quinta-feira, 13 de junho de 2013

Brasileirão Série C



21h30 Rio Branco-AC 0x2 Fortaleza

Mano Menezes é o novo treinador do Flamengo

Getty
Mano Menezes culpa grama por pênalti perdido contra a Colômbia
Após deixar a seleção brasileira, Mano Menezes aceitou o convite para ser o novo treinador do Flamengo
Após intensas negociações, a novela chegou ao fim e o Flamengo já tem um novo treinador: Mano Menezes. O treinador volta à ativa após ser demitido da seleção brasileira, em novembro de 2012. Mano começa a trabalhar efetivamente na próxima segunda-feira, dia 17 de junho, quando o elenco rubro-negro volta de férias. A estreia será contra o Coritiba, dia 6 de julho, em local ainda a ser confirmado. O técnico assina até dezembro de 2014. 
Aos 51 anos, o gaúcho de Passo do Sobrado é o treinador de renome que a diretoria desejava após uma experiência em técnico inexperiente, como Jorginho. Mano Menezes comandará o processo de reestruturação do futebol rubro-negro, tarefa semelhante à que desempenhou à frente de Grêmio, de 2005 a 2007, e Corinthians, de 2008 a 2010. A oportunidade de trabalhar no clube mais popular do Brasil seduziu o treinador. 
O primeiro encontro ocorreu no último domingo, em São Paulo. Mano se reuniu com o vice de futebol, Wallim Vasconcellos, o vice de marketing, Luiz Eduardo Baptista, e o vice de finanças, Rodrigo Tostes. O projeto foi apresentado e Mano gostou do que viu. Na segunda-feira, Mano confirmou ao programa Bola da Vez, da ESPN Brasil, ser "simpático" ao projeto rubro-negro. 
"O Flamengo é um grande clube do Brasil, passa por uma fase de reestruturação e gosto do conceito que estão tentando implantar. É exatamente isso que acredito. Existe uma simpatia inicial pelo projeto. O que vai acontecer nos próximos dias depende da possibilidade de fazer um bom trabalho. Porque técnico não é um sujeito milagroso. Precisa ter material humano para fazer trabalho. Mesmo num projeto mais longo, você tem que estar preparado para produzir resultado. Porque não existe projeto longo que sobreviva sem resultado", disse Mano. 
No mesmo dia, o técnico e seu empresário, Carlos Leite, fizeram uma contraproposta à oferta inicial do Flamengo, que contemplava um valor fixo um pouco acima do recebido por Jorginho e bonificações por metas alcançadas, como permanência no G4 do Campeonato Brasileiro ou conquista de títulos. Mano gostou, mas pediu um valor fixo um pouco mais acima. Na terça-feira, as negociações avançaram, os números se aproximaram e nesta quinta finalmente a contratação foi fechada. O técnico chega ao clube com um auxiliar técnico, provavelmente Sidnei Lobo, e um preparador físico. 
No Flamengo, Mano Menezes reencontrará velhos conhecidos. O diretor-executivo de futebol, Paulo Pelaipe, responsável pelo contato inicial com o técnico, já trabalhou com ele no Grêmio. Mesmo caso do meia-atacante Carlos Eduardo, estrela do time de Mano de que chegou à final da Libertadores de 2007. Já o volante Elias foi titular de campanhas vitoriosas de Mano Menezes no comando do Corinthians, entre elas o título da Copa do Brasil de 2009. Confira abaixo a ficha técnica do novo treinador rubro-negro.
Nome: Luiz Antônio Wenker Menezes
Nascimento: 11 de junho de 1962 (51 anos)
Clubes como treinador: Guarani-RS (97 a 2002 e 2003), Brasil de Pelotas (2002), Iraty-PR (2003), XV de Novembro do Campo Bom (2004), Caxias (2004 a 2005), Grêmio (2005 a 2007), Corinthians (2008 a 2010). 
Seleção brasileira: 2010 a 2012

