos.
O Flamengo volta a campo nesta quinta-feira, quando encara o Atlético-PR, em duelo válido pela 22ª rodada do Brasileiro. O jogo está marcado para as 19h30, no Maracanã.

Debaixo de chuva, Atlético-GO e São Caetano amargam empate

Adversários diretos na luta contra o rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro, Atlético-GO e São Caetano protagonizaram duelo muito brigado nesta terça-feira. A partida, válida pela 23ª rodada, foi realizada debaixo de muita chuva no Serra Dourada, em Goiânia, e terminou com resultado péssimo para as duas equipes: 1 a 1.
Os donos da casa saíram na frente aos 28 minutos do primeiro tempo, em chute de Ricardo Jesus que desviou na defesa antes de matar Luiz. Nos minutos finais do segundo tempo, Fernandinho aproveitou vacilo da defesa rubro-negra e deixou tudo igual. Com o empate, o Atlético-GO chega aos 24 pontos, um a mais do que o São Caetano.
Na próxima rodada, a 24ª da competição nacional, o São Caetano volta ao ABC Paulista para encarar o Bragantino. O duelo paulista está marcado para as 19h30 (de Brasília) de sexta-feira, no estádio Anacleto Campanella. Já no sábado, e às 21 horas, o Atlético-GO vai a Belém enfrentar o Paysandu, na Curuzu.
O jogo
Debaixo de forte chuva na capital goiana, as duas equipes tiveram dificuldades para trabalhar a bola e a primeira chance de gol aconteceu apenas aos 27 minutos. O meia Pedro Carmona recebeu com liberdade na intermediária e resolveu arriscar. O chute saiu venenoso e o goleiro Márcio teve trabalho para fazer a defesa em dois tempos.
A resposta atleticana veio no lance seguinte, e foi letal. Em rápido contra-ataque, o centroavante Ricardo Jesus foi acionado, escapou da marcação do zagueiro Luiz Eduardo e bateu para o gol. A bola desviou na defesa do Azulão e matou completamente o goleiro Luiz, que retornou de longo período de inatividade.
Nos minutos finais, os paulistas tentaram empatar, mas Márcio apareceu bem para defender a finalização de Geovane e respirou aliviado ao ver Jael mandar bomba pela linha de fundo. No primeiro lance da etapa complementar, foi a fez do Atlético-GO chegar com perigo, mas Luiz fez milagre em desvio sutil de Juninho.
Inspirado, Pedro Carmona seguia como principal armador das jogadas do São Caetano e aos nove minutos cruzou na medida para Jael cabecear em direção ao chão e mandar com muito perigo. Dez minutos depois, o meia cobrou falta com categoria e obrigou Márcio a fazer ótima defesa. Aos 29, Marcelo Soares, que entrou na vaga de Carmona, também perdeu boa chance.
A chuva voltou a apertar no Serra Dourada e o Azulão passou a abusar de levantamentos na área em busca do empate. E, aos 39 minutos, a estratégia surtiu efeito. Em um dos cruzamentos, a zaga goiana se atrapalhou para afastar e a bola ficou viva para Fernandinho encher o pé e sacramentar o resultado ruim para os dois times.
FICHA TÉCNICA:
ATLÉTICO-GO 1 X 1 SÃO CAETANO
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 17 de setembro de 2013, terça-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Alinor Silva da Paixão
Assistentes: Marcia Bezerra Lopes Caetano e Rener Santos de Carvalho
Cartões amarelos: Juninho (Atlético-GO); Dudu e Geovane (São Caetano)
Gols:
ATLÉTICO-GO: Ricardo Jesus, aos 28 minutos do primeiro tempo
SÃO CAETANO: Fernandinho, aos 39 minutos do segundo tempo
ATLÉTICO-GO: Márcio; John Lennon, Paulo Henrique, Anderson e Guilherme Santos (Jorginho); Dodó, Régis, Ernandes e João Paulo (Wandinho); Juninho (Diogo Campos) e Ricardo Jesus
Técnico: PC Gusmão
SÃO CAETANO: Luiz; Samuel Santos, Douglas Grolli, Luiz Eduardo e Renan Luís (Danilo Bueno); Dudu, Leandro Carvalho, Pedro Carmona (Marcelo Soares) e Fernandinho; Geovane e Jael (Giancarlo)
Técnico: Sérgio Guedes

