sexta-feira, 17 de maio de 2013

Argentino

20h15 Arsenal Sarandí 1x0 Racing Club

Copa do Rei

16h30 Real Madrid 1x1 Atlético de Madri   1x2 

Santa Fé marca no fim, elimina Grêmio e encara Garcilaso nas quartas


Getty
Medina comemora ao marcar o gol da vitória e da classificação do Santa Fé diante do Grêmio na Libertadores
Medina comemora ao marcar o gol da vitória e da classificação do Santa Fé diante do Grêmio na Libertadores
Em uma partida fraca tecnicamente, o Grêmio conseguia segurar o Independiente Santa Fé, mas levou um gol já no fim, perdeu por 1 a 0, nesta quinta-feira, no Estádio El Campín, em Bogotá, e acabou eliminado da Copa Libertadores. Isso porque, no duelo de ida, o time gaúcho havia vencido por 2 a 1 e acaba eliminado por ter feito menos gols fora de casa.

O único gol da partida foi marcado aos 35 minutos da etapa final por Wilder Medina. O atacante já havia se tornado em um dos personagens do confronto ao ter dito que ia “comer” o Grêmio. Ele se tornou conhecido no Brasil por ter feito um dos gols do Tolima, que eliminaram o Corinthians na fase pré-grupos da Libertadores em 2011.

Na próxima fase, os colombianos enfrentarão o Real Garcilaso, que faz sua estreia na competição em grande estilo. Após surpreender e avançar ao mata-mata, a equipe peruana eliminou o tradicional Nacional-URU.

Com a classificação, o Santa Fé segue sonhando em fazer sua melhor campanha na história na Libertadores. Até agora, o grande desempenho da equipe na Libertadores ocorreu em 1961, quando caiu na semifinal. Já o Grêmio não passa das oitavas de final desde 2009, quando caiu nas semis para o Cruzeiro.

Precisando de um gol para ficar com a classificação, o time da casa tomou a iniciativa e atacava mais em meio a um jogo com bastante marcação dos dois lados. Em uma das chances, acertou a trave em cabeceio de Borja, ex-Flamengo. Neste cenário, Dida também se destacou ao fazer algumas boas defesas.

No fim, o Grêmio equilibrou as ações e levou perigo em algumas oportunidades. Assim, o empate sem gols, que servia para os brasileiros, se manteve até o fim da primeira etapa.

Na volta do intervalo, o time tricolor adotou uma postura mais defensiva e esperava o adversário, que até esboçava uma pressão, mas, sem criatividade, não criava boas chances de marcar. Com o tempo, os gremistas saíram mais para o ataque e até assustaram os colombianos.
Getty
Medina (à esq.) comemora com Pérez após marcar o gol da vitória do Santa Fé
Medina (à esq.) comemora com Pérez após fazer gol
Quando parecia que a situação estava controlada, o Santa Fé chegou ao gol da vitória. Medina tabelou bem com Pérez -  que estava impedido -, fintou Werley e Bressan e concluiu rasteiro no canto direito de Dida, que, dessa vez, não teve como salvar a equipe visitante.

No fim, Vargas ainda teve a chance de definri a classificação para o Grêmio, quando teve a bola em seus pés, na área e sem goleiro, mas chutou por cima.

Mourinho deixa apenas Varane fora da concentração para final da Copa do Rei


Getty
Cristiano Ronaldo marcou o primeiro gol do Real Madrid
Essien, Pepe, Di María e Cristiano Ronaldo estão entre os relacionados para a final da Copa do Rei
O técnico José Mourinho convocou 24 dos 25 atletas que compõem o elenco principal do Real Madrid para a final da Copa do Rei, nesta sexta-feira, deixando de fora apenas o zagueiro francês Raphael Varane, que nesta semana passou por uma cirurgia no joelho.

Mourinho optou por não descartar ninguém na véspera da partida no estádio Santiago Bernabéu. Entre os 24 chamados, estão jogadores com poucas chances de entrar em campo, como os laterais Álvaro Arbeloa e Marcelo, que voltaram a ser relacionados após se recuperarem de uma lesão nas costas e de problemas musculares, respectivamente.

Mais provável é o retorno do zagueiro e lateral Sergio Ramos, que se tratou de uma contusão na panturrilha direita, enquanto o meia Mesut Özil está melhor de uma entorse de tornozelo.
Outro que volta à relação é o zagueiro Pepe, que não era convocado por Mourinho desde a vitória por 4 a 3 sobre o Valladolid, no último dia 4, pelo Campeonato Espanhol. A razão foi uma declaração dada pelo brasileiro naturalizado português na qual pedia respeito da comissão técnica ao goleiro Iker Casillas.

