quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Irritado, Seedorf critica arbitragem brasileira e diz: 'Vou ter que cair, como gostam aqui'

Gazeta Press
O holandês Seedorf criticou a arbitragem brasileira
O holandês Seedorf criticou a arbitragem brasileira
Na véspera do confronto decisivo entre Botafogo e Cruzeiro, que brigam pela liderança do Brasileirão, o meia Seedorf fez críticas à arbitragem do campeonato e demonstrou irritação com a situação. Na opinião do holandês, os juízes têm deixado de apitar faltas sobre ele. Por isso, o jogador botafoguense até cogitou cair mais no gramado após os contatos físicos para se "adaptar" ao estilo do futebol do país.
"Deveriam proteger quem constrói o jogo. Estou muito irritado com isso, sinceramente. Tem outras situações que marcam para os outros e não para mim. Estou bastante movido por essa falta de justiça. Nunca falei porque achava que ia piorar as coisas. Eu não consigo nem reclamar, eles me olham de uma maneira que se eu falo alguma coisa eles já sacam o cartão. Então eu fico quieto e tomando pancada, o que tira o valor do meu jogo. Espero que mude, senão eu vou ter que cair, como gostam aqui. Cair, pedir cartão, essa coisa toda. Os juízes dizem ficar chateados com isso, mas não protegem quem não cai", disparou o holandês, em entrevista coletiva nesta terça-feira, após o treino no Engenhão.

LEIA MAIS
Marcelo Mattos minimiza clima de 'final' antes de jogo contra Cruzeiro
Seedorf explicou que está se sentindo perseguido pelo árbitros no Brasil e ainda citou o exemplo de Ronaldinho Gaúcho, seu ex-companheiro no Milan, na Itália. Para ele, o jogador do Atlético-MG também recebe tratamento diferente dos juízes pelo fato de ser conhecido mundialmente.
"Me explicaram que com o Ronaldinho foi assim também. Quando é falta tem que ser marcada, não é porque é sobre o Ronaldinho ou o Seedorf que não vai marcar. Ele também sempre quer ficar em pé, mas tem horas que não dá. Jogadores como ele e como eu têm que ser protegidos mesmo. Se o zagueiro puder para os jogadores com violência, aí fica difícil. Gosto quando jogam duro comigo, já até falei isso, mas somente quando vêm para cima da bola", disse o experiente meia de 37 anos.
A irritação de Seedorf aumentou nas últimas rodadas do Brasileirão. O holandês citou o seu histórico de poucos cartões quando atuava no futebol europeu e também lembrou de um pênalti não marcado sobre ele na vitória do Botafogo sobre o Corinthians, por 1 a 0, na última quarta-feira, no Maracanã.
"Contra o Corinthians sofri um pênalti e fiquei de pé. É a minha mentalidade. E, por isso, não foi marcado. Não caio à toa. É uma tendência que deveriam rever. Não estou vendo justiça nos nossos jogos em termos de falta. Estou recebendo mais cartões amarelos que em quatro anos no Milan. Três foram justos, parando contra-ataque. Agora os outros são discutíveis. Falo com os árbitros todos os jogos para saber o porquê disso. Não entendo. Quase me machuquei três vezes. Se não me protejo. Os atletas veem que não marcam falta e vão com tudo", afirmou.
Com Seedorf em campo, o Botafogo enfrenta o Cruzeiro, nesta quarta-feira, ás 21h50, no Mineirão, em Belo Horizonte. Após 21 rodadas disputadas, o time carioca está na segunda colocação, com 42 pontos, quatro a menos do que o líder mineiro.