Oscar é o recordista de partidas na temporada 2012/13. Cansaço preocupa Felipão



Jogar a Copa das Confederações representa período de férias mais curto para os jogadores e preocupação para quem poderá chegar cansado demais ao Mundial, daqui a um ano. O caso do meia Oscar é o mais grave.
O brasileiro do Chelsea foi o atleta com maior número de partidas na temporada europeia, empatado com os espanhois Fernando Torres e Mata, também do Chelsea. Foram 64 partidas para cada um deles, segundo levantamento da revista francesa France Football. Mas Oscar disputou 11 partidas da seleção brasileira entre agosto e junho, contra três de Mata e duas de Fernando Torres.
Ou seja, ninguém jogou número maior de partidas do que o meia brasileiro.
Felipão já citou o caso de Oscar duas vezes, para explicar por que o meia foi substituído no amistoso contra a Inglaterra. Na véspera da partida contra a França, Felipão também explico não o deixaria em campo por noventa minutos. Oscar jogou 55 minutos contra os ingleses e 64 minutos contra os franceses.
Ele está cansado.
Mesmo assim, foi o melhor jogador do Brasil no amistoso contra a seleção francesa.
VEJA A LISTA DE RECORDISTAS DE JOGOS NA EUROPA, SEM PARTIDAS DE SELEÇÃO
1. Oscar 64 jogos + 11 seleção
2. Mata 64 jogos + 2 seleção
3. Fernando Torres 64 jogos + 1 seleção
4. Cech 63 jogos
5. Hazard 62 jogos
6. Ramires - 62 jogos
7. Ivanovic - 59 jogos
8. David Luiz - 57 jogos
9. Cristiano Ronaldo - 55 jogos
10. Carrasco (Bordeaux) - 54 jogos

Primeiras impressões dos treinos da NFL

Getty
RGIII
RGIII

O primeiro dia do "mini-camp" com presença obrigatória de todos os jogadores começou ontem na NFL. Os times vêm treinando há mais de um mês mas a participação dos jogadores era opcional. Agora o negócio já é mais sério. Quem não aparece é multado (a não ser que haja uma desculpa muitoooo boa).

Esses são os meus destaques.

6. Tavon Austin é o cara
Os Rams estão empolgadíssimos com Austin. O primeiro wide receiver selecionado no último draft vem voando nos treinamentos. St.Louis um ótimo draft e agora tem Jake Long para proteger o ponto cego de Sam Bradford. Não fique em choque se o time estiver numa batalha acirrada com os Seahawks por uma vaga nos playoffs no mês de dezembro.

