domingo, 7 de julho de 2013

Bencic iguala Hingis e fatura segundo Slam seguido

Londres (Inglaterra) - Pela segunda vez seguida a suíça Belinda Bencic levantou uma taça juvenil de Grand Slam. Atual campeã de Roland Garros, a tenista de 16 anos conquistou também o título de Wimbledon. Na final deste sábado, ela saiu perdendo para a norte-americana Taylor Townsend , mas conseguiu se recuperar e venceu com virada de placar final de 4/6, 6/1 e 6/4, em 2h17 de partida.
Na sequência, ela ainda tentou buscar novamente um lugar na final de duplas, já que é uma das atuais vice-campeãs do torneio. Só que desta vez a promessa suíça não se deu bem, ela e a eslovaca Petra Uberalova, cabeças de chave número 2, foram superadas nas semifinais pelas oitavas favoritas, a ucraniana Anhelina Kalinina e a bielorrussa Iryna Shymanovich com parciais de 6/2, 3/6 e 6/0.
Principal favorita ao título e atual número 1 do mundo no juvenil, Bencic é a primeira a faturar dois Grand Slam em uma mesma temporada desde Anastasia Pavlyuchenkova, em 2006. A russa também foi a última a faturar dois títulos deste nível de maneira seguida, conquistando o US Open de 2006 e o Australian Open de 2007.
Se conseguir faturar o US Open, a suíça se tornará apenas a segunda a vencer três Slam de maneira seguida e a segunda a conquistar três títulos deste nível em uma mesma temporada. Em 1990, a búlgara Magdalena Maleeva foi a última a faturar três taças em um mesmo ano, algo que a russa Natasha Zvereva também fez em 1987, quando se tornou a única a conseguir isso de maneira seguida.
Campeã de Roland Garros, Bencic conquistou o troféu de simples ao derrotar a alemã Antonia Lottner e voltou a levar tal conquista para a Suíça, que não alcançava tal feito desde Martina Hingis, que em 1994 fez o mesmo que a compatriota e faturou a taça em Paris e em Londres uma depois da outra.