quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Palmeiras supera polêmicas, vence Avaí fora e se aproxima de retorno à Série A

Gazeta Press
Valdivia comemora com o banco do Palmeiras; chileno foi um dos destaques na vitória sobre o Avaí fora de casa
Valdivia comemora com o banco do Palmeiras; chileno foi um dos destaques na vitória sobre o Avaí fora de casa
Em um jogo quente e polêmico - muito por conta da fraca arbitragem -, o Palmeiras obteve uma fundamental vitória para se manter na vitoriosa caminhada dentro da Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite desta terça-feira, o clube alviverde superou o Avaí pelo placar de 4 a 2, em pleno Estádio da Ressacada, e somou o terceiro triunfo nos últimos quatro duelos, amenizando a pressão sobre elenco e, especialmente, o treinador Gilson Kleina.
O resultado positivo conquistado em Florianópolis deixa o Palmeiras confortável na liderança da Série B. Com 52 pontos - 12 do objetivo traçado por Kleina para retornar à elite -, o time alviverde abriu seis de vantagem para a Chapecoense, vice-líder que não entrou em campo nesta terça contra o Figueirense por conta das más condições do tempo - o duelo foi adiado para o dia 22 de outubro. O Avaí, em contrapartida, permanece com 34 pontos.
Depois do disputado compromisso em Florianópolis, o Palmeiras retorna a campo no próximo sábado, quando, a partir das 16h20 (de Brasília), recebe o Sport, no Estádio do Pacaembu. O Avaí, por sua vez, terá pela frente na sexta-feira, às 21h50, o duelo regional contra o Joinville, na Arena Joinville. Ambos os duelos serão pela 24ª rodada da Série B do Brasileiro.
Desde o apito inicial do árbitro, o Palmeiras viu que encontraria um clima hostil dentro da Ressacada. Pressionado pelo Avaí, o clube alviverde entrou em desvantagem logo aos 14min. Após sobra de bola, Márcio Diogo finalizou com precisão para vencer Fernando Prass e inaugurar o marcador em Florianópolis.
O baque inicial serviu para acordar a equipe de Gilson Kleina dentro de campo. O empate imediato, entretanto, não saiu por conta de um erro grave do trio arbitragem. Aos 26min, Mendieta arrematou errado e encontrou Valdivia no meio da área. O chileno, em condição legal, teria a chance clara para empatar, mas a auxiliar Edina Alves Batista assinalou impedimento.
A reclamação acordou de fato o alviverde no gramado. Aos poucos, o Palmeiras se soltou, especialmente por conta de Valdivia. Pilhado dentro de campo (reclamando muito da arbitragem), o chileno comandou o meio-campo e foi recompensado. Aos 37min, o camisa 10 recebeu lançamento de Juninho e arrematou de primeira para empatar o marcador ao final da etapa inicial.
O intervalo foi crucial para o Avaí retornar com outra postura. A pausa entre os dois tempos de jogo serviu para o clube da casa se reorganizar e retomar o ritmo do início de duelo. Aos 22min, por intermédio de uma belíssima jogada individual, os catarinenses reassumiram a vantagem no placar. Luciano girou sobre a marcação de Vilson, carregou até a área e arrematou de esquerda para o fundo das redes.
A empolgação pelo gol, contudo, acabou limitada por conta de mais um lance de Valdivia. Um dos grandes destaques do jogo, o chileno assumiu a responsabilidade e teve participação fundamental no empate. Logo aos 25min, o camisa 10 recebeu na direita e rolou na medida para Mendieta chutar para o gol, lance que mudou totalmente o duelo em Santa Catarina.
Em duas ações isoladas, o Palmeiras decidiu a partida na Ressacada. Aos 37min, Vinícius acertou belo chute da entrada da área e marcou um bonito gol para virar o marcador. Já no último minuto do tempo regulamentar, o volante uruguaio Eguren aproveitou rebote após cobrança de falta e, sem marcação e rival pela frente, sacramentou a importante vitória fora de casa.

FICHA TÉCNICA
AVAÍ 2 X 4 PALMEIRAS
Local: estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data: 17 de setembro de 2013, terça-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (PR)
Assistentes: Diego Grubba Schitkovski e Edina Alves Batista (ambos do PR)
Cartões amarelos: Anderson Uchôa, Eduardo Costa, Héracles e Marquinhos (AvaÍ); Wendel, Valdivia, Mendieta e Henrique (Palmeiras)
Gols:
AVAÍ: Márcio Diogo, aos 14 minutos do primeiro tempo; Luciano, aos 22 minutos do segundo tempo
PALMEIRAS: Valdivia, aos 38 minutos do primeiro tempo; Mendieta, aos 25, Vinicius, aos 36, e Eguren, aos 43 minutos do segundo tempo
AVAÍ: Diego; Ricardinho, Alex Lima, Bruno Maia e Héracles; Anderson Uchôa (Diego Jardel), Eduardo Costa, Cléber Santana e Marquinhos; Márcio Diogo (Luciano) e Beto (Tauã)
Técnico: Hemerson Maria
PALMEIRAS: Fernando Prass; Wendel, Vilson, Henrique e Juninho; Márcio Araújo, Wesley, Mendieta (Charles) e Valdivia (Eguren); Vinicius e Leandro (Ananias)
Técnico: Gilson Kleina