quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Brasil joga Sul-Americano por vaga no Mundial e manutenção de domínio

Divulgação
Gabi retorna à seleção para disputar pela primeira vez o Sul-Americano
Brasil, de Gabi, busca mais um título sul-americano
Tem início nesta quarta-feira o Campeonato Sul-Americano feminino de vôlei, em Ica no Peru. A competição, que reúne seis países, é classificatória ao Campeonato Mundial de 2014 e à Copa dos Campeões deste ano. Apenas o campeão leva vaga para os dois torneios.
O Brasil chega como principal favorito à conquista do título. Em 28 participações no Sul-Americano, o país foi campeão em 17 oportunidades e ficou com o vice-campeonato em outras 11. A estreia nacional é contra o Chile, às 17h (de Brasília). Colômbia, Argentina, Venezuela e Peru serão os ouros adversários.
"O nível dos times na América do Sul subiu e as equipes melhoraram. Precisamos ter cuidado e o crescimento dessas seleções será visto em quadra. Talvez, do grupo, o Chile seja o adversário mais tranquilo. Já depois, com Colômbia, Argentina, Venezuela e Peru, o nível deve ser melhor. Nosso time terá que jogar bem para ganhar esse Sul-americano e manter a hegemonia na América do Sul", afirmou o treinador José Roberto Guimarães.
O Sul-Americano será disputado no sistema de pontos corridos, com as equipes se enfrentando em turno único. O time que encerrar os cinco jogos com maior número de pontos garante o título continental.
"Este será o meu sexto Sul-Americano. Não podemos bobear. Vejo a cada ano uma busca das seleções sul-americanas em renovar seus elencos para montar equipes competitivas visando quebrar a hegemonia brasileira. Qualquer coisa que aconteça diferente do Brasil vencedor será um fato histórico. Entendemos essa responsabilidade e sabemos que vale vaga para duas competições importantes", disse a líbero Fabi, uma das mais experientes do time.
Para a competição em Ica, a seleção brasileira contará com dois reforços em relação ao time que conquistou o Grand Prix, recentemente, no Japão. A ponteira Natália, após suspensão por doping, e a levantadora Fabíola estão de volta ao time de José Roberto Guimarães.
"Esse torneio continental será importante para ganhar ritmo de jogo. Estou há um tempo sem jogar, mas vai ser bom para readquirir confiança e voltar a representar o meu país", disse Natália.
Veja os Jogos do Brasil no Sul-Americano:
18/09 - Brasil x Chile
19/09 - Brasil x Colômbia
20/09 - Brasil x Argentina
21/09 - Brasil x Venezuela
22/09 - Brasil x Peru