A derrota de Anderson Silva para Chris Weidman neste sábado levanta uma série de questões sobre a atuação do agora ex-campeão dos médios do UFC.
Anderson fez um bom primeiro round. Defendeu-se muito bem dos ataques do americano no chão, e "quebrou" mentalmente seu adversário com suas provocações de costume. A impressão que dava era que Weidman já estava derrotado e era questão de tempo, ou de uma decisão do próprio Anderson, de quando o nocaute chegaria.
Getty
Anderson provocou Weidman no fim do primeiro round, tentando desconcentrar o rival
Anderson provocou Weidman no fim do primeiro round, tentando desconcentrar o rival
No segundo round, porém, o brasileiro esbarrou na própria genialidade. Abaixar a guarda, imitar gestos de Bruce Lee, etc, são coisas que somente um lutador muito superior tecnicamente aos outros pode fazer numa luta tão importante. E isso Anderson fez em várias, vide confrontos contra Stephan Bonnar, Forrest Griffin, Belfort, etc. O problema é que a genialidade cria uma linha muito tênue entre a beleza de um "balé violento", como já foi descrito seus movimentos, com a arrogância ou, digamos, a falta de sensibilidade/bom-senso de entender onde está o limite daquilo.
Anderson passou dos limites. Ao invés de definir o combate, seguiu na luta e seu adversário, já derrotado no jogo mental, aproveitou uma brecha e conquistou o nocaute mais importante de sua vida. Era evidente que Weidman estava frustrado no fim do primeiro round e no início do segundo, e somente um vacilo enorme do brasileiro poderia reverter aquilo. Mas, por tudo que Anderson já fez naquele octagon, o que incomodava era sua postura, e não um temor de que poderia acabar sendo nocauteado. Mas foi.
Um campeão como ele, tido como um gênio na arte que faz, e considerado um dos maiores de todos os tempos, coloca toda uma reputação em risco sempre que sobe num ringue. A atitude que deveria ter era a mesma de todos os outros campeões, como Aldo ou Jon Jones, que entram para definir o mais rápido que podem, ou de GSP, que até faz algumas lutas monótonas, mas seguras para garantir uma vitória.
Anderson errou! E é difícil compreender ou justificar seu segundo round. Mais difícil ainda é entrar em sua mente, pensar o que se passa na cabeça de um homem milionário, que quebrou os principais recordes no seu esporte e está tão a frente dos adversários de sua categoria. Qual seria sua motivação? Há alguma necessidade de apresentar algo novo em cada uma de suas lutas? É uma responsabilidade e um peso muito grande ser o Anderson Silva no MMA, principalmente no Brasil. 
Sua atuação certamente desagradou fãs e patrocinadores. A repercussão já vem sendo muito negativa, e somente uma próxima atuação digna do grande gênio que é poderá limpar um pouco sua barra. Espero que tenha pessoas ao seu redor lhe explicando onde errou e que aquilo jamais volte a acontecer.
Sobre o novo campeão, mantenho ainda meu ceticismo e continuo achando que ele chegou muito cedo a esta disputa. Weidman estava mesmo perdido depois que Anderson conseguiu escapar daquele ataque no solo, mas, é claro, teve todo o mérito do mundo em não desistir e seguir na luta. Foi coroado com o nocaute que marcará sua carreira para sempre.
Getty
Após a luta, Anderson reconheceu a superioridade de Weidman
Após a luta, Anderson reconheceu a superioridade de Weidman
Se Anderson não quiser mesmo uma revanche, o que duvido muito, a categoria de médios voltará a ser "normal", com um nível equilibrado entre uns quatro ou cinco atletas, e não com a disparidade que existia entre o "Spider" e os outros. Vitor Belfort e Ronaldo Jacaré são sérios candidatos a lutarem de igual pra igual com o novo campeão.
Dana White, por sua vez, caso não consiga promover a revanche, terá que dar o braço a torcer e colocar Belfort na briga pelo título. Uma posição merecida e conquistada dentro do cage pelo "Fenômeno".
Uma noite histórica e que renderá muito mais assunto nos próximos dias, e continuaremos discutindo aqui no blog. Afinal, o dia 06 de julho de 2013 entrará para a história como a data em que Anderson Silva foi derrotado no UFC.
A maior zebra da história do evento foi, na minha opinião, a derrota de GSP para Matt Serra.
Mas este revés de Anderson, agora, certamente entra nesta lista.