Os 24 jogadores relacionados por Mourinho foram os seguintes:

Goleiros: Casillas, Diego López, Adán e Jesús Fernández;
Defensores: Arbeloa, Sergio Ramos, Pepe, Albiol, Ricardo Carvalho, Fábio Coentrão, Marcelo e Nacho Fernández;
Meio-campistas: Essien, Khedira, Xabi Alonso, Essien, Khedira, Kaká, Modric, Özil, Callejón e Di María.
Atacantes: Cristiano Ronaldo, Benzema, Higuaín e Morata.
A

Fábio Júnior brilha, América-MG elimina o Avaí em SC e enfrenta o Inter


O América-MG voltou a mostrar um futebol de qualidade, e na base da vontade e da raça, o Coelho conseguiu surpreender o Avaí dentro da Ressaca, arrancando a classificação na Copa do Brasil. Os mineiros perderam o jogo de ida por 1 a 0, no Independência, e deram o troco nesta quinta-feira, vencendo por 3 a 0 e avançando na competição nacional.

O primeiro gol do jogo foi anotado pelo avante Fábio Júnior, que mostrou oportunismo dentro da área, para estufar as redes avaianas. No segundo tempo, o volante Leandro Ferreira ampliou com chute de fora de área e novamente Fábio Júnior, em cobrança de pênalti, garantiu a classificação do Coelho e acabou com um jejum de gols da equipe mineira, que já durava quatro jogos.

Classificado para a próxima fase da Copa do Brasil, o América-MG vai encarar o Internacional na sequência da competição nacional. Já o Avaí segue reformulando o elenco e passa a focar a disputa do Brasileiro da Série B, prioridade dos avaianos para a temporada.

O jogo – América-MG e Avaí iniciaram o duelo com muita marcação no meio-campo, mas com os catarinenses buscando mais o gol. Aos cinco minutos, Neneca tentou interceptar cruzamento e conseguiu apenas um corte parcial, dando rebote para Roberson, que desperdiçou a primeira chance do jogo. Aos poucos, o Avaí passou a ter mais posse de bola e a ser mais perigoso ofensivamente.

Precisando vencer para avançar na Copa do Brasil, o Coelho encontrou dificuldades na transição da defesa para o ataque, facilitando na maioria das vezes o trabalho dos zagueiros avaianos. Preocupado com a situação, o técnico Paulo Comelli orientou os comandados a beira do gramado, mas dentro de campo, a equipe abusava dos erros.

Aproveitando uma dessas bobeadas do time mineiro, o Avaí quase chegou ao gol aos 23, quando o atacante Reis ganhou dos zagueiros, mas parou no goleiro Neneca. Como o América-MG agredia pouco, os donos da casa começaram a ter as rédeas da partida, acuando os visitantes no campo defensivo.

Apesar de atacar mais, o time de Ricardinho também errava muito e acabou castigado em um lance de bola parada. Aos 32, o América-MG cobrou escanteio pela direita, houve desvio do ataque americano e a bola procurou o avante Fábio Júnior, que com liberdade mandou para as redes do Avaí, em uma das poucas oportunidades claras do time mineiro.
Vipcomm
Fábio Júnior recebe o abraço dos companheiros após um dos gols do América-MG
Fábio Júnior recebe o abraço dos companheiros após um dos gols do América-MG
Com o gol, o América-MG passou a acreditar na classificação e a ter mais confiança para trocar passes, o que aumentou o rendimento do time em campo. Com isso, o Avaí ficou nervoso, promovendo uma verdadeira reviravolta no panorama do jogo, que apresentava um cenário com os donos da casa melhores.

Na volta para a etapa complementar, o Avaí tentou exercer pressão em cima do América-MG, que apostou nos contra-ataques e nos arremates de longa distância para tentar o segundo gol. Aos dez minutos, os catarinenses conseguiram boa trama ofensiva pela direita, que terminou com a cabeçada de Reis na trave do goleiro Neneca.

A resposta do América-MG não demorou, e surgiu com um chute forte da entrada da área do volante Leandro Ferreira, que contou com um desvio na zaga avaiana para enganar o goleiro Diego e deixar o Coelho em situação confortável na partida. Após o tento alviverde, os visitantes passaram a administrar o marcador, deixando o tempo passar.

Aproveitando o descontrole emocional do Avaí, o América-MG passou a ser melhor no jogo nos últimos 15 minutos, desperdiçando chances claras de construir um resultado mais elástico. Aos 35, Leandro Silva derrubou Willians dentro da área, o árbitro Wagner dos Santos Rosa marcou pênalti para o Coelho, que Fábio Júnior converteu, garantindo a vaga na próxima fase da Copa do Brasil.