5. Notícia horrível para os Saints
O linebacker Victor Butler rompeu o ligamento cruzado anterior e perderá a temporada inteira. Isso dói bastante porque o novo coordenador defensivo, Rob Ryan, trabalhou com Butler em Dallas e o via como titular na nova defesa 3-4 dos Saints. Inclusive, Butler estava cotado para ser o melhor pass rusher do time esse ano. Esse pode ter sido um dos motivos que os Saints selecionaram o safety Kenny Vaccaro invés do linebacker Jarvis Jones no último draft. Vamos ver se o veterano Will Smith consegue fazer a transição de defensive end para linebacker na nova defesa dos Saints. Tenho minhas dúvidas.
4. Os Patriots são um mistério
Getty
Tim Tebow e Tom Brady
Tim Tebow e Tom Brady
Eu fiquei chocado com várias coisas que New England fez durante a intertemporada. Pensei que o time poderia ir atrás de Greg Jennings ou Mike Wallace, renovaria com Wes Welker depois que Brady reestruturou seu contrato para liberar uma grana e jamais contrataria Tim Tebow. Bem-vindo ao mundo de Bill Belichick, my dears. Não só New England deixou o Welker andar e contratou Tim Tebow, mas a equipe substituiu Brandon Lloyd com Michael Jenkins. Estranho, né?
Ninguém sabe o que os Patriots estão fazendo. Eu, sinceramente, acho que Tebow será cortado antes do início da temporada. Só consigo imaginá-lo posicionado ao lado de Brady como chamariz em alguma jogada engraçadinha ou entrando em situações de punt como no ano passado com os Jets. Isso não vai dar em nada.
Em campo, foi reportado que Aaron Dobson e Josh Boyce, os dois primeiros recebedores selecionados pelos Pats no draft estão mais crus que o kibe da vovó. A boa notícia é que Brady e Amendola estão entrando em sintonia.
3. Problema para os Bengals?
O right tackle, Andre Smith, foi um dos melhores jogadores em sua posição no ano passado. Ele sempre foi visto como um atleta inconsistente mas o bom desempenho dele em 2012 não surpreendeu já que estava no último ano de contrato. Atletas geralmente dão o sangue no último ano de contrato para se valorizarem para uma nova negociação no ano seguinte.
Agora, tem uma coisa. Smith ficou no mercado por muito tempo porque vários times questionavam se ele manteria o bom nível depois de assinar um contrato longo. Cincinnati renovou com ele e já recebeu uma notícia ruim no primeiro dia do mini-camp: Smith não treinou. Na verdade, ele perdeu os três dias de mini-camp dos Bengals.
Segundo o jogador, ele estava resolvendo "problemas pessoais" e não pôde comparecer. Questiono as prioridades de Smith. Ele está interessado só no dinheiro? Os Bengals não gostaram da atitude do jogador e vão multá-lo.
2. Manti Te'o tem o respeito dos companheiros
Getty
Manti Te'o
Manti Te'o
Só ouço falar coisas boas de Manti Te'o. Ele dá duro, vem treinando bem e tem tudo para começar o ano como titular. Te'o só caiu no draft por causa da performance ruim na final do college contra Alabama e sua namorada invisível. Os números no Scouting Combine também não ajudaram. Entretanto, o cara foi um dos jogadores mais condecorados da história do college football. Ele está no caminho certo. Fiquemos de olho!
1. Contusões
a) Santonio Holmes perdeu a maioria da temporada passada com uma contusão no pé. Ele ainda não está 100% recuperado e há dúvidas sobre seu status para a Semana 1.
b) Jason Pierre-Paul recentemente passou por uma cirurgia nas costas. O tempo de recuperação é de perto de 3 meses. Ninguém sabe se ele estará pronto para o primeiro jogo da temporada já que deve ser liberado dias antes.
c) RGIII está correndo a velocidade total. Essa notícia é fantástica. Ficarei surpreso se RGIII não começar na Semana 1.
d) Darrelle Revis participará do primeiro treino do Training Camp (fim de julho) do Tampa Bay Bucs depois de uma recuperação longa para consertar seu ligamento cruzado anterior. Tudo indica que ele estará 100% para o primeiro jogo da temporada contra os Jets. Climax total!
e) Ed Reed falou que sua contusão no quadril pode ter sido causada pelo "chute" que levou de Tom Brady na final de conferência. Reed não sabe quando jogará mas espera estar disponível em setembro. Os Texans já começam com o pé esquerdo depois de perder Glover Quin (Lions), mas ainda têm fé que ele estará pronto para o Training Camp.