Icasa vira jogo em cima do América-MG e deixa o adversário longe do G-4

A torcida americana que marcou presença nesta terça-feira, no estádio Independência, viu o América-MG sair na frente do Icasa no placar, mas acabou presenciando a virada da equipe cearense, por 2 a 1, que deixa o América-MG distante do G-4, impondo a primeira derrota ao técnico Silas desde a chegada ao time mineiro.
O primeiro gol do jogo foi anotado pelo volante Leandro Ferreira, que recebeu passe de Marcão e contou com desvio da zaga para balançar a rede. Radamés, em cobrança de falta, deixou tudo igual no placar, e Tadeu, de pênalti, garantiu a virada no Horto. Com a vitória, o Icasa, agora sexto colocado, chega aos 35 pontos, ultrapassando justamente o América-MG, que fica estacionado nos 34 pontos.
Na sequência do Campeonato Brasileiro da Série B, o América-MG terá compromisso na próxima sexta-feira, enfrentando o Oeste, em Itápolis. Já o Icasa jogará no mesmo dia, mas os cearenses vão receber os alagoanos do ASA, em Juazeiro do Norte.
O jogo
Atuando no Horto, o América-MG iniciou a partida tentando impor o ritmo de jogo, mas o time foi surpreendido pela marcação avançada do Icasa, que dificultou a saída de bola americana. Com isso, os mineiros tiveram problemas para trocar passes e usaram como alternativa os arremates de fora de área. Em uma dessas tentativas, Leandro Ferreira mandou um petardo que tinha o endereço certo, mas João Ricardo fez grande defesa.
Aos poucos, o técnico Silas corrigiu o posicionamento dos jogadores em campo, isso fez o América-MG melhorar no duelo, com o time da casa passando a dominar a posse de bola, mas ainda com dificuldades na hora que se aproximava da área cearense. Os atacantes Marcão e Alessandro foram forçados a sair da área para participarem mais do jogo.
A principal preocupação do Icasa era em marcar o time mineiro, para só depois pensar no ataque. Com isso, o cenário da partida mostrou um jogo de muita marcação e disputa de bola no meio-campo, com poucas emoções para o pequeno público no Independência. Aos 27, Juninho tentou esquentar o jogo com um belo chute de média distância, mas o goleiro do Icasa voltou a trabalhar bem.
A partida só ganhou em empolgação aos 29, quando o América-MG conseguiu emplacar uma boa trama ofensiva, que terminou com o avante Marcão atuando como um legítimo pivô, rolando para o volante Leandro Ferreira, que apareceu como elemento surpresa para chutar forte e contar com um desvio da zaga visitante para abrir o marcador no Horto.
Após o gol, o Icasa foi obrigado a agredir mais os mineiros, e essa postura fez bem para a partida. Os cearenses criaram ao menos duas boas chances de empatar o duelo, em uma delas Radamés cabeceou contra a meta de Moretto, que mesmo adiantado, conseguiu se esticar todo para espalmar, mandando para escanteio.
Logo na volta para o segundo tempo, os visitantes surpreenderam o América-MG em cobrança de falta despretensiosa de Radamés, que o goleiro Moretto, adiantado, aceitou, deixando tudo igual no placar. O gol inesperado forçou o América-MG a partir com tudo para o ataque, mostrando desespero em alguns momentos.
A marcação do Icasa, que já era eficiente antes do empate, passou a ser ainda mais compactada, dando muito trabalho para os armadores e atacantes americanos. O técnico Silas tentou trocar Marcão por Fábio Júnior, mas como os dois jogadores têm características parecidas, o panorama do jogo mudou pouco.
A vida do América-MG ficou complicada de vez quando, aos 30, Juninho derrubou Tadeu dentro da área, o árbitro Renan Roberto de Souza não titubeou e marcou pênalti para o time de Juazeiro do Norte. O próprio Tadeu fez a cobrança, deslocando o goleiro Moretto para virar o placar, enlouquecendo os poucos torcedores do Icasa presentes no Independência e garantindo a virada.
FICHA TÉCNICA:
AMÉRICA-MG 1 X 2 ICASA
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 17 de setembro de 2013 (terça-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Renan Roberto de Souza
Assistentes: Broney Machado e Larissa Gabrielly Ferreira
Cartões amarelos: Juninho e Vitor Hugo (América-MG); Chapinha e Radamés (Icasa)
Cartão vermelho: Chapinha (Icasa)
Gols:
AMÉRICA-MG: Leandro Ferreira, aos 29 minutos do primeiro tempo
ICASA: Radamés, um minuto, e Tadeu, aos 30 minutos do segundo tempo
AMÉRICA-MG: Moretto; Leandro Silva, César Lucena, Vitor Hugo e Danilo; Leandro Ferreira, Juninho (Kaio), Bady e Willians (Elvis); Alessandro e Marcão (Fábio Júnior)
Técnico: Silas
ICASA: João Ricardo; Naylhor, Preto Costa e Luiz Otávio; Leyrielton, Da Silva, Geraldo (Chapinha), Radamés e Carlinhos; Juninho Potiguar (Roberto) e Tadeu (Luiz Gustavo)
Técnico: Sidney Moraes