Uberlândia atropela Bauru e fica a uma vitória da final do NBB-5


 Mais uma vez o Sabiazinho se transformou em um caldeirão. Seis mil torcedores empurraram o Uberlândia na conquista da segunda vitória contra o Bauru, nesta quinta-feira, pelas semifinais do NBB-5. Com uma defesa forte e velocidade na saída para o ataque, a equipe do Triângulo Mineiro dominou a partida do começo ao fim e aplicou 93 a 65 sobre os paulistas, deixando a série em 2 a 0.
Valtinho e Robby Collum, que comandaram a armação de jogadas da equipe uberlandense, e o pivô Cipolini, que dominou os garrafões e levantou a torcida com duas cravadas em ponte aérea, foram os grandes nomes da noite.  O experiente armador Valtinho  anotou sete assistências e foi o líder da partida no fundamento. Collum marcou 18 pontos, 12 deles da linha de três, e Cipolini foi o cestinha da partida, com 21 pontos.
Pelo lado do Bauru, o pivô Jeff Agba marcou 15 pontos e o armador Larry 16. Os paulistas não resistiram à forte marcação dos donos da casa, erraram muito no ataque e foram facilmente dominados.

Com duas vitórias na série, o Uberlândia pode garantir a vaga na final do NBB-5 já no  sábado. A partida de número três do confronto será às 21h45m, novamente no ginásio Sabiazinho.
quadra Basquete Uberlândia x Bauru (Foto: João Pires / LNB)Torcida uberlandense lota Arena do Sabiazinho no segundo jogo da semifinal
(Foto: João Pires / LNB)
O jogo
O começo da partida foi em alta velocidade e com as ações equilibradas. Uberlândia e Bauru alternaram a dianteira do placar, ponto a ponto, até os quatro primeiros minutos. Depois, alguns fatores mudaram o ritmo da partida: os erros de ataque dos paulistas, a  inspiração de Valtinho, que deu assistências perfeitas e marcou belas cestas, e as bolas de três pontos de Gruber e Robet Day, que colocaram a equipe do Triângulo Mineiro em vantagem no primeiro quarto: 23 a 17.
 
Basquete Uberlândia x Bauru (Foto: João Pires / LNB)Cipolini é o cestinha da partida com 21 pontos
(Foto: João Pires / LNB)
Impulsionado pela força da torcida, o Uberlândia seguiu melhor no jogo. Valtinho e Robby Collum ditavam o ritmo da equipe, enquanto Cipolini comandava os garrafões. Com a defesa forte e um jogo de transição eficiente, os donos da casa abriram vantagem com facilidade. Para sacudir ainda mais as arquibancadas do Sabiazinho, Helinho entrou em quadra e, no primeiro lance, arrematou uma bola de três. Com autoridade, o Uberlândia foi para o intervalo vencendo por 45 a 33.
O Bauru tentou encostar no início do terceiro quarto, com os pontos do norte-americano Larry e uma cesta de três pontos de Pilar. Mas o repertório de jogadas do Uberlândia era muito maior. Bolas de três de Robby Collum, Audrei e Gruber, fintas e assistências de Valtinho e cravadas de Cipolini. Trocando passes com qualidade e superior coletivamente, os donos da casa fecharam a etapa com 25 pontos de frente: 76 a 51.
No último quarto, o show do Uberlândia ganhou novos protagonistas. Helinho jogou com confiança, após o tempo parado por conta de uma lesão no rosto, e articulou as principais jogadas da equipe. O ala Audrei mostrou boa pontaria nos arremessos da linha de três e ajudou a aumentar a vantagem. O Bauru não conseguiu ver a cor da bola. Aos gritos ensurdecedores da torcida de "o campeão voltou", o time de Hélio Rubens selou a vitória por 93 a 65.

Isinbayeva diz que pode se aposentar em caso de fracasso no Mundial


Dona de duas medalhas de ouro olímpicas no salto com vara, a russa Yelena Isinbayeva pode se aposentar ainda nesta temporada. Segundo a atleta, o seu futuro no esporte está ligado diretamente ao seu desempenho no Mundial de Moscou, disputado entre os dias 10 e 18 de agosto deste ano.

“Minha aposentadoria será uma decisão difícil. É difícil falar agora o que vou fazer após o Mundial de Moscou. Vai depender da minha performance lá”, revela a russa, que está na China para a disputa da etapa de Xangai da Liga Diamante.

Campeã em Atenas-2004 e Pequim-2008, Isinbayeva ficou “apenas” com o bronze nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. Segundo ela, a sua grande motivação para seguir com a carreira é a busca por mais uma medalha de ouro olímpica.
Agência Estado
Após decepcionar em Londres, Isinbayeva cogita aposentadoria após o Mundial
Após decepcionar em Londres, Isinbayeva cogita aposentadoria após o Mundial
“Ainda gostaria de ter uma terceira medalha de ouro olímpica. Se eu tivesse conquistado isso em Londres, certamente poderia parar depois do Mundial. Mas, por enquanto, estou apenas pensando no que farei. Tudo depende do Mundial”, conclui.

Dona do recorde mundial do salto com vara, prova em que quebrou a melhor marca em 30 oportunidades durante a carreira, a última com os 5,06m alcançados em 2009, Isinbayeva não teve sucesso nas últimas duas edições do Mundial. Bicampeã em 2005 e 2007, a russa sequer subiu ao pódio nas edições de 2009 e 2011, disputadas em Berlim e Daegu.