A um ano da Copa, conheça dez possíveis estreantes no Brasil



Uma Copa do Mundo não se faz apenas com as seleções favoritas. O apelo da competição também passa pelas novidades, as seleções que pela primeira vez experimentam o maior palco do futebol. Faltando um ano para o jogo de abertura do Mundial do Brasil, há países que alimentam o sonho de alcançar a classificação pela primeira vez.
O blog apresenta dez delas e avalia as chances de cada uma.
Venezuela
Os dias de saco de pancadas da Conmebol ficaram para trás. Nas eliminatórias sul-americanas, a Vinotinto tem mostrado que a campanha na última Copa América, quando chegou às semifinais, não foi obra do acaso. Os últimos resultados (empate fora com a Bolívia e derrota em casa para o Uruguai) distanciaram a equipe de César Farías da zona de classificação direta, mas ainda há uma boa briga com Uruguai e Peru pela quinta posição - e vaga na repescagem contra o representante asiático.
Situação: Sexta colocada na zona sul-americana (16 pontos em 13 jogos). Os quatro primeiros se classificam diretamente e o quinto disputa a repescagem com a Ásia.
Jogos que restam: Chile (f), Peru (c) e Paraguai (c)
Fique de olho: Juan Arango (meia, Borussia Mönchengladbach)
Chances de classificação: razoáveis
Bósnia
A ida da Bósnia a uma grande competição tem batido na trave. Na disputa por vaga na Copa do Mundo de 2010 e na Euro 2012, o desfecho foi o mesmo: derrota para Portugal na repescagem. Desta vez, a agonia não deve se repetir. Graças a um ataque arrasador, com 23 gols em seis jogos, a ex-república iugoslava lidera sua chave com três pontos de vantagem sobre a Grécia e tem margem de erro até para tropeçar uma vez nos quatro jogos que restam. Dzeko, Ibisevic, Pjanic, Lulic e seus companheiros devem estar no Brasil.
Situação: Líder do grupo G da zona europeia (16 pontos em seis jogos). O primeiro colocado se classifica diretamente. Os oito melhores segundos colocados dos nove grupos disputam a repescagem.
Jogos que restam: Eslováquia (c), Eslováquia (f), Liechtenstein (c) e Lituânia (f)
Fique de olho: Edin Dzeko (atacante, Manchester City)
Chances de classificação: ótimas
Uzbequistão
Muito dinheiro foi colocado no futebol uzbeque nos últimos anos, com investimentos em estrutura e na importação de profissionais. Zico, Felipão e Rivaldo foram alguns dos nomes que passaram pelo Bunyodkor, principal clube do país. A seleção é dirigida por Mirjalol Kasimov, que trabalhou com os técnicos brasileiros. Semifinalista da Copa da Ásia em 2011, o Uzbequistão já garantiu no mínimo uma chance na repescagem, mas pode se classificar diretamente com uma vitória simples sobre o Catar, combinada a uma derrota do Irã para a Coreia do Sul. Resultado diferente no outro confronto obrigaria os uzbeques a vencer por uma grande diferença de gols.
Situação: Terceiro colocado no grupo A da zona asiática (11 pontos em sete jogos). Os dois primeiros de cada grupo se classificam diretamente. Os terceiros se enfrentam por um lugar na repescagem contra o quinto sul-americano.
Jogos que restam: Catar (c)
Fique de olho: Odil Ahmedov (volante, Anzhi Makhachkala)
Chances de classificação: boas
Montenegro
A goleada sofrida em casa para a Ucrânia impediu Montenegro de alcançar uma situação mais confortável, mas a equipe ainda lidera o grupo à frente de ingleses, ucranianos e poloneses, embora com uma partida a mais. Alguns dos principais jogadores da seleção atuam no futebol italiano, como Vucinic (Juventus), Jovetic e Savic (Fiorentina). Vucinic, aliás, chegou a ser convocado para a última Copa de Sérvia e Montenegro como país unificado, em 2006, mas acabou fora por lesão. Hoje é o capitão da equipe dirigida por Branko Brnovic, jogador da seleção iugoslava na Copa do Mundo de 1998.
Situação: Líder do grupo H da zona europeia (14 pontos em sete jogos).
Jogos que restam: Polônia (f), Inglaterra (f) e Moldávia (c)
Fique de olho: Stevan Jovetic (atacante, Fiorentina)
Chances de classificação: razoáveis
Albânia
Graças a resultados surpreendentes, como a vitória fora de casa sobre a Noruega, a Albânia se coloca na zona de repescagem a quatro rodadas do fim do grupo E. Vale lembrar que a seleção albanesa poderia contar com jogadores de origem kosovar que optaram por outras seleções, em especial a Suíça, destino de grande parte do fluxo migratório no fim do século passado. Behrami e, mais recentemente, Shaqiri e Xhaka são alguns exemplos. Outros, como o capitão Lorik Cana, escolheram a Albânia e agora sonham com uma história classificação. A tabela, com três dos quatro jogos restantes fora de casa, não ajuda muito, mas o time comandado pelo italiano Gianni de Biasi promete luta até o fim.