Brasil joga Sul-Americano por vaga no Mundial e manutenção de domínio

Divulgação
Gabi retorna à seleção para disputar pela primeira vez o Sul-Americano
Brasil, de Gabi, busca mais um título sul-americano
Tem início nesta quarta-feira o Campeonato Sul-Americano feminino de vôlei, em Ica no Peru. A competição, que reúne seis países, é classificatória ao Campeonato Mundial de 2014 e à Copa dos Campeões deste ano. Apenas o campeão leva vaga para os dois torneios.
O Brasil chega como principal favorito à conquista do título. Em 28 participações no Sul-Americano, o país foi campeão em 17 oportunidades e ficou com o vice-campeonato em outras 11. A estreia nacional é contra o Chile, às 17h (de Brasília). Colômbia, Argentina, Venezuela e Peru serão os ouros adversários.
"O nível dos times na América do Sul subiu e as equipes melhoraram. Precisamos ter cuidado e o crescimento dessas seleções será visto em quadra. Talvez, do grupo, o Chile seja o adversário mais tranquilo. Já depois, com Colômbia, Argentina, Venezuela e Peru, o nível deve ser melhor. Nosso time terá que jogar bem para ganhar esse Sul-americano e manter a hegemonia na América do Sul", afirmou o treinador José Roberto Guimarães.
O Sul-Americano será disputado no sistema de pontos corridos, com as equipes se enfrentando em turno único. O time que encerrar os cinco jogos com maior número de pontos garante o título continental.
"Este será o meu sexto Sul-Americano. Não podemos bobear. Vejo a cada ano uma busca das seleções sul-americanas em renovar seus elencos para montar equipes competitivas visando quebrar a hegemonia brasileira. Qualquer coisa que aconteça diferente do Brasil vencedor será um fato histórico. Entendemos essa responsabilidade e sabemos que vale vaga para duas competições importantes", disse a líbero Fabi, uma das mais experientes do time.
Para a competição em Ica, a seleção brasileira contará com dois reforços em relação ao time que conquistou o Grand Prix, recentemente, no Japão. A ponteira Natália, após suspensão por doping, e a levantadora Fabíola estão de volta ao time de José Roberto Guimarães.
"Esse torneio continental será importante para ganhar ritmo de jogo. Estou há um tempo sem jogar, mas vai ser bom para readquirir confiança e voltar a representar o meu país", disse Natália.
Veja os Jogos do Brasil no Sul-Americano:
18/09 - Brasil x Chile
19/09 - Brasil x Colômbia
20/09 - Brasil x Argentina
21/09 - Brasil x Venezuela
22/09 - Brasil x Peru

Ribéry, o mais acionado. Lahm, o melhor passador. Wiland, o paredão. Destaques da terça na UCL

Três jogadores do Bayern de Munique foram os que mais tocaram na bola: Ribéry (123), Lahm (112) e Alaba (110). Além deles, somente outros dois jogadores tocaram mais de 100 vezes. Carrick (105) e Fellaini (101), ambos do Manchester United.
Trumedia
Ribéry, o mais acionado: 123 toques na bola
Ribéry, o mais acionado: 123 toques na bola













Cristiano Ronaldo finalizou nove vezes para marcar seus três gols contra o Galatasaray. Tevez concluiu em oito oportunidades, mas não balançou as redes.
Trumedia
Cristiano Ronaldo: três gols em nove finalizações
Cristiano Ronaldo: três gols em nove finalizações

