quarta-feira, 24 de abril de 2013

Pernabucano

Pesqueira 1x0 Serra Talhada
Chã Grande 4x1 Petrolina
Central 3x1 Belo Jardim

Amistosos da seleção brasileira

22h00 Brasil x Chile

Libertadores

21h15 Newells Old B. 0x1 Vélez Sarsfield

Cearense

20h15 Icasa 2x0 Guarany de Sobral
20h15 Horizonte-CE 3x0 Guarani de Juazeiro
22h00 Ferroviário-CE 2x2 Fortaleza

Copa do Brasil

19h30 Avaí 4x1 Volta Redonda
19h30 Paraná Clube 2x3 São Bernardo
19h30 Botafogo 2x0 Sobradinho

Baiano

20h30 Botafogo-BA 0x3 Juazeirense
20h30 Bahia 0x0 Bahia de Feira
20h30 Juazeiro 1x Vitória da Conquista
20h30 Feirense 1x2 Vitória

Liga dos Campeões

15h45 Borussia Dortmund 4x1 Real Madrid

Francês

13h30 Rennes 1x2 Troyes
13h30 Saint-Etienne 4x2 Ajaccio

Nos números, Bayern é disparado o melhor time da Europa


*Números atualizados às 17h57

Melhor defesa, melhor ataque, menos derrotas e maior aproveitamento de pontos. Ao menos na frieza das estatísticas, o Bayern de Munique é disparado o melhor time europeu da temporada.

A goleada incrível por 4 a 0 sobre o Barcelona foi a 40ª vitória em 47 jogos da equipe alemã na temporada. O Bayern só perdeu três vezes na temporada toda e alcançou agora um aproveitamento de 87,9% dos pontos que disputou.

LEIA MAIS:
O passado e futuro de Guardiola: Barcelona e Bayern brigam por vaga na final

Derrotado, o ainda Barcelona é quem acompanha mais de perto o rendimento do Bayern. mas agora são 53 jogos com 76,7% de aproveitamento dos pontos. Campeão inglês, o Manchester United é o terceiro da lista, com 74%.

Mesmo antes da partida desta terça, o Bayern batia o Barcelona até nos números ofensivos. O time catalão até fez mais gols (142 a 134), mas também disputou mais jogos (53 a 47). Na média, vitória alemã: 2,85 gols por partida contra 2,68 dos espanhóis.

Na defesa, a vitória do Bayern é de lavada. O time bávaro tomou apenas 26 gols na temporada, uma incrível marca de 0,55. Com a goleada, o Barcelona toma mais que o dobro de gols: 1,13 por jogo. Considerando os cinco principais campeonato europeus, só dois times têm média de menos de um gol tomado por partida: PSG (0,67) e Juventus (0,7).

Com todos esses números, o Bayern já acumula dois títulos na temporada: Supercopa da Alemanha e Bundesliga, com direito a quebra de quase todos os recordes possíveis. Além disso, também já está na final da Copa da Alemanha.

ALEMANHA
 JogosVitóriasDerrotasGols próGols contraAproveitamento
Bayern de Munique474031342687,9%
Borussia Dortmund452771064968,1%
ESPANHA
 JogosVitóriasDerrotasGols próGols contraAproveitamento
Barcelona533871426076,7%
Real Madrid523391295469,8%
INGLATERRA
 JogosVitóriasDerrotasGols próGols contraAproveitamento
Manchester United503591065774%
Manchester City46269864861,5%
Chelsea6132161317559,5%
Arsenal492611985861,2%
FRANÇA
 JogosVitóriasDerrotasGols próGols contraAproveitamento
Paris Saint-Germain49266923371,4%
ITÁLIA
 JogosVitóriasDerrotasGols próGols contraAproveitamento
Juventus48327903472,9%
Milan432112694856,6%

Chapa de Eurico Miranda reafirma candidatura à presidência do Vasco em 2014


Divulgação
Eurico Miranda: 'Se tiver perspectiva de o Vasco cair de novo para a segunda, vou tomar de assalto'
Chapa de Eurico Miranda concorrerá nas eleições do Vasco
O grupo Casaca, chapa de oposição do Vasco da Gama, do qual faz parte Eurico Miranda, reiterou através de nota oficial emitida nesta segunda-feira, sua participação nas próximas eleições à presidência do clube.