Situação: Segunda colocada no grupo E da zona europeia (10 pontos em seis jogos).
Jogos que restam: Eslovênia (f), Islândia (f), Suíça (c) e Chipre (f)
Fique de olho: Lorik Cana (zagueiro, Lazio)
Chances de classificação: pequenas
Islândia
Depois de Eidur Gudjohnsen vestir a camisa de Chelsea e Barcelona na década passada, outros jogadores islandeses ganharam espaço no cenário internacional. Sigthorsson (Ajax), Finnbogason (Heerenveen) e Sigurdsson (Tottenham) são alguns dos companheiros de Gudjohnsen na equipe dirigida por Lars Lagerback, técnico da Suécia em duas Copas do Mundo e três Eurocopas. Apenas um ponto atrás da vice-líder Albânia, a distante ilha quer fazer história e chegar com chances ao jogo final contra a Noruega, em Oslo.
Situaçâo: Terceira colocada no grupo E da zona europeia (9 pontos em seis jogos).
Jogos que restam: Suíça (f), Albânia (c), Chipre (c) e Noruega (f)
Fique de olho: Kolbeinn Sigthorsson (atacante, Ajax)
Chances de classificação: pequenas
Panamá
Com o capitão Felipe Baloy, ex-Grêmio, na zaga, e os experientes Blas Pérez e Luis Tejada dividindo a responsabilidade no ataque, o Panamá está na briga por uma das vagas da Concacaf no Mundial. A equipe ocupa a quinta colocação no hexagonal decisivo, mas está apenas dois pontos atrás da vice-líder Costa Rica. Ou seja, tudo ainda aberto. Provavelmente será necessário buscar pontos fora de casa, já que três das cinco partidas que restam serão como visitante.
Situação: Quinto colocado no hexagonal final da Concacaf (6 pontos em cinco jogos).
Jogos que restam: Costa Rica (f), Jamaica (c), Honduras (f), México (f) e Estados Unidos (c)
Fique de olho: Blas Pérez (a, FC Dallas)
Chances de classificação: pequenas
Zâmbia
Campeã africana de 2012, Zâmbia contou com uma dose de sorte para liderar seu grupo nas eliminatórias do Mundial. A derrota por 2 a 0 para o Sudão, na primeira rodada, se transformou em vitória por causa da escalação de um jogador irregular no adversário. Restando duas rodadas, os Chipolopolo (balas de cobre) têm dois pontos de vantagem sobre Gana, melhor seleção africana da Copa de 2010. Se nenhuma das duas tropeçar no próximo compromisso, o time do técnico Hervé Renard visitará os ganeses na última rodada com a vantagem do empate para avançar à fase final.
Situação: Líder do grupo D da zona africana (10 pontos em quatro jogos). Os vencedores dos dez grupos avançam à fase final, quando cinco confrontos definem os classificados.
Jogos que restam: Sudão (c) e Gana (f)
Fique de olho: Kennedy Mweene (goleiro, Free State Stars)
Chances de classificação: razoáveis
Congo
Única seleção da África a não sofrer gol em seu grupo, o Congo está muito próximo de garantir sua vaga na fase final. Um empate em casa com Burkina Faso no próximo dia 15 será suficiente para afirmar os Diabos Vermelhos na primeira colocação do grupo. O veterano Ewolo, capitão com vasta experiência no futebol francês, e Chris Samba, zagueiro do Queens Park Rangers, são alguns dos responsáveis pela segurança do sistema defensivo. Nas eliminatórias da Copa do Mundo de 1998, o país esteve a uma vitória da classificação, mas perdeu para a África do Sul e acabou sem a vaga. Desta vez, precisa contar com um bom sorteio para melhorar suas possibilidades
Situação: Líder do grupo E da zona africana (10 pontos em quatro jogos).
Jogos que restam: Burkina Faso (c) e Níger (f)
Fique de olho: Christopher Samba (zagueiro, QPR)
Chances de classificação: razoáveis
Etiópia
Com um time formado quase inteiramente por jogadores domésticos, a Etiópia surpreendeu ao se classificar para a última Copa Africana de Nações e está disposta a dar um passo a mais. No próximo dia 16 recebe a África do Sul e, caso vença, estará na fase decisiva das eliminatórias. O atacante Saladin Said é um dos poucos etíopes com experiência internacional - atua no Lierse, da Bélgica - e tem sido decisivo para os Antílopes de Walia, marcando em três dos quatro jogos do grupo até aqui.
Situação: Líder do grupo A da zona africana (10 pontos em quatro jogos).
Jogos que restam: África do Sul (c) e República Centro-Africana (f)
Fique de olho: Saladin Said (atacante, Lierse)
Chances de classificação: razoáveis