Jogando mais uma vez como volante no Bayern de Guardiola, Lahm foi o único jogador do dia a acertar mais de 100 passes: foram 103 certos de um total de 108, aproveitamento de 95,4%.
Trumedia
Lahm: único a acertar mais de 100 passes
Lahm: único a acertar mais de 100 passes














Nasri (Manchester City) e Pirlo (Juventus) criaram cinco chances cada, mas apenas o francês conseguiu convertê-las em gol, por duas vezes. Lavezzi, do PSG, e Di María, do Real Madrid, são os outros jogadores com duas assistências.
Trumedia
Nasri: duas assistências em cinco chances criadas
Nasri: duas assistências em cinco chances criadas













O goleiro Wiland, do Copenhague, garantiu um ponto contra a Juventus. Foram 10 defesas em 11 finalizações certas, aproveitamento de 90,9%. Depois dele, os goleiros mais exigidos foram Muslera (Galatasaray), Kozacik (Viktoria Plzen) e Akinfeev (CSKA Moscou), com seis cada.
Trumedia
Wiland: 10 defesas para segurar a Juventus
Wiland: 10 defesas para segurar a Juventus


Outro jogador do time dinamarquês, Mellberg, liderou o dia em bolas afastadas: 15. Outro destaque defensivo foi Smalling, do Manchester United, com 100% de aproveitamento nas disputas pelo alto: oito de oito.
Trumedia
Mellberg: 15 bolas afastadas
Mellberg: 15 bolas afastadas


As transmissões da Semana 3 da NFL

A bola oval não pára nos canais ESPN. A terceira rodada da NFL já começa nesta quinta-feira, com mais cinco transmissões ao vivo. Anote e programe-se:
quinta, 19:
21h25 - PHILADELPHIA EAGLES X KANSAS CITY CHIEFS - ESPN AO VIVO
domingo, 22:
14h - BALTIMORE RAVENS X HOUSTON TEXANS  - ESPN AO VIVO
17h25 - SAN FRANCISCO 49ERS X INDIANAPOLIS COLTS - ESPN AO VIVO
21h30 - PITTSBURGH STEELERS X CHICAGO BEARS - ESPN AO VIVO
segunda, 23:
21h - SEMANA NFL
21h30 - DENVER BRONCOS X OAKLAND RAIDERS - ESPN AO VIVO


Bayern de Munique e Guardiola seguem afinando a sintonia com mudanças e concessões

Olho Tático
O 4-2-3-1 do Bayern de Guardiola com marcação pressão e movimentação na frente que envolveu as linhas de quatro do CSKA.
O 4-2-3-1 do Bayern de Guardiola com marcação pressão e movimentação na frente que envolveu as linhas de quatro do CSKA.
O gol de Alaba em cobrança de falta que Akinfeev aceitou aos dois minutos - primeiro da fase de grupos da Champions League 2013/14 - relativiza toda análise da estreia do Bayern de Munique na Allianz Arena.
Mas os 3 a 0 com massacre de 65% de posse de bola e 20 finalizações contra oito do CSKA permitem alguma observações sobre o nada simples processo de adaptação do campeão europeu a Pep Guardiola. E vice-versa.
A começar pela constante inversão de Muller com Robben, que parte do centro e ganha total liberdade da movimentação, não ficando restrito à sua típica jogada: corte para dentro e chute de canhota. Quando se aproxima de Ribéry, o perigo para a meta adversária aumenta exponencialmente. Com isso, Muller aparece aberto pela direita e perto da meta adversária, deixando a articulação para Kroos e Lahm, novamente improvisado no meio e abrindo espaço para Rafinha na lateral.
O desenho tático está mais para 4-2-3-1 que o 4-3-3. Nenhuma novidade para Guardiola, que na temporada 2009/10, para abrigar Ibrahimovic e Messi sem espetar o craque argentino à direita, armou o Barcelona com este esquema. Xavi recuado como volante, Pedro e Iniesta abertos, Messi atrás de Ibra.
A pressão no campo de ataque, porém, segue a mesma. Bola perdida, a busca pelo desarme é imediata e obsessiva. Prática que já era comum com Jupp Heynckes e apenas ganhou ênfase com o técnico catalão.