Em tom irônico, a nota agradece às Organizações Globo por terem tirado Eurico Miranda do poder, fazendo com que o torcedor do Vasco realmente percebesse sua importância histórica para o clube.

Entretanto, o ex-mandatário do Vasco pode não liderar o grupo nas próximas eleições. Aliás, ele não pretende voltar ao comando do Cruzmaltino, como vem afirmando em suas últimas entrevistas.

Confira a nota na íntegra:

Agradecemos às Organizações Globo por mostrar aos vascaínos, com sua oposição a Eurico Miranda, que a reconstrução do Vasco passa por ele.

Os vascaínos de bem têm agora a certeza, a convicção e a clareza do mal causado ao clube com sua saída, evidenciado num tolo, se não patético, “temor” por sua volta.

O incômodo de alguns, entretanto, trouxe a um grupo de vascaínos, norteados numa concepção de Vasco detestável (para os que detestam o Vasco), a percepção nítida de que o trabalho feito por Eurico Miranda no clube, por mais de 20 anos, não poderia ser em vão.

Vamos para a eleição no clube, não só com o intuito de vencê-la, mas também olhando à frente, com a missão de retomar o rumo do Vasco, como locomotiva que é.

Entendam: Eurico Miranda não está sozinho. Tem o grupo dele, com anos de conhecimento e de trabalho árduo pelo Vasco, e tem um grupo novo, vinculado a uma concepção de Vasco, que é a da maioria esmagadora dos seus torcedores, a ser posta na prática por todos, juntos, integrados e abertos a novas adesões de quem venha a convergir conosco.

Por fim, sem revanchismos. As Organizações Globo defendem seus interesses, o que 
é um direito de qualquer grupo econômico, nós defendemos o nosso, que é o Vasco. Um mero produto para as Organizações, uma lição para qualquer brasileiro, ou luso-brasileiro de bem, vide sua história de independência, rompimento de preconceitos, vitórias, conquistas e preceitos bem definidos, os quais transformaram o Vasco no maior clube do país, historicamente falando.

O Vasco é dos vascaínos!

CARAS DA COPA: MARIO GÓMEZ





Um típico centroavante. Mario Gómez não prima pela qualidade com a bola no pé, mas sabe muito bem como fazer gols. Aos 27 anos, já está muito perto de entrar na lista dos 10 maiores goleadores da seleção alemã e é nome certo para a Copa do Mundo de 2014.

Mario Gómez foi revelado pelo Stuttgart e ajudou bastante a equipe a ser campeã alemã, quebrando um jejum que já durava 15 anos na Bundesliga. As boas atuações e os gols chamara a atenção do gigante Bayern de Munique. E o maior clube alemão teve que abrir os cofres para contratar o centroavante: pagou 30 milhões de euros, um recorde à época na Alemanha.

No Bayern, não decepcionou, marcou muitos gols e sempre esteve na briga por títulos. A falta de habilidade, porém, faz com que ele seja contestado no clube. Neste ano, virou reserva de Mandzukic, mas chega ao jogo de ida contra o Barcelona como titular e grande esperança de gols.
Caras da Copa: O 'Super Mario' alemão do Bayern de Munique


Musa do taekwondo quer medalha nos Jogos do Rio em 2016



Talisca Reis posa quer ganhar uma medalha no Rio, em 2016
Talisca Reis posa quer ganhar uma medalha no Rio, em 2016
A atleta Talisca Reis tinha tudo para ser modelo, mas optou pela carreira esportiva no taekwondo e se tornou uma das esperanças de medalha brasileira na Olímpiada de 2016, cuja sede será o Rio de Janeiro. A musa é integrante da seleção brasileira e 19ª colocada no ranking mundial.

