quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Fora de casa, City arrasa Viktoria Pilsen e estreia com vitória na Champions

Assista aos gols da vitória do Manchester City sobre o Viktoria Pilsen
Fora de casa, o Manchester City estreou no Grupo D da Uefa Champions League disposto a apagar os fracassos recentes na competição, quando foi eliminado na primeira fase nas duas últimas edições. E, de certa maneira, pode-se dizer que o cartão de visitas desta temporada foi impactante. Fora de casa, o City visitou o atual campeão da República Tcheca, o Viktoria Pilsen, e não teve problemas para ter um triunfo contundente por 3 a 0.
Na estreia no comando dos ingleses em Champions League, o técnico chileno Manuel Pellegrini teve os desfalques de David Silva, Clichy e Richards, além de Demichellis, com lesão no joelho. Ainda assim, contou com a volta do zagueiro e capitão Kompany, fora há um mês por uma çesão na virilha, para tentar repetir seus bons retrospectos na competição. Em 2006, Pellegrini fora semifinalista da competição com o Villareal. Na última edição, ele avançou até as quartas de final com o Málaga.

LEIA MAIS
GUIA: Veja tudo sobre os 32 clubes da Champions, os craques, as histórias e curiosidades
Bayern abafa as críticas e inicia defesa ao título com vitória convincente sobre o CSKA
Real começa nova busca pela 10ª Champions fazendo 6 na Turquia
Rooney dá show, faz gol histórico, e United vence Leverkusen em início de nova era
Juventus pressiona, mas tropeça de novo na Dinamarca e estreia com empate
Thiago Motta 'salva' brasileiros, e PSG vence o Olympiacos; Benfica também ganha
Apesar de mais modesto, o Viktoria Pilsen apresentava boas credenciais como mandante em competições europeias: era seis vitórias nos últimos dez jogos até então. Na temporada passada, os tchecos chegaram às oitavas de final da Liga Europa e eliminaram times importantes pelo caminho, como o Atlético de Madrid e o Napoli.
Na próxima rodada, o City recebe em casa o poderoso e atual campeão da Uefa Champions League, Bayern de Munique. Já o Viktoria Pilsen vai até Moscou enfrentar o CSKA.
O jogo
Desde o início de jogo a superioridade técnica do City ficou clara. O gol parecia apenas uma formalidade. Questão de tempo mesmo. Aos dez minutos, Dzeko recebeu belo cruzamento, mas mandou por cima do goleiro Kozacik. Chateado, o atacante levou as mãos à cabeça, ciente da chance que acabara de desperdiçar.
Retraído, o Viktoria Plzen contava com o apoio da torcida, mas estava claramente intimidado e disposto a apenas esperar um erro do City e buscar o contra-ataque. Aos 21 minutos, Horváth até tentou assustar o goleiro Hart em cobrança de falta, mas não foi suficiente para dar um frio na espinha dos torcedores ingleses.

Aos 23 minutos, o Manchester City passou a se interessar mais pela partida e impor um ritmo mais forte. Primeiro, Dzeko teve boa chance de marcar em cruzamento de Nasri, mas novamente o goleiro Kozacik apareceu. Dois minutos depois, Agüero avançou pela intermediária e bateu forte, rasteiro, no canto direito do goleiro. Mas a bola caprichosamente beijou a trave na melhor chance do City no primeiro tempo.
Aos 38 minutos, Horava teve boa chance de abrir o placar, mas bateu forte, sem direção, bem acima do gol de Hart. E os times desceram para o intervalo.
Na volta para o segundo tempo, o Manchester City entrou em campo disposto a afastar qualquer possibilidade de zebra já na primeira rodada da primeira fase da Uefa Champions League. Com apenas dois minutos, Agüero ganha disputa na intermediária, avançou pelo lado esquerdo e tocou para Dzeko. Na grande área, o atacante, com calma, bateu de canhota no canto esquerdo de Kozacik. 1 a 0.
O gol intimidou ainda mais o Viktoria Pilsen, que abdicou do ataque e tentou retrancar a defesa. Não deu certo. Cinco minutos depois do primeiro gol, o talento de Yaya Touré superou qualquer expectativa. Com tranquilidade, o camisa 42 do City avançou pelo meio, percebeu Kozacik adiantado e bateu com muita categoria no ângulo esquerdo. 2 a 0.
O jogo, na verdade, estava definido com tanta superioridade. Mas o City continuou pressionando, trocando passes no ataque, envolvendo a zaga adversária. Dzeko na grande área era sempre um perigo. Mas, aos 13 minutos da segunda etapa, os torcedores do Vikotira Pilsen perceberam que a derrota era, de fato, inevitável. Nasri avançou pela direita e tocou para Agüero. Dentro da área, o argentino girou e bateu de perna esquerda no cantinho esquerdo de Kozacik. Belo gol. 3 a 0.
Com a vitória no bolso, o City diminuiu o ritmo e deu alguns espaços para o time da casa tentar aproveitar. Aos 28, Kovarik perdeu boa chance de frente para Hart e tocou por cima do gol. Mais perigoso, o Manchester City quase ampliou, mas Dzeko perdeu boa chance, assim como Agüero, já no apagar das luzes. Fim de jogo e um bom cartão de visitas na Champions League.

FICHA TÉCNICA
VIKTORIA PILSEN 0X3 MANCHESTER CITY
Viktoria Pilsen: Kozacik; Rajtoral, Hejda (Hubnik), Procházka e Limberský; Horava e Horváth; Petrzela, Kolar (Duris) e Kovarik; Bakos (Tecl).
Técnico: Pavel Vrba
Manchester City: Hart; Zabaleta, Kompany, Nastasic e Kolarov; Yaya Touré (Javi García) e Fernandinho; Jesús Navas (Milner), Agüero e Nasri; Dzeko (Negredo).
Técnico: Manuel Pellegrini
Árbitro: Paolo Tagliavento (ITA)
Assistentes: Mauro Tonolini (ITA) e Lorenzo Manganelli (ITA)
Estádio: Struncovy Sady, em Pilsen
Cartões amarelos: Limbersky (Pilsen) e Kolarov e Fernandinho (City)
Gols: Dzeko (CIT), aos dois minutos, Yaya Touré (CITY), aos cinco minutos e Agüero (CITY), aos 13 minutos do segundo tempo