Depois de tentar impor sua filosofia, Guardiola vem mantendo o fluxo de passes priorizando os flancos. Se o Barça concentrava o toque de bola na região central e usava os jogadores mais abertos para dar amplitude, o Bayern aproveita o meio apenas como distribuição para laterais e ponteiros. Inclusive a saída de bola com zagueiros bem abertos e Kroos ou Lahm voltando para iniciar a jogada e projetar os laterais.
O CSKA tentou se defender com linhas de quatro compactas e Honda acionando Musa. Vitinho pouco criou pela esquerda nos 45 minutos em que ficou em campo. Ainda falta entrosamento e, pela dinâmica do adversário, o brasileiro correu mais atrás de Rafinha que arriscou seu repertório de dribles e arrancadas. A retaguarda alemã foi pouco acionada.
Getty
Robben abraça Guardiola: herói da última Champions começou bem
Robben abraça Guardiola: herói da última Champions começou bem
Mandzukic abre espaços e participa da movimentação na frente, mas continua trabalhando como a típica referência que não deixa brechas para experiências do treinador com "falso nove". Participou ativamente das ações ofensivas e foi às redes mais uma vez. Assistência de Robben em cobrança de falta lateral. O holandês ainda marcou o terceiro, completando bela assistência de Alaba. Na jogada, Ribéry estava aberto pela direita. Rotação constante.
Os movimentos não estão totalmente sincronizados e os alemães, naturalmente intensos, ainda vão se acostumando com as variações de ritmo da nova versão da equipe. O deslocamento de Lahm, um dos melhores laterais do mundo, deixando Schweinsteiger na reserva soa absurdo, mesmo com as lesões de Javi Martínez e Mario Gotze.
Ainda assim, os bávaros vão afinando a sintonia com Guardiola, que muda e também faz concessões para o time multicampeão seguir forte e competitivo.

Se fosse super-herói, Eto'o seria o "Homem Champions League". E seus poderes estão a serviço do Chelsea



Samuel Eto'o ganhou a Liga dos Campeões pelo Barcelona em 2006 e 2009. Despachado por Pep Guardiola, foi para a Internazionale, onde ganhou mais uma Champions League em 2010, sob a batuta de José Mourinho, que o contratou para o Chelsea no começo da atual temporada. 
Samuel Eto'o comemora a Champions pelo Barcelona com Xavi em 2009
Eto'o celebra a Champions 2009 com Xavi
Eto'o marcou na final Champions 2008/2009, contra o Manchester United. Foi campeão e fechou a tríplice coroa pelo time da Catalunha. No ano seguinte se transformou no único a levar Campeonato, Copa e Liga dos Campeões por duas temporadas seguidas, ao repetir o feito com a Inter.
Sua estreia pelo Chelsea, sábado, apesar da derrota para o Everton, foi boa (veja abaixo). Aos 32 anos, o africano mostrou a boa e velha movimentação, com participação ativa nas jogadas ofensivas, finalizações e ainda compôs o lado esquerdo após a entrada de Fernando Torres, como nos tempos em que Mourinho o dirigia na Internazionale.
O camaronês Eto'o celebra o título europeu ganho pela Inter em 2010
O camaronês Eto'o celebra o título europeu que ganhou pela Inter em 2010
O camaronês é mais participativo e dinâmico em campo do que os seus concorrentes pela vaga no comando do ataque, como Demba Ba e o próprio Torres. Se fosse um super-herói, Eto'o seria o "Homem Champions League" e seu principal superpoder, marcar gols importantes e erguer aquela taça, a "orelhuda" da Liga dos Campeões. Como será desta vez?
A estréia de Eto'o pelo Chelsea*Toques na bola 41Passes 26Falta cometida 0Impedimento 0Finalizações 6Finalizações certas 3Chance criada 1Cruzamento certo 1Desarmes 1Disputas de bola vencidas 2Disputa pelo alto vencida 1Fonte: Opta Sports
O Chelsea de Eto'o estreia na Champions League 2013/2014 nesta quarta-feira. Este blogueiro estará na transmissão pela ESPN ao lado do "amigão" Paulo Soares. Falaremos sobre os jogos do dia na maior competição de clubes do mundo a partir das 15 horas, com a bola rolando às 15h45 de Brasília.
Trumedia
A movimentação de Samuel Eto'o contra o Everton pelo Campeonato Inglês
A movimentação de Samuel Eto'o contra o Everton pelo Campeonato Inglês: camaronês apareceu por todo o ataque
Trumedia
Finalizações de Eto'o contra o Everton no Inglês
Finazalições de Eto'o contra o Everton em sua estreia pela Premier League: na melhor chance Gareth Barry o travou