Talisca Reis está na reta final de preparação para o Aberto do Canadá, que acontece entre os dias 2 e 5 de maio. O objetivo da lutadora na competição é aumentar suas conquistas. Ela acumula três ouros no brasileiro universitário; uma prata no Pan-americano e no Sul-americano de 2010 e uma prata nos Jogos Mundiais Militares de 2011.

“Eu fico muito feliz quando me tratam com musa, mas nunca pensei nisso. Claro que como mulher é sempre gostoso receber esse carinho quando eu vou para as competições, mas sou uma atleta e quando entro no tatame o que vale é a minha concentração em busca dos bons resultados”, ressaltou Talisca.

A atleta tem o apoio do treinador da seleção brasileira, Fernando Madureira, que também foi o preparador do campeão Pan-americano Diogo Silva. “Eu consegui bons resultados no passado, mas jamais estive tão focada para um ciclo olímpico como agora. Estou me cercando com pessoas de confiança e credibilidade no esporte para que eu possa me preocupar somente com os treinamentos e as competições”, afirmou.

Talisca sonha não só com a participação nos Jogos Olímpicos de 2016, mas também com um lugar no pódio. “O apoio que meus treinadores e companheiros de treino vem dando para mim, é fundamental para realizarmos um grande ciclo olímpico, garantir a presença nos Jogos do Rio e chegar em condições de brigar por uma medalha. Acho que só depende de mim e irei me dedicar ao máximo para que o Brasil possa se orgulhar”, garantiu.

O Bayern espetacular promove o primeiro massacre ao Barcelona desde 2008

A última vez a gente nunca esquece.

Foi em 2008, jogo do pasillo do Real Madrid. Pasillo é como se conhece o jogo em que um time, campeão na rodada anterior, é aplaudido num corredor pelo adversário na rodada seguinte. O Barça aplaudiu o Real Madrid na entrada em campo e ao final do jogo, por causa da derrota por 4 x 1. Aquela foi a última vez em que o Barça teve menos posse de bola do que o adversário.

Ter a bola nos pés não significa tudo. O Barcelona teve nos últimos cinco anos essa qualidade aliada à marcação por pressão, que diminuiu muito na atual temporada. 
Posse de bola sem pressão pode ser inócua. Toca, toca, toca... Vira retranca no campo de ataque. E quem agredia não era o Barcelona, mas o Bayern, a cada retomada da bola.
Eis o segredo do jogo. 

O Bayern joga futebol vertical. Marca, recupera e agride.
O Barcelona teve a bola, mas não agrediu nunca.

Virada parecida com a que o Barça precisa na história das semifinais de Copa dos Campeões, só uma vez. O Hajduk Split fez 4 x 1 no Panathinaikos da Grécia, dirigido por Ferenc Puskas, em 1971. Os gregos viraram para 3 x 0.

O gol fora de casa fez diferença.
O gol que o Barcelona não marcou em Munique.

Veja quanto o Bayern investiu nos últimos anos. Quase metade reforça time e enfraquece rivais alemães


Há dois anos, em meio às semifinais da Liga dos Campeões entre Schalke 04 e Manchester United, rumores davam conta do interesse do clube inglês no ótimo goleiro da equipe alemã. Manuel Neuer fizera várias defesas no jogo disputado em Gelsenkirchen e o veterano holandês Van der Sar estava se aposentando nos "Red Devils".

Mas o camisa 1 não foi para a Inglaterra, trocando o norte germânico pela Baviera. Desde a temporada 2011/2012 ele veste a camisa do Bayern. O negócio foi fechado, apesar de, como torcedor do Schalke, o arqueiro já ter declarado que não gostava do clube de Munique.

Depois disso, o primeiro time alemão a alcançar as semifinais da Champions League além do Bayern é o grande rival e vizinho do Schalke 04. Competente, o Borussia Dortmund revelou bons jogadores e soube contratar outros, mesmo com orçamento muito inferior. E na véspera do duelo com o Real Madrid, vê Mário Götze, sua grande revelação, escapar.

A ida do jovem talento para o Bayern por quase € 40 milhões num momento como esse é chocante. Os dois alemães poderão duelar na decisão europeia. Com Götze vestindo a camisa do Borussia contra o clube que o apresentará ao lado do novo técnico, Pep Guardiola, pouco mais de um mês depois da finalíssima em Wembley.

O poderio financeiro do Bayern em relação aos demais times alemães é assombroso. Sim, os bávaros já socorreram outros times germânicos em dificuldades financeiras, como o próprio Dortmund. Mas não fazem isso por serem bonzinhos. Querem a sobrevivência dos rivais sim, para se reforçar enfraquecendo-os e continuar surrando-os sempre que possível.

Levantamento do jornal "El País" mostra que de 2007 até agora o Bayern já torrou € 260 milhões, sendo € 121,7 milhões no mercado alemão. Ou seja, 47% dessa quantia utilizou para se reforçar e ao mesmo tempo enfraquecer rivais domésticos. Confira:

Ribéry: 2007, € 26 milhões (Olympique de Marselha)
Mario Gómez: 2009, € 30 milhões (Stuttgart)
Robben: 2009, € 25 milhões (Real Madrid)
Tymoschuk: 2009, € 4,5 milhões (Zenit)
Boateng: 2011, € 25 milhões (Manchester City)
Neuer: 2011, € 22 milhões (Schalke 04)
Luiz Gustavo: 2011, € 15 milhões (Hoffenheim)
Rafinha: 2011, € 5,3 milhões (Genoa)
Javi Martínez: 2012, € 40 milhões (Athletic Bilbao)
Mandzukic: 2012, € 13 milhões (Wolfsburg)
Shaquiri: 2012, € 11,6 milhões (Basel)
Dante: 2012, € 4,7 milhões (Borussia M’gladbach)
Götze: 2013, € 37 milhões (Borussia Dortmund)

O campeonato alemão tem a maior média de público do planeta e muitas qualidades, sem dúvida. Evidentemente a Bundesliga é um dos certames mais legais do mundo. Mas aquele papo de que há maior equilíbrio porque os times gastam só o que arrecadam não cola. Por que um deles, o Bayern, fatura muito mais e é podre de rico perto dos demais.

A ponto de oferecer até uma ajudinha na hora do sufoco. Desde que não perca a condição de predador do futebol alemão. Mesmo que isso custe à Bundesliga uma condenação à monotonia.


Getty
5º - Mario Gotze (Borussia Dortmund) - 42 milhões de euros
Mario Götze deixará o Dortmund e vai para o Bayern: monotonia na Bundesliga?

Bayern massacra Barcelona, faz 4 a 0 e fica muito perto da final da Champions


Veja os gols da vitória do Bayern
Foi um massacre. Em grande estilo, dominando as ações durante quase todo o tempo e sem dar chances ao adversário, o Bayern de Munique praticamente garantiu uma vaga na decisão da Champions League. O adversário era ninguém menos que o Barcelona, mais festejado time da última década, considerado um dos grandes da história do futebol. Mas, nesta terça, o Bayern foi maior. Muito maior. Maior a ponto de fazer 4 a 0. Poderia ter sido mais. 

O Bayern, que a partir da próxima temporada será treinado por Pep Guardiola, foi o antídoto perfeito ao estilo que o antigo treinador do Barcelona criou. O Barcelona teve a bola por mais tempo; o Bayern soube o que fazer com ela.
Reuters
Mario Gomez comemorou com os companheiros após ampliar a vantagem a favor do clube alemão
Mario Gomez comemorou com os companheiros após ampliar a vantagem a favor do clube alemão
Duas horas antes da partida, o Barcelona confirmou que Lionel Messi começaria a partida. O argentino não iniciava um jogo desde que se machucou no duelo contra o Paris Saint-Germain, ainda no primeiro jogo das quartas – no segundo, ele entrou e foi decisivo na classificação da equipe para as semifinais.

Pelo Bayern, uma das novidades era Mario Gomez no lugar de Mandzukic, suspenso; a outra, Boateng no lugar de Van Buyten.

Os alemães tiveram a primeira grande chance da partida logo no minuto inicial. Javi Martínez avançou pela direita e tocou de calcanhar para Arjen Robben. O holandês chutou, e Victor Valdés defendeu, salvando o Barcelona.

Getty
Messi fica no chão: argentino teve atuação apagada, algo raro
Messi fica no chão: argentino teve atuação apagada, algo raro
O bom início da equipe alemã contrastava com um jogo discreto de Messi, o astro maior do Barcelona. O argentino, ainda sem estar 100% fisicamente, andava em campo, esperando umaoportunidade para desequilibrar.

Mas a oportunidade não aparecia. Os ataques do Bayern, sim. Os alemães conseguiam ir ao ataque com frequência, e, aos 24 minutos, conseguiram abrir o placar. Após cruzamento de Robben na área, o brasileiro Dante tocou de cabeça, e Thomas Muller completou para a rede.

O gol sofrido fez o Barcelona acordar. E, aos 28 minutos, a equipe catalã criou sua primeira grande chance na partida. Após cruzamento pela direita, a bola tinha os pés de Messi como endereço; o brasileiro Dante se jogou na bola para antecipar e tirar pela linha de fundo.

O Barcelona, como de hábito, dominava a posse de bola – aos 30 minutos, eram 65% contra 35% do Bayern. Mas o domínio não se refletia nas oportunidades de gol. Além de não ter Messi em plenas condições, o time catalão via Pedro e Alexis Sanchez apagados, o que refletia na falta de ações no ataque.

O segundo tempo começou com o Barcelona se lançando mais ao ataque. Mas era o Bayern de Munique quem criava as melhores chances, sobretudo nas bolas aéreas. E foi pelo alto que o time alemão marcou o segundo gol, aos 4 minutos. Após escanteio cobrado por Robben, Thomas Muller tocou de cabeça para a pequena área, e Mario Gomez bateu de primeira, fazendo 2 a 0.

Reuters
Bayern deu show diante de sua torcida
Bayern deu show diante de sua torcida
Com a vantagem ainda maior, o Bayern teve boas chances de ampliar, o que praticamente definiria o destino do confronto. Mas as finalizações de Mario Gomez, Frank Ribéry e Arjen Robben não encontraram o alvo.

Perdendo por 2 a 0 e podendo levar um terceiro gol que seria o fim da linha, o Barcelona acertou-se novamente. Messi, mesmo longe dos 100%, começou a chamar mais o jogo, Xavi se adiantou, e por um tempo o Barcelona voltou a jogar o futebol que fez a equipe ser tão festejada nos últimos anos. Mas não adiantou. Muito pelo contrário.

O Barcelona, que buscava um gol importantíssimo fora de casa, acabou levando o terceiro. Aos 28 minutos, Robben avançou pela direita e contou com um “bloqueio” de Thomas Muller, que entrou na frente de Jordi Alba, para chutar cruzado, fazendo 3 a 0.

A vitória estava certa, e a vaga na final, muito próxima. Parecia que nada mais poderia dar errado para o Barcelona. Mas a pior atuação do time catalão nos últimos anos foi ainda mais castigada - aos 37 minutos, Thomas Muller marcou de novo, transformando a vitória em goleada.

Transformando a tarefa do Barcelona em milagre. Transformando o Bayern de Munique em inspiração.